Os pneus são fundamentais para o bom desempenho e equilíbrio do veículo. Qualquer motorista percebe como o carro fica diferente quando eles estão descalibrados, portanto mais difícil de guiar.
Você sabe por que o pneu é preto? Mas esta não é a única curiosidades sobre os compostos de borracha. A seguir 10 curiosidades sobre pneus mostradas pela fabricante Bridgestone.
A borracha, matéria prima proveniente das árvores seringueiras, suporta o desgaste do dia a dia, ao mesmo tempo em que oferece um alto nível de aderência, mesmo quando o piso se encontra molhado.
No entanto a exclusividade da borracha pode estar com os dias contados. Isso porque, desde 2015, a Bridgestone também utiliza matéria prima alternativa para desenvolver pneus a base de guaiúle, um arbusto que cresce nas regiões áridas do México e no sul dos Estados Unidos.
Durante a fabricação, é utilizado um composto especial chamado negro de fumo que, além de contribuir para a resistência da borracha ao desgaste, é responsável pela coloração preta do pneu, como conhecemos hoje. Mas, vale lembrar que os pneumáticos já foram brancos, ou seja, a cor natural da borracha.
Os sulcos ou ranhuras que a banda de rodagem apresenta são um importante fator para garantir o excelente desempenho do pneu. Sendo assim, eles são desenhados para melhorar a tração, prevenir derrapagem e drenar a água durante a condução em superfícies molhadas.
No processo da fabricação do pneu, é utilizado principalmente:
5- Como ler as especificações dos pneus?
A medida do pneu é composta de uma série de números estampados na lateral. Eles indicam sua largura em milímetros, seguido da altura, o tipo de construção do pneu, seja radial ou diagonal, e o diâmetro do aro, em polegadas.
Por exemplo, 195/60R15 representa um pneu de 195 milímetros de largura, 60 mm de altura, construção Radial (R) e 15 polegadas de diâmetro de aro.
O pneu é a única parte do veículo que toca o solo. No caso de carros de passeio e SUVs, essa área é de cerca de um palmo.
Utilizar pneus apropriados, em bom estado e com a pressão correta de calibragem, reduz a resistência ao rolamento durante a condução, o que se traduz em um uma economia de energia e, portanto, de combustível.
Em caso de mau uso, o consumo de combustível aumenta, também reduz o tempo de vida útil e a probabilidade de desgastes irregulares é mais alta.
Em 9 de abril de 1930, e por mais incrível que pareça, ele foi desenvolvido pela divisão de pneus da empresa japonesa de meias Tabi. Isso ocorreu quase um ano antes do fundador Shojiro Ishibashi separar a divisão para criar a Bridgestone Tire Co. Ltd, em 1 de março de 1931.
9- Quanto mede o maior pneu do mundo?
O maior pneu do mundo, fabricado pela Bridgestone no Japão, tem 4,02 metros de altura, 1,47 metros de largura e pesa 5.75 toneladas.
A Bridgestone investe continuamente em inovação, desenvolvendo soluções para a mobilidade em diversas áreas. Um exemplo é o pneu que será utilizado pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) em sua missão à Lua, ou os pneus de tecnologia sem ar, que evitam o pneu furado.