Na Europa vários países programaram datas para encerrar a produção de automóveis com motor a combustão interna. Para atender estas exigências, as fabricantes de veículos globais desenvolvem seus modelos e aproveitam as vantagens que o motor elétrico oferece.
A Volvo Cars entende que a eletrificação representa um novo paradigma no desenho dos automóveis e o Volvo Concept Recharge representa a maneira que próxima geração dos veículos da Volvo serão totalmente elétricos.
Robin Page, chefe de design do Grupo Volvo Car, explica a nova tendência. “Nosso Concept Recharge representa um manifesto para o futuro totalmente elétrico da Volvo Cars, bem como um novo tipo de veículo. Ele apresenta proporções novas e modernas que vão de mãos dadas com maior versatilidade e mostra o que a tecnologia pode possibilitar em termos de design”.
Apesar do visual futurista, ele permanece fiel à herança do design escandinavo, sendo assim, segundo os desenvolvedores, o Concept Recharge tem o mantra de “menos, mas melhor” em seu núcleo. Por exemplo, ao remover a complexidade do motor de combustão interna, os projetistas conseguiram evoluir as proporções do carro para aumentar o espaço interior e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência aerodinâmica. O resultado é um carro que oferece soluções genuinamente melhores para apoiar uma vida familiar sustentável.
Isso porque, a primeira geração de carros elétricos da Volvo compartilha um piso com os carros movidos a motor de combustão, o que requer um equilíbrio em proporções e espaço para poder acomodar uma bateria e um motor de combustão interna.
Já, a próxima geração de carros totalmente elétricos da Volvo – o primeiro SUV da empresa em uma base de tecnologia exclusivamente elétrica completamente nova – contará com pisos planos, conforme previsto no Concept Recharge.
Ao remover o motor a combustão interna e substituí-lo por uma bateria completa sob o piso plano, os designers aumentaram a distância entre-eixos e o tamanho das rodas do carro. Os resultados são saliências mais curtas, bem como muito mais espaço interior, o que inclui uma grande área de armazenamento entre os bancos dianteiros.
No Concept Recharge, esses avanços levaram os designers a reposicionar os assentos, otimizar o perfil do teto e abaixar o capô do carro, porém, mantiveramo o ponto de vista elevado, o qual é o preferido por motoristas de SUVs como o Volvo XC40, XC60 e XC90. Essa abordagem cria ganhos de eficiência na aerodinâmica em comparação com um SUV típico, o que melhora o alcance.
Este carro-conceito também apresenta uma nova linguagem de design da Volvo. Continuando com o tema ‘menos, mas melhor’, todos os elementos desnecessários foram removidos e o que resta é tratado com uma execução nivelada de alta precisão.
A grade tradicional foi substituída por uma estrutura semelhante a um escudo, apoiada por uma nova interpretação do design do farol do Thor’s Hammer da Volvo Cars. Isso inclui o gráfico puro habilitado para a tecnologia HD mais recente, que abre à noite para revelar as unidades principais da lâmpada.
Luzes traseiras verticais exclusivas lembram o design da marca, mas foram redesenhados com um conjunto de asas que se estendem em velocidades de cruzeiro mais altas para melhorar ainda mais a aerodinâmica geral.
O interior do Volvo conceito elétrico também foi redesenhado, ele assume uma nova forma dentro do Concept Recharge. O piso plano oferece mais espaço e uma melhor posição do assento para todos os que estão dentro do carro, principalmente para os ocupantes dos assentos traseiros, pois no carro elétrico não há o túnel central.
No painel, uma grande tela sensível ao toque de 15 polegadas é o centro de uma nova e aprimorada experiência do usuário para o sistema de infoentretenimento conectado de próxima geração da empresa. Projetada para ser lógica e intuitiva de usar, a tecnologia ajuda a fornecer uma experiência serena e tranquila.
A mais recente tecnologia de entretenimento informativo foi integrada a outras características do design escandinavo, ou seja, linhas limpas e uso extensivo de materiais sustentáveis e naturais dentro da cabine.
Robin Page explica que o interior foi pensado para que os ocupantes tenham a sensação de estar em casa. “Dentro do Concept Recharge, criamos uma sensação de sala de estar verdadeiramente escandinava. O interior integra nossa mais recente tecnologia de experiência do usuário com materiais bonitos, sustentáveis e naturais. Cada parte do interior é como uma obra de arte e pode ser considerada como um móvel individual em uma sala. Usamos as tecnologias mais recentes, mas não para seu próprio benefício. Sempre nos concentramos nos benefícios que as tecnologias podem trazer”.
Finalmente, o Concept Recharge também reflete as ambições de segurança da Volvo Cars nos próximos anos. Um sensor LiDAR, construído pela empresa de tecnologia Luminar e uma parte crítica do plano da Volvo Cars para a próxima tecnologia de direção autônoma segura, é colocado em uma posição ideal no teto para coletar dados sobre o ambiente ao redor do carro. “Com o Concept Recharge, continuamos as ricas raízes do DNA do design da Volvo de uma forma moderna e renovada à medida que avançamos em nosso futuro totalmente elétrico”, concluiu Robin Page. “Representa tudo o que acreditamos que os clientes esperam de um Volvo elétrico puro e estamos entusiasmados em levar essa filosofia para a nossa próxima geração de carros.”
Antes de apresentar o Volvo Concept Recharge, a Volvo Cars também expandiu sua colaboração com a NVIDIA para usar a tecnologia NVIDIA DRIVE Orin system-on-a-chip (SoC), isso para alimentar o computador de direção autônomo nos modelos da próxima geração, ou seja, a mecânica integra-se com a eletrônica.
Por: Redação-AutoAgora.com.br