Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

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Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid/ Foto: Saulo Mazzoni

Com sistema de propulsão hibrido, o SUV tem interior requintado, oferece conforto, bom espaço, excelente desempenho e consome pouco combustível     

Desde junho, a Volvo Cars Brasil comercializa no país o SUV compacto Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, ou seja, a versão topo da linha XC40. A fabricante sueca de automóveis que recebeu o reconhecimento de produzir os veículos mais seguros no mundo, agora tem metas ambiciosas de eletrificar seus modelos, diminuir e até zerar a emissão de CO2 na atmosfera.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Faróis em Full LED e luzes de neblina em LED/ Foto: Saulo Mazzoni

Diferente das versões Momentum e Inscription, que tem visual sóbrio, a R-Design privilegia a esportividade. Na dianteira o capô tem vincos ressaltados que formam um V. A grade tem no centro o grande símbolo da marca cortado por frisos cromados. Os faróis em full LED utilizam no centro luzes em LED que formam um T. É uma referencia ao martelo do deus do trovão nórdico Thor. O conjunto ótico tem a tecnologia Active Bending Lights (ABL) e Active High Beam (AHB). Elas regulam automaticamente o facho para não ofuscar os motoristas que estão no sentido contrário. Nas extremidades estão os faróis de neblina em LED e na parte inferior do para-choque uma grade preta.

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Teto preto, retrovisores com lâmpadas repetidoras/ Foto: Saulo Mazzoni

Nas laterais, os faróis invadem os para-lamas. O teto, as colunas das portas e os retrovisores com lâmpadas repetidoras são na cor preta. Os vincos iniciam na parte final do para-lama, passam pelas maçanetas e terminam nas lanternas traseiras, as quais também avançam para as laterais do carro. As portas utilizam vincos na parte inferior e as caixas de rodas são com molduras, para reforçar o visual esportivo. As rodas 21 polegadas e os pneus 245/40 R21 são opcionais. De série, o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, vem com as rodas de alumínio 20” e pneus 245/45 R20.

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Lanternas traseiras começam afiladas e descem para formar um T/ Foto: Saulo Mazzoni

Um aerofólio com a terceira luz de freio, o break light, sai do teto para a traseira. O vidro é inclinado, com limpador. As lanternas, também em LED, iniciam nas colunas. Elas descem e abrem para formar o T. No centro da tampa a palavra Volvo, do lado esquerdo a inscrição XC40 e do lado direito T5 R Design. A tampa pode ser aberta ao passar o pé embaixo do para-choque, desde que o motorista esteja com o sensor de proximidade. O para-choque é bicolor, na parte de cima tem a cor da carroceria, já a inferior é preta, nas extremidades estão os refletores, sendo que, do lado esquerdo tem a luz de neblina.

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Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, volate multifuncional/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, interior confortável e requintado

No interior, o volante multifuncional é em couro. O painel digital tem uma tela TFT de 12,3”. O motorista pode mudar a grafia, colocar o mapa no centro e obter as informações do computador de bordo. A central multimidia com tela sensível ao toque de 9” é semelhante a um tablet. O multimídia é compatível com o Android Auto e Apple Car Play, na tela é possível obter as principais informações do veículo.

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Multimídia semelhante a um tablet/ Foto:: Saulo Mazzoni

Também pode operar os controles dos modos de condução, as configurações personalizadas, como a posição dos espelhos, luzes internas, cores do painel, fechamento das portas, entre outros. Para carregar o smartphone, além da conexão USB, o carregamento pode ser feito por indução. Já o sistema de som é HarmanKardon Premium Soundtem, com 600W de potência e a tecnologia Air Woofer, vem com 13 alto-falantes.

 

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Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, dimensões e capacidades

Com altura de 1,6 m, o SUV Volvo mede 4,4 m de comprimento, sua largura é de 2 m e a distância entre-eixos é de 2,7 m. Estas dimensões proporcionam bom espaço para todos os ocupantes, inclusive do banco traseiro. A capacidade do porta-malas é de 460 litros, sem rebater os bancos e no tanque de combustível recebe até 48 litros.

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Motor a combustão 1.5L turbo com injeção direta/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, motores e câmbio

Como já citado nesta avaliação do Volvo XC40 R-Design Plug-in Hybrid, a fabricante sueca tem como objetivo reduzir ao máximo a quantidade de poluentes despejada na atmosfera. Assim, o SUV compacto traz o conjunto denominado T5 Twin Engine FWD. Ele é composto por um motor elétrico, com 82 cv e outro a combustão 1.5L turbo, 3- cilindros movido a gasolina, que entrega 180 cv de potência.

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Câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas/ Foto: Saulo Mazzoni

Estes motores combinados oferecem 262 cv de potência e 43,3 kgfm de torque. Segundo a Volvo Cars acelera de 0 a 100km/h em 7,3s. O câmbio de dupla embreagem é automático com 7 marchas.

O motor elétrico é movimentado por baterias de íons Lítio com 10.7 kWh. Só no modo elétrico ele pode rodar cerca de 47 quilômetros ao acionar o Pure, ou seja, sem emitir poluentes.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, carregamento em estação de carga rápida

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, carregamento da bateria

O conjunto de baterias pode ser carregado pelo motor a combustão, através da regeneração durante a frenagem e também nos carregadores públicos ou tomada residencial. Para realizar a carga na tomada residencial ela precisa ser 220V e ter aterramento. O tempo necessário para carregar totalmente em uma tomada comum é de 8 horas. Já em uma estação de carga rápida a média é de 50 minutos.

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Recentemente a Volvo Car Brasil firmou parceria com o aplicativo de rotas Waze. Todos os eletropostos  By Volvo estão disponíveis na plataforma, sendo assim, podem ser localizados digitando “Eletroposto Volvo” para traçar a rota até os pontos mais próximos. Ela também comercializa o Wallbox um carregador doméstico para veículos híbridos e elétricos.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Estação de carregamento para veículos híbridos Plugi-in e elétricos da ABB em São Paulo

Além disso, a ABB que fabrica os carregadores dispõe em sua unidade localizada no bairro de Pirituba (SP) uma estação de recarga sem custos para os usuário. Se junta a isso os carregadores instalados por BMW, Audi, Porsche e Volkswagen, assim, pelo menos em São Paulo, o motorista de um veículo hibrido Plug-in ou 100% elétrico tem várias opções para carregar a bateria.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid/ Foto: Saulo Mazzoni

 Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, impressões ao dirigir

Feito para ser uma opção esportiva, o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, também é luxuoso. Isso o motorista percebe logo no primeiro contato. Chama a atenção detalhes como por exemplo, a costura dos bancos, os painéis das portas, o material sensível ao toque utilizado no painel e revestimento do volante multifuncional.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Interior confortável e requintado/ Foto: Saulo Mazzoni

Todos os comandos estão à mão e são intuitivos, porém, o motorista não deve simplesmente entrar no carro e sair dirigindo. Destine um período, com o carro parado, para navegar pela central multimídia. São vários os comandos e funções acionadas com apenas um toque. Algumas delas também podem ser acionadas e desligadas nos botões colocados no console, por isso, o motorista deve se habituar e usufruir da melhor maneira de todas as funcionalidades do carro.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, multimídia com Android Auto e Apple Carplay/ Foto: Saulo Mazzoni

Feitos os devidos ajustes do banco, retrovisores, pareamento do smartphone, é o momento de acionar o motor, ou melhor, os motores. E ai como em qualquer modelo hibrido, é o elétrico que entra em funcionamento, sendo assim, não há ruído. Como o torque do motor elétrico é imediato, o SUV tem arranque rápido, não precisa pressionar demais o acelerador e ele desenvolve velocidade rapidamente. No uso urbano, o motorista deve ficar bem atento ao velocímetro, principalmente neste período de pandemia.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Por causa do isolamento, as ruas e avenidas têm menor número de veículos circulando, mas os radares continuam a funcionar.  O conforto, o isolamento acústico e o motor elétrico, passa para o motorista a impressão de estar a 20 km/h, quando na realidade a velocidade é de 50 km/h, por isso fique atento ao velocímetro!

Na rodovia, o Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid tem excelente desempenho. Acelerações e retomadas rápidas, quando é necessário exigir um pouco mais do pedal direito, ele responde prontamente. O câmbio tem as trocas macias, suaves, o motorista não percebe que está ativo.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Muito seguro nas curvas, graças ao bom trabalho de acerto das suspensões. Este acerto também atende as necessidades de conforto quando o SUV passa por valetas, lombadas, ondulações, ou seja, asfalto ruim, muito comum nas grandes cidades.

Os sistemas de auxilio ao motorista como o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática, alerta de ponto cego com Cross Traffic Alert (ele lê a placa de velocidade e mostra no painel), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera traseira, alerta de mudança de faixa com assistente de direção, são precisos. Inclusive durante o período de empréstimo para esta avaliação, passamos por algumas situações que o veículo que estava na frente parou de repente. E o XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, acionou os freios de maneira preventiva.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, consumo de combustível

Por trata-se de um veículo híbrido, o consumo de combustível é baixo, ao comparar com outros modelos de mesmo porte com motor a combustão. A Volvo divulga que o consumo  na cidade é de 24,5 km/litro e na estrada 22,3 km/L. E a autonomia do motor elétrico é de até 47 km. Estes testes são realizados seguindo padrões internacionais de aferição. Porém, o motorista vai enfrentar no dia a dia, situações comuns de um ambiente não controlado, como por exemplo uma freada brusca, semáforo quebrado, o qual obriga a ficar parado mais tempo, asfalto ruim, entre outras.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Nesta avaliação do Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, AutoAgora.com.br utilizou mais o modelo no circuito urbano e obteve média de 12,6 km/l com o ar-condicionado ligado e também carregando a bateria de maneira mista, ou seja, na frenagem e com o motor a combustão. O ar-condicionado não interfere no consumo da gasolina, pois o sistema é acionado pela bateria de íons Lítio. E na rodovia o consumo é um pouco maior, a média atingida foi de 12 km/L. É bom ressaltar que o consumo de combustível sofre influencia direta de fatores como a temperatura ambiente, circuito pelo qual trafega, a maneira que o motorista dirige, entre outros.   

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Comandos do modo de direção no multimídia/ Foto: Malagrine-Divulgação

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, modos de condução disponíveis
O motorista deve conhecer as funcionalidades do automóvel e utilizá-las no dia a dia e obter a melhor eficiência energética. As funções são:

Hybrid – Que combinada o motor elétrico e a combustão para otimizar potência e consumo de combustível.

Pure – Condução econômica com 100% de uso do motor elétrico

Power – Condução esportiva com toda a potência e torque máximo disponível.

Off-Road – Para condução em terrenos fora de estrada entre 20 e 40 km/h.

Individual – O motorista escolhe as suas preferências de condução.

Além disso, o modelo é equipado com as teclas Hold, que bloqueia o uso da bateria para uso posterior, e a tecla Charge, que recarrega a bateria em até 1/3 com o uso do motor à combustão.

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid, preço, itens de série e opcionais

O Volvo XC40 R-Design Plug-in Hybrid, tem preço sugerido de R$264.950. Entre os opcionais estão as rodas de alumínio 21″ (Kit rodas com pneu) que custa R$22.000. O Kit Exterior sai por R$14.000 e o Spoiler mais R$2.700, sendo assim, o preço total chega a R$303.650.

O Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid  traz de série:

Teto solar

Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função Hands-Free

Airbag frontal e lateral para motorista e passageiro

Apple CarPlay e Android Auto

Ar-condicionado digital Dual Zone com Clean Zone

Alerta de colisão frontal e traseira

Assentos dianteiros com regulagem elétrica de altura, distância, inclinação

Assentos dianteiros com suporte lombar e ajuste de extensão elétrico

Assistente de descidas íngremes – HDC

Assistente de partida em aclive e declive – HSA

Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens

Carregador para smartphone por indução (Wireless)

Chassi Sport

City Safety – Sistema de frenagem automática

Conexões: 2 USB dianteiros, 1 USB traseiro e bluetooth

Configurador de modo de condução – Drive Modes

Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)

Cortinas laterais infláveis

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Faróis com função antiofuscante – AHB

Faróis com luzes direcionais ativas – ABL

Faróis de neblina em LED

Faróis Full LED com nivelamento automático

Painel central de LCD com 9” touch-screen e antirreflexivo

Painel de instrumentos digital com 12,3” personalizável

Pilot Assist

Rodas de alumínio 20” com pneus 245/45 R20

Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera traseira

Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) com assistente de direção

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Sistema de áudio Harman Kardon: 13 alto-falantes com subwoofer – 660 watts

Sistema de navegação – Sensus Navigation Pro com RSI (Road Sign Information)

Sistema Keyless – Abertura / fechamento do veículo e partida do motor sem chave

Teto solar panorâmico elétrico

Volante com regulagem de altura e profundidade

Volvo on Call

Por: Edison Ragassii

 

Avaliação: Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Volvo XC40 T5 R-Design Plug-in Hybrid

Motor: T5 Drive-E

Tipo: 3 cilindros em linha e motor elétrico

Cilindrada: 1.477cm³

Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão

Potência motor a combustão: 180 cv a 5.800 rpm (G)

Potência motor elétrico: 82 cv

Potência combinada: 262cv

Torque motor a combustão: 27 kgfm

Torque motor elétrico: 16,3 kgfm

Torque  combinado: 43,3 kgfm a 1.500 – 3.000 rpm

Tração: Dianteira

Câmbio: Automático, dupla embreagem 7 marchas

Direção: Assistência elétrica progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente, multibraço

Freios

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Disco sólido

Rodas: Liga leve 21”

Pneus: 245/40 R21

Dimensões/Capacidades

Comprimento: 4.425 mm

Distância entre-eixos: 2.702 mm

Largura: 1.863 mm

Altura: 1.652 mm

Porta-malas: 460 litros

Tanque de combustível: 48 litros

3 Comments

  1. Maurício disse:

    Excelente matéria..

  2. Maurício disse:

    Matéria muito bem desenvolvida, com excelente fotografia.

    • autoagora.com.br disse:

      Muito obrigado por sua opinião. As fotos são de um dos mais conceituados fotógrafos de automóveis o Saulo Mazzoni.

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