Com fábrica em Resende (RJ), a Volkswagen Caminhões e Ônibus investiu R$ 1 bilhão na nova linha de extrapesados que agora é composta pelos modelos Meteor 29.520 6×4, Meteor 28.460 6×2 e ainda o Constellation 33.460 6×4, todos com motor de 13 litros.
O VW Meteor 28.460 6×2, o mais novo integrante da linha de caminhões VW, tem o cavalo mecânico 6×2. Ele opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas. Pode ser utilizado como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros. Tem motor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, com o novo câmbio automatizado Traxon de 12 e 16 marchas.
Já o VW Meteor 29.520 6×4 tem 520 cavalos de potência e 2.500 Nm de torque, o motor tem mais de 130 componentes modificados para alcançar a combinação de potência, torque, redução de consumo de combustível e durabilidade. Utiliza o novo câmbio automatizado Traxon de 12 e 16 marchas. Como os demais estreantes, tem chassi projetado por engenheiros da Volkswagen Caminhões e Ônibus para deixar os veículos mais leves. O cavalo mecânico 6×4 foi desenvolvido para o transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com Combinações Veiculares de Carga de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas.
E no mês em que a família Constellation celebra quinze anos, chega ao mercado o novo VW Constellation 33.460 6×4. Ele recebeu a nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, agora produzido no Brasil, ele atende às demandas primariamente do segmento off-road e também às aplicações on highway, em uso misto. Com PBTC e CMT de 74 e 125 toneladas, respectivamente, o novo Constellation é indicado para operações com elevada carga em estradas de asfalto e terra, tem motor com 460 cavalos de potência e 2.300 Nm de torque, também com a nova transmissão automatizada Traxon de 12 e 16 velocidades.
Independentemente da cabine, o chassi é sempre o mesmo na nova família de extrapesados VW, que chega a ter 11 variações quando se pensa somente na combinação entre as duas opções de suspensão e até três dimensões de entre-eixo.
As novas relações no eixo traseiro podem ser escolhidas pelo comprador para se adequar à operação, com o suporte do consultor de vendas da rede VWCO. Além disso, o sistema de direção é totalmente novo.
Dentro do conceito sob medida da marca, o mesmo chassi pode vir com três opções de entre-eixos, otimizados para a melhor distribuição da carga e para poderem rodar com o implemento no comprimento máximo permitido pela legislação brasileira, resultando numa maior capacidade de tração, que pode chegar até a 125 toneladas no modelo off-road e variando de 53 toneladas no 6×2 a 74 toneladas na versão 6×4 rodoviária. Para se ter um parâmetro de comparação: antes a linha VW chegava ao máximo de 63 toneladas na estrada. Nos modelos VW Meteor 28.460 6×2 e 29.520 6×4, a distância entre os eixos pode ser de 3.200, 3.400 ou 3.600 mm. Já no Constellation, o entre-eixo será de 3.200 mm para o off-road 6×4.
Entre os vários serviços, a VW Caminhões e Ônibus oferece três anos de telemetria gratuita nesta fase de lançamento do produto, o Dealer Online que permite configurar o caminhão e acessar serviços pelo celular e ainda uma série de soluções digitais.
O preço do VW Meteor 28.460 6×2 é de R$540.000. O VW Meteor 29.520 6×4 sai por R$ 550.000 e o Constellation 6×4 custa R$ 590.000.
Por: Redação-AutoAgora.com.br/ Fotos: Divulgação