Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A estratégia de descarbonização da Volkswagen visa neutralizar as emissões de CO2 até 2050. Para isso, modelos elétricos irão se juntar no futuro aos modelos híbridos e flex com etanol na região da América Latina. “Teremos muitas novidades para a nossa região em termos de eletrificação rumo à mobilidade sustentável”, afirma Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
A estratégia de eletrificação da VW na América Latina começou em 2019, quando lançou o Golf GTE híbrido plug-in no Brasil. Este ano, apresentou o e-up! totalmente elétrico no Uruguai, pois segundo divulgado é o país com uma das melhores infraestruturas para veículos elétricos no mundo. E recentemente, o Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis, o que inclui o Etanol para mercados emergentes.
A fabricante de automóveis irá testar os modelos elétricos na região. “As primeiras unidades do ID.3 e ID.4 desembarcam inicialmente no Brasil e na Argentina, e também serão apresentados para os principais mercados da região em exposições, clínicas com clientes e test drives”, explica Thomas Owsianski, Presidente e CEO da Volkswagen da Argentina e vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a América do Sul. Ele ainda destaca que: “Assim, a Volkswagen reforça seu posicionamento como a marca mais atrativa para uma mobilidade sustentável nos principais mercados globais”.
O VW ID.3 e ID.4 são montados sobre a plataforma MEB, ela foi desenvolvida exclusivamente para os carros elétricos do Grupo Volkswagen. Outra característica é de que todos os IDs têm as baterias posicionadas no assoalho do carro, sendo assim, permiti um melhor aproveitamento do habitáculo. Além disso, proporciona utilizar para o motorista e passageiros o compartimento que em um carro à combustão seria ocupado pelo motor.
Segundo divulgado pele VW, o ID.3 tem as dimensões externas equivalentes a um modelo da classe do Golf (segmento A), porém com espaço interno similar ao de modelos da categoria do Passat (segmento B).
Ainda, de acordo com o divulgado, dependendo da configuração, um modelo ID pode entregar entre 145 cv e 299 cv de potência máxima. Já a autonomia pode variar de 330 km a 550 km. E a bateria em um sistema de recarga rápida pode recuperar até 80% dacarga em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100 kW). Outra novidade implantada no VW ID. é a atualização dos softwares, através do ‘Updates Over-the-Air’, semelhante ao que ocorre nos computadores e smartphones.
Neste processo mundial de eletrificação, a Volkswagen se associou a chinesa Jac, um dos modelos desenvolvido em parceria é o e-JS1 que já está disponível no Brasil.
Durante a apresentação, a Volkswagen não divulgou a previsão de iniciar as vendas da linha ID. no Brasil.
2 Comments
Porque alguns carros elétricos da pioneira TESLA estão entrando em AUTOCOMBUSTÃO?
Sérgio, o que é confirmado que as baterias de carros elétricos, semelhante às dos celulares, não ‘gostam’ de temperaturas muito altas e nem muito baixas. O mais provável é que esta combustão acontece por causa da alta temperatura externa. Vários estudos estão acontecendo para resolver este problema. Obrigado por acessar o site e deixar sua opinião.