O VW Nivus terá motor 1.0 Turbo de 128 cv. Portanto, é o que o mercado esperava, além disso, a Volkswagen confirmou que ele será lançado ainda no primeiro semestre.
Recentemente, a fabricante divulgou que ele será produzido em São Bernardo do Campo (SP), na plataforma MQB, mesma do Polo, Virtus e T-Cross, com o VW Play, um novo sistema de Infotainment, desenvolvido no Brasil.
O modelo foi desenvolvido pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul. Depois de lançado por aqui, no segundo semestre chegará a outros países Sul-Americanos e para o mercado europeu, portanto, pode ser chamado de Global.
O VW Nivus terá motor 1.0 Turbo, mas sem dúvida nenhuma o desenho da carroceria é o que mais chama a atenção. A queda da coluna ‘C’, uma característica dos cupês serve para reforçar a esportividade. As rodas são de liga leve de 17 polegadas e têm desenho exclusivo.
Este formato da carroceria permite que ele tenha capacidade volumétrica de 415 litros no porta-malas.
Os faróis e lanternas são em LED, além do DRL (daytime running light) totalmente em LED, que traz uma assinatura visual inédita nos modelos Volkswagen.
Entre os sistemas de auxilio ao motorista ele tem o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente.
Traz ainda o AEB (Autonomous Emergency Brake), sistema que, ao identificar o risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, o Front Assist, o qual, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões.
A Volkswagen também confirma que o Nivus terá o motor 200 TSI de três cilindros, flexfuel com injeção direta de combustível.
Sendo assim, ele entrega 128 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque, isso abastecido com etanol. O câmbio é automático de seis marchas.
A Volkswagen diz que o Nivus é um pouco de tudo: New Urban Coupé, Crossover, SUV coupé, Carro-design, e sem modéstia afirma que vai inaugurar um novo segmento no País. Na verdade esta é uma estratégia utilizada para chamar atenção.
A própria VW utilizou uma estratégia semelhante quando lançou o Cross Fox em 2005. Denominou o modelo como SUC, sigla de Sport Utility Compact, ou utilitário esportivo compacto.
Mas não pegou. Com a chegada dos concorrentes, os modelos hatch com suspensão elevada, ou não, e visual fora de estrada, passaram a ser chamados de aventureiros urbanos e assim permanecem até hoje.
Depois do lançamento, com o carro nas ruas, é quase certo que o consumidor irá chamar o Nivus de SUV, ou melhor, ‘SUVI’.