A Toyota vendeu 15 milhões de veículos híbridos (HEVs) em todo o mundo, isso desde o lançamento do Prius em 1997.
Tudo começou com a decisão da empresa de desenvolver veículos híbridos, isso ocorreu há mais de 25 anos. O projeto foi liderado pelo atual presidente da companhia, Takeshi Uchiyamada, aliás, ele é conhecido como o ‘pai do Pius’.
Na época ele assumiu o desafio de liderar uma equipe para apresentar um carro do século 21. Portanto, o modelo que reduziria as emissões de gases de efeito estufa e outros poluentes nocivos.
O desafio foi superado, e assim nasceu o Toyota Prius de primeira geração lançado em 1997, ou seja, na época da assinatura do Protocolo de Kyoto, que deu um novo impulso ao movimento ambiental.
Chegamos a 2020 e a Toyota alcança a marca de 15 milhões de híbridos vendidos. A companhia tem a certeza que deu uma contribuição significativa ao meio ambiente, porque introduziu no mercado um automóvel que emite menos poluentes.
Segundo seu levantamento, a tecnologia híbrida reduziu as emissões de CO2 em mais de 120 milhões de toneladas em todo o mundo até o momento, isso se comparado com as vendas de veículos a gasolina equivalentes.
A iniciativa pioneira fez da Toyota líder no cumprimento de regulamentações de emissões, que afinal, estão cada vez mais rigorosas em todo o mundo.
Nos dias de hoje são 44 modelos híbridos das marcas Toyota e Lexus vendidos globalmente, sendo assim, por causa da Lexus, está no segmento de luxo.
A Toyota vendeu 15 milhões de veículos híbridos no mundo. No Brasil, iníciou as vendas do Prius em 2013, o qual teve 323 unidades comercializadas naquele ano (leia a avaliação feita por AutoAgora.com.br em 2014 do Toyota Prius).
Seis anos depois, somou mais de 14 mil veículos híbridos vendidos no País, sendo que o Prius é responsável por 6.836 unidades, ou 46% do total.
A partir de 2019, iniciou as vendas do RAV4 e o inédito no mundo, Corolla híbrido flex. Juntos o SUV e o sedã médio alcançaram participação de 60% do total de modelos híbridos vendidos pela marca que é líder no segmento.
A Toyota vendeu mais de 15 milhões de veículos híbridos e trabalha para popularizar a tecnologia. No Brasil o número de híbridos vendidos cresce também por causa da participação e posicionamento da Lexus.
A divisão de luxo da Toyota oferece os modelos NX 300h, UX 250h, CT 200h e ES 300h, todos híbridos, e somou quase 2.000 unidades vendidas nesta década. Juntas, Toyota e Lexus representam 74% de todo o mercado híbrido desde 2013, com 16.916 veículos.