Hoje (10/11) Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e o Grupo de Mercados Internacionais, anunciaram, durante encontro com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que a Ford irá produzir a linha Transit no Uruguai, a partir de 2021, para os mercados da América do Sul, em parceria com a Nordex.
Segundo a Ford, o retorno ao Uruguai depois de mais de 35 anos é um marco importante da montadora para transformar suas operações em um negócio sustentável na América do Sul. A Nordex, com mais de 50 anos de experiência no setor automotivo uruguaio, produz caminhões pesados e automóveis, ela integra o Grupo Antelo por isso é considerada a parceira ideal para este projeto.
A Ford e a Nordex informam que investirão conjuntamente US$ 50 milhões, isso irá gerar 200 empregos diretos e empregos indiretos adicionais, o que representará uma importante contribuição para a economia uruguaia.
“Essa iniciativa destaca a relevância do Mercosul e irá valorizar ainda mais o setor automotivo na região sul-americana. Ela alavancará os pontos fortes e as capacidades de cada mercado para oferecer maior eficiência, integração regional e fluxos comerciais mais fortes”, disse Lyle Watters.
Nos últimos cinco anos, a Ford Transit tem sido o veículo comercial mais vendido na Europa e foi eleita a Van Internacional do Ano 2020. Ela estreou em 2014 nos EUA, onde também é líder do segmento.
Aqui no Brasil a Transit chegou em 2008, importada da Turquia e deixou de ser comercializada em 2014. Na época a justificativa para encerrar as operações foi que a van recebeu vários itens tecnológicos, o que encareceu o modelo e por ser importada o valor que deveria ser cobrado tiraria a competitividade do veículo. Sendo produzida no Uruguai, a Transit terá os benefícios do livre comércio no Mercosul.
Por: Redação- AutoAgora.com.br / Fotos: Divulgação