Lançamento: Novos caminhões urbanos da Foton

Lançamento: Toyota SW4 2021
Lançamento: Toyota SW4 2021
25/11/2020
Volvo quebra recorde de vendas de caminhões seminovos em 2020
Volvo quebra recorde de vendas de caminhões seminovos em 2020
10/12/2020
Lançamento: Novos caminhões urbanos da Foton

Lançamento: Novos caminhões urbanos da Foton / Foto: Divulgação

Lançamento: Novos caminhões urbanos da Foton

Lançamento: Novos caminhões urbanos da Foton / Foto: Divulgação

Os caminhões urbanos Foton da Família Aumark S Citytruck tem PBT que varia de 6.5 e 11 toneladas

A Foton lança no Brasil nova geração de caminhões urbanos – Família Aumark S. Eles foram lançados recentemente na China, e segundo a empresa trazem atributos Premium de conforto, desempenho e segurança par atender no Brasil os segmentos de leves e médios.

Batizados de Citytruck, os modelos de 6.5 e 11 toneladas já começam a ser comercializados em toda a rede de concessionárias. O modelo 09 toneladas será comercializado a partir de 2021.

O trem-de-força dos novos caminhões segue com motoriz Cummins e câmbio ZF, os quais atendem as normas Proconve P7.

A versão Citytruck 6.5-15 tem o motor Cummins ISF 2.8 L com potência de 150 cavalos e torque de 360 Nm, e é acoplado à transmissão ZF 5S 368, sincronizada com overdrive.  Já a versão Citytruck 11-16 traz o motor Cummins ISF 3.8 L com potência de 156 cavalos e torque de 500 Nm em conjunto com a transmissão ZF 6S 500, sincronizada e com Overdrive. Ambas possuem janela para tomada de força (PTO).

A versão Citytruck 9-16 utiliza o mesmo trem-de-força, portanto com mesma potência e torque. A diferença está no entre-eixos menor, de 3,8 metros, tanque de combustível e pneus menores. Seu PBT é de 8.500 quilos, enquanto o modelo de 11 toneladas é de 10.116 quilos legal e 11 mil quilos na capacidade técnica.

Os veículos contam com sistemas de injeção common rail e tratamento dos gases de escape com tecnologia SCR, para a redução de emissões. As novas versões da família Aumark S também são as únicas da categoria com tanques de ar e de combustível em alumínio e com maior capacidade. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16 possui capacidade para 160 litros, enquanto o Citytruck 11-16 comporta 200 litros de diesel.

Os três novos caminhões da Foton Caminhões contam com freio a ar, da WABCO. E a versão Citytruck 6.5-15 é o único da categoria que vem equipado com freio a ar, tanto no freio dianteiro como no traseiro.

Os novos modelos de caminhões da Família Aumark S contam com freio motor e possuem uma tecla de ajuste de condução, para favorecer a redução no consumo de combustível. Além disso, possuem sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD – Eletronic Brake Force Distribution no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL – Daytime Running Light – em LED.

Sistema de segurança passiva

Os novos veículos também apresentam sistema de segurança passiva que atendem aos mais severos requisitos de segurança europeus (norma ECE R29), para casos de colisões em geral.

O desenho das novas cabines foi inspirado em estudos da Foton sobre os caminhões urbanos do futuro, o qual aproxima os novos veículos comerciais urbanos a automóveis de passeio.

São duas opções de cabine, ambas com defletores de série, uma exclusividade da Foton Caminhões. Estes equipamentos aprimoram a aerodinâmica, principalmente quando o veículo vem implementado com baú. O espaço interno das cabines da nova geração dos caminhões Aumark S. O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm e os Citytruck  9-16 e 11-16 tem largura interna de 1.880 mm.

Lançamento: Novos caminhões urbanos da Foton

De porta a porta, a largura da cabine é de 1.880 mm para a versão 6.5 toneladas e de 2.060 mm no caso dos 9 e 11 toneladas.  A altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm para todas as versões. Da parede traseira ao para-brisa na região central das cabines a medida é de 1.480 mm.

O volante dos novos caminhões da família Aumark S conta com regulagem de altura e profundidade. Teclas multifunções no volante do modelo Citytruck 11-16 ampliam o conforto e comodidade do motorista, que também possui uma multimídia MP5 que oferece possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento do telefone celular.

Lançamento: Novos caminhões urbanos da Foton

O painel dos modelos Aumark S auxilia o motorista sobre quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada da transmissão, código de mal funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução.

Os bancos são com regulagens longitudinal e de inclinação, sendo a cabina constituída de um prolongamento na parede traseira para ajudar nesses ajustes dos bancos.

A garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque, valendo o que ocorrer primeiro, com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões. Os novos Foton estão disponíveis nas cores branca, azul, vermelha, prata e preta.

O Foton Aumark S Citytruck 6.5-15 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 6.660 quilos, enquanto o Foton Aumark S Citytruck 9-16 é de 8.850 quilos. O Foton Aumark S Citytruck 11-16 tem peso bruto total (PBT Técnico) de 11 mil quilos, ou seja, estão projetados para desafios inesperados.

Por: Redação- AutoAgora.com.br / Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *