Não há como negar. O mês de julho de 2023 entrou para a história do mercado automotivo brasileiro, isso por causa do inicio das vendas do hatch compacto 100% elétrico BYD Dolphin. O carro, além de ser completo, com a mais moderna tecnologia, na época foi comercializado pelo preço de R$ 149.800, competia diretamente inclusive no preço, com os similares deo motor a combustão, ou térmico se preferir. Depois do Dolphin, fabricantes que vendiam carros elétricos pelo dobro do preço, revisaram as tabelas e baixaram os preços.
Por sua vez, no que diz respeito a visual, o hatch elétrico BYD chama a atenção, pois adotou linhas “oceânicas”, assim denominadas por eles. O desenho da frente é bem limpo, clean, sem vincos no capô. Os faróis em LED têm assinatura na parte inferior, elas juntam-se com outra faixa LED que está na placa que substitui a tradicional grade frontal. O para-choque na mesma cor da carroceria traz uma moldura na parte inferior, onde está colocada uma grade.
Nas laterais, ao observar a partir do teto, nota-se que ele também tem linhas arredondadas. Área envidraçada também é escurecida. As colunas das portas vêm com apliques pretos, a mesma cor está nas capas dos retrovisores. Os vincos iniciam nos para-lamas dianteiros e seguem até o final da carroceria. Outro vinco acentuado está na parte inferior das portas. As rodas são de liga leve 16 polegadas com desenho exclusivo e os pneus 195/60 R16.
A traseira do BYD Dolphin Diamond também é estilosa, do teto sai um aerofólio na cor da carroceria o qual tem embutido o break light. O vidro tem as extremidades arredondadas e não há limpador. O sistema de iluminação em LED se estende de uma ponta a outra. Igual ao da dianteira, o para-choque traseiro tem a mesma cor da carroceria com refletores nas pontas. Bem ao centro há uma moldura a qual acomoda a placa de identificação.
Por dentro, no BYD Dolphin Diamond EV há várias tecnologias para auxiliar o motorista e conforto dos ocupantes. Ele vem equipado com ICS (Inteligent Cockpit System). O volante multifuncional é revestido em couro e tem a base reta. No centro do painel está a tela multimidia de 12,8 polegadas, a qual possui sistema com rotação elétrica, isso significa que pode ser utilizada na horizontal e vertical.
Aceita espelhamento de celular por Android Auto e Apple Carplay, além disso, traz o aplicativo BYD, o qual possibilita abrir e trancar o carro pelo celular, programar o ar-condicionado e verificar o nível da bateria. Para os ocupantes, há um controle para jogar videogame, mas só com o carro parado ou cantar no Karaokê. O sistema de som inclui ainda 6 alto-falantes.
Conta ainda com comando de voz em que o motorista pode solicitar ações como: “Hi BYD, ligue o Spotify” e “Hi BYD, me guie para casa”, e assim ele executa as tarefas. Outro detalhe tecnológico incluso no Dolphin é a inclusão da tecnologia NFC, pois ela é utilizada como uma chave. Para abrir o BYD Dolphin basta aproximar o cartão, semelhante aos pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito. É só aproximar o cartão NFC no retrovisor do motorista para destravar a porta, ou no lugar do cartão, utilizar um anel.
Por se tratar de um hatch compacto, o comprimento do BYD Dolphin é de 4,1 m, já a largura é de 1,7 m. Sua distância entre-eixos é de 2,7 m e a altura de 1,5 m. No que diz a capacidade do porta-malas, ela é de 345 litros a qual é ampliada para 1.310 litros ao rebater os bancos.
Para movimentar o BYD Dolphin Diamond ele tem um motor elétrico o qual entrega 95 cv de potência e 18,35 kgfm de torque (180 Nm). Com este sistema de propulsão, ele acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 150 km/h, isso porque é limitada eletronicamente. O motorista pode escolher entre os três modos de condução: Sport, ECO e Snowfield. Para melhor aproveitar a bateria ele tem o sistema de distribuição de energia “8 em 1”, que integra diversos sistemas do veículo para aumentar a eficiência em até 89%.
Como foi dito no inicio da postagem, com ao lançar o Dolphin, a BYD forçou as fabricantes tradicionais que já comercializavam carros elétricos no Brasil a reduzir os preços de seus modelos para deixa-los em pé de igualdade com o chinês. E tenho certeza que também provocou entre os prováveis compradores a curiosidade de, pelo menos dar uma voltinha no quarteirão com o hatch elétrico.
Pois bem, no que diz respeito a vida a bordo, logo quando o motorista entra no Dolphin, ele percebe que se trata de um carro espaçoso, apesar de ser compacto, um típico pequeno por fora e grande por dentro.
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Por se tratar de um modelo com moderna tecnologia embarcada, vale segurar o ímpeto de acelerar e disponibilizar um tempo para navegar e entender as diversas funções que podem ser acionadas na tela do sistema multimídia. Depois disso, ao girar o seletor até posição D e acelerar, o condutor terá uma grata surpresa, pois como acontece com todos os carros movidos a eletricidade, o arranque é forte e rápido.
Ao rodar pela cidade ele oferece reações rápidas tanto nas acelerações como frenagens. As suspensões estão bem calibradas, isso ao passar por valetas, lombadas e no asfalto ondulado. As dimensões são ideais para um veículo urbano já que é ágil e fácil de estacionar.
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O Dolphin também é bom e estável para guiar na rodovia, pois entrega acelerações e retomadas firmes. O comprador do Dolphin, ou de qualquer outro carro elétrico só deve ficar atento e se acostumar, já que diferente dos carros com motor a combustão, que gastam menos combustível ao rodar na estrada, o EV consome mais energia da bateria no ciclo rodoviário.
A BYD utiliza em seu hatch compacto a bateria Blade de 44.9kWh. Quando ela está 100% carregada, pode rodar até 291 km e pode ser recarregada de forma simples. Isso porque é possível utilizar um adaptador para uma tomada comum de 127 ou 220V. Já nos carregadores de média e alta potência a bateria pode ir de 20 a 80% de carga em menos de meia hora. E a BYD afirma que é o veículo com melhor eficiência energética disponível no Brasil, ou seja, ele é o que melhor aproveita a capacidade da bateria com 0,42MJ/km.
O preço do hatchback BYD Dolphin Diamond é R$ 159.800. Entre os itens de série ele tem 6 airbags, os sensores de estacionamento traseiro, controle de tração, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, travas elétricas, volante com ajuste de altura, conexão Bluetooth e ainda todos os itens mostrados durante o descritivo do hatch elétrico.
Motor: Elétrico
Potência: 95 cv
Torque: 18,35 kgfm
Tração: Dianteira
Tipo: Blade
Capacidade total de energia da bateria: 44.9kWh
Direção: Elétrica progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos ventilados
Rodas: Liga leve 16″
Pneus: 195/60 R16
Comprimento: 4.125 mm
Entre-eixos: 2.700 mm
Altura: 1.570 mm
Largura: 1.770 mm
Porta-Malas: 345 litros/ 1.310 litros bancos rebatidos
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Colaborou:
BYD Brasil