A segunda geração do Chevrolet Onix hatch chegou ao mercado em novembro de 2019. Destacamos a palavra hatch, porque a linha passou por reposicionamento. A versão sedã, até então, chamada de Chevrolet Prisma, recebeu a denominação de Onix Plus e foi lançada em setembro de 2019.
No visual o veículo mudou radicalmente. A frente adotou as linhas globais da marca Chevrolet. O capô tem dois vincos, a grade frontal está dividida por uma barra cromada. Logo abaixo aparece a gravata dourada, símbolo da marca, a grade maior tem o formato de losango. O para-choque na cor do carro tem nas extremidades entradas de ar e filetes de luzes de LED.
A área envidraçada das laterais pode ser considerada grande para um automóvel deste porte. Os vincos estão nas portas na região das maçanetas e parte inferior. Tanto os faróis quanto as lanternas traseiras avançam para a região lateral. As rodas são de liga leve aro 16″ e pneus 195/55 R16.
Já o visual traseiro é composto por uma tampa com vincos na parte superior, central e inferior. As lanternas saem da coluna em direção a tampa, porém não são bipartidas.
O para-choque tem ressaltos nas extremidades que acomodam os refletores. A parte superior é na cor do carro e a inferior, onde está a moldura da placa, na cor preta. No centro inferior do para-choque a luz de neblina.
No interior, o painel de instrumentos mistura informações analógicas e digitais. Isso porque o velocímetro e conta-giros são analógicos, mas no centro há uma tela TFT que mostra a velocidade digital e as informações do computador de bordo. As forrações das portas seguem o padrão dos bancos, revestidos em couro com dois tons de cores. No caso do banco do motorista ele vem com ajuste de altura.
A central multimídia é a MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas. Aceita integração com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, traz o radio AM/FM, função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB. O ar-condicionado é digital e pode ser acionado pelo multimídia.
A Chevrolet oferece também o sistema de telemática OnStar. O pacote Standard Connect é grátis, ele vem com diagnóstico do veículo, alertas do diagnóstico, notificações de manutenção, revisão para a concessionária e a condução inteligente. A outra opção é a Connect, ela custa R$ 59,90/mês. Vem com informações de diagnóstico e comandos remotos através do MeuChevrolet App, diagnóstico sob demanda, comandos remotos, navegação integrada, localização em tempo real e status do veículo.
O Protect sai por R$ 69,90/mês, ele inclui resposta automática em caso de acidentes, serviços de emergência, recuperação veicular. No Road Service, há comandos remotos através do agente OnStar e Bom samaritano. E o Protect & Connect custa R$ 89,00/mês, por tanto, é o pacote completo, com todos os serviços.
Outra novidade incluída na linha do Chevrolet Onix, tanto hatch, como sedã, é o sistema de Wi-Fi nativo. O sinal é fornecido pela operadora Claro e recebido por uma antena mais potente que a de um smartphone. Ele aceita até 7 dispositivos simultaneamente. O comprador pode optar por um dos vários pacotes de conectividade. Os preços dos pacotes de Wi-Fi dos veículos Chevrolet variam de R$ 29,90 até R$ 89,90.
Em dimensões, comparado ao veículo da geração anterior, o novo Onix hatch cresceu 23 cm no comprimento, 2,3 cm no entre-eixos e 4,1 cm na largura. O comprimento é de 4,1 m. A largura da carroceria é de 1,7 m. Enquanto que a altura é de 1,4 m e a distância entre-eixos de 2,5 m. Estas dimensões proporcionam capacidade volumétrica do porta-malas de 385 litros. Ela pode ser ampliada para 1.123 litros ao rebater os bancos.
O modelo desta avaliação do novo Chevrolet Onix hatch Premier tem o motor Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros. Ele entrega 116 cv de potência abastecido com etanol ou gasolina. Já o torque é de 16,8 kgfm (E)/ 16,3 kgfm (G). Diferente de concorrentes como Hyundai HB 20 e VW Polo, os quais também utilizam motores turbo 3 cilindros com injeção direta de combustível, a GM optou por injeção de combustível convencional. A explicação da fabricante é que a escolha foi feita para evitar possíveis falhas causadas por combustível adulterado, já que a injeção direta é muito mais sensível. Este motor está acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
A General Motors divulga que o novo Onix acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos. Enquanto que, o consumo do motor 1.0 turbo, abastecido com etanol é de 8,6 km/L na cidade e 10,9 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina, na cidade consome 12,0 km/L e na rodovia 15,7 km/L. Nesta avaliação, o carro emprestado pela GM foi entregue abastecido com gasolina. AutoAgora.com.br utilizou em situações que variaram entre cidade e estrada, com o ar-condicionado ligado. Neste caso o consumo de combustível do Novo Onix Hatch Premier foi de 10,1 km/L na cidade e 13,2 km/L na rodovia. Vale destacar que o consumo de combustível é influenciado pela maneira que o motorista dirige, além das situação climáticas e topográficas.
Avaliação: Chevrolet Onix hatch Premier, impressões ao dirigir
Quem tem um Chevrolet Onix da primeira geração e vai até a concessionária conhecer o novo, logo ao visualizar, o interessado desconfia que o modelo passou a ser de outra categoria. Depois de entrar, ele tem a certeza que o veículo atual está numa categoria superior, ou seja, passou de compacto para compacto Premium. O interior está com acabamento refinado. Os bancos são confortáveis, o do motorista fácil de ajustar, assim como o volante e retrovisores.
O painel é fácil de visualizar e acessar as informações do computador de bordo é um processo simples, intuitivo. O mesmo vale para o multimídia, não é difícil parear o smartphone, conectá-lo no Wi-Fi e utilizar todos os sistemas disponíveis. Após acionar o motor, por meio de um botão, percebe-se que o isolamento acústico é bom, pois pouco se ouve do ruído do motor. Depois disso é só colocar a alavanca do câmbio na posição D, soltar o freio de mão e pressionar levemente o pedal do acelerador para ele sair da posição estática. A engenharia brasileira da GM fez um ótimo trabalho de calibração e ajustes.
O sistema de suspensão é firme o suficiente para não desgarrar em uma curva com velocidade alta, porém, macio ao passar por valetas, lombadas e ondulações.
A direção tem assistência elétrica progressiva, isso significa que, o sistema identifica quando o carro está em uma manobra de estacionamento ou enfrentando uma curva. Na primeira situação ele leve, já na segunda situação permanece firme.
Ao entrar na rodovia, o carro desenvolve velocidade rapidamente. É fácil estabilizar na velocidade de 120 km/h, com giro baixo. As marchas podem ser trocadas manualmente por um botão na alavanca do câmbio, porém, este recurso passa despercebido. Por exemplo, há modelos que para uma situação de ultrapassagem é necessário colocar o câmbio na posição manual e segurar o giro alto. No caso do Chevrolet Onix isso não é necessário.
Nesta avaliação do Chevrolet Onix hatch Premier 2021, constatamos que o carro está bem acertado. Para quem necessita de um veículo que alterne usos como levar as crianças para a escola, ir ao supermercado, para uma reunião de negócios e ainda passar pela estrada no final de semana, atende as expectativas.
O Chevrolet Onix hatch Premier 2021 é a versão topo de linha do modelo e tem preço sugerido de R$ 80. 290. Entre os itens de segurança traz os 06 airbags (frontais, laterais e de cortina). Sistema de freios com ABS e distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA), controle eletrônico de estabilidade e tração. Os cintos de segurança são de três pontos para todos os ocupantes, alarme anti-furto, fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether) e indicador de nível de vida de óleo, são itens de série.
No entanto, para auxilio ao motorista, vem com a direção elétrica progressiva, assistente de partida em aclive. Tem ainda sistema de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular. Na versão completa vem com o sistema de estacionamento automático, o Easy Park e os sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, com câmera de ré e o controlador de limite de velocidade e de velocidade de cruzeiro.
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 116 cv (E/G) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm
Tipo: Automático 6 marchas
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Liga leve16″
Pneus: 195/55 R16
Comprimento: 4.163 mm
Distância entre-eixos: 2.551 mm
Largura: 2.044 mm
Altura: 1.476 mm
Porta-malas: 385 L
Tanque de combustível: 44 litros
Por: Edison Ragassi/ Fotos: AutoAgora.com.br
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