Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Picape VW Amarok V6 3.0 TDI Highline 2021
Avaliação: Picape VW Amarok V6 3.0 TDI Highline 2021
08/10/2021
Avaliação: SUV Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático
Avaliação: SUV Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático
26/10/2021
Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni

Com pegada esportiva, o sedã compacto Premium é bom na estrada e cidade

Lançado em setembro de 2020 o Chevrolet Onix Plus Midnight chegou como uma versão para quem quer um sedã compacto que se destaque dos demais. Sendo assim ele tem visual totalmente escurecido. 

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Onix Plus Midnight, na frente uma grade diferente da utilizada em outras versões/ Foto: Saulo Mazzoni

A frente do Chevrolet Onix Plus Midnight recebeu uma nova grade tipo colmeia na cor preta brilhante. A tradicional gravata dourada, símbolo da marca, foi substituída por uma na cor preta com frisos cromados. Os faróis são do tipo projetor com máscara negra. Já o capô tem dois vincos, a grade frontal está dividida por uma barra cromada. Nas extremidades do para-choque  entradas de ar e filetes de luzes de LED.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Para o Chevrolet Onix Plus Midnight as rodas têm desenho exclusivo/ Foto: Saulo Mazzoni

Na lateral, as rodas são escurecidas de 16 polegadas com desenho diferenciado da versão Premier original. Os pneus são 195/55 R16. A área envidraçada é grande, os espelho retrovisor com a capa preta. No para-lama luz de seta, os vincos estão nas portas na região das maçanetas e parte inferior, por causa da cor eles estão, digamos que camuflados, quase que imperceptíveis. Os faróis e as lanternas traseiras invadem a lateral.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Chevrolet Onix Plus Midnight, na traseira as lanternas avançam para a tampa do porta-malas/ Foto: Saulo Mazzoni

A  traseira tem o vidro inclinado, a tampa do porta-malas tem um ressalto. As lanternas invadem a tampa. No centro da tampa o logo escurecido, do lado direito a inscrição Premier e do lado esquerdo a inscrição Turbo. Nas extremidades do para-choque há refletores. O espaço onde está colocada a placa de identificação tem o formato de losango.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight Avaliação: Chevrolet Onix Plus MidnightAvaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

As dimensões do Chevrolet Onix Plus Midnight, por se tratar de um sedã compacto, são generosas, ou seja, tem o comprimento é de 4,4 m e a distância entre-eixos de 2,6 m. A largura da carroceria é de 1,7 m e altura de 1,4 m. Estes dimensões proporcionam, além do bom espaço para os ocupantes, uma capacidade volumétrica no porta-malas de 500 litros e os bancos são rebatíveis 60/40.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Chevrolet Onix Plus Midnight, volante multifuncional com a base reta/ Foto: Saulo Mazzoni

No interior, o Onix Plus Midnight tem o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. Ele é revestimento em couro e tem a base achatada, seguindo o padrão da versão, o acabamento é em preto brilhante no aro inferior e a gravata Chevrolet com fundo escurecido.  Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento Premium na cor preto Jet Black, esta cor é exclusiva da versão.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

O painel de instrumentos tem o conta-giros e velocímetro analógicos e uma tela TFT na qual são mostradas informações como a velocidade, consumo médio, ou seja, as informações do computador de bordo.

Também como item de série o multimídia MyLink,  a tela sensível ao toque é de 8 polegadas e compatível com o Android Auto e Apple Car Play. Integra o equipamento o rádio AM/FM, com a função áudio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Chevrolet Onix Plus Midnight, motor 3 cilindros turbo com 116 cv/ Foto: Saulo Mazzoni

Motor e câmbio Chevrolet Onix Plus Midnight

No sedã compacto Premium Chevrolet Onix Plus Midnight, a General Motors utiliza o motor Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros. A potência é de 116 cv abastecido com etanol ou gasolina. No entanto, se não há diferença de potência com um ou outro combustível, o torque sofre alteração ele é de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm ao usar gasolina. E no que dia respeito ao motor, uma dica importante. Fique atento ao período correto para trocar o óleo e sempre utilize o recomendado pela fabricante, ou seja, no motor Chevrolet Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros , a especificação do óleo é 5W30. Já o câmbio é automático de 6 marchas com opção de trocas manuais através de um botão no pomo da alavanca.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni

Impressões ao dirigir Chevrolet Onix Plus Midnight

Logo no primeiro contato com o Chevrolet Onix Plus Midnight, observar as linhas, detalhes externos, fica aquela impressão de um carro com visual ‘malvadão’!

Ao entrar e sentar no banco do motorista, a sensação é de estar mesmo em um sedã. O banco com o encosto de inteiriço, ao estilo dos utilizados em carros de competição é confortável. O do motorista, volante e retrovisores são de fácil de ajuste.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Chevrolet Onix Plus Midnight, tela multimídia de 8 polegadas/ Foto: Saulo Mazzoni

Não há dificuldades para visualizar o painel, acessar e entender as informações do computador de bordo. Parear o multimídia ao smartphone também é um processo fácil. Outro item de série no Chevrolet Onix Plus Midnight é a chave com sensor de aproximação e botão de partida.  

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni

Para arrancar é só colocar a alavanca na posição D, soltar o freio de estacionamento e aplicar uma leve pressão no acelerador que ele arranca rapidamente. No trajeto urbano o sedã saiu-se muito bem. Os espelhos retrovisores oferecem boa visibilidade, a direção com assistência elétrica é leve ao estacionar entre dois carros e as suspensões proporcionam conforto aos ocupantes ao passar no asfalto ondulado, lombadas e valetas. Só é necessário cuidado para não raspar a frente.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni

E na estrada é rápido para desenvolver velocidade e estabilizar em 120 km/h, com giro baixo do motor em torno de 1.800 rpm. Além de manter aceleração constante, as retomadas também são rápidas, não exige trocas manuais para melhora o desempenho. Nas curvas não joga a traseira e tem o volante firme. Como tem um porta-malas grande para este tipo de veículo atende bem quem necessita de um modelo para usar na cidade e nas viagens.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni

Preço, itens de série e consumo de combustível do Chevrolet Onix Plus Midnight

Em tempos de constantes aumentos no preço dos combustíveis, vale ressaltar que a linha Onix figura entre os modelos mais econômicos do Brasil. No registro do programa de etiquetagem veicular do Inmetro o consumo do Onix Plus Midinight com etanol é de 8,6 km/L na cidade e 10,9 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina, na cidade consome 12,0 km/L e na rodovia 15,7 km/L. Para esta Avaliação, a General Motors entregou o Onix Plus Midnight com gasolina no tanque, sendo assim, o consumo obtido com o ar-condicionado ligado na cidade foi de 12,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na rodovia.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight/ Foto: Saulo Mazzoni

O preço do Chevrolet Onix Plus Midnight é R$ 97.190, além dos itens já mostrados acima, o Chevrolet Onix Plus Midnight vem com o acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Controlador para limitar a velocidade (piloto automático), airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina.

Assista o vídeo no Canal AutoAgora

Os freios do Onix Plus Midnight são com ABS, o sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência, controle de estabilidade, alarme anti-furto, ar-condicionado, assistente de partida em aclive. Conjunto de alto falantes (2 tweeters, 2 dianteiros e 2 traseiros). Vem também com as trava elétrica das portas com acionamento na chave e vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras.

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

O Chevrolet Onix Plus Midnight é um dos modelos mais econômicos do Brasil/ Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Chevrolet Onix Plus Midnight

Motor

Tipo: Dianteiro transversal

Numero de cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12 (DOHC)

Taxa de compressão: 10,5

Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.

Potência: 116 cv (E/G) a 5.500 rpm

Torque: 16,3 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm

Câmbio

Tipo: Automático 6 marchas

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Tambor

Direção: Eletro assistida progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora

Rodas: Liga leve16″

Pneus: 195/55 R16

Dimensões/ Capacidades

Comprimento: 4.474 mm

Distância entre-eixos: 2.600 mm

Largura: 2.044 mm

Altura: 1.474 mm

Porta-malas: 500  litros

Tanque de combustível: 44 litros

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight Avaliação: Chevrolet Onix Plus Midnight

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *