Lançado em setembro de 2020 o Chevrolet Onix Plus Midnight chegou como uma versão para quem quer um sedã compacto que se destaque dos demais. Sendo assim ele tem visual totalmente escurecido.
A frente do Chevrolet Onix Plus Midnight recebeu uma nova grade tipo colmeia na cor preta brilhante. A tradicional gravata dourada, símbolo da marca, foi substituída por uma na cor preta com frisos cromados. Os faróis são do tipo projetor com máscara negra. Já o capô tem dois vincos, a grade frontal está dividida por uma barra cromada. Nas extremidades do para-choque entradas de ar e filetes de luzes de LED.
Na lateral, as rodas são escurecidas de 16 polegadas com desenho diferenciado da versão Premier original. Os pneus são 195/55 R16. A área envidraçada é grande, os espelho retrovisor com a capa preta. No para-lama luz de seta, os vincos estão nas portas na região das maçanetas e parte inferior, por causa da cor eles estão, digamos que camuflados, quase que imperceptíveis. Os faróis e as lanternas traseiras invadem a lateral.
A traseira tem o vidro inclinado, a tampa do porta-malas tem um ressalto. As lanternas invadem a tampa. No centro da tampa o logo escurecido, do lado direito a inscrição Premier e do lado esquerdo a inscrição Turbo. Nas extremidades do para-choque há refletores. O espaço onde está colocada a placa de identificação tem o formato de losango.
As dimensões do Chevrolet Onix Plus Midnight, por se tratar de um sedã compacto, são generosas, ou seja, tem o comprimento é de 4,4 m e a distância entre-eixos de 2,6 m. A largura da carroceria é de 1,7 m e altura de 1,4 m. Estes dimensões proporcionam, além do bom espaço para os ocupantes, uma capacidade volumétrica no porta-malas de 500 litros e os bancos são rebatíveis 60/40.
No interior, o Onix Plus Midnight tem o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. Ele é revestimento em couro e tem a base achatada, seguindo o padrão da versão, o acabamento é em preto brilhante no aro inferior e a gravata Chevrolet com fundo escurecido. Os bancos dianteiros e traseiros trazem revestimento Premium na cor preto Jet Black, esta cor é exclusiva da versão.
O painel de instrumentos tem o conta-giros e velocímetro analógicos e uma tela TFT na qual são mostradas informações como a velocidade, consumo médio, ou seja, as informações do computador de bordo.
Também como item de série o multimídia MyLink, a tela sensível ao toque é de 8 polegadas e compatível com o Android Auto e Apple Car Play. Integra o equipamento o rádio AM/FM, com a função áudio streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB.
No sedã compacto Premium Chevrolet Onix Plus Midnight, a General Motors utiliza o motor Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros. A potência é de 116 cv abastecido com etanol ou gasolina. No entanto, se não há diferença de potência com um ou outro combustível, o torque sofre alteração ele é de 16,8 kgfm com etanol e 16,3 kgfm ao usar gasolina. E no que dia respeito ao motor, uma dica importante. Fique atento ao período correto para trocar o óleo e sempre utilize o recomendado pela fabricante, ou seja, no motor Chevrolet Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros , a especificação do óleo é 5W30. Já o câmbio é automático de 6 marchas com opção de trocas manuais através de um botão no pomo da alavanca.
Logo no primeiro contato com o Chevrolet Onix Plus Midnight, observar as linhas, detalhes externos, fica aquela impressão de um carro com visual ‘malvadão’!
Ao entrar e sentar no banco do motorista, a sensação é de estar mesmo em um sedã. O banco com o encosto de inteiriço, ao estilo dos utilizados em carros de competição é confortável. O do motorista, volante e retrovisores são de fácil de ajuste.
Não há dificuldades para visualizar o painel, acessar e entender as informações do computador de bordo. Parear o multimídia ao smartphone também é um processo fácil. Outro item de série no Chevrolet Onix Plus Midnight é a chave com sensor de aproximação e botão de partida.
Para arrancar é só colocar a alavanca na posição D, soltar o freio de estacionamento e aplicar uma leve pressão no acelerador que ele arranca rapidamente. No trajeto urbano o sedã saiu-se muito bem. Os espelhos retrovisores oferecem boa visibilidade, a direção com assistência elétrica é leve ao estacionar entre dois carros e as suspensões proporcionam conforto aos ocupantes ao passar no asfalto ondulado, lombadas e valetas. Só é necessário cuidado para não raspar a frente.
E na estrada é rápido para desenvolver velocidade e estabilizar em 120 km/h, com giro baixo do motor em torno de 1.800 rpm. Além de manter aceleração constante, as retomadas também são rápidas, não exige trocas manuais para melhora o desempenho. Nas curvas não joga a traseira e tem o volante firme. Como tem um porta-malas grande para este tipo de veículo atende bem quem necessita de um modelo para usar na cidade e nas viagens.
Em tempos de constantes aumentos no preço dos combustíveis, vale ressaltar que a linha Onix figura entre os modelos mais econômicos do Brasil. No registro do programa de etiquetagem veicular do Inmetro o consumo do Onix Plus Midinight com etanol é de 8,6 km/L na cidade e 10,9 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina, na cidade consome 12,0 km/L e na rodovia 15,7 km/L. Para esta Avaliação, a General Motors entregou o Onix Plus Midnight com gasolina no tanque, sendo assim, o consumo obtido com o ar-condicionado ligado na cidade foi de 12,5 km/l na cidade e 15,7 km/l na rodovia.
O preço do Chevrolet Onix Plus Midnight é R$ 97.190, além dos itens já mostrados acima, o Chevrolet Onix Plus Midnight vem com o acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Controlador para limitar a velocidade (piloto automático), airbag duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina.
Assista o vídeo no Canal AutoAgora
Os freios do Onix Plus Midnight são com ABS, o sistema de distribuição de frenagem e assistência de frenagem de urgência, controle de estabilidade, alarme anti-furto, ar-condicionado, assistente de partida em aclive. Conjunto de alto falantes (2 tweeters, 2 dianteiros e 2 traseiros). Vem também com as trava elétrica das portas com acionamento na chave e vidro elétrico nas portas dianteiras e traseiras.
Ficha técnica Chevrolet Onix Plus Midnight
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 116 cv (E/G) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm
Câmbio
Tipo: Automático 6 marchas
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Liga leve16″
Pneus: 195/55 R16
Comprimento: 4.474 mm
Distância entre-eixos: 2.600 mm
Largura: 2.044 mm
Altura: 1.474 mm
Porta-malas: 500 litros
Tanque de combustível: 44 litros