Por: Edison Ragassi
Lançado em 2012, o Chevrolet Onix, que é fabricado em Gravataí (RS), fez tanto sucesso no mercado brasileiro, que a General Motors o transformou em veículo global. Esta mudança ocorreu em 2019, quando chegou ao mercado brasileiro a segunda geração do carro. Além do novo desenho da carroceria, ele recebeu o moderno motor 1.0L turbo 3 cilindros.
Passados três anos do lançamento da segunda geração, a GM atualizou o Onix e mostrou em março de 2022 no Festival Lollapalooza Brasil, o qual ela é patrocinadora master, o modelo 2023. Sem mudanças na plataforma, o visual da dianteira manteve as linhas globais da marca Chevrolet. O capô do Onix utiliza dois vincos, enquanto que a grade dianteira tem na parte superior uma barra cromada com o logo, também conhecido como ‘gravata dourada’, no centro. O para-choque na cor do carro tem nas extremidades molduras e filetes de luzes de LED.
Visto de lateral, o Chevrolet Onix 2023 Premier tem a área envidraçada das laterais grande e apliques na cor preta nas colunas das portas. Os para-lamas são ressaltados, com luzes indicadoras. Os vincos iniciam nos para-lamas e seguem por baixo das maçanetas até terminar na ponta da lanterna traseira. Logo abaixo, um vinco mais acentuado na parte inferior da porta.
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Tanto os faróis quanto as lanternas traseiras avançam para a região lateral. Uma das novidades implantadas na linha 2023 do Chevrolet Onix é o jogo de rodas liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus 195/55 R16. O desenho foi feito exclusivamente para a versão Premier. Elas têm a face usinada, com o fundo da roda pintado numa cor metálica escurecida. Essa mesma cor aparece ainda nos frisos cromados das portas e nas maçanetas.
Na parte traseira, o Onix Premier Hatch 2023 tem um aerofólio que sai do teto e acomoda o break light. O vidro traseiro vem com as pontas arredondadas. Na tampa do porta-malas há um vinco na parte superior, o logo Chevrolet dourado com frisos cromados está no centro e outro vinco aparece na parte inferior o qual se une com os ressaltos do para-choque traseiro. As lanternas traseiras estão nas duas laterais, porém não avançam para a tampa.
O para-choque é ressaltado nas extremidades e acomodam os refletores. A parte superior do para-choque traseiro do Chevrolet Onix é na cor do carro e a inferior, onde está a moldura da placa, na cor preta. E na parte debaixo do para-choque está a luz de neblina.
Ao comparar com o Onix produzido até 2019, as dimensões aumentaram, o da segunda geração está mais espaçoso. O Chevrolet Onix Hatch 2023 tem 23 cm a mais no comprimento, 2,3 cm no entre-eixos e 4,1 cm na largura. O comprimento dele é 4,1 m, com distância entre-eixos de 2,5 m. Já sua largura é de 1,7 m e a altura de 1,4 m. Para transportar bagagens e outros itens, a capacidade do porta-malas é de 385 litros, a qual é ampliada para 1.123 litros ao rebater os bancos, inclusive com a opção 60/40.
O Chevrolet Onix Premier Hatch é um dos modelos mais modernos que General Motors produz no Brasil, tanto que, por causa da pandemia que provocou a falta de semicondutores no mercado mundial, a fabricante precisou interromper a produção do modelo, quando ele era líder absoluto de mercado, pois é o automóvel que utiliza o maior número deste componente em sua montagem.
Sendo assim, no interior do Chevrolet Onix Premier 2023, o painel é uma mistura de visual moderno e clássico. Isso porque o quadro de instrumentos oferece informações analógicas e digitais. O velocímetro e conta-giros são analógicos, porém, no centro há uma tela TFT.
Nesta tela TFT do painel do Onix é possível visualizar a velocidade digital e as informações do computador de bordo. Os bancos são revestidos em couro, assim como as forrações das portas. No entanto, apesar de ser a versão topo de linha, os ajustes dos bancos são manuais, inclusive o de altura no banco do motorista. No centro do painel está a tela da central multimídia MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8 polegadas. Nela é possível integrar smartphones por Android Auto e Apple CarPlay, sem fio. Há também como item de série o carregador por indução para o telefone.
O Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 vem ainda com o rádio AM/FM, função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB. O ar-condicionado é digital, além dos comandos no painel, também pode ser feita a mudança de temperatura, diminuir e aumentar a ventilação, acionar o desembaçador no multimídia.
Outra tecnologia presente no Onix Premier 2023 é o sistema de Wi-Fi nativo. O sinal é fornecido pela operadora Claro e recebido por uma antena mais potente que a de um smartphone. Ele aceita até 7 dispositivos simultaneamente.
O comprador pode optar por um dos vários pacotes de conectividade. Além disso, a Chevrolet oferece o sistema de telemática OnStar. São vários os pacotes, entre eles o Standard Connect que é grátis. Ele vem com diagnóstico do veículo, alertas do diagnóstico, notificações de manutenção, revisão para a concessionária e a condução inteligente. Todas as opções estão disponíveis no site para serem escolhidas quando o comprador adquiri o veículo.
O Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 utiliza o motor Ecotec 1.0L Flex Turbo 3 cilindros. Ele entrega 116 cv de potência abastecido com Etanol ou Gasolina. Seu torque é de 16,8 kgfm (E)/ 16,3 kgfm (G). Este motor trabalha acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, denominado GF6, com a opção das trocas manuais feitas no botão colocado no pomo da alavanca.
Ao comparar o Onix topo de linha da primeira geração com o atual, vale comentar que ele subiu de categoria, ou seja, deixou de ser compacto e agora é compacto Premium. O interior tem acabamento refinado, com bancos confortáveis e ambiente aconchegante.
Logo depois de entrar, o motorista percebe que o painel do Onix Premier Hatch 2023 é de fácil visualização. Acessar as informações do computador de bordo também é um processo simples. E não é difícil parear o smartphone, conectá-lo no Wi-Fi e utilizar todos os sistemas e aplicativos disponíveis.
O motor é acionado por um botão, desde que o sensor esteja próximo. Neste momento é fácil notar o bom isolamento acústico. Pouco se ouve do ruído do motor dentro da cabine. Para sair da posição estacionária, basta mover a alavanca do câmbio até a posição ‘D’, soltar o freio de estacionamento, o freio de mão, e aplicar uma leve pressão no pedal do acelerador que o Onix Premier Hatch 2023 arranca rapidamente.
Rodando no ciclo urbano, o sistema de suspensão do Onix 2023 mostra eficiência. Absorve bem os impactos provocados ao passar em buracos, lombadas e valetas. Outro equipamento eficaz é o auxilio de direção elétrica. Além de proporcionar uma manobra macia quando é necessário estacionar, é um componente que faz o carro gastar menos combustível. Isso comparado aos que utilizam sistemas hidráulicos, pois o elétrico não ‘rouba’ energia do motor. A calibração eficiente da direção elétrica do Chevrolet Onix é confirmada ao entrar na estrada, ele é firme o suficiente para não desgarrar em uma curva com velocidade alta, mesmo nas mais severas.
O Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 é muito esperto na estrada. Desenvolve velocidade sem engasgos e mantém a média de 120 km/h com giro baixo do motor. Para dirigir de maneira esportiva, o motorista pode optar em trocar as marchas manualmente por meio de um botão na alavanca do câmbio, ele responde bem, sem atraso. O Hatch Chevrolet 2023 é um carro que atende as necessidades de quem precisa de um automóvel para uso urbano e rodoviário.
O consumo de combustível do Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 com motor 1.0L turbo 3 cilindros e câmbio automático, abastecido com etanol é de 8,4 km/L na cidade e 10,4 km/L na estrada. Já abastecido com gasolina, na cidade, ciclo urbano, ele faz 11,9 km/L e na rodovia faz 15,1 km/L.
O carro emprestado pela GM para esta Avaliação foi entregue abastecido com gasolina. Ele rodou em situações de cidade e estrada, sempre com o ar-condicionado ligado. Neste caso o consumo de combustível do Onix Hatch Premier 2023 foi de 12,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na rodovia. Esta diferença entre os números oficias e o obtido, em consumo de combustível, se dá porque ele sofre influência da maneira que o motorista dirige, situações, climáticas e do terreno que trafega.
O preço do Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 é R$ 104.840, pois se trata da versão topo de linha do modelo. Além dos itens e acessórios já mencionados, para a segurança do motorista e ocupantes ele vem com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema de freios com ABS e distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA), controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em aclive.
Integram ainda os equipamentos de segurança, os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, alarme anti-furto, fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether) e indicador de nível de vida de óleo. Tem ainda sistema de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular. Outro item tecnológico da versão completa é o sistema de estacionamento automático, chamado de Easy Park e os sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, com câmera de ré e o controlador de limite de velocidade e de velocidade de cruzeiro.
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Câmbio
Denominação: GF6
Tipo: Automático 6 marchas
Direção: Eletro assistida progressiva
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Suspensões
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Liga leve16″
Pneus: 195/55 R16
Dimensões/ Capacidades
Comprimento: 4.163 mm
Distância entre-eixos: 2.551 mm
Largura: 2.044 mm
Altura: 1.476 mm
Porta-malas: 385 L
Tanque de combustível: 44 litros
Fotos: AutoAgora.com.br
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[…] geral, com 160.500 unidades vendidas, o que representa 25% de crescimento, isso somando as versões hatch e sedã. Já o Chevrolet Tracker foi pela primeira vez o mais emplacado entre os SUVs, o segmento […]