Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Avaliação: Peugeot 2008 Griffe Skywalker 1.6 THP
Avaliação: Peugeot 2008 Griffe Skywalker 1.6 THP
22/07/2022
Avaliação: Jeep Compass Diesel Limited 2022
Avaliação: Jeep Compass Diesel Limited 2022
08/08/2022

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

O Chevrolet Onix 2023 Premier é o modelo mais completo da linha, vem com o motor turbo, câmbio automático, sistema que estaciona sozinho, Wi-Fi nativo e OnStar

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Por: Edison Ragassi

Lançado em 2012, o Chevrolet Onix, que é fabricado em Gravataí (RS), fez tanto sucesso no mercado brasileiro, que a General Motors o transformou em veículo global. Esta mudança ocorreu em 2019, quando chegou ao mercado brasileiro a segunda geração do carro. Além do novo desenho da carroceria, ele recebeu o moderno motor 1.0L turbo 3 cilindros.  

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-Frente

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023, frente com detalhes cromados e DRL no para-choque

Passados três anos do lançamento da segunda geração, a GM atualizou o Onix e mostrou em março de 2022 no Festival Lollapalooza Brasil, o qual ela é patrocinadora master, o modelo 2023. Sem mudanças na plataforma, o visual da dianteira manteve as linhas globais da marca Chevrolet. O capô do Onix utiliza dois vincos, enquanto que a grade dianteira tem na parte superior uma barra cromada com o logo, também conhecido como ‘gravata dourada’, no centro. O para-choque na cor do carro tem nas extremidades molduras e filetes de luzes de LED.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023, lateral-Foto: AutoAgora.com.br

Linha 2023 do Chevrolet Onix Premier, as rodas têm novo desenho e acabamento

Visto de lateral, o Chevrolet Onix 2023 Premier tem a área envidraçada das laterais grande e apliques na cor preta nas colunas das portas. Os para-lamas são ressaltados, com luzes indicadoras. Os vincos iniciam nos para-lamas e seguem por baixo das maçanetas até terminar na ponta da lanterna traseira. Logo abaixo, um vinco mais acentuado na parte inferior da porta.

Tanto os faróis quanto as lanternas traseiras avançam para a região lateral. Uma das novidades implantadas na linha 2023 do Onix é o jogo de rodas liga leve de 16 polegadas calçadas com pneus 195/55 R16. O desenho foi feito exclusivamente para a versão Premier. Elas têm a face usinada, com o fundo da roda pintado numa cor metálica escurecida. Essa mesma cor aparece ainda nos frisos cromados das portas e nas maçanetas.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-traseira-Foto: AutoAgora.com.br

Na traseira do Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 a parte inferior do para-choque é na cor preta

Na parte traseira, o Onix Premier Hatch 2023 tem um aerofólio que sai do teto e acomoda o break light. O vidro traseiro vem com as pontas arredondadas. Na tampa do porta-malas há um vinco na parte superior, o logo Chevrolet dourado com frisos cromados está no centro e outro vinco aparece na parte inferior o qual se une com os ressaltos do para-choque traseiro. As lanternas traseiras estão nas duas laterais, porém não avançam para a tampa.

O para-choque é ressaltado nas extremidades e acomodam os refletores. A parte superior do para-choque traseiro do Chevrolet Onix é na cor do carro e a inferior, onde está a moldura da placa, na cor preta. E na parte debaixo do para-choque está a luz de neblina.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-porta-malas sem rebater-Foto: AutoAgora.com.br Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-porta-malas rebatido 60/40-Foto: AutoAgora.com.br Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-porta-malas totalmente rebatido- Foto: AutoAgora.com.br

Dimensões e capacidades, Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Ao comparar com o Onix produzido até 2019, as dimensões aumentaram, o da segunda geração está mais espaçoso. O Chevrolet Onix Hatch 2023 tem 23 cm a mais no comprimento, 2,3 cm no entre-eixos e 4,1 cm na largura. O comprimento dele é 4,1 m, com distância entre-eixos de 2,5 m. Já sua largura é de 1,7 m e a altura de 1,4 m. Para transportar bagagens e outros itens, a capacidade do porta-malas é de 385 litros, a qual é ampliada para 1.123 litros ao rebater os bancos, inclusive com a opção 60/40.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-espaço interno dianteiro-Foto: AutoAgora.com.br Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-espaço interno traseiro-Foto: AutoAgora.com.br

Interior Onix Premier Hatch 2023

O Chevrolet Onix Premier Hatch é um dos modelos mais modernos que General Motors produz no Brasil, tanto que, por causa da pandemia que provocou a falta de semicondutores no mercado mundial, a fabricante precisou interromper a produção do modelo, quando ele era líder absoluto de mercado, pois é o automóvel que utiliza o maior número deste componente em sua montagem.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-painel-Foto: AutoAgora.com.br

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023, painel amplo com multimídia no centro

Sendo assim, no interior do Chevrolet Onix Premier 2023, o painel é uma mistura de visual moderno e clássico. Isso porque o quadro de instrumentos oferece informações analógicas e digitais. O velocímetro e conta-giros são analógicos, porém, no centro há uma tela TFT.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-clooster de intrumentos-Foto: AutoAgora.com.br

Painel de instrumentos do Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 mistura informações analógicas e digitais

Nesta tela TFT do painel do Onix é possível visualizar a velocidade digital e as informações do computador de bordo. Os bancos são revestidos em couro, assim como as forrações das portas. No entanto, apesar de ser a versão topo de linha, os ajustes dos bancos são manuais, inclusive o de altura no banco do motorista. No centro do painel está a tela da central multimídia MyLink, com tela LCD sensível ao toque de 8 polegadas. Nela é possível integrar smartphones por Android Auto e Apple CarPlay, sem fio. Há também como item de série o carregador por indução para o telefone.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-multimídia-Foto: AutoAgora.com.br

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023, multimídia MyLink com tela de 8 polegadas

O Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 vem ainda com o rádio AM/FM, função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB. O ar-condicionado é digital, além dos comandos no painel, também pode ser feita a mudança de temperatura, diminuir e aumentar a ventilação, acionar o desembaçador no multimídia.

Outra tecnologia presente no Onix Premier 2023 é o sistema de Wi-Fi nativo. O sinal é fornecido pela operadora Claro e recebido por uma antena mais potente que a de um smartphone. Ele aceita até 7 dispositivos simultaneamente.

O comprador pode optar por um dos vários pacotes de conectividade. Além disso, a Chevrolet oferece o sistema de telemática OnStar. São vários os pacotes, entre eles o Standard Connect que é grátis. Ele vem com diagnóstico do veículo, alertas do diagnóstico, notificações de manutenção, revisão para a concessionária e a condução inteligente. Todas as opções estão disponíveis no site para serem escolhidas quando o comprador adquiri o veículo.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-motor 1.0 turbo- Foto: AutoAgora.com.br

Motor turbo 1.0L no Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Avaliação: Motor e câmbio Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

O Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 utiliza o motor Ecotec 1.0L Flex Turbo 3 cilindros. Ele entrega 116 cv de potência abastecido com Etanol ou Gasolina. Seu torque é de 16,8 kgfm (E)/ 16,3 kgfm (G). Este motor trabalha acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, denominado GF6, com a opção das trocas manuais feitas no botão colocado no pomo da alavanca.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-impressões ao dirigir- Foto: AutoAgora.com.br

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Impressões ao dirigir, Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Ao comparar o Onix topo de linha da primeira geração com o atual, vale comentar que ele subiu de categoria, ou seja, deixou de ser compacto e agora é compacto Premium. O interior tem acabamento refinado, com bancos confortáveis e ambiente aconchegante.

Logo depois de entrar, o motorista percebe que o painel do Onix Premier Hatch 2023 é de fácil visualização. Acessar as informações do computador de bordo também é um processo simples. E não é difícil parear o smartphone, conectá-lo no Wi-Fi e utilizar todos os sistemas e aplicativos disponíveis.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-câmbio automático 6 marchas- Foto: AutoAgora.com.br

Câmbio automático 6 marchas para o Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

O motor é acionado por um botão, desde que o sensor esteja próximo. Neste momento é fácil notar o bom isolamento acústico. Pouco se ouve do ruído do motor dentro da cabine. Para sair da posição estacionária, basta mover a alavanca do câmbio até a posição ‘D’, soltar o freio de estacionamento, o freio de mão, e aplicar uma leve pressão no pedal do acelerador que o Onix Premier Hatch 2023 arranca rapidamente.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-passando em lombada- Foto: AutoAgora.com.br

Suspensões oferecem conforto ao passar por lombadas no Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Rodando no ciclo urbano, o sistema de suspensão do Onix 2023 mostra eficiência. Absorve bem os impactos provocados ao passar em buracos, lombadas e valetas. Outro equipamento eficaz é o auxilio de direção elétrica. Além de proporcionar uma manobra macia quando é necessário estacionar, é um componente que faz o carro gastar menos combustível. Isso comparado aos que utilizam sistemas hidráulicos, pois o elétrico não ‘rouba’ energia do motor. A calibração eficiente da direção elétrica do Chevrolet Onix é confirmada ao entrar na estrada, ele é firme o suficiente para não desgarrar em uma curva com velocidade alta, mesmo nas mais severas.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023- movimento lateral- Foto: AutoAgora.com.br

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

O Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 é muito esperto na estrada. Desenvolve velocidade sem engasgos e mantém a média de 120 km/h com giro baixo do motor. Para dirigir de maneira esportiva, o motorista pode optar em trocar as marchas manualmente por meio de um botão na alavanca do câmbio, ele responde bem, sem atraso. O Hatch Chevrolet 2023 é um carro que atende as necessidades de quem precisa de um automóvel para uso urbano e rodoviário.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-movimento lateral esquerda- Foto: AutoAgora.com.br

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Avaliação: Consumo de combustível Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

O consumo de combustível do Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 com motor 1.0L turbo 3 cilindros e câmbio automático, abastecido com etanol é de 8,4 km/L na cidade e 10,4 km/L na estrada. Já abastecido com gasolina, na cidade, ciclo urbano, ele faz 11,9 km/L e na rodovia faz 15,1 km/L.

O carro emprestado pela GM para esta Avaliação foi entregue abastecido com gasolina. Ele rodou em situações de cidade e estrada, sempre com o ar-condicionado ligado. Neste caso o consumo de combustível do  Onix Hatch Premier 2023 foi de 12,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na rodovia. Esta diferença entre os números oficias e o obtido, em consumo de combustível, se dá porque ele sofre influência da maneira que o motorista dirige, situações, climáticas e do terreno que trafega.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-3/4 de traseira- Foto: AutoAgora.com.br

Chevrolet Onix Hatch, versão Premier é a topo de linha

Avaliação: Preço do Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 e itens de série

O preço do Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 é R$ 104.840, pois se trata da versão topo de linha do modelo. Além dos itens e acessórios já mencionados, para a segurança do motorista e ocupantes ele vem com 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), sistema de freios com ABS e distribuição de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA), controle eletrônico de estabilidade e tração e assistente de partida em aclive.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023-comandos do ar-condicionado no multimidia- Foto: AutoAgora.com.br

Chevrolet Onix Premier Hatch 2023, comandos do ar-condicionado também no multimidia

Integram ainda os equipamentos de segurança, os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, alarme anti-furto, fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether) e indicador de nível de vida de óleo. Tem ainda sistema de monitoramento de pressão dos pneus, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular. Outro item tecnológico da versão completa é o sistema de estacionamento automático, chamado de Easy Park e os sensores de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, com câmera de ré e o controlador de limite de velocidade e de velocidade de cruzeiro.

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023- Foto: AutoAgora.com.br

Avaliação: Chevrolet Onix Premier Hatch 2023

Ficha técnica Chevrolet Onix Premier Hatch 2023 1.0 Turbo

Motor

Tipo: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12 (DOHC)

Taxa de compressão: 10,5:1

Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.

Potência: 116 cv (E/G) a 5.500 rpm

Torque: 16,3 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm

Câmbio

Denominação: GF6

Tipo: Automático 6 marchas

Direção: Eletro assistida progressiva

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Tambor

Suspensões

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora

Rodas: Liga leve16″

Pneus: 195/55 R16

Dimensões/ Capacidades

Comprimento: 4.163 mm

Distância entre-eixos: 2.551 mm

Largura: 2.044 mm

Altura: 1.476 mm

Porta-malas: 385 L

Tanque de combustível: 44 litros

Fotos: AutoAgora.com.br

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *