Por: Edison Ragassi
Entre os vários modelos de veículos disponíveis no mercado brasileiro estão as picapes médias com a cabine dupla, também conhecidas por caminhonetes. Em princípio, desenvolvidas para o trabalho, o fato de os compradores passarem a utiliza-las também como um automóvel de passeio, fez com que as fabricantes aprimorassem as picapes ao ponto de oferecer itens de luxo e conforto, antes só encontrados em hatchs e sedãs. Esta evolução chegou ao ponto de oferecer as picapes, ou caminhonetes, como queira, esportivas. É o caso da Chevrolet S10 Z71, lançada em outubro de 2021.
No visual dianteiro, a Chevrolet S10 Z71 2022 tem o capô com vincos bem destacados. A grade escura tem a grande inscrição Chevrolet em relevo. Por sua vez, no lado direito está o emblema Z71. Nesta versão não foi colocada a tradicional gravata, símbolo mundial da marca Chevrolet, e o aplique central do para-choque também tem a cor preta. Os faróis são máscara negra.
Nas laterais a S10 Z71 traz os faróis que invadem os para-lamas, acima vincos que terminam na divisão das portas. Outro vinco sai do ressalto do para-lama, passa abaixo das maçanetas e segue por toda a extensão da carroceria. Para reforçar o visual esportivo, os retrovisores com lâmpadas de seta têm as capas pretas. Mesma cor utilizada nas molduras das janelas e aplique das colunas das portas. Adesivos estilizados contornam a base das portas e da caçamba, o nome da versão aparece também nas extremidades laterais, junto com o adesivo que informa o tipo de tração que é 4×4.
O santoantônio estendido também na cor preta, foi feito com mais pontos de fixação para diferentes tipos de carga e a caçamba ganhou apoios adicionais. As caixas de rodas utilizam molduras. Há estribos para auxiliar a entrar na cabine e, segundo a Chevrolet, foram desenvolvidos para proteger a lataria principalmente em trilhas de mata fechada. As rodas de liga leve 18 polegadas são na cor preta com desenho exclusivo e calçadas com pneus 265/60 R18.
A traseira da picape média Chevrolet S10 Z71 tem o formato retangular, vincos que formam uma moldura para acomodar a maçaneta de abertura da tampa. A gravata preta, própria de versões especiais da Chevrolet está no centro. No lado esquerdo a inscrição S10 e do lado direito a inscrição 2.8 CTDI referente ao motor turbo diesel, também na cor preta. Na parte inferior da tampa o adesivo estilizado referente a versão. O para-choque é preto, a moldura onde colocada a placa de identificação também pode ser utilizada como auxilio para subir na caçamba e as lanternas retangulares escurecidas também foram especialmente desenvolvidas para a S10 Z71.
A picape média Chevrolet S10 Z71 mede 5,3 m de comprimento, sua altura é de 1,8 m, para uma distância entre-eixos de 3m e largura de 1,8 m. A altura da caçamba é de 466 mm, com capacidade de carga de 1.108 kg e no tanque de combustível recebe até 76 litros de diesel.
Por dentro, a S10 Z71 tem os apliques centrais do painel, os revestimentos das portas e do console todos em preto para contrastar com os detalhes em cinza acetinado. O painel de instrumentos traz marcador de combustível, temperatura, conta giros e velocímetro, todos analógicos. No centro uma tela de TFT com as informações do computador de bordo e opção de velocidade digital.
O volante multifuncional tem o revestimento Premium, assim como os bancos. A central multimídia MyLink com Android Auto e Apple Car Play está bem no centro do painel. O ar-condicionado é mecânico, ou seja, não é possível escolher a temperatura e sim deixa-la mais fria ou mais quente.
A Chevrolet S10 Z71 traz embaixo do capô o motor 2.8 Turbo Diesel o qual entrega de 200 cv de potência e 51 kgfm de torque. Em julho de 2021, a Chevrolet lançou a nova linha da picape média, a qual, além das modificações visuais também promoveram evoluções no motor. Ele recebeu uma turbina que foi redimensionada e uma calibração de motor e câmbio para melhorar a resposta da picape em arrancadas e ultrapassagens. O câmbio é automático de 6 marchas. A programação eletrônica é igual ao da versão High Country, sendo assim, acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos. A S10 Z71 também vem com seletor eletrônico para ativar a tração 4×4 e da reduzida, além de controle de velocidade para descidas íngremes.
A primeira geração da picape média Chevrolet S10 cabine dupla foi lançada no Brasil em 1998. E logo ao ser lançada caiu no gosto dos compradores, principalmente os empresários do agronegócio. De lá para cá, a General Motors evoluiu a picape, deixando-a muito próxima a um veículo de passeio, principalmente no interior.
Isso o motorista percebe logo ao entrar na Chevrolet S10 Z71. Tem volante de boa empunhadura, painel de instrumentos fácil de visualizar e para obter as informações do computador de bordo na tela TFT que está no centro não há dificuldades. Os comandos estão na chave de seta no botão Menu e no comando giratório na ponta da chave.
Parear o celular no multimídia MyLink também é fácil e funciona com precisão. O ajuste do volante, banco e encosto é feito manualmente. Ao ligar o motor 2.8 Turbo Diesel da Chevrolet S10 Z71 2022, o som característico invade a cabine, baixo, tolerável, só para mostrar que se trata de um veículo com motor abastecido a óleo diesel. Ao colocar a alavanca do câmbio na posição D e acelerar, o motorista percebe que o arranque é lento, mas não poderia ser diferente, já que a S10 Z71 pesa 2.042 kg em ordem de marcha.
Apesar disso, desenvolve velocidade de maneira progressiva e constante. Até engana, pois por se tratar de um veículo grande, na velocidade média de 50 km/h, comum nos grandes centros, parece que a picape está parada. A boa sensação ocorre ao passar em valetas, lombadas, asfalto ondulado. Apesar de ser uma caminhonete que pesa um pouco mais de 2 toneladas, a S10 Z71 oferece conforto aos ocupantes, mesmo com a caçamba vazia.
Ao entrar na estrada, a picape média esportiva da Chevrolet também se mostra bastante estável. Claro que não há comparação com um sedã ou hatch de passeio, por exemplo, mas por se tratar de um veículo grande e pesado, atende os requisitos necessários para não pregar susto no motorista ao passar por uma curva mais fechada. Ainda na rodovia, mantem velocidade constante, mesmo ao entrar em uma subida, as acelerações e retomadas são rápidas e seguras.
O sistema de tração 4×4 é fácil de operar, pois ao mudar o seletor, aciona a tração escolhida e fica pronta para avançar nas trilhas mais severas. A Chevrolet S10 Z71 atende as necessidades de quem precisa de um modelo robusto para ser utilizado tanto no campo, como na cidade.
No entanto, os testes feitos de acordo com o padrão do Inmetro o consumo de diesel da Chevrolet Z71 é de 8,3 km/L na cidade e de 10,6 km/L na estrada. Nesta Avaliação de AutoAgora.com.br utilizamos a picape esportiva em várias situações do dia a dia de quem utiliza um veículo na cidade, com o ar-condicionado ligado e também na rodovia com velocidade média de 120 km/h. Além disso, utilizamos também os sistemas 4×4 em algumas trilhas, mas sem lama, pois no período de empréstimo não choveu na região que trafegamos. Assim o consumo mostrado no computador de bordo da Chevrolet S10 Z71 na cidade foi de 8,9 km/L e na estrada 9,3 km/L.
O preço da Chevrolet S10 Z71 é R$ 271.910. Além dos equipamentos já mencionados a picape média esportiva da Chevrolet traz os vidros laterais com mecanismo de abertura e fechamento por meio da chave, banco traseiro rebatível com porta-objetos e computador de bordo com a função ECO. Os freios tem a assistência ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados também para o uso fora-de-estrada completam o pacote dinâmico. Tem ainda a câmera de ré de alta definição e a direção com assistência elétrica inteligente, que compensa inclinação da via em longos percursos e reduz trepidações geradas por um eventual desbalanceamento das rodas.
Para completar, o significado de Z71 incorporado na S10 é que nos veículos da GM vendidos nos Estados Unidos, a letra “Z” com um número ao lado identifica as versões especiais de seus modelos, neste caso, ou seja, na versão brasileira da picape média S10 imprimiram um visual esportivo, sem alterar a motorização.
Entre as picapes médias com versões de visual esportivo, o comprador encontra como opção, com preços próximos, equipamentos semelhantes, mas motores diferentes a Ford Ranger Storm (R$252.440) e a Nissan Frontier Attack (263.048), ambas avaliadas por AutoAgora.com.br Em 2021, segundo levantamento feito de emplacamentos pela Fenabrave, foram comercializadas no mercado brasileiro149.489 picapes médias e a General Motors emplacou 35.045 unidades da Chevrolet S10.
Motor: 2.8L Turbo Diesel
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 2.776 cm³
Combustível: Diesel
Taxa de compressão:16,5: 1
Alimentação: Injeção direta
Potência: 200 cv a 3.400 rpm
Torque: 51 kgfm a 2.000 rpm
Tipo: Automático de 6 marchas com Active Select
Tração: Traseira, redução final 4×4
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambores e sapatas
Direção: Caixa de direção elétrica por correia
Dianteira: Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Traseira: Feixe de molas semi-elípticas de 2 estágios e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Liga leve: 18″
Pneus: 265/60 R18
Comprimento: 5.361mm
Largura: 1.850 mm
Altura: 1.874 mm
Distância entre-eixos: 3.096 mm
Comprimento da caçamba: 1.484 mm
Largura da caçamba: 1.534mm
Altura da caçamba: 466 mm
Capacidade de carga: 1.108 kg
Tanque de combustível: 76 litros
Ângulo de ataque 29°
Ângulo de saída: 16,1°
Altura do solo: 228 mm