Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Lançamento: Chevrolet Spin 2021
Lançamento: Chevrolet Spin 2021
23/06/2020
Lançamento: CAOA CHERY Arrizo 6 chega por R$ 98.400
Lançamento: CAOA CHERY Arrizo 6 chega por R$ 98.400
24/06/2020
Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Foto: Saulo Mazzoni

Versão esportiva da picape média traz visual chamativo, motor diesel de 200 cv, câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4  

Nesta avaliação da Ford Ranger Storm Diesel, vale lembrar que, apesar de ser fabricada na Argentina, ela foi desenvolvida para o mercado brasileiro. Diferente das outras versões, voltadas para o agro empresário e com vocação operária, a Ranger Storm está direcionada ao público que curte esportes radicais e aventura, portanto mais jovem.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Grade com o nome da versão/Foto: Saulo Mazzoni

Para deixar isso bem evidente, a Ford trabalhou forte o visual. Na frente aparece destacada na grade dianteira tipo colmeia, o nome Storm com o símbolo azul oval acima, além disso, o capô tem faixas personalizadas. Nas extremidades do para-choque estão as luzes de neblina.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Faixas laterais, capa do retrovisor e molduras na cor preta/ Foto: Saulo Mazzoni

A lateral utiliza apliques nas colunas das portas, para incrementar o visual, há os alargadores, as molduras nos para-lamas. Os estribos, as rodas de liga leve 17” e santantônio também são exclusivos, portanto, só estão nesta versão, na cor preta. Os pneus 265/65 R17 todo-terreno Scorpion AT Plus, foram desenvolvidos pela Pirelli especialmente para a versão Storm.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Lanternas da série especial global Wildtrak/Foto: Saulo Mazzoni

Já as linhas da traseira de uma picape não oferecem muitas opções, isso por mais criativo que seja o desenhista. Sendo assim, eles trabalharam nas lanternas. A Ranger Storm tem as lentes escurecidas copiadas da série especial global Wildtrak.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Bancos em tecido/ Fioto: Saulo Mazzoni

Com cabine dupla, a picape média utiliza os mesmos itens de série e acabamento da opção XLS 4×4. Sendo assim, os bancos são em tecido, o painel de instrumentos é digital, com várias informações do computador de bordo. Elas são acessadas pelos comandos do volante, que é multifuncional. O sistema multimídia é o SYNC com tela de 8 polegadas, oferece comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Motor turbo diesel 3.2L com 5 cilindros/Foto: Saulo Mazzoni

Ford Ranger Storm: Motor, câmbio, tração e suspensão e consumo de combustível

A Ranger Storm tem o motor Duratorq 3.2L turbodiesel de 5 cilindros com 200 cv de potência e torque de 47,9 kgfm. A tração é 4×4, o comando é por seletor. O câmbio é automático de 6 marchas. Ainda vem com o diferencial traseiro blocante. A capacidade de tração é de até 5.950 kg, já a de imersão é de até 800 mm.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Câmbio automático de 6 marchas, seletor de comando 4X4/Foto: Saulo Mazzoni

Ford Ranger Storm: Consumo de combustível

O consumo de combustível apurado pelo Inmetro no programa de etiquetagem veicular é de 8,4 km/L (cidade) e 9,4 km/L (estrada). Nesta avaliação da Ford Ranger Storm feita por AutoAgora.com.br, com o ar-condicionado ligado, conseguimos melhor eficiência, ou seja, 9,1 km/L na cidade e 12,1 km/L na estrada. Vale lembrar que o consumo de combustível sofre a influência de como o motorista dirige.  

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Suspensões recalibradas na linha 2020/ Foto: Saulo Mazzoni

Ford Ranger Storm com suspensão recalibrada  

Na avaliação: Ford Ranger Storm Diesel,  é bom recordar que, em julho do ano passado, quando apresentou a linha 2020 da Ranger, a principal modificação relatada pela Ford, foi a do sistema de suspensão, já que ele foi refeito. Se comparada a Ranger 2019, eles trocaram amortecedores, molas, barra estabilizadora dianteira e coxins. Este novo sistema está presente na opção Storm.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Foto: Saulo Mazzoni

Entre os sistemas de auxilio ao motorista, a picape média aventureira traz o AdvanceTrac. Ele é composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle automático de descida. Ainda integra o sistema, o controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Foto: Saulo Mazzoni

Ford Ranger Storm: Impressões ao dirigir

Na avaliação da Ford Ranger Storm Diesel  foi possível perceber que dirigir uma picape, principalmente em uma grande cidade sempre é diferente, pois ao entrar no veículo vem aquela sensação de iniciar uma aventura. Isso porque a picape é grande, não há como reclamar de espaço, tanto para os ocupantes dos bancos dianteiros, como dos traseiros.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Foto: Saulo Mazzoni

Apesar de os comandos para ajustes dos bancos serem todos manuais, não há opção elétrica, o motorista não encontra dificuldades para encontrar a posição confortável e segura para dirigir. O ajuste do volante é só de altura. Muito simples para operar é o multimídia SYNC, aliás, algumas funções, como por exemplo, trocar a estação de rádio, pode ser feito por comando de voz.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Multimídia SYNC com várias funções/ Foto: Saulo Mazzoni

Outra boa sensação ocorre ao girar a chave e acionar o motor. Isso porque o som característico do motor diesel invade a cabine. Não é exagerado, mas na medida para o motorista saber que se trata de um motor forte. Ao rodar pela cidade é preciso ter cuidado, por exemplo, manter distância do veículo que está na frente. O sistema de frenagem é muito bom, responde plenamente quando acionado, mas um veículo pesado precisa de mais espaço para parar.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Suspensões bem calibradas/ Foto: Saulo Mazzoni

Novos ajustes feitos no sistema de suspensão

Os ajustes feitos no sistema de suspensão deixaram a picape melhor para o uso urbano, que da geração anterior. Absorve bem as imperfeições do asfalto, o que se traduz em conforto para os ocupantes, principalmente os dos bancos traseiros.  Outro fator que o motorista deve ficar atento ao trafegar na cidade é com o limite de velocidade. A Ranger Storm tem um arranque lento, mas desenvolve velocidade rapidamente. Caso o motorista não preste atenção, pode se complicar ao passar em um radar. Isso porque ao andar a 60 km/h a sensação é de estar a 40 km/h.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Foto: Saulo Mazzoni

A questão de velocidade também serve para quando a Ranger Storm está na rodovia. Isso porque, a picape desenvolve velocidade rapidamente. O câmbio faz trocas suaves, sem trancos. Não há susto ao realizar ultrapassagens e tem excelentes retomadas.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Sistema 4×4 acionado por seletor/ Foto: Saulo Mazzoni

O sistema de direção com assistência elétrica está bem calibrado, firme ao enfrentar uma curva e leve nas manobras de estacionamento. E na terra, nos terrenos acidentados, o 4×4 está preparado para qualquer tipo de obstáculo. Mas vale avisar, neste terreno é necessário, pois neste tipo de terreno, é necessário algum conhecimento e perícia. Ela tem os equipamentos, porém, o motorista precisa saber utilizá-los.

Avaliação: Ford Ranger Storm Diesel

Foto: Saulo Mazzoni

Ford Ranger Storm: Preço e itens de série

O preço da Ford Ranger Storm é de R$ 161.690. Entre os itens de série a Ranger Storm traz a direção com assistência elétrica, ar-condicionado automático e digital, o controle é individual tanto para o motorista como para o passageiro. No total são 7 airbags (dois frontais obrigatórios, os laterais, de cortina e de joelho para o motorista). Como acessórios está o snorkel que custa R$3.600,00 e a capota marítima que sai por R$5.660,00.

A caçamba tem a capacidade de 1.040 kg, ela vem com ganchos internos para carga, ainda a tampa tem chave e assistente de abertura e fechamento. Para finalizar, neste período de quarentena, a Ford implantou o sistema de vendas que permite ao interessado comprar qualquer modelo da marca on line, ou seja, sem sair de casa. E ainda tem financiamento com carência e parcelas pela metade.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Ford Ranger Storm 3.2L Turbodiesel  

Motor: Ford 3.2 Duratorq TDCi

Posição: Dianteira, longitudinal

Combustível: Diesel

Número cilindros: 5 em linha

Número válvulas: 20

Cilindrada: 3.198 cm³

Taxa de compressão: 15,5:1

Alimentação: Bomba elétrica de alta pressão

Potência: 200 cv @ 3.000 rpm

Torque: 47,9 kgfm @ 1.750–2.500 rpm

Transmissão Automática

Modelo: Ford 6R80       

Tipo: Automática, com 6 marchas à frente e uma à ré

Tração: 4×4 com “Shift on the Fly” (4×2, 4×4 High e 4×4 Low) e diferencial traseiro blocante

Freios          

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: tambores e sapatas

Direção: Eletricamente assistida (EPAS)

Suspensão

Dianteira: Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora

Traseira: Eixo rígido com feixe de molas longitudinais

Rodas: Liga leve 17”

Pneus: Especiais Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17

Dimensões/Capacidades

Comprimento: 5.354 mm

Largura: 2.163 mm

Entre-eixos: 3.220 mm

Ângulo de entrada: 28º

Ângulo de saída: 27º

Caçamba

Comprimento: 1.549 mm

Largura: 1.560 mm

Largura entre caixas de rodas: 1.139 mm

Altura: 511 mm

Volume: 1.180 L

Capacidade de carga:1.040 kg

Tanque de combustível: 80 L

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

1 Comment

  1. […] no Brasil, como a Chevrolet, por exemplo, que tem a S10, ou as importadas da Argentina, igual a Ford Ranger e Nissan Frontier tiraram de seu portifólio de produtos as opções com motor […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *