Sendo assim, nesta avaliação do Chevrolet Tracker Premier 2021, vamos mostrar quais são as qualidades do modelo e se tem potencial para liderar.
No visual os desenhistas da Chevrolet trabalharam para deixá-lo mais esportivo do que utilitário. Sendo assim, a frente do SUV compacto tem faróis afilados com moldura em LED. Uma barra cromada liga as duas extremidades. Como não poderia ser diferente, a logomarca da Chevrolet, a gravata dourada, está no centro.
O para-choque na cor da carroceria traz no meio uma grade trapezoidal na cor preta. Porém, as extremidades são ressaltadas, onde estão as lâmpadas repetidoras, também conhecidas como setas, em LED. Já na parte inferior tem uma moldura na cor preta.
Com área envidraçada grande, vincos em toda a extensão e barras no teto, o desenho das laterais reforçam a esportividade do modelo. As caixas de rodas com molduras pretas se unem por uma barra na mesma cor. Ainda, as rodas são de liga leve 17” e os pneus 215/55 R17.
Na parte traseira, o spoiler no teto acomoda a terceira luz de freio, o break light. Mas não é só isso. O vidro é inclinado, e as lanternas em LED invadem a tampa. No centro, a gravata dourada. Abaixo estão os vincos em forma de trapézio. O para-choque é preto com refletores nas extremidades e uma peça cinza inclinada para o assoalho.
Chevrolet Tracker Premier 2021: Capacidade do porta-malas e dimensões
O novo SUV compacto da Chevrolet tem 4,27 m de comprimento e 2 m de largura. No entanto, a distância entre-eixos é de 2,6 m e a altura 1,6 m. No porta-malas a capacidade é de 393 litros, isso sem rebater os bancos, e o tanque de combustível tem capacidade de 44 litros.
Além do novo visual, a GM integrou ao SUV o novo motor 1.2L Turbo, com 3 cilindros e 12 válvulas. Ele tem potência de 132 cv (G)/133 cv (E) disponíveis a 5.500 rpm. O torque é de 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm. Na China, por exemplo, este motor utiliza injeção direta de combustível.
Para o Brasil, a fabricante optou por injeção indireta, ou seja, a injeção de combustível acontece ainda no coletor de admissão. Segundo a GM este sistema tem manutenção mais barata que o de injeção direta. Outro detalhe deste motor é que utiliza a correia dentada, ou correia sincronizadora, banhada em óleo. Por isso é importante ao trocar o óleo do motor, sempre utilizar o óleo recomendado pela fabricante.
A opção Premier, topo de linha, utiliza o câmbio automático de 6 marchas, com opção de trocas manuais por botão, ele está colocado no pomo da alavanca de marchas. Nesta versão não está disponível o câmbio manual.
Na avaliação do Chevrolet Tracker Premier 2021, ou seja, a versão topo de linha, podemos afirmar que é um modelo completo e bem acabado. As portas têm revestimento em couro, na mesma tonalidade dos bancos, o mesmo revestimento está no volante multifuncional.
O painel de instrumentos em TFT de 3,5″ mostra, além da velocidade e giro do motor de maneira analógica, a velocidade digital e informações do computador de bordo. Entra elas o consumo instantâneo, consumo médio, odômetro total e parcial e a marcha engatada, quando o motorista optar por trocas manuais.
Bem no centro está o multimídia MyLink de 3ª geração. Nele é possível parear até dois smartphones ao mesmo tempo. É compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play. Alem disso, traz o carregador por indução, ou seja, para os celulares que têm este sistema, a carga ocorre sem a necessidade de conectar um cabo.
Não só a Premier, mas todas as versões do Novo Chevrolet Tracker vem com sistema Wi-Fi nativo. Ele é fornecido pela operadora Claro e aceita até 7 dispositivos simultaneamente. O comprador pode optar por um dos vários pacotes de conectividade. Os preços dos pacotes de Wi-Fi nativo dos veículos Chevrolet variam de R$ 29,90 até R$ 89,90.
Tem ainda no interior, o ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro com descansa braço, volante ajustável em altura e profundidade. O banco do motorista pode ser ajustado também em altura e o traseiro é bipartido.
Esta avaliação do Chevrolet Tracker Premier 2021, procurou simular a utilização do SUV no dia a dia. Sendo assim, o primeiro contato, obtido ao retirar o veiculo na fábrica em São Caetano do Sul, agrada. Logo ao sentar no banco, o motorista percebe que é confortável e não há dificuldades para realizar os ajustes, tento do banco como dos espelhos retrovisores.
Por tratar-se da versão Premier merece receber ajustes elétricos no banco, este item não está disponível nem como opcional.
Para sair do pátio foi necessária uma manobra. No processo já deu para perceber que a direção com assistência elétrica progressiva está bem calibrada. É leve para realizar manobras ao sair de uma vaga, ou para estacionar.
Depois disso, nas situações urbanas o carro se mostra agradável e seguro. Ao sair da fábrica e entrar na Avenida Goiás, com pouco movimento, isso porque estamos ainda no período de quarentena, um teste nos sistemas de segurança. Após abrir o semáforo, em velocidade baixa, um outro carro entra na frente do Tracker. Imediatamente a luz de aviso acende e o carro para. Ou seja, o sistema de frenagem automática funciona.
Na sequencia do trajeto, percebe-se que desenvolve velocidade de maneira fácil, não é preciso abusar do acelerador. E as trocas das marchas acontecem sem trancos, suavemente.
Outro ponto forte do Chevrolet Tracker Premier 2021 é o acerto de suspensão. Consegue ser eficiente ao passar por valetas e lombadas e absorve bem as imperfeições do asfalto.
Também como item de série no SUV, o sistema que estaciona sozinho é fácil de ser utilizado, com um toque no botão ele é ativado.
O sistema multimídia é bem conhecido dos compradores de veículos Chevrolet, sua operação é totalmente intuitiva, mas vale para quem faz contato pela primeira vez, navegar pelas opções com o veículo parado e entender seu funcionamento.
Na cidade com velocidade média de 50 km/h, o motor se mantém em 1.600 giros, ou seja, giro baixo. E na rodovia, média de 100 km/h não passa dos 2.000 rpm.
Por falar em rodovia, saiu-se muito bem. Ele passa segurança ao motorista quando é necessário exigir um pouco mais do acelerador em uma ultrapassagem, ou até mesmo ao enfrentar uma subida. Também neste tipo de terreno a direção é firme, tem o ponto ideal para enfrentar as curvas de maneira segura.
Com o motor 1.2L turbo e câmbio automático (AT6), o Chevrolet Tracker Premier 2021 foi certificado no programa de etiquetagem veicular do Inmetro com os seguintes resultados: abastecido com etanol 7,7 km/L (cidade)/ 11,2 km/L (estrada). Com gasolina consome 9,4 km/L (cidade) e 13,5 km/L (estrada).
Nesta avaliação, o Chevrolet Tracker Premier 2021, abastecido com gasolina e ar-condicionado ligado, o consumo foi de 8,1km/L na cidade e 11,3 km/L na estrada. Certo que, o consumo de combustível é influenciado pelo trajeto, a maneira que o motorista dirige e as condições climáticas.
O preço do Chevrolet Tracker Premier 2021 é de R$ 119.490. Por tratar-se da versão topo de linha, traz todos os equipamentos e acessórios disponíveis . Entre os itens de segurança figuram os dois airbags obrigatórios e ainda os laterais e de cortina. Também possui o assistente de partida em aclive, controle de estabilidade e tração. Os freios são com o obrigatório ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD).
Ainda tem o Start/Stop, o qual pode ser desligado. Ele interrompe o funcionamento do motor quando o carro para em semáforo, por exemplo.
Já entre os itens exclusivos da versão Premier estão o alerta de colisão frontal, Easy Park (sistema de estacionamento automático), teto solar elétrico panorâmico e frenagem automática de emergência em baixa velocidade .
Além disso, a Chevrolet oferece o serviço On Star. O pacote Standard Connect é grátis, ele vem com diagnóstico do veículo, alertas do diagnóstico, notificações de manutenção, revisão para a concessionária e a condução inteligente. A outra opção é a Connect, ela custa R$ 59,90/mês. Vem com informações de diagnóstico e comandos remotos através do MeuChevrolet App, diagnóstico sob demanda, comandos remotos, navegação integrada, localização em tempo real e status do veículo.
O Protect sai por R$ 69,90/mês, ele inclui resposta automática em caso de acidentes, serviços de emergência, recuperação veicular. No Road Service, há comandos remotos através do agente OnStar e Bom samaritano. E o Protect & Connect custa R$ 89,00/mês, por tanto, é o pacote completo, com todos os serviços.
No que diz respeito as cores, a Azul Eclipse não tem custo adicional, porém, as sólidas custam R$ 750,00 e as metálicas R$ 1.600,00.
Conheça também o Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo. É só navegar na reportagem do site e assistir o vídeo Avaliação Chevrolet Tracker Premier 1.0 Turbo no Canal Auto Agora.
Desde o lançamento, em uma condição que as concessionárias estavam fechadas, por causa das regras de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus, o Chevrolet Tracker alcançou mais de 11.000 unidades emplacadas até o final de junho. O líder Jeep Renegade com três meses de vantagem emplacou mais de 20.000 unidades.
Para finalizar, se mantiver esta média de vendas, o Chevrolet Tracker tem potencial para conquistar a liderança do segmento.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Taxa de compressão: 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 132 cv (G)/133 cv (E) a 5.500 rpm
Torque: 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) a 2.000 rpm
Tipo: Automático 6 marchas
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Liga leve17″
Pneus: 215/55 R17
Comprimento: 4.270 mm
Distância entre-eixos: 2.570 mm
Largura: 2.044 mm
Altura: 1.624 mm
Porta-malas: 393 L
Tanque de combustível: 44 litros
11 Comments
[…] que a Nova Montana terá o motor 1.2 turbo de série em todas as versões. É o mesmo utilizado no SUV Chevrolet Tracker, o qual entrega potência de com 3 cilindros e 12 válvulas. Ele tem potência de 132 cv (G)/133 cv […]
[…] esperava uma frente semelhante a da utilizada no Chevrolet Tracker vai decepcionar. A frente da Nova Montana 2023 é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido em […]
[…] executadas em etapas, no intuito de evitar prolongadas interrupções na linha, que já montava o Chevrolet Tracker e o Chevrolet […]
Um ótimo carro para quem procura uma opção prática e descontraída! A Performance não decepcionou, rápido e de fácil manejo, embora não seja um esportivo, é mais do que suficiente para quem usa o carro no dia a dia. A avaliação da qualidade e durabilidade do veículo é mais que bem feita, certamente é um produto Chevrolet que ainda tem uma boa pose no mercado.
Concordo é um automóvel que atende as necessidades do dia a dia. Obrigado por comentar.
Ampliei o meu conhecimento sobre o Chevrolet Tracker Premier 2021 graças a esse post! Fiquei surpreso com as características e funcionamentos, muito obrigado pelo conteúdo!
Olá bem vindo. Fico feliz em ajudar a esclarecer suas dúvidas. Obrigado por comentar.
Excelente avaliação! Acabei de comprar o Tracker Premier 2021 e devo dizer que as informações apresentadas no post são muito precisas. O carro é muito prático e confortável, embora eu tenha tido alguns problemas com a estabilidade em velocidade alta. Além disso, a acabamento interno é muito bom. Só que sinto que o motor foi um pouco tímido em alguns momentos. Nada que impeça de gostar do carro, é uma ótima escolha para quem procura um veículo prático e econômico.
Olá, quanto a questão da estabilidade, verificou como está alinhamento e balanceamento? Obrigado por comentar e deixar sua opinião.
Falou! Fiquei impressionado com a direção precisa do Tracker, especialmente em curvas, e a trancagem de rodas era eficaz. O interior também é muito bem acabado, adorei o design da painel. No entanto, preciso de mais um pouco de eficiência no consumo de combustível, pois me Beispiel!
Estes sistemas elétricos de direção são bem precisos e eficientes. Sobre o consumo, experimente controlar um pouco mais o pé, principalmente nas arrancadas. Obrigado por comentar.