Em 2018, a Fiat Automóveis lançou no Brasil o sedã compacto Premium Fiat Cronos. O carro é fabricado na Argentina e utiliza a plataforma do Fiat Argo. Ele agradou o consumidor, por isso, a Fiat que, na época integrava o Grupo FCA e hoje está no Grupo Stellantis, evoluiu o modelo, promoveu alterações no visual e passou a oferecer na versão topo de linha um modelo com motor 1.3L e câmbio CVT.
Na linha 2023, o sedã Fiat Cronos teve as grades dianteiras redesenhadas no padrão tipo colmeia e recebeu dois frisos cromados. A logomarca FIAT, também cromada, aparece em destaque no centro. Os vincos acentuados estão presentes no capô, eles formam um ‘V’. As máscaras negras nos faróis imprimem um visual esportivo ao sedã. O para-choque é na cor da carroceria, ele traz no centro uma outra grade preta menor, e nas extremidades, estão os faróis de neblina.
A lateral do Fiat Cronos tem desenho marcante por causa dos vincos. Eles iniciam no farol que invade o para-lama. O vinco superior segue na altura da maçaneta e termina na lanterna traseira. Há outro vinco na parte inferior das portas e um friso cromado. A moldura dos vidros laterais e os apliques nas colunas das portas são na cor preta, enquanto que a capa do retrovisor é na mesma cor da carroceria. As rodas são de liga leve 16 polegadas e os pneus: 195/55 R16.
O desenho traseiro do Fiat Cronos Precision 1.3 CVT, tem o vidro inclinado. Ao observar o teto, a antena na cor preta se destaca. A tampa do porta-malas traz um leve ressalto. O grande logo FIAT cromado está na parte superior. As lanternas são arredondadas nas pontas e seguem para o centro da tampa, elas são bipartidas. No meio, uma área esculpida acomoda a placa de identificação do tipo Mercosul. O nome do sedã ‘Cronos’, cromado está no lado esquerdo inferior e a denominação da versão ‘PRECISION AT’ no lado direito. A parte superior do para-choque do Fiat Cronos é na cor da carroceria e a parte debaixo inferior na cor preta, o que reforça o visual esportivo, os refletores estão nas pontas.
Por dentro, algumas novidades para o Fiat Cronos 2023, como o novo volante multifuncional, ele é semelhante ao do Fiat Pulse. O volante de três raios, revestido em couro tem a base reta. A outra novidade é a opção de interior em couro no tom Espresso Brown nos bancos e painéis de portas, iguais as mostradas nas fotos.
O quadro de instrumentos tem conta giros e velocímetro analógicos, enquanto que no centro do quadro há uma tela TFT 3,5″, a qual mostra a velocidade digital e também as informações do computador de bordo, como por exemplo, pressão dos pneus (iTPMS), relógio digital, calendário entre outras. A central multimídia com tela de 7 polegadas está no centro do painel. Ela espelha celular com Android Auto e Apple Carplay, há portas USB, inclusive para os bancos traseiros. O ar-condicionado é digital e o console traz um porta copo.
O sedã Fiat Cronos Precision 2023 1.3 CVT tem dimensões compatíveis com um veículo deste porte. O comprimento é de 4,3 m, com distância entre-eixos de 2,5 m, enquanto que a largura é de 1,7 m e altura de 1,5 m. No entanto, a capacidade do porta-malas é generosa, o Fiat Cronos Precision recebe até 525 litros de carga, sem rebater os bancos, ou seja, é o sedã compacto com um dos maiores espaços da categoria. Os bancos são rebatidos 60/40, para maior versatilidade. Já o tanque de combustível tem a capacidade de 47 litros.
Outra novidade na linha 2023 do Fiat Cronos é o motor 1.3 L Flex, o qual entrega potência de 101 cv (G)/ 109 cv (E). O torque é de 13,7 kgfm (G)/ 14,2 kgfm (E). Por sua vez, até a linha 2022, os quais com motor 1.3L só eram oferecidos com o câmbio manual de 5 marchas, agora ele tema opção de câmbio automático CVT que simula 7 marchas.
Como já foi mostrado no início da postagem de Avaliação do Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023, foram poucas as modificações visuais externas e internas incorporadas ao sedã compacto. No entanto, ao entrar no carro, o motorista encontra um ambiente espaçoso e agradável. No Cronos 2023 não mudaram o quadro de instrumentos, ele é fácil de visualizar.
O volante revestido em couro tem os comandos intuitivos, o motorista não encontra dificuldades ao acessar as informações do computador de bordo que são mostradas na tela TFT que está no centro. A Fiat também não mudou a central multimídia ela é a UCONNECT, a qual está em outros modelos da marca, por isso é simples para operar e parear o celular. Para ligar o motor, com o sensor próximo, a alavanca do câmbio na posição ‘P’, o motorista pisa no freio e aperta o botão. Pouco do ruído invade a cabine, o que confirma que ele tem um bom isolamento acústico.
Ao mover a alavanca pra a posição ‘D’, soltar o freio de mão e pressionar o acelerador, uma grata surpresa. O motor 1.3 Firefly proporciona arranque rápido, eficiente. Desenvolve velocidade rapidamente e não há aquela sensação de que o câmbio está ‘pensando’, ao trocar as marchas.
Ao passar em um terreno muito íngreme, ou seja, uma subida, ele perde um pouco em desempenho, mas nessas condições, vale deslocar a alavanca para realizar as trocas de maneira manual, o que pode ser feito nas borboletas colocadas no volante, ou então na própria alavanca de maneira sequencial.
Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023 tem as suspensões bem ajustadas, pois pouco incomoda os ocupantes ao passar por asfalto ondulado, valetas e lombadas. E a direção com assistência elétrica funciona bem nas manobras de estacionamento. Neste caso, os sensores e a câmera de ré também são bons aliados para uma manobra segura, e os retrovisores externos tem tamanho adequado, pois proporcionam visualização eficiente.
Testamos também o desempenho do Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023 na estrada. O condutor não encontra dificuldade para estabilizar a velocidade em 120 km/h, pois com pouco pressão no acelerador chega na máxima permitida. O sistema de freio é confiável, responde prontamente quando exigido. Quando é preciso frear e acelerar, as respostas são rápidas e também é estável até nas curvas mais fechadas. O sedã Cronos Precison pode ser utilizado tanto na cidade como na estrada.
O consumo do Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023 na cidade, abastecido com gasolina é 13,4 km/L, já abastecido com etanol no ciclo urbano é 9,3 km/L. Ao rodar na estrada, o Fiat Cronos 1.3 CVT 2023 consome na estrada14,9 km/L ao utilizar gasolina no tanque e 10,8 km/L com etanol. Estes valores estão registrados no Inmetro.
No período de empréstimo, o Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2023 foi utilizado na estrada e cidade, em situações diversas. Ele foi entregue com 100% de etanol e nestas condições o consumo registrado no computador de bordo foi de 8,5 km/L na cidade e 9,5 km/L na estrada. A diferença de valores certificada pelo Inmetro e a obtida ocorre por causa das condições que o carro foi utilizado e na maneira que o motorista dirige.
O preço do Fiat Cronos Precision 1.3 2023 CVT é R$ 100.190. Por se tratar da versão topo de linha é um carro completo. Além dos itens mostrados acima, ele ainda traz de série o acendimento automático dos faróis, apoia braço para motorista, câmera de ré, Keyless enter ‘n go (abertura e fechamento do veículo por aproximação da chave + partida por botão), retrovisores externos com ajuste e rebatimentos elétricos e função Tilt Down (inclinação automática do espelho direito ao acionar a ré), luzes indicadoras de direção e iluminação externa de cortesia (luz de poça).
Ainda entre os itens de série no Fiat Cronos Precision 1.3 CVT estão incluídos o alarme antifurto, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, brake light e desembaçador do vidro traseiro temporizado. No console há uma tomada 12V, as travas são elétricas com travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível.
Para auxilio do motorista e segurança dos ocupantes, o Cronos Precision 1.3 CVT traz o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico, iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus), ESS (sinalização de frenagem de emergência), Follow me home, Isofix (gancho universal para fixação cadeira criança).
O motor 1.3 Firefly Flex do Fiat Cronos traz o HCSS (sistema de partida a frio sem tanque auxiliar de gasolina), Hill Holder (sistema ativo de freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), ESC (controle eletrônico de estabilidade), TC (controle de tração), e os itens obrigatórios que a Fiat denomina como HSD (High Safety Drive), composto por airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD.
Conheça o Canal AutoAgoracombr
A Fiat acertou ao incluir a opção de câmbio CVT para o Cronos com motor 1.3L, pois o sedã manteve sua principal característica, ou seja, o porta-malas generoso e o bom espaço interno para os ocupantes. Além disso, o desempenho agrada, e ainda consome menos que a versão anterior com motor 1.8 Flex.
Motor: Firefly
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 1.332 cm³
Alimentação: Injeção multiponto
Taxa de compressão: 13,2:1
Tração: Dianteira
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas: Liga leve 16 polegadas
Pneus: 195/55 R16
Comprimento: 4.364 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Largura: 1.726 mm
Altura: 1.523 mm
Porta-malas: 525 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Colaborou: Fiat Automóveis
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
2 Comments
O meu Cronos Precision veio sem as borboletas para troca de marchas no volante.
Qual o ano do Cronos Precision? Vou consultar a Fiat para saber o que ocorreu.