O Fiat Pulse foi lançado em outubro de 2021. Totalmente desenvolvido em Betim (MG), o Pulse é o primeiro SUV compacto da marca. O modelo conquistou seu espaço no mercado nacional e assim a fabricante ampliou as opções de acabamento. Na linha 2024, ela incluiu uma versão esportiva, mas como o motor aspirado, ou seja, o Fiat Pulse S-Design 1.3 AT FLEX.
Comparado ao Fiat Pulse convencional, o S-Design ganhou acabamento escurecido nos detalhes. A começar pelo logo da Fiat posicionado na grade central. Os faróis são em LED, com moldura superior do para-choques que liga os faróis em preto brilhante, cor que está também nos skids plates dianteiro e traseiro. As molduras são pretas nas extremidades do para-choque e na grade inferior.
Os detalhes escurecidos também estão nas laterais, pois as barras no teto, molduras da área envidraçada, retrovisores, apliques nas colunas das portas e rodas de liga leve 16 polegadas, calçadas com pneus 195/60 R16, seguem o padrão e são na cor preta, enquanto que as maçanetas foram pintadas na cor da carroceria. No modelo avaliado, o teto é preto, porém ele é opcional. Por sua vez, o Fiat Pulse S-Design 1.3 AT FLEX mantém as dimensões e capacidades das outras versões da linha, ou seja, o comprimento é 4,09 m, a distância entre-eixos é 2,53 m, para uma largura de 1,77 m e altura de 1,57 m. A capacidade do porta-malas é de 370 litros e os bancos traseiros podem ser rebatidos totalmente, 60/40 ou 40/60.
Na traseira, Fiat Pulse S-Design 1.3 AT FLEX mantém os detalhes escurecidos, eles estão no aerofólio que sai do teto, logomarca FIAT e parte inferior do para-choque. O vidro é inclinado, com o limpador no centro. Há uma área esculpida para acomodar a placa Mercosul. As lanternas têm o formato de gota avançam para a tampa do porta-malas. E o para-choque traz refletores nas pontas.
Por dentro, o Fiat Pulse S-Design 1.3 AT FLEX tem o interior escurecido, o quadro de instrumentos 3,5 polegadas em TFT multifuncional. Há um relógio digital, calendário e informações do veículo personalizável. As informações são analógicas e digitais. Isso porque o velocímetro e conta giros são com ponteiros e no centro há uma tela onde o motorista tem acesso a velocidade digital e informações do computador de bordo.
O volante multifuncional é plástico com ajuste de altura. Já a central multimídia tem a tela sensível ao toque de 10,1” com navegação GPS embarcada e mostra as imagens da câmera de ré. O ar-condicionado é digital de uma zona, no console há o wireless charger (carregador sem fio). O sistema de partida é keyless Entry’nGo, traz os sensor de estacionamento traseiro e o revestimento dos bancos é em tecido escuro com as costuras brancas.
O motor do Fiat Pulse S-Design 1.3 AT FLEX é aspirado com quatro cilindros em linha. Ele entrega potência de 107 cv (E)/98 cv (G) e torque de13,7 kgfm (E)/ 13,2 kgfm (E). Ainda no volante há o botão vermelho para acionar o modo Sport. O sincronismo ocorre por corrente de comando e o óleo recomendado para o motor Fiat 1.3 Firefly é o SAE 0W20. Ele trabalha com o câmbio CVT que simula 7 marchas.
Logo ao visualizar o Pulse S-Design, o que chama mais chama a atenção é o layout esportivo impresso pelos detalhes escurecidos na parte externa. Depois disso, ao entrar, percebe-se que ele tem um ambiente agradável. E para guiar, o motor aspirado 1.3 oferece bom arranque, a velocidade aumenta de maneira linear e o câmbio CVT troca as marchas, já que ele simula 7, quase que sem retardo. No circuito urbano, ao passar por valetas e lombadas, pouco da vibração é sentida na cabine, pois as suspensões estão bem ajustadas.
O maior desconforto ocorre quando começa a subir uma rampa sem estar embalado. Nestas condições o melhor é optar pelo modo Sport, para melhora o desempenho. E na estrada o Pulse S-Design 1.3 AT FLEX também apresenta boa performance, mesmo sem o modo Sport acionado. Mantém velocidade constante é estável nas curvas e tem boas acelerações e retomadas.
O consumo do Fiat Pulse S Design 1.3 AT FLEX com o motor Firefly é de 8,8 km/L na cidade e 10,6 km/L na estrada quando abastecido com Etanol e 12,5 km/L no ciclo urbano e 14,5 km/L na rodovia ao utilizar gasolina no tanque. Para esta Avaliação ele foi entregue com gasolina no tanque e utilizado tanto na cidade como na estrada com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, o computador de bordo do Fiat Pulse S Design 1.3 AT FLEX mostrou consumo de 11,9 km/L ao rodar na cidade e 13,2 km/L na estrada.
O preço do Fiat Pulse S-Design 1.3 AT FLEX 2024 é R$ 116.990. Na mesma cor do modelo avaliado, ou seja, Branco Banchisa com teto preto o interessado desembolsa mais R$ 990,00. Além dos itens já mostrados, ele traz de série: os airbags frontal, tórax e de cabeça. Indicador de troca de marcha (Gear Shift Indicator), 4 alto falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), antena, console central com apoio de braço, porta copos, porta celular e porta objetos.
Assista o vídeo no Canal autoagoracombr e conheça as diferenças entre o Pulse Impetus e o S-Design
Para auxilio ao motorista, o Fiat Pulse S-Design tem o Hill Holder (assistente partida rampa), ASR (Controle eletrônico de tração), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), TC+ (Electronic Locker), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), freios ABS com EBD, direção elétrica, controlador de velocidade (piloto automático), alarme antifurto e sensor de pressão dos pneus (iTPMS).
Motor: 1.3 Firefly Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Alimentação: Injeção multiponto
Potência: 107 cv (E)/ 98 cv (G) a 6.250 rpm
Torque: 13,7 kgfm (E)/ 13,2 kgfm (G) a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, simulação de 7 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 195/60 R16
Comprimento: 4.099 mm
Entre-eixos: 2.532 mm
Largura: 1.774 mm
Altura: 1.577 mm
Ângulo de entrada: 20,3 º
Ângulo de saída: 31,4°
Porta-malas: 370 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Leia também, Avaliação: Fiat Pulse Audace e Fiat Pulse Impetus
Fotos: autoagora.com.br – Imagens
Colaborou: Fiat Automóveis