Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Fiat Pulse S-Design 2024
Avaliação: Fiat Pulse S-Design 2024
24/05/2024
Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Rodovia

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024/ Foto: Divulgação

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Além do novo visual, o SUV Aircross recebeu motor Fiat T200 e câmbio automático CVT

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Por: Edison Ragassi

O SUV Novo Citroën C3 Aircross foi lançado em novembro de 2023 com os benefícios que a marca francesa conquistou depois de passar a integrar o Grupo Stellantis. Isso porque, além de um visual mais moderno e chamativo, o modelo tem o trem de força, ou seja, motor 1.0 T200 e câmbio CVT utilizado nos veículos da Fiat como o Pulse, Fastback e Fiat Strada, além do Peugeot 208.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Frente

Frente do novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 com assinatura em LED

O visual da dianteira do Citroën C3 Aircross Shine lembra o do irmão menor o novo C3 lançado em setembro de 2022. As linhas dianteiras são arredondadas e capô com vincos acentuados nas extremidades. As luzes afiladas em LED se unem aos frisos cromados, eles estão na parte superior das extremidades e avançam para o centro onde se unem para formar os dois Chevrons, o símbolo da Citroën (Deux Chevrons). Os faróis estão nas extremidades em área esculpida para acomodá-los. A grade central é dividida por uma barra. O para-choque é grande na mesma cor da carroceria. E na parte inferior há uma grade preta, a qual acomoda as luzes de neblina arredondadas e abaixo uma barra cromada completa o visual dianteiro do novo Aircross.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Lateral

Na lateral, as caixas das rodas com molduras reforçam o visual esportivo do Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Ao observar a lateral, o Novo Citroën C3 Aircross Shine traz barras longitudinais no teto. A versão avaliada tem pintura biton, carroceria Vermelho Rubi e teto Preto Perla Nera, porém, a cor do teto também pode ser Branco Banquise, ambas sem custo adicional. Com área envidraçada grande, as colunas das portas têm apliques plásticos, os retrovisores com lâmpadas de direção têm as capas pretas e as maçanetas são na cor da carroceria. Os para-lamas são robustos com vincos e molduras pretas nas caixas das rodas, elas são ligadas por um friso inferior. As rodas de liga leve diamantadas 17 polegadas são calçadas com pneus 215/60 R17.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Traseira

Lanternas em LED ligadas por uma faixa preto brilhante no novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Na traseira, Citroën C3 Aircross Shine 2024, tem um aerofólio que sai do teto. As lanternas em LED são ligadas por uma barra preta. Logo abaixo, no centro da tampa, está o duplo Chevron. Ainda na tampa, no lado esquerdo inferior a inscrição ‘Turbo 200’, referente ao motor e no direito ‘C3 Aircross’. Já o para-choque traseiro é preto, com uma moldura no meio para acomodar a placa de identificação. Um skid plate cinza metálico está no meio do para-choque, ele também acomoda os refletores.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Painel

O painel do C3 Aircross tem duas cores e cluster de instrumentos digital/ Foto: Divulgação

No interior, o Citroën C3 Aircross Shine 2024 tem o painel arredondado. Ele é pintado em duas cores. As saídas de ar laterais são retangulares. O volante multifuncional de três raios com ajuste de altura, ele é revestido em couro. Por sua vez, o quadro de instrumentos é digital, uma tela TFT 7 polegadas mostra a velocidade, giro e temperatura do motor, marcha engatada, quantidade de combustível no tanque, hodômetro total e parcial, entre outras informações.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Multimídia

Tela sensível ao toque de 10 polegadas para o novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024/ Foto: Divulgação

A central multimídia Citroën Connect Touchscreen tela de10 polegadas está no centro do painel. Através dos sistemas Android Auto e Apple Carplay é possível espelhar e parear o smartphone sem a necessidade de um cabo de dados. O sistema de áudio vem com dois alto falantes dianteiros e dois traseiros, tem ainda dois tweeters dianteiros.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Volante

Volante multifuncional revestido em couro no Citroën Aircross Shine/ Foto: Divulgação

O ar-condicionado é manual, há uma porta USB de recarga e dados, tomada 12V no painel e duas portas USB para a segunda fileira. Para completar os detalhes do interior, os bancos também são revestidos em couro.  

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Porta-malas

Porta-malas com capacidade de 493 litros no novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024/ Foto: Divulgação

Dimensões e capacidades no Citroën C3 Aircross Shine 2024

O novo Citroën C3 Aircross tem 4,32 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,66 m de altura, enquanto que a distância entre-eixos é de 2.67 m. No porta-malas a capacidade é de 493 litros, a qual pode ser ampliada ao rebater o encosto traseiro totalmente. Ele não oferece opção de rebatimento 60/40 ou 40/60. E o tanque recebe até 47 litros de gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Motor

Motor turbo T200 desenvolvido pela Fiat, ele entrega 130 cv (E)/ Foto: Divulgação

Motor e câmbio novo Citroën C3 Aircross Shine 2024   

O novo Citroën C3 Aircross foi o primeiro da marca francesa a receber o motor 1.0 turbo 3 cilindros T200 da Fiat e câmbio CVT que simula 7 marchas. Este é o mesmo trem de força que está no Fiat Pulse, Fastback, Strada e também no Peugeot 208. Este conjunto entrega potência de 130 cv (E)/ 125 cv (G). Sendo assim, o torque é de 20,4 kgfm ao abastecer com gasolina, álcool combustível, ou a mistura dos dois em qualquer proporção.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Movimento

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Impressões ao dirigir novo Citroën C3 Aircross Shine 2024

Já faz tempo que o consumidor prefere os SUVs, por isso, qualquer fabricante de automóvel que pretende ter sucesso no mercado, precisa ter em seu mix de produtos pelo menos um modelo utilitário esportivo neste segmento. E foi o que fez a Citroën ao lançar o Aircross 2024. Diferente de períodos passados, quando a marca era posicionada no segmento Premium, o Grupo Stellantis a colocou para disputar clientes com as fabricantes tradicionais estabelecidas a mais tempo no Brasil, porém, sem perder as características originais, como por exemplo o design chamativo. E isso é notado logo no primeiro contato com o Aircross.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Painel de intrumentos

Painel de instrumentos do C3 Aircross totalmente digital e de fácil visualização/ Foto: Divulgação

Ao observar o desenho da carroceria nota-se que é um carro que chama a atenção. Depois disso, ao entrar percebe-se o requinte e modernidade nas linhas do painel e detalhes de acabamento. Para encontrar a melhor posição de dirigir, não há dificuldades, porém, o ajuste do volante deveria ser também de profundidade, não só de altura.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Câmbio

Novo Citroën C3 Aircross Shine com motor 1.0 Turbo 2024 e câmbio CVT/ Foto: Divulgação

Também chama a atenção o espaço interno do C3 Aircross Shine 2024, pois o carro é bem confortável, porém, para quem senta no meio no banco traseiro, o túnel central tem elevação razoável, pode ser utilizado para quem tem estatura abaixo de 1,70 m.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Movimento

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Está enganado quem pensa que o motor 1.0 Turbo não é suficiente para uma boa performance do SUV, pois ele tem arranque forte e desenvolve velocidade de maneira rápida e constante, sem muita pressão no acelerador. No entanto, quando o modo Eco está ativado, ao chegar em uma subida, sem estar embalado, o melhor é desativá-lo, assim ele sobe melhor.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Lombada

Suspensões bem calibradas e boa altura em relação ao solo para passar por obstáculos no Citroën C3 Aircross 2024

No que diz respeito aos obstáculos comuns nos trechos urbanos, como por exemplo, valetas e lombadas, ele desempenha bem, pois as suspensões estão bem calibradas, assim como a direção com assistência elétrica, pois é fácil fazer as manobras de estacionamento e também firme nas curvas mais severas.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Rodovia

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024/ Foto: Divulgação

O mesmo ocorre ao utilizar o Citroën C3 Aircross Shine 2024 na estrada. O conjunto motor/câmbio entrega boas acelerações e retomadas, mantém velocidade constante, sem a necessidade de pressionar em demasia o pedal direito. Os freios correspondem as necessidades de um veículo deste porte, tanto na cidade como na rodovia. Para quem quer um automóvel ‘descolado’ e espaçoso, vai aprovar o Novo Citroën C3 Aircross Shine 2024.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024/ Foto: Divulgação

Consumo Novo Citroën C3 Aircross Shine 2024

O novo Citroën C3 Aircross Shine 2024 é o primeiro da marca Citroën a receber o motor Fiat 1.0 T200 e câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Com este trem de força, o C3 Aircross Shine 2024 faz por litro ao rodar na cidade 10,6 km/l abastecido com gasolina e 7,4 km/l ao usar etanol. Por sua vez, na rodovia o consumo é de 12 km/l com gasolina e 8,6 km/l abastecido com álcool, estes dados estão registrados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Para esta Avaliação, o Aircross Shine foi entregue abastecido com gasolina. Ele rodou no modo Eco, com o ar-condicionado ligado, e a média obtida foi 9 km/l na cidade e11 km/l na estrada.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Preço, itens de série novo Citroën C3 Aircross Shine 2024          

O preço do novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 é R$ 128.590. Todos os itens mostrados acima são de série, pois trata-se da versão topo de linha. No entanto, ainda vale citar que ele tem os freios com assistência ABS, ESP (controle dinâmico de estabilidade).

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024 Câmera de ré

Câmera de ré é item de série no Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024/ Foto: Divulgação

São quatro airbags (condutor, passageiro e laterais dianteiros), assistente de partida em rampa (Hill Assist), ITPMS (monitoramento pressão dos pneus), alarme periférico, câmera traseira, vidros e retrovisores elétricos, Isofix para cadeiras infantis.

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Novo Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Ficha técnica Novo Citroën C3 Aircross Shine Turbo 200

Motor Novo Citroën C3 Aircross Shine 2024

Denominação: GSE T200

Tipo: Dianteiro, transversal, com turbocompressor e wastegate elétrica

Número de cilindros: 3 em linha

Número de válvulas: 12

Comando de válvulas: no cabeçote, com sistema eletrohidráulico MultiAir III, com um eixo para as válvulas de escape

Cilindrada: 999 cm³

Alimentação: Injeção direta

Taxa de compressão: 10,5:1

Potência: 125 cv (G) / 130 cv (E) a 5.750 rpm

Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (G/E)

Tipo de óleo Citroën C3 Aircross 2024: 0W30

Tração: Dianteira

Câmbio Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024: CVT, simula 7 marchas

Direção: Elétrica com assistência variável

Suspensões Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Dianteira: Tipo independente McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Tambor

Rodas/Pneus Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo 2024

Rodas: Liga leve 17”

Pneus: 215/60 R17

Dimensões/Capacidades Citroën C3 Live Pack 1.0 2023

Comprimento: 4.320 mm

Distância entre-eixos: 2.675 mm

Largura: 2.019 mm

Altura: 1.673 mm

Altura mínima do solo: 200 mm

Ângulo de entrada: 23,8°

Ângulo de saída: 32º

Capacidade porta-malas: 493 litros

Capacidade do tanque: 47 litros

Colaborou: Citroën do Brasil

Acesse o Canal autoagoracombr e confira os vídeos de Avaliação

Leia também: Como proteger lataria das fortes chuvas

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *