Em 2020 foi lançada a nova geração da picape Fiat Strada pelo Grupo Stellantis. A picape compacta recebeu novo visual, ficou maior e ainda ganhou o motor 1.3L Firefly. O público brasileiro gostou da novidade, pois em 2020 a picape compacta emplacou no país 112,5 mil unidades. Este também fez com que a Strada fosse o automóvel mais vendido do mercado brasileiro. Sendo assim, diz o ditado que, ‘em time que está ganhando não se mexe, mas melhora’, a Fiat Automóveis melhorou a compacta. Para isso incluiu no mix de produtos a Fiat Strada com o câmbio automático CVT, lançada em dezembro de 2021, nas versões Volcano, igual a dessa avaliação, e a Ranch topo de linha.
Os faróis em LED da Fiat Strada Volcono Automática são ligados por uma barra cromada. No centro da grade o logo FIAT está em destaque. A grade tem frisos cromados, do lado esquerdo na parte inferior está a Fiat Flag, são quatro barras para representar a origem italiana da marca. Na mesma cor da carroceria é o para-choque, nele há uma grade inferior. Nas extremidades do para-choque, áreas esculpidas as quais acomodam as luzes de neblina e abaixo, no sentido do assoalho há o overbumper.
As laterais da picape Fiat Strada Volcano automática têm os filetes dos faróis que avançam para o para-lamas, os quais são ressaltados, com molduras nas caixas das rodas. No teto as barras cromadas reforçam o visual esportivo. A área envidraçada é grande e nas colunas das portas há apliques na cor preta. Os vincos estão na região das maçanetas e na parte inferior das portas. Logo abaixo, frisos pretos para reforçar o visual esportivo. As rodas são de liga leve 16 polegadas e os pneus 205/55R16.
O visual da traseira da picape compacta Fiat Strada Volcano Automática tem as lanternas que invadem a tampa, porém não são bipartidas, a moldura de encaixe é parte da carroceria. A tampa da caçamba abre para baixo. A identificação do modelo está do lado esquerdo e da versão VOLCANO AT, no lado direito. Como não poderia deixar de ser, no centro a grande logomarca FIAT. Já o para-choque é preto com refletores nas pontas.
Ao entrar na Fiat Strada Volcano Automática nota-se que o quadro de instrumentos tem o conta-giros, velocímetro e marcador de combustível analógicos. Já ao centro há uma tela de 3,5 polegadas TFT com as informações do computador de bordo e o mostrador de velocidade digital. O volante multifuncional revestido em couro, tem a base reta e ajuste de altura.
A central multimídia Unconnect com tela de 7 polegadas sensível ao toque está no centro do painel. É compatível com o Android Auto e Apple Carplay, ambos pareados sem conectar um cabo. Logo abaixo está os comandos do ar-condicionado mecânico e o carregador do celular por indução (Wireless Charger) está no console. Os bancos são revestidos em couro e tecido.
A Fiat Strada Volcano Automática mede 4,4 m de comprimento, com a distância entre-eixos de 2,7 m. A largura é de 1,7 m e a altura é de 1,5 m. Vale lembrar que na geração anterior a Fiat oferecia a picape compacta com opção de três portas, a qual não está mais disponível, agora só duas ou quatro portas. No entanto, essas dimensões são suficientes para oferecer bom espaço interno aos ocupantes.
A altura em relação ao solo da Fiat Strada automática é de 208 mm e o ângulo de entrada é de 24º. Por se tratar de um veículo comercial, o volume da caçamba é de 844 litros. A capacidade de carga da Fiat Strada Volcano Automática é de 650 kg, e carga máxima rebocável, no caso o reboque sem freio é de 400 kg.
Embaixo do capô a Fiat Strada Volcano traz o conhecido motor 1.3 Firefly, já que também é utilizado no hatch Argo e sedã Cronos. Ele entrega potência de 107 cv (E) a 6.250 rpm/ 98 cv (G) a 6.000 rpm. O torque é de 13,7 kgfm (E) a 4.000 rpm/ 13,2 kgfm (G) a 4.250 rpm. O câmbio automático CVT (Transmissão Continuamente Variável) simula 7 marchas quando utilizado no modo manual, as trocas podem ser feitas na alavanca ou nas borboletas atrás do volante. São três modos de condução: Automático, nesse caso a central eletrônica faz leituras para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo de acordo com a maneira do motorista dirigir.
Já no modo manual, as trocas do câmbio CVT da Fiat Strada são feitas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. E o modo Sport é utilizado para quem busca uma condução mais dinâmica e divertida. No modo Sport, a central eletrônica da Fiat Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.
Logo ao entrar na Fiat Strada Volcano Automática, o motorista tem a sensação de estar em um veículo de passeio, muito semelhante a de entrar em um sedã. Fazer os ajustes no banco, espelhos não é difícil, mas o volante de boa empunhadura poderia ter ajuste de profundidade o que melhoraria para buscar a posição ideal. O painel também é de fácil visualização, assim como a tela do multimídia. O processo de pareamento do celular é feito rapidamente com uns poucos toques na tela do aparelho e multimídia.
Depois disso, ao girar a chave, isso mesmo, a Fiat Strada Volcano Automática tem a tradicional chave tipo canivete, o som do 1.3L Firefly que invade a cabine é suave. Para arrancar e sair da posição estática, é só colocar a alavanca na posição ‘D’, soltar o freio de mão e pressionar levemente o acelerador. A picape compacta arranca de maneira suave, o que é esperado, já que não é um veículo alta performance.
Ao circular na cidade tem desempenho normal, muito semelhante ao de um sedã. O motorista sente algum desconforto caso passe por uma rua com asfalto repleto de ondulações, mas esse desconforto é aceitável, pois não vamos esquecer que se trata de um veículo comercial, o qual tem que estar preparado para levar peso na caçamba. Quando ela está vazia, ao passar pelas imperfeições do asfalto, o chacoalhar tende a invadir o interior do carro.
Mesmo vazia, sem carga na caçamba, ao entrar na rodovia, a Fiat Toro Volcano Automática, é estável, mesmo vazia, em velocidade média de 100 km/h não joga a traseira. Ao acelerar desenvolve velocidade de maneira rápida e constante, sem lag nas trocas das marchas. Caso o motorista necessite ou goste de melhor performance é só acionar o modo Sport e até optar por trocar as marchas manualmente.
Vale ressaltar que, independentemente do tamanho, uma picape é um veículo que foi pensado e desenvolvido para aplicações comerciais, ou seja, para trabalhar fazendo entregas, no transporte de mercadorias e coisas do gênero. E não é por isso que precisa ser rústico sem conforto.
Sendo assim, a engenharia que desenvolve as picapes passou a pensar nelas como veículo de passeio, porém, que também é utilizado no trabalho. Por isso as calibrações e ajustes das suspensões demanda esforços redobrados, para que o modelo ofereça conforto e resistência ao levar carga ou não na caçamba, com ou sem passageiros. E nesse caso a engenharia da Fiat conseguiu um bom ajuste, que atende as várias situações de uso.
Qual o consumo A Fiat Strada Volcano Automática? A Strada Automática consome mais que a com o câmbio manual? Para responder essas questões, antes é necessário explicar que para receber o câmbio CVT, o motor 1.3L Firefly da Fiat Strada Volcano foi calibrado para este tipo de transmissão. Sendo assim, o consumo registrado no Inmetro é de 12,4 km/L na cidade e 13,9 km/L na estrada com gasolina. Ao trocar o combustível para Etanol a Strada Automática Volcano consome no ciclo urbano 8,8 km/L e no rodoviário 9,9 km/L.
Nessa Avaliação a Fiat Automóveis entregou a Strada Volcano Automática abastecida com Etanol no tanque, e foi utilizada com o ar-condicionado ligado. Nessas condições, a média obtida na cidade foi de 8,2 km/L e ao rodar na estrada chegamos a 9,5 km/L, ou seja, muito próximo aos resultados obtidos nos testes oficiais. Ao comparar com a Fiat Strada Volcano que utiliza o câmbio manual de 5 marchas na cidade, abastecida com gasolina é de 12,1 km/L e com Etanol de 8,4 km/L. E na estrada consome 13,3 km/L ao usar gasolina e 9,4 km/L com etanol.
O preço da picape Fiat Strada Volcano Automática é de R$ 122.990. Ela traz de série os dois airbags obrigatórios dianteiros para motorista e passageiro e os laterais. Vem ainda com o controle eletrônico de estabilidade, os também obrigatórios freios ABS com EBD, Hill Holder (sistema ativo de freio com o controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), alerta de uso do cinto de segurança para motorista e passageiro.
Outro item de série presente na Strada Volcano com o câmbio CVT é a câmera de ré, e ainda os vidros são elétricos nas quatro portas, a chave com telecomando e alarme antifurto. O protetor de cárter, capota marítima e santoantonio. Ainda entre os itens de série está o sistema direção com assistência elétrica progressiva e o E-Locker. Trata-se de um Controle de Tração Avançado (TC+) que bloqueia o diferencial para auxiliar rodar em pisos com terra, barro e pedras.
Entre as cores disponíveis, pela cor sólida Preto Volcano não é cobrado custo adicional, porém, as sólidas Branco Banchisa e Vermelho Monte Carlo, custam R$ 990,00. Enquanto que, as metálicas Prata Bari e Cinza Silverstone custam R$ 2.290,00. A picape Fiat Strada é responsável por uma mudança na preferência do consumidor brasileiro. Isso porque em dois anos seguidos, ou seja, 2021 e 2022, foi o automóvel mais emplacado do Brasil, isso porque o mais comum seria um hatch ou SUV conquistar esta marca.
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 13,2:1
Número de válvulas: 8
Injeção de combustível: Injeção eletrônica
Direção : Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo rígido, com amortecedores hidráulicos de duplo efeito e molas parabólicas longitudinais
Dianteiro: A disco ventilado
Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 205/55R16
Comprimento: 4.480 mm
Largura: 1.732 mm
Distância entre-eixos: 2.737 mm
Altura do veículo: 1.595 mm
Altura mínima do solo: 214 mm
Ângulo de entrada: 23,2°
Ângulo de saída: 28,4°
Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg
Volume da caçamba: 844 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Fotos: AutoAgora.com.br -Imagens
Colaborou: Fiat Automóveis
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