Lançada em abril deste ano, a nova Fiat Toro 2022 chegou repleta de novidades. Os designers atualizaram o desenho frontal, mudaram o interior do veículo e também passaram a utilizar um moderno motor turbo com injeção direta de combustível fabricado no complexo industrial de Betim (MG).
A Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo 2022, na frente recebeu um capô mais alto, com vincos acentuados nas extremidades e no centro. A grade também é nova, na versão Volcano ostenta frisos cromados que são ligados aos faróis Full LED. No para-choque as luzes de neblina em LED estão nas extremidades. Ainda recebeu o Logo Script no centro, a Fiat Flag e o overbumper está mais chamativo.
A lateral manteve o desenho de cintura alta e caixas de rodas amplas com molduras. As barras no teto são prateadas, mesma cor do friso inferior dos vidros e também das maçanetas. O retrovisor tem capa preta com luzes de seta, as luzes repetidoras. Um vinco acentuado começa no para-lama e segue até a lanterna traseira. Outro vinco está na parte inferior das portas. Um friso maior liga as molduras das caixas das rodas com detalhe prateado. As rodas são de liga leve 18 polegadas e os pneus 225/60 R18.
Já a traseira da picape Fiat Toro 2022 não sofreu alterações. A tampa é retangular, as lanternas em LED estão nas extremidades. A tampa abre para fora, semelhante às portas de um armário. A fechadura elétrica está localizada no centro da tampa, onde figura o logo Fiat. O para-choque é preto com as luzes de ré nas extremidades junto com os refletores.
A nova Fiat Toro 2022 recebeu um novo painel de instrumentos totalmente digital configurável, o qual não lembra em nada o anterior que misturava informações analógicas e digitais. O volante revestido em couro é multifuncional com a base reta. No centro do painel a nova central multimídia com tela 10,1 polegadas, posicionada na vertical, sobre a qual vamos mostrar os detalhes abaixo. Além disso, ganhou mais porta-objetos, no total a capacidade passou para 26 litros.
Incluíram no console central, dois porta-copos de 700 ml cada, bem ao lado da alavanca freio de mão, o freio de estacionamento. Na frente da alavanca de câmbio há outro espaço para acondicionar objetos, no qual se encontra o carregador de celular por indução. Ainda, o comando giratório do ar-condicionado também é novo. Os bancos são em couro e todos os acabamentos com materiais sensíveis ao toque.
Este novo sistema multimídia da Nova Fiat Toro traz como novidade as opções de telas de maior dimensão, ou seja, uma de 8,4 polegadas de série a partir da versão Freedom e outra de 10,1 polegadas, a maior entre as telas de sua categoria no Brasil. Ela está na posição vertical, e nas versões Ranch e Ultra, ainda oferece serviços conectados da plataforma de serviços Connect Me. O motorista pode, por exemplo, ligar a picape através de aplicativo no smartphone, smartwatch ou Alexea.
Outra novidade é o Wi-Fi Embarcado com Entretenimento. O Grupo Stellantis firmou parceria com a operadora TIM, sendo assim, a picape já sai de fábrica com um eSIM, o chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, disponível logo após a ativação dos serviços conectados e do cadastro na operadora. São três ofertas para escolher, com pacote de dados para compartilhar com até 8 pessoas dentro do carro, navegação em app de mobilidade sem descontar da franquia e assinaturas de serviços de entretenimento inclusas. Os planos TIM Carro Conectado oferecem franquias de 5GB, 10GB e 40GB e custam, pela ordem R$ 30, R$ 50 e R$ 100 mensais.
A picape Fiat Toro Volcano tem o novo motor Turbo 270, a potência, quando abastecido com etanol é 185 cv a 5.750 rpm e torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm abastecido com etanol. Ao utilizar gasolina, a potência é de 180 cv no mesmo regime e o torque permanece em 27,5 kgfm a 1.750 rpm.
Este motor turbo está acoplado ao câmbio automático de 6 marchas, o mesmo utilizado na versão anterior da caminhonete Toro, porém, ele ganhou o sistema Neutral Function, o qual coloca o câmbio automaticamente na posição Neutro (N), quando o veículo para em drive (D), por exemplo, em uma parada de trânsito. Isso aumenta o conforto por reduzir trepidações do motor, além de promover economia de combustível.
O motor anterior, 1.8 E-TorQ EVO VIS Flex, aspirado, como o utilizado na Fiat Toro Freedom Flex 2021 entrega 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm e torque máximo de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm.
Mas não é só o motor que é novo, a Fiat Toro recebeu o Novo E-Locker com TC+, uma função similar ao sistema Locker das rodas, porém realizado de forma eletrônica pelo controle eletrônico de estabilidade (ESC). Após acionar o sistema, ele funciona se uma das rodas perder a aderência. O ESC irá frear a roda que está deslizando e, assim, transferir o torque para a outra roda, isso permiti sair de determinada situações no barro ou lama, ele é item de série nas versões 4×2.
A Nova Fiat Toro 2022 ainda recebeu os sistemas de auxilio ao motorista como o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), ele oferece os seguintes recursos:
Uma câmera posicionada na dianteira do veículo faz com que o equipamento detecte a distância do carro da frente. Quando o espaço é curto, com risco de colisão, o AEB avisa o motorista por meio de um sinal sonoro e visual, seguido por um breve acionamento de freio, mas perceptível. Agora se o sistema detectar que o motorista não pisou no freio com força de frenagem suficiente, ele aumenta a pressão no freio para o nível necessário a que o motorista possa tentar parar o veículo antes que ocorra uma batida. É um sistema inteligente que calcula continuamente o grau de desaceleração do veículo necessário para evitar a colisão. Caso o motorista não reagir ao risco imediato de colisão e a tecnologia determinar que uma colisão traseira é inevitável, o equipamento pode frear totalmente a picape.
Montada no espelho retrovisor da Nova Fiat Toro 2022, uma câmera detecta várias formas de luzes, incluindo faróis, luzes traseiras e luz ambiente das cidades. Este equipamento ao invés de ligar e desligar os faróis manualmente pelo motorista, o sistema analisa essas informações para determinar quando acender ou apagar os faróis altos. Quando a câmera detecta faróis ou luzes traseiras se aproximando, o sistema desliga os faróis altos, e vai reacendê-los novamente quando essas luzes se apagarem, sem atrapalhar o motorista que trafega, por exemplo, no sentido contrário da pista.
O sistema utiliza a câmera frontal para detectar as demarcações da pista à frente do veículo e monitorar sua posição na faixa de rodagem. Quando a função detecta que o veículo está prestes a se mover involuntariamente para fora da pista, ela avisa o motorista por meio de um sinal visual, sonoro e/ou tátil, como vibração do volante. Esses avisos sinalizam ao motorista que o veículo está saindo do curso, permitindo que ele corrija a direção. Segundo a Fiat, o algoritmo de detecção da câmera registra e classifica todas as marcações de pista, sejam elas de faixa contínua, tracejada, branca, amarela, vermelha ou azul. E ainda, além do ADAS, a Nova Fiat Toro 2022 recebeu o sensor de estacionamento dianteiro.
Denominada pela fabricante como SUP (Sport Utility Pick-up), ela está posicionada entre as picapes compactas e médias, a Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6 2022, tem o comprimento de 4,9 m e distância entre-eixos de 2,9 m, com a largura da carroceria de 1,8 m, a altura em relação ao solo é de 1,6 m. O volume da caçamba é de 937 litros, a capacidade de carga de até 1.000 kg, ou seja, uma tonelada, e o tanque de combustível recebe até 55 litros.
A Fiat Toro Volcano 2022, com o motor Turbo 270 Flex ficou muito melhor! Essa sensação de melhoria fica evidente logo ao entrar na picape. Salta aos olhos os detalhes do interior. O painel de instrumentos é convidativo, fácil de navegar pelas funções que oferece e descobrir todas as informações disponíveis. Na versão anterior, com velocímetro analógico e digital, ao buscar os números do computador de bordo, a velocidade deixava de aparecer. Agora, ela fica na parte superior e as informações estão logo abaixo.
Com o novo sistema de conectividade é possível ligar a Toro por aplicativo no celular, ou no sensor de proximidade, antes de entrar no veículo.
E o melhor aparece, após colocar a alavanca do câmbio na posição D, soltar o freio de estacionamento e pressionar o acelerador levemente.
Nestas condições, o arranque é esperto, bem rápido. Desenvolve velocidade facilmente e de maneira constante. A boa altura em relação ao solo e o ajuste das suspensões proporcionam conforto para os ocupantes ao passar por asfalto ondulado, lombadas, valetas, os quais são obstáculos comuns nas cidades.
As mudanças foram feitas no exterior e interior da picape, mas as suspensões independentes da dianteira e traseira permaneceram. Obviamente foram recalibradas para se adequarem ao peso do novo motor, porém, não comprometeu a estabilidade, tanto no ciclo urbano como no rodoviário.
Por falar em ciclo rodoviário, esta Fiat Toro está ainda melhor na estrada. Quando entra na rodovia chega a 120 km/h facilmente e estabiliza. Mesmo quando enfrenta um aclive, mantém a desenvoltura sem a necessidade de exigir mais do acelerador.
Fiat Toro Volcano 2022 com bom espaço para os ocupantes/ Foto: Saulo Mazzoni
Nas curvas, mesmo com a caçamba vazia, é estável e com a direção firme, isso ocorre por causa da assistência elétrica, o qual, aliás, cumpre bem seu papel nas manobras de estacionamento. E para quem gosta de ainda mais agilidade há o modo Sport acionado por uma tecla colocada no painel, o qual deixa a Toro ainda mais rápida.
A definição exata é que a Fiat Toro Volcano 2022 ficou muito melhor, tanto na cidade como na estrada.
No que diz respeito ao visual, acabamento interno, itens tecnológicos e motor, a Fiat Toro mudou para melhor, porém, ao abastecer o motorista não sentirá grande diferença. Isso porque o consumo de combustível da picape Fiat Toro Turbo 270 Flex AT6, abastecida com etanol na cidade é de 6,5 km/L e 8 km/L na estrada. Ao comparar com a Fiat Toro Freedom Flex 1.8 2021, que tem o consumo registrado no programa do Inmetro, abastecida com gasolina o consumo em ciclo urbano é de 9,4 km/L e 10,8 km/L na rodovia, enquanto que, abastecida com etanol é de 6,4 km/L (cidade) e 7,8 km/L (estrada).
Nesta Avaliação, o consumo de combustível da Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6 2022 com o ar-condicionado ligado, ela foi entregue com etanol no tanque, nestas condições, o computador de bordo registrou consumo de 6 km/L na cidade e 7,8 km/L na estrada.
O preço da Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6 2022 é R$152.491. Entre os itens de segurança vem com 7 air bags (2 laterais, 2 cortina, 1 joelho e os 2 frontais obrigatórios), Isofix (Gancho universal para fixação da cadeira de criança). Para auxiliar o motorista, conta com a direção elétrica, ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ESS – Emergency Stop, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida).
Tem ainda, o Kit High Tech (Sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico), sensores de estacionamento frontal e traseiro, câmera de ré, travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), vidros elétricos nas quatro portas com one touch e antiesmagamento lado motorista, alarme antifurto, iTPMS (Sensor de pressão dos pneus).
Integra também o pacote de itens de série da Fiat Toro Volcano 2022 para o conforto dos ocupantes, o ar-condicionado digital dual-zone, USB frontal (type A/C) e traseiro (type A), carregador de celular por indução (Wireless Charger), central multimídia com tela de 8,4 polegadas touchscreen com Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar. Capota marítima, iluminação interna da caçamba, paddle-shifters no volante.
O Grupo Stellantis oferece para a Fiat Toro Volcano 1.3 Turbo 270 Flex AT6 2022, como opcional o Pacote Tecnologia que custa R$ 3.100,00. Ele é composto por central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque (touchscreen), Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless, comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar, porta USB, AEB (frenagem autônoma de emergência) / LDW (aviso de saída de pista) / AHB (comutação automática do farol alto). Com este kit é possível utilizar os serviços conectados da plataforma Connect Me.
Assista o vídeo:
As cores sólidas disponíveis para a Nova Fiat Toro Volcano 2022 são Vermelho Colorado (Sem custo) e Branco Ambiente (R$ 1.550,00). Há também as cores metálicas Prata Billet,Vermelho Tribal, Preto Carbon e Cinza Granite (R$ 2.583,00), e para finalizar, a perolizada Branco Polar (R$ 3.616,00).
Para quem tem interesse em adquirir a picape Fiat Toro seminova ou usada, confira também: a Avaliação: Picape Fiat Toro MY20 Ranch AT9 Diesel e Avaliação: Fiat Toro 1.8 Flex Endurance câmbio manual 2020.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: 1.3 Turbo 270 Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Aspiração: Turbocompressor
Alimentação: Injeção eletrônica direta
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente Multibraço
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas: Liga leve 18”
Pneus: 225/60 R18
Comprimento: 4.945 mm
Entre-eixos: 2.990 mm
Largura: 1.845 mm
Altura: 1.739 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 259,7 mm
Ângulo de entrada: 25,7°
Ângulo de saída: 28,4°
Ângulo de rampa: 21,7°
Tanque de combustível: 55 litros
Caçamba: 937 litros
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[…] inicia as entregas deste lote de pré-venda. Será a Nova Montana uma rival competente para a Fiat Toro e Renault Orock? Deixe sua […]
[…] rpm. O torque é de 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm. Vale lembrar que a Fiat Toro utiliza o motor T270 1.3 Turbo enquanto que, a Renault também oferece uma opção da Orock com o […]