Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel 2024

Avaliação: Renault Megane E-Tech elétrico
Avaliação: Renault Megane E-Tech elétrico
03/07/2024
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
Avaliação: Renault Kardian Première Edition turbo TCe
31/07/2024
Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel 2024

Picape Fiat Toro com motor diesel Multijet II é forte, confortável e traz muita tecnologia

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024/ Foto: Saulo Mazzoni

Por: Edison Ragassi

A picape Fiat Toro inaugurou no Brasil uma nova categoria de veículos utilitários. Isso porque ela não é compacta, como as derivadas de um sedã e também não é uma média, ou seja é um veículo comercial leve intermediária, o qual pode ser utilizado não só no trabalho, mas também nos afazeres do dia a dia e até em eventos sociais. A Fiat oferece o modelo com duas opções de motor, o Flex turbo T270 e também o diesel 2.0 Multijet II, o qual avaliamos nesta postagem.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Frente

Detalhes cromados e grade preta na frente da Fiat Toro Volcano 2024

Na frente a picape Fiat Toro Volcano Diesel 2024 tem o capô alto. Ostenta vincos acentuados nas extremidades e no centro. A grade preta tem os frisos e logotipo FIAT cromados e a Fiat Flag aparece do lado esquerdo. O sistema de iluminação é dividido, na parte superior está a assinatura em LED e os faróis Full LED estão abaixo. Nas pontas do para-choque dianteiro estão as luzes de neblina, também em LED, ainda do para-choque sai o overbumper.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Lateral

Desenho laternal da Fiat Toro Volcano com vincos e detalhes cromados

O desenho lateral da Fiat Toro Volcano Diesel 2024 se destaca pela linha de cintura alta. As barras no teto são prateadas, assim como o friso inferior dos vidros e também das maçanetas. Para reforçar o visual esportivo, os retrovisores tem as capas na cor preta com luzes de direção em LED. Por sua vez, um vinco acentuado inicia nos para-lamas, eles terminam nas lanternas traseiras. Ainda nas laterais há outro vinco na parte inferior das portas. E um friso largo liga as molduras das caixas das rodas com detalhe prateado. Completa o conjunto lateral as rodas de liga leve 18 polegadas calçadas com pneus 225/60 R18.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Traseira

Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 traseira retangular e lanternas em LED

Seguindo com os detalhes do desenho da carroceria, a traseira da caminhonete Fiat Toro Volcano Diesel 2024 tem a tampa retangular, as lanternas são em LED colocadas nas pontas. Semelhante às portas de um armário elas abrem para fora. A fechadura é elétrica, ela está localizada no centro onde aparece o logotipo da Fiat. Para completar, o para-choque é preto com as luzes de ré nas extremidades, o conjunto tem ainda os refletores.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Painel

Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 com painel totalmente digital/ Foto: Divulgação

Interior Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

Por dentro, a Fiat Toro Volcano Diesel 2024 tem o painel de instrumentos digital. Ele é configurável, o motorista além de visualizar várias informações, também pode mudar o visual. O volante revestido em couro é multifuncional com a base reta. A central multimídia está no centro do painel, a tela é de 10,1 polegadas, posicionada na vertical. Além dos vários comando e informações disponíveis, têm os serviços conectados da plataforma Connect Me. É possível, por exemplo, ligar a Toro Volcano através de aplicativo no smartphone, smartwatch ou Alexea. Traz também o Wi-Fi embarcado com entretenimento. São vários os porta-objetos espalhados pela cabine, no total a capacidade é de 26 litros.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Ar-condicionado

Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 com sistema de ar-condicionado digital dual zone/ Foto: Divulgação

O sistema de ar-condicionado é digital de duas zonas com o comando giratório e na frente da alavanca do câmbio está o carregador de celular por indução. Os bancos são em couro e todos os acabamentos com materiais sensíveis ao toque.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Motor

Fiat Toro Volcano com motor 2.0 Turbo Diesel Multijet II

Motor e câmbio Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

A Fiat Toro Volcano tem o motor 2.0 16V turbo diesel, o Multijet II o qual entrega potência de 170 cv a 3.750 rpm e o torque é 35,7 kgfm a 1.750 rpm. É um motor que utiliza correia dentada, óleo 5W30. Ela trabalha com um câmbio de 9 marchas (ZF 9HP) e tem tração 4×4. Ele também é utilizado em outros veículos do Grupo Stellantis, como por exemplo, o Jeep Compass, Jeep Commander e a picape Rampage.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Caçamba

Caçamba da picape Fiat Toro Diesel Volcano com a capacidade de 937 litros/ Foto: Saulo Mazzoni

Dimensões e capacidades Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

O comprimento da picape Fiat Toro Volcano é de 4,9 m, sua largura é de 1,8 m, enquanto que a distância entre-eixos é de 2,9 m. Por sua vez, a altura é de 1.7 m, com altura livre do solo entre os eixos de 259,7 mm. Para as situações do fora de estrada ela tem o ângulo de entrada de 25,7°, o ângulo de saída de 28,4° e o ângulo de rampa de 21,7°. A carga útil é 1010 kg e a capacidade da caçamba de 937 litros.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Movimento

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024/ Foto: Saulo Mazzoni

Impressões ao dirigir Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel 2024

No que diz respeito a vida a bordo, a Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel é muito confortável. O motorista sente isso logo ao entrar, pois o banco é fácil para ajustar, assim como o volante que tem ajuste de altura e profundidade. Chama atenção também o painel de instrumentos, pois apesar de toda a tecnologia, é fácil de buscar as funções que oferece e as informações disponíveis.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Quadro de instrumentos

Quadro de instrumentos digital que o motorista pode mudar o visual/ Foto: Divulgação

Depois de ligar, ouvir o inconfundível som do motor diesel e colocar a  alavanca do câmbio na posição D, soltar o freio de mão e pressionar o acelerador levemente, o motorista tem uma surpresa. Isso porque, diferente de outros veículos com motor diesel, a Toro arranca rápido e desenvolve velocidade de maneira constante, com pouca pressão no acelerador. De maneira geral, todos os ocupantes viajam confortavelmente, pois a boa altura em relação ao solo e o ajuste das suspensões colaboram para isso, mesmo ao passar por asfalto ondulado, lombadas, valetas.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Câmbio

Câmbio automático de 9 marchas na Fiat Toro Volcano Diesel/ Foto: Divulgação

Ao entrar na estrada tem excelente desempenho, faz ultrapassagens com muita segurança e também é estável, até nas curvas mais severas. É possível rodar vários quilômetros, com muito conforto e segurança neste veículo que a Fiat chama de SUP (Sport Utility  Pick-up), pois ela está posicionada entre as  compactas e as médias.

Leia também: Autoagoracombr no app auto+ tv

Consumo Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

O consumo de diesel da Toro Volcano 2024 é 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Nesta Avaliação utilizamos a picape no percurso entre São Paulo e Curitiba, distância de 400 km pela BR-116, passando por vários tipos de trechos e velocidade média de 100 km/h. Nestas condições, com o ar-condicionado ligado, a média obtida na estrada foi de 11,5 km/l, enquanto que na cidade a média de consumo a Toro Diesel chegou a 9,8 km/l.

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024- Volante multifuncional

Volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade na Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024/ Foto: Divulgação

Preço Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 e itens de série

O preço da Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 é R$ 197.990. Para a segurança dos ocupantes ela vem com 7 air bags (2 laterais, 2 cortina, 1 joelho e os 2 frontais obrigatórios), Isofix (para fixação da cadeira infantil). A assistência da direção é elétrica. Vem ainda com o  ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ESS – Emergency Stop, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida).

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Camera de ré

A câmera também é item de série na Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

Tem ainda, os sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), vidros elétricos nas quatro portas com one touch e antiesmagamento lado motorista, alarme antifurto, iTPMS (Sensor de pressão dos pneus).

Avaliação: Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 Sensores

A Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel tem sensores de estacionamento na dianteira e traseira

Integra também o pacote de itens de série da Fiat Toro Volcano 2024, USB dianteiro (type A/C) e traseiro (type A). Capota marítima, iluminação interna da caçamba, paddle-shifters no volante. Também figura entre os itens de série o sistema ADAS de auxilio, composto por AEB – Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking), AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High Beam), LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)

Ficha técnica Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024

Motor: 2.0 Turbo Diesel Multijet II

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.956 cm³

Taxa de compressão: 16,5:1

Aspiração: Turbocompressor

Potência: 170 cv a 3.750 rpm

Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Alimentação: Injeção eletrônica direta

Câmbio: Automático, 9 marchas

Tração: 4×4

Direção: Eletro assistida

Suspensão

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Independente Multibraço

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Rodas/ Pneus

Rodas: Liga leve 18”

Pneus: 225/60 R18

Dimensões / Capacidades:

Comprimento: 4.945 mm

Entre-eixos: 2.990 mm

Largura: 1.845 mm

Altura: 1.739 mm

Altura livre do solo entre os eixos: 259,7 mm

Ângulo de entrada: 25,7°

Ângulo de saída: 28,4°

Ângulo de rampa: 21,7°

Caçamba: 937 litros

Tanque de combustível: 60 litros

Colaborou: Fiat Automóveis

Leia também: Diferenças entre o Compass Diesel Longitude e Compass Diesel Limited

Acesse o Canal autoagoracombr

 

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *