A picape Fiat Toro inaugurou no Brasil uma nova categoria de veículos utilitários. Isso porque ela não é compacta, como as derivadas de um sedã e também não é uma média, ou seja é um veículo comercial leve intermediária, o qual pode ser utilizado não só no trabalho, mas também nos afazeres do dia a dia e até em eventos sociais. A Fiat oferece o modelo com duas opções de motor, o Flex turbo T270 e também o diesel 2.0 Multijet II, o qual avaliamos nesta postagem.
Na frente a picape Fiat Toro Volcano Diesel 2024 tem o capô alto. Ostenta vincos acentuados nas extremidades e no centro. A grade preta tem os frisos e logotipo FIAT cromados e a Fiat Flag aparece do lado esquerdo. O sistema de iluminação é dividido, na parte superior está a assinatura em LED e os faróis Full LED estão abaixo. Nas pontas do para-choque dianteiro estão as luzes de neblina, também em LED, ainda do para-choque sai o overbumper.
O desenho lateral da Fiat Toro Volcano Diesel 2024 se destaca pela linha de cintura alta. As barras no teto são prateadas, assim como o friso inferior dos vidros e também das maçanetas. Para reforçar o visual esportivo, os retrovisores tem as capas na cor preta com luzes de direção em LED. Por sua vez, um vinco acentuado inicia nos para-lamas, eles terminam nas lanternas traseiras. Ainda nas laterais há outro vinco na parte inferior das portas. E um friso largo liga as molduras das caixas das rodas com detalhe prateado. Completa o conjunto lateral as rodas de liga leve 18 polegadas calçadas com pneus 225/60 R18.
Seguindo com os detalhes do desenho da carroceria, a traseira da caminhonete Fiat Toro Volcano Diesel 2024 tem a tampa retangular, as lanternas são em LED colocadas nas pontas. Semelhante às portas de um armário elas abrem para fora. A fechadura é elétrica, ela está localizada no centro onde aparece o logotipo da Fiat. Para completar, o para-choque é preto com as luzes de ré nas extremidades, o conjunto tem ainda os refletores.
Por dentro, a Fiat Toro Volcano Diesel 2024 tem o painel de instrumentos digital. Ele é configurável, o motorista além de visualizar várias informações, também pode mudar o visual. O volante revestido em couro é multifuncional com a base reta. A central multimídia está no centro do painel, a tela é de 10,1 polegadas, posicionada na vertical. Além dos vários comando e informações disponíveis, têm os serviços conectados da plataforma Connect Me. É possível, por exemplo, ligar a Toro Volcano através de aplicativo no smartphone, smartwatch ou Alexea. Traz também o Wi-Fi embarcado com entretenimento. São vários os porta-objetos espalhados pela cabine, no total a capacidade é de 26 litros.
O sistema de ar-condicionado é digital de duas zonas com o comando giratório e na frente da alavanca do câmbio está o carregador de celular por indução. Os bancos são em couro e todos os acabamentos com materiais sensíveis ao toque.
A Fiat Toro Volcano tem o motor 2.0 16V turbo diesel, o Multijet II o qual entrega potência de 170 cv a 3.750 rpm e o torque é 35,7 kgfm a 1.750 rpm. É um motor que utiliza correia dentada, óleo 5W30. Ela trabalha com um câmbio de 9 marchas (ZF 9HP) e tem tração 4×4. Ele também é utilizado em outros veículos do Grupo Stellantis, como por exemplo, o Jeep Compass, Jeep Commander e a picape Rampage.
O comprimento da picape Fiat Toro Volcano é de 4,9 m, sua largura é de 1,8 m, enquanto que a distância entre-eixos é de 2,9 m. Por sua vez, a altura é de 1.7 m, com altura livre do solo entre os eixos de 259,7 mm. Para as situações do fora de estrada ela tem o ângulo de entrada de 25,7°, o ângulo de saída de 28,4° e o ângulo de rampa de 21,7°. A carga útil é 1010 kg e a capacidade da caçamba de 937 litros.
No que diz respeito a vida a bordo, a Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel é muito confortável. O motorista sente isso logo ao entrar, pois o banco é fácil para ajustar, assim como o volante que tem ajuste de altura e profundidade. Chama atenção também o painel de instrumentos, pois apesar de toda a tecnologia, é fácil de buscar as funções que oferece e as informações disponíveis.
Depois de ligar, ouvir o inconfundível som do motor diesel e colocar a alavanca do câmbio na posição D, soltar o freio de mão e pressionar o acelerador levemente, o motorista tem uma surpresa. Isso porque, diferente de outros veículos com motor diesel, a Toro arranca rápido e desenvolve velocidade de maneira constante, com pouca pressão no acelerador. De maneira geral, todos os ocupantes viajam confortavelmente, pois a boa altura em relação ao solo e o ajuste das suspensões colaboram para isso, mesmo ao passar por asfalto ondulado, lombadas, valetas.
Ao entrar na estrada tem excelente desempenho, faz ultrapassagens com muita segurança e também é estável, até nas curvas mais severas. É possível rodar vários quilômetros, com muito conforto e segurança neste veículo que a Fiat chama de SUP (Sport Utility Pick-up), pois ela está posicionada entre as compactas e as médias.
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O consumo de diesel da Toro Volcano 2024 é 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. Nesta Avaliação utilizamos a picape no percurso entre São Paulo e Curitiba, distância de 400 km pela BR-116, passando por vários tipos de trechos e velocidade média de 100 km/h. Nestas condições, com o ar-condicionado ligado, a média obtida na estrada foi de 11,5 km/l, enquanto que na cidade a média de consumo a Toro Diesel chegou a 9,8 km/l.
O preço da Fiat Toro Volcano 2.0 Turbo Diesel AT9 2024 é R$ 197.990. Para a segurança dos ocupantes ela vem com 7 air bags (2 laterais, 2 cortina, 1 joelho e os 2 frontais obrigatórios), Isofix (para fixação da cadeira infantil). A assistência da direção é elétrica. Vem ainda com o ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade), ESS – Emergency Stop, Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida).
Tem ainda, os sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível), vidros elétricos nas quatro portas com one touch e antiesmagamento lado motorista, alarme antifurto, iTPMS (Sensor de pressão dos pneus).
Integra também o pacote de itens de série da Fiat Toro Volcano 2024, USB dianteiro (type A/C) e traseiro (type A). Capota marítima, iluminação interna da caçamba, paddle-shifters no volante. Também figura entre os itens de série o sistema ADAS de auxilio, composto por AEB – Frenagem Autônoma de Emergência (Autonomous Emergency Braking), AHB – Comutação Automática do Farol (Auto High Beam), LDW – Aviso de Saída de Faixa (Lane Departure Warning)
Motor: 2.0 Turbo Diesel Multijet II
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.956 cm³
Taxa de compressão: 16,5:1
Aspiração: Turbocompressor
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica direta
Câmbio: Automático, 9 marchas
Tração: 4×4
Direção: Eletro assistida
Suspensão
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Independente Multibraço
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas/ Pneus
Rodas: Liga leve 18”
Pneus: 225/60 R18
Dimensões / Capacidades:
Comprimento: 4.945 mm
Entre-eixos: 2.990 mm
Largura: 1.845 mm
Altura: 1.739 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 259,7 mm
Ângulo de entrada: 25,7°
Ângulo de saída: 28,4°
Ângulo de rampa: 21,7°
Caçamba: 937 litros
Tanque de combustível: 60 litros
Colaborou: Fiat Automóveis
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