Depois de alcançar muito sucesso no mercado brasileiro com o SUV médio Jeep Compass, o Grupo Stellantis promoveu uma atualização no modelo. Sendo assim, o novo Compass foi lançado em abril de 2021, como modelo 2022. Neste caso, as mudanças visuais foram tímidas, eles optaram por modernizar as linhas do Compass. Mas, no que diz respeito a motor e câmbio, a evolução foi sensível, já que o motor flex 2.0L foi substituído pelo T270 Turbo Flex 1.3L. E o motor 2.0L turbodiesel recebeu o Arla 32, para diminuir as emissões de gases nocivos na atmosfera.
A Jeep comercializa várias versões do Compass e nesta postagem mostramos as diferenças entre o Jeep Compass Longitude e Jeep Compass Limited, respectivamente versão intermediária e topo de linha, ambos com motor diesel e câmbio automático de 9 marchas.
O desenho da frente do Jeep Compass Diesel Longitude e Limited é semelhante. O capô tem vincos acentuados no formato de U. A grade dianteira em preto traz 7 contornos cromados. Em ambos os faróis são full LED, com assinatura LED. No para-choque há uma grade fina logo abaixo da grade maior. Nas pontas do para-choque estão as luzes de neblina também em LED. Já na parte debaixo o para-choque há outra grade maior também na cor preta.
Também diferenças quase que imperceptíveis no desenho lateral do Jeep Compass Longitude e Limited TD 350. Ao observar o teto, nota-se que na versão Longitude a cor das barras é preta e na Limited elas são cromadas. Nos dois modelos do Compass, os vincos são acentuados nos para-lamas. O lateral inicia no para-lama, segue no sentido das maçanetas e termina nas lanternas. O nome ‘COMPASS’, assim mesmo como está escrito, figura em letras maiúsculas. A área envidraçada é grande, as molduras das janelas são com frisos cromados e as colunas das portas possuem apliques pretos, mesma cor das capas dos retrovisores com lâmpadas de direção. Em ambos há molduras nas caixas das rodas na cor preta. E diferença mais evidente entre o Jeep Compass Longitude e Jeep Compass Limited está nas rodas de liga leve. Além do desenho diferente, no Longitude elas são de 5 raios aro 18 polegadas com e pneus 225/55R18 e no Limited elas são de 10 raios com 19 polegadas e os pneus 235/45 R19.
A traseira do Jeep Compass Longitude e Jeep Compass Limited, ao visualizar a partir da parte superior, traz um aerofólio que sai do teto com break light. No Longitude ele é na cor da carroceria e no Limited é na cor preta, em ambos acomoda o break light. O vidro traseiro inclinado traz frisos cromados e o limpador está no centro. A identificação Jeep foi acomodada acima da placa de identificação. As lanternas são em LED bipartidas, elas iniciam na coluna e avançam para a tampa do porta-malas. Na parte inferior da tampa, lado esquerdo está a identificação do motor e tração “TD 350 4×4” e do lado direito o logo Longitude e em letras maiúsculas a identificação da versão ‘LIMITED’. Os refletores estão nas pontas do para-choque traseiro que tem a cor da carroceria no Longitude é na cor preta, ainda na Limited a ponteira do escapamento é cromada.
No entanto, o interior do Jeep Compass Longitude é diferente do Jeep Compass Limited. A começar pelo painel e acabamento dos bancos. O Longitude traz o painel, forração das portas e revestimento dos bancos na cor preta, enquanto que neste Limited os bancos em couro Marrom Arizona, são opcionais e custam R$ 1.665,00 e o banco do motorista, assim como do passageiro tem ajustes elétricos. O painel de instrumentos do Longitude mistura informações analógicas e digitais. O velocímetro e conta giros são analógicos e no centro há uma tela TFT que mostra as informações do computador de bordo. E no Limited o quadro de instrumentos é totalmente digital, o Full Digital e HD de 10,25″.
Tanto o Compass Longitude como o Limited têm a central multimídia com a tela de 10,1 polegadas, ela está no centro do painel. Através dela é possível acionar os vários recursos de conforto, como por exemplo o ar-condicionado digital de duas zonas. Espelha o smartphone por Android Auto e Apple Carplay sem fio e ainda o GPS nativo, o qual não impede a utilização dos aplicativos de localização e rotas.
A chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros (Keyless Enter ‘n Go) é item de série, assim como o carregador de celular por indução. Aqui vale um registro, no compartimento que acomoda o celular há uma saída de ar-condicionado para manter o smartphone em temperatura baixa enquanto carrega. O volante na cor preta revestido em couro é multifuncional nas duas versões, com ajustes de altura e profundidade, vem também com as borboletas para a troca das marchas manualmente.
Nas duas versões do Compass o motor é o Turbo Diesel TD 350. Ele entrega potência de 170 cv a 3.750 rpm e o torque de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. A partir da linha 2022 o motor diesel do Compass recebeu o sistema de Arla 32, isso para atender as normas de emissões de poluentes que entraram em vigor a partir de 2023. Vale alertar que, para o sistema funcionar corretamente é importante utilizar Arla 32 de primeira qualidade e diesel S10 ou S50, nunca o S500. A fabricante divulga que a média de abastecimento do Arla 32 ocorre a cada 10.000 km, para orientar o motorista há um marcador no painel que avisa o momento de abastecer. O motor TD 350 está acoplado ao câmbio automático de 9 marchas (ZF 9HP).
Nas duas versões, Longitude e Limited o Jeep Compass Diesel pode ser utilizado na terra, barro, lama, pedras e até neve. Isso porque ele é equipado com a tração 4×4 Jeep Active Drive Low. O motorista pode optar pelo modo Auto, o qual lê as condições do piso e distribui a força necessária para cada roda. A tecla para mudar o sistema de tração está no console central, ao lado da alavanca do câmbio.
Os modos de tração disponíveis para o Jeep Compass com motor diesel são o Snow (neve, terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra). Para descer um terreno íngreme há o Hill Descent Control, um controle de descida que ao ser acionado, o motorista não precisa acelerar ou frear, o sistema se encarrega de fazer a descida de maneira segura em velocidade baixa.
As duas versões do Compass diesel tem o comprimento de 4,4 m, com distância entre-eixos de 2,6 m. A largura da carroceria é de 1,8 m e a altura é de 1,6 m. O Jeep Compass Longitude e Limited com motor diesel oferece ângulo de entrada de 29,9° e ângulo de saída de 29,3°. Por sua vez, o ângulo de rampa é de 21°. A capacidade do porta-malas é de 476 litros, a qual pode ser ampliada, os bancos traseiros permitem rebatimento 60/40. E no tanque de combustível a capacidade é de 60 litros.
Quando desenvolveu a linha 2022 do Compass, a Jeep fez esforços para proporcionar mais conforto ao motorista e ocupantes em geral. Sendo assim, ao observar o desenho da carroceria, pouco se nota de diferente em relação ao Compass fabricado até 2021 e também entre as versões atuais. Por isso o modelo atual está mais confortável.
Ao acionar o sistema de partida não surpresas na versão Longitude, enquanto que no Limited a sensação é de modernidade e tecnologia. Os comandos do volante são intuitivos, fáceis de entender, assim como os comandos acionados na tela do multimídia. Inclusive as duas versões têm o GPS nativo. Após fazer os devidos ajustes no banco e espelhos, no caso ajustes mecânicos no Longitude e elétricos tanto para motorista como passageiro no Limited, ao ligar o motor diesel o som invade a cabine, mas sem incomodar.
Depois disso, é só mover a alavanca até a posição D e pressionar levemente o acelerador. Ao arrancar, ele surpreende, já que sai da posição estacionária de maneira rápida e segue desenvolvendo velocidade de maneira constante com pouca pressão no acelerador. Rodando na cidade, as suspensões preparadas para circular tanto no asfalto como na terra, absorvem bem os impactos ao passar nos buracos, asfalto ondulado, lombadas e valetas. A altura em relação ao solo é boa e não prejudica a estabilidade, além de evitar as incomodas raspadas.
Oferece boa visibilidade nos espelhos e o motorista ainda conta com o auxílio da câmera de ré, os vários sensores. As duas versões, tanto a Longitude como a Limited foram utilizadas na estrada em trechos de reta, muitas curvas, subidas e descidas. O Compass Diesel, independente da versão, proporciona uma viagem confortável e segura. Nos trechos retos mantém velocidade constante, ao chegar em uma subida não perde o folego, as ultrapassagens são fáceis, além do que é muito estável nas curvas. O Jeep Compass Longitude e Limited com o motor diesel e câmbio automático de 9 marchas 2022 é um utilitário esportivo que atende as necessidades de quem precisa de um veículo para rodar na cidade, rodovia e no fora de estrada com bastante conforto e segurança.
O consumo de diesel, ou seja, quanto faz por litro o Compass Diesel Longitude é 10,3 km/L na cidade e 13,5 km/L na estrada. Na Avaliação de AutoAgora.com.br, o resultado de consumo foi de 9,6 km/L na cidade e 13,2 km/L na rodovia, ele foi utilizado com o ar-condicionado ligado. Já o Jeep Compass Diesel Limited tem registrado o consumo de de 10,4 km/L na cidade e 13 km/L na estrada. Na nossa Avaliação também como ar-condicionado ligado, na cidade o Compass Diesel Limited mostrou no computador de bordo consumo médio de 9,8 km/L, e na estrada a média obtida foi de 17,2 km/L.
O preço do Jeep Compass Diesel Longitude é R$ 241.990. Já o preço do Jeep Compass Diesel Limited é R$ 262.990. Ambas as versões podem ser configuradas no site da Jeep. Entre os itens de série para as duas opções estão os freios ABS, controle de estabilidade (ESC), controle de tração, controle eletrônico anti capotamento, HSA (Hill Start Assist), 6 airbags no Longitude e 7 airbags no Limited. Há também os sensores de chuva e de estacionamento traseiro, sistema Auto Hold, monitoramento de pressão dos pneus, travas elétricas nas portas e porta malas, câmera de ré e freio de estacionamento eletrônico. O ar-condicionado é digital de duas zonas, há o controlador de velocidade, também conhecido como piloto automático e o alerta de velocidade. O sistema de áudio traz 6 alto falantes, entradas USB e USB-c e Bluetooth.
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Para o Jeep Longitude Diesel a fabricante oferece como opcional o teto solar eletrônico panorâmico por R$ 9.200,00. Enquanto que para o Jeep Compass Diesel, além do teto solar há o PACK HIGH TECH que custa R$ 10.300,00. Ele é composto por sistema semiautônomo de direção, o qual contempla a abertura eletrônica do porta-malas, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, aviso de mudança de faixas, banco elétrico para o passageiro, acendimento automático dos faróis altos, detector de fadiga e reconhecimento de placas e Park Assist, o sistema que faz o SUV estacionar sozinho em vagas longitudinal e perpendiculares.
As opções de cores para o Jeep Compass Diesel Longitude são a sólida Preto Carbon (sem custos), as metálicas Prata Billet, Azul Jazz, Cinza Granite, cada uma custa R$ 2.000,00. E a cor perolizada Branco Polar sai por R$2.400,00. Enquanto que para o Jeep Compass Diesel Limited há uma opção a mais, ou seja, a cor metálica Azul Jazz bicolor, que tem o preço de R$ 2.000,00.
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A diferença de preço entre o Jeep Compass Diesel Longitude e Jeep Compass Diesel Limited é de R$ 21.000,00. Entre os equipamentos o Longitude não tem o painel de instrumentos totalmente digital, um airbag a menos, banco do motorista sem controle elétrico, as rodas são menores e na lista de opcionais não está disponível o PACK HIGH TECH. Nas dimensões a altura do Longitude é de 1.640 mm e do Limited de1.633 mm. Para finalizar, a altura mínima do solo entre os eixos é de 219 mm no Compass Longitude e de 212 mm no Compass Limited, por isso o ângulo de entrada no Compass Longitude é 30,3°, o de saída é 32,1° e o ângulo de rampa de 21,6°. Já o Limited oferece altura mínima do solo entre os eixos de 212 mm, ângulo de entrada de 29,9°, ângulo de saída de 29,3° e ângulo de rampa de 21°, ou seja, estes itens figuram como as principais diferenças entre o Jeep Compass Diesel Longitude e Jeep Compass Diesel Limited.
Motor: TD 350 Turbo Diesel
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta
Câmbio: ZF 9HP Automático, 9 marchas
Tração: 4WD
Direção: Eletro assistida
Suspensão Jeep Compass Diesel Limited 2022
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Freios Jeep Compass Diesel Limited 2022
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Rodas: Liga leve 18”
Pneus: 225/55 R18
Rodas: Liga leve 19”
Pneus: 235/45 R19
Colaborou: Jeep Brasil
Fotos: AutoAgora.combr -Imagens