Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Diferenças entre o Compass Diesel Longitude e Compass Diesel Limited
Diferenças entre o Compass Diesel Longitude e Compass Diesel Limited
16/11/2023
Avaliação: Peugeot 208 Style Turbo 2024 Movimento estrada
Avaliação: Peugeot 208 Style Turbo 2024
06/12/2023
Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Ideal para transporte executivo o sedã chines, tem como principais qualidades o espaço, conforto e ótimo desempenho

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Por: Edison Ragassi

Em novembro de 2022, a JAC Motors Brasil anunciou que só comercializaria no país veículos 100% elétricos. Desde então, a empresa chinesa procura oferecer modelos que atendam as necessidades do mercado. Apesar da maior parte dos compradores preferirem atualmente os SUVs, os sedãs ainda tem um público específico, como por exemplo, os transportadores executivos, pois com a saída do mercado de modelos como o Ford Fusion e Toyota Camry, por exemplo, ficaram sem opção.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Frente

Desenho da frente do sedã elétrico JAC E-J7 com linhas modernas e chamativas

O sedã elétrico JAC E-J7 tem visual chamativo, ele foi desenhado no estúdio italiano JAC Design Center. Vale lembrar que a supervisão é da Volkswagen, pois a marca alemã tem 75% de participação na divisão de veículos elétricos da fabricante chinesa. Na frente, o capô do sedã E-J7 traz vincos acentuados. Os faróis são full LED com luzes diurnas LED (sistema DRL). Uma grade colmeia está no centro só para melhor o visual, pois não há necessidade desta refrigeração frontal, ela é a portinhola que dá acesso às tomadas de recarga. Na base do para-choque está uma outra grade para a entrada de ar. Nas extremidades do para-choque estão as luzes de neblina no formato de triangulo.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Lateral

Sedã elétrico JAC E-J7, o teto preto reforça o visual esportivo

Ao observar a lateral a partir do teto, nota-se que ele é caído é na cor preta, mesma cor das molduras dos vidros e apliques das colunas, porém a base nas janelas tem o friso cromado. Ainda na lateral, o vinco começa na divisão do para-lama com a porta, segue na direção das maçanetas e termina na lanterna. As rodas de liga leve são 17 polegadas e os pneus 215/55 R17.  

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Traseira

As luzes em LED das lanternas traseiras do JAC E-J7 proporcionam um efeito chamativo

O desenho da traseira do elétrico JAC E-J7 tem a tampa do porta-malas a qual abre junto com o vidro traseiro. As lanternas em LED são ligadas por uma barra, também em LED, que quando acesa provoca um efeito bonito e chamativo. E no centro está o logo JAC com fundo preto e letras cromadas.

Na tampa há do lado esquerdo a inscrição SHC e no direito EJ7 100% Electric. O para-choque é na cor da carroceria com molduras nas pontas as quais acomodam os refletores. E na parte debaixo, em direção ao assoalho uma moldura preta com luz de neblina no centro.  

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Painel

O painel do JAC E-J7 é totalmente digital

Por dentro, o JAC E-J7 elétrico utiliza no painel frontal material soft-touch, ou sensível ao toque. O quadro de instrumentos é totalmente digital, com tela LCD de 10,25 polegadas. O motorista pode optar por três cores de apresentação, as quais são selecionadas por um botão no volante multifuncional. Além disso é possível acionar o comando das funções do rádio, há uma tecla para atender o telefone celular, acionamento do cruise control (controlador de velocidade) e controles do computador de bordo.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Multimídia

Tela da multimídia do sedã JAC E-J7 colocada na vertical

A tela da multimídia é grande com 13 polegadas, posicionada verticalmente no centro do console. Ainda na tela do sistema multimidia do E-J7 são acionadas as funções e comandos do ar-condicionado, visualização da câmera de ré, sintonia das estações de rádio AM/FM. Aceita conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de conexão Bluetooth, leitor de MP3 e, abaixo da tela, duas portas USB. Ainda na tela multimídia o motorista escolhe um dos três níveis de assistência elétrica, leve, normal e esportivo. O acabamento interior é em dois tons de couro ecológico, o preto e o marrom-escuro, com o detaum lhe em costura dupla. Ainda o sedã de grande JAC E-J7 tem molduras em black piano no painel frontal.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Espaço dianteiro Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Espaço traseiro

Dimensões e capacidades sedã elétrico JAC E-J7

Uma das principais qualidades do sedã elétrico chinês é o espaço interno, o qual é proporcionado pelas dimensões generosas do modelo. O JAC E-J7 tem 4,7 metros de cumprimento, 1,8 m de largura e a distância entre-eixos é de 2,7 m.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Porta-malas Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Porta-malas rebatido 40/60 Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Imagem do porta-malas totalmente rebatido

E o porta-malas também é generoso, pois a capacidade é de 590 litros no JAC E-J7. Porém, esta capacidade pode ser ampliada para 1850 litros, já que é possível rebater totalmente os encostos traseiros. A versatilidade no transporte de carga fica por conta do rebatimento. É permitido a posição 40/60 ou 60/40.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 motor

Motor elétrico JAC E-J7 com 193 cv/ 142 kW e 34,7 kgfm de torque

Potência e torque motor sedã elétrico JAC E-J7

O motor elétrico do JAC E-J7 entrega 193 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. O torque total não tem curva, ele está disponível logo ao pressionar o acelerador. Por isso as reações são rápidas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. E a capacidade de energia da bateria é de 50,1 kWh.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Impressões ao dirigir sedã elétrico JAC E-J7

Excelente performance! Assim podemos resumir as condições de dirigibilidade do sedã elétrico JAC E-J7, mesmo com o modo ECO ativado. Mas não é só isso. Em princípio o primeiro contato com o modelo impressiona, pois logo ao entrar a sensação é de estar em um veículo espaçoso e confortável. Depois disso, não há dificuldade para encontrar a melhor posição para dirigir e também entender como funciona e as funções disponíveis na tela da multimídia. O arranque do elétrico E-J7 é rápido, pois ele faz 0 – 100 km/h em 5,9s, isso só é possível o torque é imediato, está disponível ao encostar no acelerador.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Lombada

O sedã elétrico JAC E-J7 tem suspensão independente na dianteira e traseira

Ao passar por obstáculos comuns encontrados nas cidades, como as lombadas e valetas, as suspensões absorvem bem estes impactos e pouco é sentido pelos ocupantes. Só é necessário cuidado para não raspar a parte debaixo do carro, pois o que normal em veículos com uma característica esportiva, ser mais baixo, pois a altura mínima do solo é de165 mm. O e-pedal é um sistema eficaz, além de proporcionar regeneração da bateria, também serve para diminuir o desgaste dos discos e pastilhas dos freios.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

No geral, o sedã elétrico E-J7 atende quem necessita de um carro moderno, espaçoso e tecnológico, tanto para lazer, como para o trabalho, no caso o transportador executivo citado no inicio do texto. O que deve se ter cuidado, no caso de uma viagem por exemplo, é que ela deve ser bem planejada, pois fora das capitais, os pontos de recarga são limitados.   

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7/ Foto: Divulgação Jac Motors

Consumo da bateria e custo para carregar o sedã elétrico JAC E-J7   

O JAC E-J7 tem autonomia de 402 km com a carga completa. Isso representa que a média de consumo é de 12,5 kWh por 100 km. No modo ECO de condução, o motorista amplia a capacidade de regeneração nas desacelerações e frenagens e passa a recuperar energia.

Leia também: Brasil com mais 10 mil eletropostos até 2025

Para recarregar a bateria completa, considerando o custo médio de tarifas de R$ 0,62 por kWh (dado da Aneel), o proprietário vai gastar R$ 7,75 a cada 100 km (equivalente a 1,2 litro de gasolina por 100 km). No total, o proprietário do JAC E-J7 gastará um pouco mais de R$ 30,00 a cada recarga completa. Confira na ficha técnica abaixo o tempo estimado para a recarga.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Volante multifuncional Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7 Console

Preço e itens de série sedã elétrico JAC E-J7

O preço do sedã elétrico JAC E-J7 é R$ 234.900. É um carro completo, pois, além dos equipamentos já mostrados, entre os itens de série figuram o AutoHold, ESC + TCS (Controle Eletrônico de Tração e Estabilidade), EBD (Distribuição Eletrônica de Frenagem), freio de estacionamento eletrônico, HSA (Assistente de Partida em Rampas), TPMS (monitoramento de pressão de pneus), corte automático de alta tensão após colisão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, airbags frontais duplos, laterais dianteiros e do tipo cortina laterais, pré-tensionadores dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, ISOFIX, alarme antifurto, faróis com ajuste elétrico de altura e o teto solar.

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Avaliação: Sedã elétrico JAC E-J7

Ficha técnica sedã elétrico JAC E-J7

Motor: Elétrico

Potência: 193 cv/ 142 kW

Torque: 34,7 kgfm

Tração: Dianteira

Bateria JAC E-JS7

Tipo da bateria: Fosfato de Ferro-Lítio

Capacidade total de energia da bateria: 50,1 Kwh

Tipo de refrigeração: Refrigeração Liquida

Tempo de recarga da bateria E-J7

Interface de carregamento: GB/T

Carregamento AC WALLBOX (lento) (20%-100%)

6h40min

Carregamento DC (Rápido) (20%-100%) 40 Kwh 1hora

Direção: Elétrica progressiva

Suspensões JAC E-J7

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Multi link independente

Freios JAC E-J7

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Discos ventilados

Rodas: Liga leve 17″

Pneus: 215/55 R17

Dimensões/ Capacidades JAC E-JS7

Comprimento: 4.770 mm

Entre-eixos: 2.760 mm

Altura: 1.510 mm

Largura: 1.800 mm

Porta-Malas: 590 litros/ 1.850 litros com os encostos traseiros rebatidos

Peso em ordem de marcha: 1.650 Kg

Peso Bruto Total: 2.100 Kg

Conheça mais sobre carros elétricos JAC Motors assista o vídeo no Canal AutoAgoracombr

Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens

Colaborou: JAC Motors

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *