Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Para iniciar a Avaliação do Ford Mustang Mach 1 2021, vale comentar: Com certeza, quem tem a intenção de comprar um Mustang, não irá procurar avaliações do carro na internet e comparar com outros de potência e valor próximos. Isso porque o modelo é um ícone da indústria automobilística mundial e tem, além dos fãs que sequer irão se aproximar do Mustang, o público cativo, que só compra Mustang, principalmente no Brasil. Até porque, apesar de ser lançado em 1964, a Ford Brasil só passou a importar oficialmente o Pony Car em 2017, sendo que, a primeira versão foi a GT Premium. Depois disso, chegou o Mustang Black Shadow e este ano o Mustang Mach 1.
Por ser uma releitura do Mustang Mach 1 lançado em 1969, ele traz várias referencias do primeiro modelo. Na dianteira, o grande para-brisa é inclinado, ao olhar de frente, não dá para perceber os limpadores, pois passa a impressão de unir-se ao capô. O capô também é grande com vincos acentuados nas laterais e molduras com estradas de ar. No centro uma faixa preta com frisos finos na cor laranja.
Comparado ao GT Premium, o Mach1 recebeu uma nova grade dianteira. Há duas molduras redondas nas extremidades, sendo que, a capa protetora pode ser retirada para instalar faróis auxiliares, já que, o modelo 1969 trazia esses faróis, e no centro o tradicional cavalo, símbolo do carro em cinza acetinado. Os faróis são em Full LED e avançam para as laterais.
O para-choque tem molduras laterais, as quais acomodam as luzes de neblina e pequenas grades para refrigerar as pinças de freios. No centro inferior outra grade menor que auxilia na entrada de ar para refrigerar o radiador.
Visto de lateral, a começar pelo teto, nota-se a caída curvada na traseira típica dos cupês. Por se tratar de um modelo duas portas, o vidro é grande. Os espelhos retrovisores do Mach1 têm as capas na cor cinza acetinada com luzes repetidoras. Os para-lamas dianteiros e traseiros são ressaltados por vincos. Há um vinco que inicia no ressalto do para-lama e segue para a região das maçanetas, ele termina nos ressaltos dos para-lamas traseiros. A placa com a identificação Mach1 está na dianteira abaixo do vinco. Na parte inferior os apliques pretos com frisos finos na cor laranja. As rodas de liga leve de 19 polegadas são com acabamento cinza brilhante, elas destacam as pinças dos freios Brembo pintadas na cor laranja. Já os pneus são 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.
A traseira do Ford Mustang Mach 1 tem o vidro inclinado, na parte superior, o fino break light. Na tampa do porta-malas um pequeno aerofólio também cinza acetinado. As lanternas colocadas na vertical, são 3 faixas de cada lado, mas elas não invadem a tampa. No centro a inscrição Mach 1. O para-choque é na cor da carroceria com uma moldura retangular no centro para a placa de identificação. Abaixo um difusor herdado do Shelby GT500, semelhante aos utilizados em carros de competição. Nas extremidades quatro saídas de escapamento, sendo duas de cada lado, também inspiradas no GT500. E no centro as luzes de ré e neblina.
Com peso bruto total de 2150 kg, o Ford Mustang Mach 1 tem o comprimento de 4,7 m. Sua largura é de 2 m, a distância entre-eixos é de 2,7 m, e altura de 1,4 m. Apesar de ser um esportivo, a capacidade do porta-malas é razoável para um veículo desta categoria, ou seja, 382 litros, capacidade que pode ser ampliada, pois os encostos traseiros rebatem 60/40.
Motor Coyote V8 5.0 com 483 cv e câmbio de 10 marchas no Ford Mustang Mach 1
O Ford Mustang Mach 1 tem o motor Coyote V8 5.0 especialmente calibrado. Ele entrega 483 cv de potência a 7.000 rpm. Ele tem 17 cv a mais que a versão GT, e 58 kgfm de torque a 4.600 rpm. Este motor foi montado com os componentes revisados do Shelby GT350, entre eles, o corpo de borboleta maior, sistema de arrefecimento do motor, coletor de admissão e o radiador da transmissão.
O filtro de ar “Open Air Box” é do Mustang Bullit. Também há radiadores extras para óleo da transmissão, óleo do motor e diferencial traseiro com capacidade 50% maior de refrigeração. O câmbio do Mustang Mach1 é automático de 10 marchas, com opção de trocas manuais através das borboletas colocadas no volante.
No interior o Ford Mustang Mach 1 mistura ambiente moderno e clássico. As forrações das portas e painel utilizam materiais sensíveis ao toque escurecidos. O quadro de instrumentos é totalmente digital, com tela de 12 polegadas e vários tipos de grafia, as quais são escolhidas pelo motorista, de acordo com o gosto, inclusive em uma delas o tradicional desenho de velocímetro e conta-giros analógicos.
O volante revestido em couro é multicional com aquecimento. No centro do painel três saídas de ar, no lado direito, acima do porta-luvas, a placa com a inscrição Mach1 e o número do chassis. Sim o Mustang Mach1 é numerado, o que dá um toque de exclusividade. Abaixo das saídas de ar, a tela sensível ao toque 8 polegadas do multimídia Sync3, o qual oferece as funções de comandos de voz em português, conexão Bluetooth e entradas USB.
O multimídia é compatível com Android Auto e Apple Carplay, conectado por cabo. Tem o GPS nativo, não é necessário utilizar o mapa do celular. Para um carro exclusivo, o sistema de som é o B&O Premium Sound System by Bang & Olufsen com 12 alto-falantes. Outro equipamento disponível no Mustang Mach1 é o sistema de personalização da luz ambiente do veículo.
Ele tem sistema de ar-condicionado de duas zonas, aquecimento e resfriamento dos bancos, nas teclas cromadas, os controles para acionar os modos de condução, calibração da direção elétrica e suspensão eletrônica adaptativa. Ainda a alavanca do câmbio automático tem o pomo redondo, o console é grande com dois porta-copos. Os bancos parcialmente revestidos em couro têm os comandos elétricos para motorista e passageiro. Já na parte traseira, uma característica dos esportivos, só é possível transportar de maneira confortável crianças ou adultos de baixa estatura.
Ao entrar no Mustang Mach 1, o motorista passa por uma avalanche de sensações, pois afinal, o carro é um dos modelos mais bem sucedido da história da indústria mundial.
A primeira impressão é entrar em carro de competição, isso porque a posição de dirigir é baixa, mesmo elevando o assento. Ao empunhar o volante e ajustá-lo na posição correta, vem a mente o filme Grand Prix de de 1966. Estrelado por James Garner, ele interpreta o piloto de F1 Pete Aron que, fora das pistas, dirigia um Mustang com volante grande para deslocar-se de um autódromo para outro.
Antes de apertar o botão que aciona o motor, o Mustang Mach 1 não tem a tradicional chave, utiliza sensor de proximidade, vale navegar nas várias opções de grafia do painel de instrumentos e escolher a que mais agrada.
Depois disso, a sensação de acionar o botão e ouvir o ronco do motor invadindo a cabine é sem igual. Aliás, ele tem um sistema que o motorista muda o som do escapamento de acordo com o gosto.
Com 483 cv de potência e 58 kgfm de torque no Coyote é desnecessário ressaltar que o arranque do Mach1 é rápido! Um leve toque no acelerador é o suficiente para ele sair da posição estacionaria. São vários sistemas para proporcionar conforto e estabilidade, porém, na cidade, com asfalto esburacado, ondulado, ao passar por valetas, lombadas é necessário cuidado.
O Mustang Mach 1 é baixo, como qualquer esportivo, por isso, cuidado com a velocidade, ou vai ouvir aquele incomodo som de assoalho raspando. Já ao realizar manobras de estacionamento, como estacionar entre dois veículos, o processo é fácil, pois a direção elétrica tem esta opção mais leve. Na cidade ele é um provocador de torcicolo, isso porque, por onde passa, faz virar pescoço. Difícil parar o Mustang Mach1 e quando voltar não ter alguém observando o carro. Os menos tímidos inclusive fazem perguntas e até fotografam para depois postar em alguma rede social.
No entanto, o melhor lugar para utilizar o Mustang Mach1 é na rodovia. No asfalto bom é só pisar levemente no acelerador e desfrutar da velocidade subindo progressivamente. Mas mesmo assim é necessário ficar atento ao velocímetro, porque ele aumenta a velocidade rapidamente e não podemos esquecer que em nossas rodovias a máxima é 120 km/h.
Não se preocupe em realizar ultrapassagens, frenagens e retomadas. O Mach 1 responde prontamente ao que precisar.
Mas quem tem um Mustang Mach 1, vai querer pelo menos experimentar umas voltas em um autódromo. Ele está totalmente pronto para a pista. Para uma arrancada tem o Line Lock – Sistema Eletrônico de Pré-Aquecimento dos Pneus traseiros e os modos de condução disponíveis são: Normal / Esportivo / Esportivo+ / Neve/Molhado / Pista / Drag e MyMode, onde o motorista ajusta de acordo com sua preferência. Para avaliar a performance, tem o Track Apps no painel, o qual mostra as métricas de desempenho.
Se fosse possível entrar no Mustang Mach 1 e sair dirigindo infinitamente, mas só no asfalto bom, seria o melhor dos mundos. Já o consumo de combustível do Mustang Mach1 2021 divulgado pela Ford é de 5,1 km/L na cidade e 8,5 km/L na rodovia. Nesta Avaliação, com o ar-condicionado ligado, o consumo de gasolina foi de 5,9 km/L na cidade e 8,9 km/L na rodovia.
O preço do Mustang Mach1 2021 é R$ 545.000. Ele traz vários sistemas semi-autônimos de auxilio ao motorista, como: Controlador de velocidade (piloto automático), alerta de colisão (Forward Collision Warning), assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, assistente em frenagem de emergência (EBA), sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga, farol alto automático. São 8 air bags (frontais, laterais, cortina e joelhos para motorista e passageiro), tem ainda o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HLA).
O Ford Mustang Mach 1 vem também com a câmera de ré, ganchos de ancoragem para segurança de cadeiras de crianças, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus, luz de aproximação com a projeção do emblema do Mustang, soleiras das portas iluminadas Mach1 e alarme anti-furto.
As cores disponíveis para o Mustang Mach 1 são: Branco Ártico (faixa preta e friso laranja), Preto Astúrias (faixa cinza acetinado e friso vermelho), Azul Indianápolis (faixa preta e friso branco), Laranja Astana (faixa preta e friso branco), Prata Orvalho (faixa preta e friso laranja), Vermelho Arizona (faixa preta e friso branco), Amarelo Talladega (faixa preta e friso branco) e Cinza Dover (faixa preta e friso laranja) só nesta cor as pinças e detalhes internos são na cor laranja.
No Mustang Mach1 está disponível o sistema de Connectividade via FordPass Connect. Por meio de um aplicativo é possível receber aviso de revisão programada, alerta de acionamento do alarme no celular (Guard Mode), ele também permite a partida remota com acionamento do ar-condicionado, localizar o veículo no celular. Mostra ainda o status remoto do veículo (pressão de pneus, nível do combustível e alertas gerais) e faz o travamento e destravamento remoto do veículo.
Lançado em 1969, o primeiro Mustang Mach 1 chegou para ser um intermediário entre o Mustang GT e o Shelby. Para confirmar que é um modelo veloz de alta performance, o nome Mach 1 foi escolhido por tratar-se da medida padrão da velocidade do som (1.235 km/h). No ano de estreia, o Mach 1 estabeleceu 295 recordes de velocidade e resistência.
Depois disso, passou por duas atualizações em 1974 e 2003. Neste retorno, ou seja, 17 anos depois, como modelo 2021, ele traz embaixo do grande capô o motor mais potente da linha, design exclusivo, aerodinâmica refinada e vários aprimoramentos mecânicos, os quais foram mostrados nesta avaliação. A intenção da Ford é dar continuidade ao legado Mach 1.
Nesta fase que a Ford deixou de produzir no Brasil e passou a importar, são 40 concessionárias especialistas em Mustang, mas a compra pode ser feita em qualquer revenda da Ford, assim como as revisões programadas. No caso de alguma avaria severa é necessário procurar a revenda especializada. A chegada do Mach 1 também marcou o encerramento das vendas do Mustang Black Shadow.
Motor: Coyote 5.0L V8
Disposição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 8 em V
Número de válvulas: 32, com 4 por cilindro
Taxa de compressão: 12:1
Injeção de combustível: Direta e indireta
Cilindrada: 5037 cm³
Potência: 483cv a 7250 rpm
Torque: 58 kgfm a 4900 rpm
Combustível: Gasolina
Tração: Traseira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente, Eletrônica Adaptativa (MagneRide)
Traseira: Independente do tipo multibraço
Dianteiro e traseiro: Discos ventilados
Rodas: Liga leve 19”
Dianteiros: 255/40 R19
Traseiros: 275/40 R19
Comprimento: 4797 mm
Largura: 2081mm
Distancia entre-eixos: 2720 mm
Altura: 1403 mm
Tanque de combustível: 60,5 litros
Peso em ordem de marcha: 1814kg
Capacidade de carga 336kg
Peso Bruto Total 2150kg