Ford deixa de produzir no Brasil

Nova identidade visual da GM
Nova identidade visual da GM
11/01/2021
Nasce a fabricante de automóveis Stellantis
Nasce a fabricante de automóveis Stellantis
19/01/2021
Ford deixa de produzir no Brasil

Ford deixa de produzir no Brasil

Ford deixa de produzir no Brasil

Ford deixa de produzir no Brasil

A Ford irá fechar as fábricas de Camaçari, Taubaté e da Troller durante o ano de 2021. Os modelos comercializados no Brasil serão importados da Argentina

Em comunicado oficial distribuído para a imprensa na tarde desta segunda-feira, a Ford Motor Company, anunciou a decisão de encerrar a produção nas fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) durante o ano de 2021.

A justificativa é de que a medida que a pandemia de Covid-19 amplia, provoca a capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, o que resulta em anos de perdas significativas.

A nova estratégia da Ford Motor Company é de atender os consumidores na América do Sul com um portfólio de veículos conectados, e cada vez mais eletrificados, o que inclui SUVs, picapes e veículos comerciais, provenientes da Argentina, Uruguai e outros mercados.

Ainda segundo o comunicado, a Ford atenderá a região com seu portfólio global de produtos, o que inclui alguns dos veículos mais conhecidos da marca como a nova picape Ranger produzida na Argentina, a nova van Transit, originalmente da Turquia, o Bronco, o Mustang Mach 1, e planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.

A fabricante promete manter assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul.

No Brasil a Ford também manterá o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas, em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.

Ford Ka e Ford EcoSport deixam de ser fabricados

Atualmente a Ford produz em Camaçari (BA) o Ka hatch e sedã, o EcoSport e o motor 1.0 3 cilindros. Em Taubaté são fabricados motores e câmbios. Já o Campo de Provas de Tatuí, atende o desenvolvimento de produtos.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, justifica Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro”.

Produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté

A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.

 “Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”, continuou Watters. “Quero enfatizar que estamos comprometidos com a região para o longo prazo e continuaremos a oferecer aos nossos clientes ampla assistência e cobertura de vendas, serviços e garantia. Isso se tornará evidente ao trazermos para o mercado uma linha empolgante e robusta de SUVs, picapes e veículos comerciais conectados e eletrificados, de dentro e fora da região”. As unidades empregam em média 5.000 funcionários diretamente.

Por: Edison Ragassi / Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *