Avaliação: Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4x2 AT 2022
Avaliação: Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT 2022
Por: Edison Ragassi
Inicialmente desenvolvidas para transportar pequenas cargas na cidade e no campo, as picapes ganharam mercado e clientes interessados em utilizá-las como um veículo comum de passeio. Outra preferência do comprador deste modelo de veículo, também conhecido como caminhonete é o motor diesel, porém, o sistema de tração 4×4 não é uma exigência, principalmente para o cliente que utiliza o veículo na cidade. Por isso, as picapes compactas, derivadas dos automóveis de passeio ganharam muitos adeptos, inclusive em 2021 a Fiat Strada foi o automóvel mais emplacado do país.
Ranger Black, frente com a grade preto brilhante
Para disputar o mercado destes compradores que gostam de picapes, preferem o motor diesel, não tem a necessidade de sistemas que auxiliam no fora de estrada e consideram as derivadas de automóveis pequenas, a Ford oferece a Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT. Na pintura da carroceria e acabamento predomina a cor preta, ou seja, Black em inglês. Na frente o capô possuí 6 vincos, sendo que os das extremidades são mais acentuados. Nos faróis dianteiros as lentes são escurecidas, mas as lâmpadas das setas, ou lâmpadas repetidoras, são na cor âmbar, sendo assim, é um dos poucos lugares que não tem a cor preta. Mas isso se deve a uma regulamentação do Contran, de fevereiro de 1998. Ela estabelece que as luzes indicadoras de direção devem ser da cor âmbar (laranja) na dianteira e âmbar ou vermelha na traseira. Uma grande grade preta brilhante, com o símbolo oval de fundo azul e a logomarca da Ford cromada, mais um local sem a cor preta, está no centro. No para-choque ,as luzes de neblina estão nas extremidades e no centro uma pequena grade.
Ranger Black, nas laterais vincos nas portas e retrovisores com capa preta
Nas laterais, a começar pelo teto, há barras, uma área envidraçada grande, vincos na região das maçanetas e na parte debaixo das portas. No para-lama a inscrição cromada 2.2 e o numeral 6, referente ao motor e número de marchas. As capas dos retrovisores também são na cor preta. Há estribos na parte inferior e as rodas são de liga leve 18″ calçadas com pneus 265/60 R18 todo terreno.
Na traseira a inscrição Ranger está em destaque
A parte traseira tem o break light, a terceira luz de freio, no santoantônio, ele é exclusivo desta versão. O vidro traseiro é grande, a tampa da caçamba retangular, com o símbolo Ford no centro e abaixo a inscrição Ranger na cor cinza com frisos brancos. As lanternas escurecidas estão nas colunas. O para-choque na cor da carroceria tem uma moldura para acomodar a placa de identificação.
Ford Ranger Black com quadro de instrumentos digital e multimídia SYNC 3
Por dentro, o grande painel traz no quadro de instrumentos bem ao centro o velocímetro, em cada lado, uma tela de LCD 4,2 polegadas com as informações do computador de bordo e sistema de entretenimento. Elas são configuráveis através dos comandos no volante, o qual é multifuncional, revestido em couro, com detalhes na cor cinza escovado. No centro do painel está a tela multifuncional de LCD sensível ao toque de 8” do multimídia SYNC 3.
Ele vem com My Ford Touch, conecta com Android Auto, Apple Car Play e AppLink. Traz assistência de emergência, CD Player MP3 com conexão Bluetooth, USB / iPod, comando de voz em português, comandos de áudio no volante, 4 alto falantes e 2 tweeters. Os comandos do ar-condicionado digital de duas zonas estão abaixo e na tela do multimídia. No console a alavanca do câmbio automático de 6 marchas e o botão para desativar o controle de tração e estabilidade. Os bancos são revestidos em couro, com ajustes manuais para assento e encosto.
Ford Ranger Black com motor diesel 2.2 e tração 4×2
A Ford Ranger Black é uma picape cabine dupla, desenvolvida e pensada para quem vai utilizar a picape média na cidade e em rodovias. O motor Duratorq 2.2L Diesel entrega 160 cv e 39,2 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 marchas e a tração 4×2 traseira. Só para comparar, a Ford Ranger Storm, por exemplo, tem um motor mais potente e forte, o Duratorq 3.2L turbodiesel de 5 cilindros com 200 cv de potência e torque de 47,9 kgfm. Na configuração Black, a Ford quer atender o público que estava propenso a comprar um SUV grande, mas gosta de picape e não tinha opção.
Tampa traseira da Ranger Black com sistema auxiliar de abertura
As dimensões da Ranger Black cabine dupla são iguais as das versões XLS, Storm, XLT e Limited, o comprimento é de 5,3 m, com largura de 2,1 m e distância entre-eixos de 3,2 m. Apesar de ser direcionada para uso urbano, o ângulo de entrada é de 28º e o de saída 27º. A caçamba tem o comprimento de 1,5 m, largura entre caixas das rodas de 1,1 m. A altura é de 511 mm. O volume da caçamba da Ranger Black é de 1.180 litros e a capacidade de carga de 1.040 kg. A tampa da caçamba vem com assistente de abertura e fechamento e no tanque de combustível a capacidade é de 80 litros.
Avaliação: Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT 2022
Dirigir picape na cidade é muito interessante, principalmente em São Paulo. Isso porque, são vários os tipos de terrenos, ruas, vagas largas e estreitas, que aparecem pelo caminho o que obriga o motorista a estar sempre atento, por se tratar de um veículo grande. No caso da Ranger Black, o motorista encontra facilidade para ajustar banco, volante e espelhos, aliás, tanto os espelhos externos como o interno têm tamanho bom para este tipo de picape. Graças ao torque do motor diesel 2.2L, a Ranger Black entrega bom arranque, sai rápido da posição estacionária e desenvolve velocidade linearmente.
Ranger Black, suspensões bem calibradas, conforto ao passar por valetas e lombadas
Como é um veículo grande, bem isolado acusticamente, o motorista deve ficar atento ao velocímetro para não ser surpreendido. Em velocidades baixas como, por exemplo, 40 km/h ou 50 km/h em linha reta, a sensação é de estar a 20 km/h. Os sistemas de suspensões estão bem calibrados, mesmo com a caçamba vazia, ao passar nas lombadas, valetas, asfalto ondulado, absorve bem os impactos. Não é a mesma sensação de estar em um carro de passeio, mas ao levar em conta o tamanho e peso (2.032 kg em ordem de marcha) da picape média Ford, ela é confortável. Ao estacionar, principalmente nas vagas apertadas, os espelhos e a câmera de ré auxiliam para realizar a manobra.
Avaliação: Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT 2022
E na rodovia tem comportamento exemplar. Desenvolve velocidade rapidamente, o motor é elástico quando é exigido em uma ultrapassagem. O sistema de freio é compatível para um veículo deste porte, mas vale a dica, quando dirigir uma picape, mantenha distância maior que a costumeira ao dirigir um carro de passeio. Por melhor que seja o sistema de freio, a picape precisa de um espaço maior na frenagem por causa do peso.
A direção tem assistência elétrica progressiva, a qual atende as exigências tanto na cidade como na rodovia. A Ranger Black 2022 é uma ótima opção para quem gosta de um automóvel grande e alto, mas não tem simpatia ou torce o nariz para os SUVs.
Avaliação: Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT 2022
O consumo de combustível da Ford Ranger Black Diesel 4×2 AT 2022 é de 9,6 km/L na cidade e 11,3 km/L na estrada. Nesta Avaliação, a rodagem foi feita tanto no trajeto urbano como no rodoviário com o ar-condicionado ligado. Nestas condições o consumo da Ranger Black foi de 10,5 km/L na cidade e 11,8 km/L na rodovia. A diferença entre os valores oficiais e os obtidos ocorre porque o consumo de combustível sofre influência de vários fatores como, por exemplo, o terreno que circula, temperatura, maneira que o motorista dirigi, entre outros. Só por curiosidade, o consumo de combustível da Ranger Storm com motor 3.2L é de 8,4 km/L (cidade) e 9,4 km/L (estrada).
Acesse o canal AutoAgoracombr no YouTube e assista os vídeos com as nossa Avaliações
Avaliação: Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT 2022
O preço da Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT 2022 é R$ 214.090, ela é fabricada na Argentina, e além dos itens já mostrados, traz para auxilio do motorista, freios ABS com EBD e ESP, controle eletrônico de estabilidade, de tração e anti-capotamento, assistente de partida em rampas, assistência em frenagem de emergência, controle adaptativo de carga e oscilação de reboque (necessário instalação do kit de reboque original em uma concessionária Ford), controlador de velocidade, o piloto automático. Para a segurança dos ocupantes são 7 air bags (frontais, laterais, cortinas e joelho para o motorista), alarme antifurto volumétrico, chave programável (My Key). E ainda para a Ranger Black, a Ford oferece como acessório a capota retrátil automática que custa R$ 8.897,60. Mas não é só isso, a concessionária cobra para instalar, ou seja, a instalação não está inclusa no preço. E no caso este preço é sugerido no Estado de São Paulo. Nos outros estados varia conforme legislação tributária de cada Unidade Federativa.
Multimídia SYNC 3 com Ford Pass na Ranger Black
A Ford também oferece para a Ranger Black a conectividade por aplicativo Ford Pass com alertas de funcionamento do veículo, status remoto do veículo (nível do combustível, hodômetro), travamento e destravamento remoto do veículo, sistema de localização do veículo no celular, partida remota com acionamento do ar-condicionado, partida remota agendada e alerta de acionamento do alarme no celular.
Avaliação: Ford Ranger Black 2.2 Diesel 4×2 AT 2022
Posição: Dianteira, longitudinal
Combustível: Diesel
Número cilindros: 4 em linha
Número válvulas: 16
Cilindrada: 2.198 cm³
Alimentação: Bomba elétrica de alta pressão
Potência: 160 cv a 3.200 rpm
Torque: 39,2 kgfm a 1.600-2.500 rpm
Tipo: Automático, com 6 marchas
Tração: Traseira 4×2
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: tambores e sapatas
Direção: Eletricamente assistida (EPAS)
Dianteira: Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas longitudinais
Rodas: Liga leve 18”
Pneus: 265/60 R18 All Season
Comprimento: 5.354 mm
Largura: 2.163 mm
Entre-eixos: 3.220 mm
Ângulo de entrada: 28º
Ângulo de saída: 27º
Caçamba
Comprimento: 1.549 mm
Largura: 1.560 mm
Largura entre caixas de rodas: 1.139 mm
Altura: 511 mm
Volume: 1.180 L
Capacidade de carga:1.040 kg
Tanque de combustível: 80 L
Fotos: AutoAgora.com.br
1 Comment
[…] nos planos do Ford Go há também as opções de assinar a picape média Ranger nas versões Black, XLS, Storm, FX4 e Limited, a partir de R$ 5.650, ou assinar o Ford Territory Titanium a partir de […]