Em março de 2022, a Ford passou a oferecer a versão off-road de sua picape média no Brasil, a Ranger FX4 3.2L Turbodiesel. A sigla ‘FX4’ significa Ford 4×4, ela identifica as caminhonetes e veículos da marca do oval azul preparados para situações off-road, ou seja, o fora de estrada.
Sendo assim, a picape média Ford Ranger FX4 fabricada na Argentina, traz um visual que a diferencia das outras que integram a linha Ranger.
Ao observar a frente da Ranger FX4 a partir do capô, nota-se os vincos acentuados nas extremidades. Já os faróis são com máscaras escurecidas e a iluminação Full LED. Na base se destaca a assinatura em LED. Já, a grade frontal da Ranger FX4 é exclusiva, por isso diferencia a caminhonete das demais opções. No entanto, a parte superior e latera do para-choque é na cor da carroceria. Ao centro uma grade preta para reforçar o visual esportivo e nas pontas do para-choque estão as luzes de neblina halógenas.
Nas laterais, a Ranger FX4 2023, tem uma área envidraçada grande com molduras e apliques nas colunas cor preta. As capas pretas estão nos retrovisores com lâmpadas de seta. A mesma cor foi utilizada nas maçanetas. Na parte inferior das portas um adesivo estilizado com a sigla FX4 e estribos pretos confirmam a versão da Ranger. E as caixas de rodas possuem molduras, mas não há o friso inferior para ligá-las.
Ainda vista de lateral, o interessado na FX4 irá notar que o santoântonio tubular é exclusivo da versão. Ele também pode escolher por rodas liga leve18 polegadas e pneus ATR, ou rodas 17” com pneus Pirelli Scorpion AT+. Porém, ao observar a lateral direita, o que chama a atenção é o snorkel feito em fibra de vidro, também um acessório exclusivo da versão FX4.
A Ranger FX4 Ranger FX4 3.2L Turbodiesel tem a traseira retangular com as lanternas nas colunas, a logomarca FX4 está em destaque no lado esquerdo da parte superior da tampa. A maçaneta preta é aberta por chave, abaixo dela aparece o logotipo oval com friso cromado e fundo azul da Ford. E na parte inferior da tampa, ela é equipada com o sistema que facilita a abertura, está a inscrição Ranger em preto chapado. O para-choque preto reforça o visual diferenciado das outras versões.
Não é só o visual externo que diferencia a FX4 das outras da linha. Por dentro, a Ford Ranger FX4 vem com o painel escurecido. O quadro de instrumentos tem o velocímetro analógico e duas telas laterais de LCD 4,2 polegadas. Elas mostram as informações do computador de bordo, velocidade digital e do sistema de entretenimento.
No volante multifuncional revestido em couro, as costuras são vermelhas. Igual a todos os modelos Ford, o multimídia é o SYNC 3. Ele utiliza a tela sensível ao toque de LCD de 8” compatível com Android Auto e Apple Carplay. Já o ar-condicionado é digital de duas zonas, os comandos estão abaixo e também na tela do multimídia. Ele vem com quatro alto falantes e dois Tweeters.
No console a alavanca do câmbio automático de 6 marchas com o pomo em couro e as costuras da coifa em vermelho. Os bancos com ajustes elétricos para o motorista, são em couro e têm as costuras vermelhas. A inscrição FX4 aparece em relevo na parte superior.
O comprimento da Ford Ranger FX4 é de 5,3 m e a altura de 1,8 m. Sua distância entre-eixos é de 3,2 m, e a largura é 2,1 m. Para carregar as cargas, a caçamba da FX4 tem o comprimento de 1,5 m, e a largura entre as caixas das rodas é de 1,1 m. A caçamba ainda tem altura é de 511 mm e o volume é de 1.180 litros, para uma capacidade de carga de 1.014 kg. No tanque de óleo diesel, a capacidade é de 80 litros. Para enfrentar as mais diversas situações off-road, o ângulo de entrada é de 28º e o de saída 27º.
Apesar da proposta off-road, a Ford Ranger FX4 2023 tem o motor Duratorq 3.2L TDCi de 5 cilindros e o câmbio é automático de 6 marchas. É o mesmo trem de força utilizado na Ranger Storm, Ranger XLT e Limited. A potência é de 200 cv e o torque de 47,9 kgfm. Para atender as normas de emissões de poluentes que entraram em vigor em janeiro de 2023, ele foi recalibrado e ainda recebeu o sistema que utiliza o Arla 32. O Arla 32 na Ranger FX4 é armazenado em um tanque de 20 litros. Segundo a Ford, proporciona autonomia, em uso normal, de 10.000 a 14.000 km.
O sistema de direção vem com a assistência elétrica e a tração é 4×4, o comando é por seletor. Como mostrado desde o início da postagem, é totalmente preparada para o fora de estrada, já que, além da tração nas quatro rodas, o motorista, nos terrenos mais severos, ainda conta com o auxílio do diferencial traseiro blocante. A capacidade de tração da Ranger FX4 é de até 5.950 kg, e a de imersão é de até 800 mm.
A picape média Ford Ranger foi lançada no Brasil em 1.994 e desde aquela época firmou-se no mercado com a característica de ser um veículo robusto e pronto para qualquer tipo de terreno. Com o passar dos anos, a fabricante evoluiu seu veículo e incorporou tecnologias e assessórios para oferecer o conforto de um carro de passeio, sem perder as características de robustez.
Com a Ford Ranger FX4 3.2L Turbodiesel 2023 não é diferente, pois ela mantém o motor, câmbio, todos os sistemas de auxilio ao motorista e tração da versão topo de linha Limited, porém, com um visual mais chamativo. Podemos até dizer que a Limited tem o traje ‘social’, enquanto que a FX4 é vestida com o traje ‘esporte’.
Logo ao entrar, o motorista percebe que a caminhonete Ford Ranger FX4 2023 é um veículo muito espaçoso e confortável. Os detalhes visuais, como por exemplo, o painel escurecido, as costuras vermelhas nos bancos e coifas proporcionam um ambiente agradável na cabine.
Além de agradável, o interior da Ranger FX4 é funcional, o volante vem com ajuste de altura, o quadro de instrumentos é fácil de visualizar, o mesmo ocorre ao navegar pelas funções disponíveis tanto nas teclas do volante multifuncional, quanto que na tela do multimidia. Também não há dificuldades ao parear o celular, seja o pareamento por Bluetooth ou Android Auto e Apple Carplay, porém, nestes dois últimos aplicativos é necessário conectar o cabo de dados. Outra função que o sistema SYNC oferece é o comando de voz para mudar a estação de rádio, utilizar a lista de chamadas e contatos do celular, entre outras.
Depois de conhecer o interior da picape e fazer os devidos ajustes de banco, volante e espelhos, ao ligar girando a chave, o som característico do motor diesel entra na cabine, sem exageros, na proporção certa para que o motorista perceba que não é um motor ciclo Otto.
Quando o motorista dirige na cidade ele precisa ter atenção e tomar alguns cuidados. É necessário manter distância maior do veículo que está na frente, isso porque, o sistema de frenagem é muito bom, responde plenamente quando acionado, mas uma picape, por ser pesada, utiliza mais espaço ao parar totalmente.
O sistema de suspensão está bem calibrado para rodar na cidade, pois absorve bem as imperfeições do asfalto, isso levando em conta que se trata de um veículo grande, que pesa mais de duas toneladas (2247 kg), o que se traduz em conforto para os ocupantes, principalmente os dos bancos traseiros. Ao trafegar na cidade é necessário ter atenção com o limite de velocidade, pois a Ranger FX4 2023 arranca lentamente, mas desenvolve velocidade de maneira rápida. Quando o motorista não presta atenção, é provável que ele seja multado. Isso porque ao circular a 60 km/h a sensação é de que está rodando a 40 km/h.
O mesmo acontece na estrada, na rodovia, já que a Ranger FX4 é esperta. Ao entrar na rodovia, ela vai desenvolvendo velocidade de maneira constante, as trocas de marchas do câmbio automático são suaves, sem trancos ou lag. Ao diminuir a velocidade e voltar a acelerar, responde prontamente e nas ultrapassagens, o motorista não tem problemas.
A Ranger FX4 2023 utiliza sistema de direção com assistência elétrica, o qual é firme nas curvas, porém, também é leve nas manobras de estacionamento. E quem tem necessidade, seja por causa do trabalho, ou lazer, de passar por áreas de terra, barro, terrenos acidentados ou alagados, o sistema 4×4 é robusto e completo. Nesta avaliação da Ranger FX4 ela também foi utilizada na terra, certo que na época do teste, não possou por locais com barro, mas nas estradas com terra e pedra ela passou sem problemas..
O consumo de combustível da Ford Ranger FX4 3.2L Turbodiesel na cidade é de 8,6 km/L e na estrada é de 9,6 km/L, isso segundo os valores registrados no Inmetro no programa de etiquetagem veicular. Nessa Avaliação, utilizamos a picape da Ford preparada para todo o terreno, na cidade e também na terra.
O consumo registrado no computador de bordo, com o ar-condicionado ligado foi melhor que o oficial, pois chegou a 9,2 km/L. Depois disso, na estrada, velocidade média de 120 km/h, também com o ar-condicionado ligado, o consumo foi de 10,2 km/L. Vale destacar que o consumo de combustível, no caso da Ranger FX4, consumo de diesel, sofre influência das condições climáticas, do terreno pelo qual circula e a maneira que o motorista dirige.
O preço da Ford Ranger FX4 2023 é R$ 308.190. A cor Branco Ártico (sólida) custa R$ 850,00. Já a cor metálica Prata Geada e as cores perolizadas Preto Gales, Cinza Moscou e Vermelho Toscana tem o preço estipulado de R$ 1.900. Sem custo só a cor sólida Vermelho Bari. E as rodas de liga leve aro 17” com pneus 265/65 R17 custam R$ 2.000,00.
Além dos equipamentos já mostrados, a picape média Ford Ranger FX4 2023 tem o Ford AdvanceTrac. Este sistema é composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas. Vem ainda com o sistema anticapotamento, controle adaptativo de carga, 7 air bags, sistema Isofix para cadeiras infantis, freios ABS com EBD.
A Ranger FX4 2023 traz de série o alarme antifurto, retrovisores com os comandos elétricos, a câmera de ré, o controlador de velocidade, piloto automático, os sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular. O motorista tem várias funções que podem ser acionadas pelo celular, como por exemplo, o sistema de localização do veículo, alerta de acionamento do alarme, funcionamento e partida remota agendada com o acionamento do ar-condicionado, entre outras funções disponíveis via aplicativo FordPass.
Motor: Ford 3.2 Duratorq TDCi
Posição: Dianteira, longitudinal
Combustível: Diesel
Número cilindros: 5 em linha
Número válvulas: 20
Cilindrada: 3.198 cm³
Taxa de compressão: 15,5:1
Alimentação: Bomba elétrica de alta pressão
Potência: 200 cv @ 3.000 rpm
Torque: 47,9 kgfm @ 1.750–2.500 rpm
Modelo: Ford 6R80
Tipo: Automática, com 6 marchas à frente e uma à ré
Tração: 4×4 com “Shift on the Fly” (4×2, 4×4 High e 4×4 Low) e diferencial traseiro blocante
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: tambores e sapatas
Direção: Eletricamente assistida (EPAS)
Dianteira: Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas longitudinais
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: Especiais Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17
Comprimento: 5.354 mm
Largura: 2.163 mm
Entre-eixos: 3.220 mm
Altura: 1.821 mm
Ângulo de entrada: 28º
Ângulo de saída: 27º
Caçamba Ford Ranger FX4 2023
Comprimento: 1.549 mm
Largura: 1.560 mm
Largura entre caixas de rodas: 1.139 mm
Altura: 511 mm
Volume: 1.180 L
Tanque de combustível: 80 L
Colaborou: Ford Motor Company