Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Avaliação: Chevrolet Cruze Midnight 2023- Movimento
Avaliação: Chevrolet Cruze Midnight 2023
29/12/2022
Avaliação: Ford Ranger FX4 2023
Avaliação: Ford Ranger FX4 2023
26/01/2023

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

A picape Renault Oroch 2023 recebeu alterações no visual, acabamento e versão com o motor turbo 1.3L TCe Flex

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Por: Edison Ragassi

A primeira geração da picape Renault Oroch foi lançada em 2015. Ela chegou como opção entre as picapes compactas e médias, e também na época, como principal concorrente da Fiat Toro, a qual foi lançada no inicio de 2016. A picape Renault conquistou um público fiel. Para manter o modelo competitivo, a fabricante promoveu atualização no visual da Oroch 2023 e ainda incluiu na linha a opção de motor turbo 1.3L TCe e câmbio automático CVT XTRONIC, o mesmo utilizado também nos veículos da Nissan, pois Renault e Nissan participam de uma aliança.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Frente

Nova grade e para-choque para a Renault Oroch 2023

No visual dianteiro a Renault Oroch Outsider recebeu uma nova grade e para-choque, pois, ambos foram redesenhados. Além disso, o ski frontal, também conhecido por overbumper, e os faróis de neblina ganharam novas linhas. Segundo a fabricante, esse redesenho, ampliou o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, o que melhorou o desempenho quando ela está no fora de estrada. A grade da Oroch Outsider tem detalhes cromados, o grande Losango, símbolo da marca, está no centro. Já o para-choque tem uma área emoldurada na cor preta, com luzes auxiliares nas extremidades e luzes de neblina nas pontas inferiores e ainda uma grade menor inferior.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Lateral

As barras no teto da Oroch 2023 foram redesenhadas, a versão outsider tem rodas com desenhos exclusivos

Na lateral da picape nova Renault Oroch Outsider TCe 2023, observada a partir de cima, ela recebeu novas barras de teto, as quais a fabricante divulga que suportam até 80 kg. O santantônio foi redesenhado, o visual da versão Outsider é exclusivo, assim como, o desenho das rodas de liga leve é inédito, com acabamento biton diamantado na opção Outsider. Os para-lamas dianteiros e traseiros são com vincos ressaltados e molduras nas caixas das rodas. Na parte inferior das portas há uma faixa preta com a inscrição OUTSIDER, para identificar a versão. As rodas são 16 polegadas calçadas com pneus verdes 215/65R16.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Traseira

Na traseira, a Oroch 2023 recebeu lanternas com acabamento fumê

Desenhar a traseira de uma picape deve ser o terror para os designers das fabricantes de veículos, isso porque geralmente elas são retangulares, por causa da tampa e não oferecem opções para criar. Sendo assim, a solução é a utilizada pela Renault. A Oroch 2023 recebeu novas lanternas com acabamento fumê e também o novo logo Oroch bem destacado na tampa. O para-choque é preto com refletores nas pontas, colocados na posição vertical. Ele é largo e forma um degrau de apoio para subir na caçamba, sem abrir a tampa.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Painel

Renault Oroch 2023, teve o interior redesenhado/.Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem

Novo desenho interior para a Renault Oroch Outsider TCe 2023

Para a cabine, a Renault mudou totalmente o desenho da picape Oroch Outsider 2023. O painel tem as saídas de ar retangulares e acabamento em prata fosco, os botões de comandos estão no centro. Para diferenciar a versão Outsider das outras, os acabamentos internos são na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos os quais são revestidos em couro. Já o quadro de instrumentos também e volante também são novos.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 multimídia

Renault Oroch Outsider, versão topo de linha com multimídia tela 8″/ Foto: Divulgação Renault

O painel recebeu um velocímetro digital no centro e o volante com regulagem de altura, traz acabamento escovado e botões retroiluminados. E a central multimídia EasyLink tem a tela flutuante sensível ao toque de 8 polegadas, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay, já o ar-condicionado é digital.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Caçamba

Renault Oroch Outsider TCe 2023, capacidade de 683 litros na caçamba

Dimensões Renault Oroch Outsider TCe 2023 e capacidade de carga

As dimensões da Renault Oroch 2023 Outsider são compatíveis para um veículo desse porte. O comprimento é de 4,7 m e a entre-eixos é de 2,8 m. A caçamba da Renault Oroch recebe até 683 litros ela tem 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. Para auxiliar no transporte de carga há 8 anéis de fixação, sendo que, cada um suporta 50 kg, porém, eles podem ser rebatidos. Já a tampa da caçamba suporta até 80 kg de carga e o protetor de caçamba é de série. A capacidade de carga total da Renault Orock é de até 680 kg, e no tanque de combustível a capacidade é de 45 litros.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Motor

Motor 1.3L turbo TCe da Oroch 2023 foi desenvolvido em parceria com a Daimler

Motor turbo na Renault Oroch Outsider 2023 e câmbio CVT

Na picape Renault Oroch Outsider 2023 o motor é o turbo TCe 1.3 flex. Ele está acoplado ao câmbio automático CVT XTRONIC com 8 marchas simuladas. Este conjunto entrega 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm de potência, já o torque é de 27,5 kgfm (E) entre 1.600 e 3.750 rpm. Este motor foi desenvolvido em conjunto com a Daimler, ele estreou no Renault Captur 2022 e depois foi incluído também no Renault Duster 2023.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 câmbio cvt xtronic

Câmbio CVT XTRONIC que simula 8 marchas para o motor 1.3L TCe turbo/ Foto: Divulgação Renault

Para melhor aproveitamento energético e economia de combustível, tem o sistema Start&Stop, o qual desliga o veículo automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Outro item presente é a função ECO, que altera parâmetros do acelerador e do ar-condicionado para diminuir o consumo.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Renault Oroch 2023. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem

Impressões ao dirigir Renault Oroch Outsider TCe 2023

Em princípio, as picapes compactas e médias foram desenvolvidas para serem utilizadas no trabalho. Mas o consumidor é quem decide qual é a real utilidade do veículo que comprou. Esta decisão é obtida de várias maneiras desde o simples fato de considerar o automóvel bonito, até as condições financeiras, pois tem o dinheiro apenas para comprar um veículo, o qual vai servir para todas as necessidades.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Interior dianteiro  Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 Interior traseira

Sendo assim, os departamentos de relacionamento com os consumidores das montadoras identificaram esta tendencia das picapes serem modelos multiuso, passaram estas informações para a engenharia de produtos e eles passaram a desenvolver as picapes igual aos veículos de passeio.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 volante multifuncional

Renault Oroch 2023, volante multifuncional e painel digital/Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem

E a picape Renault Oroch Outsider 2023 tem quase tudo o que seu irmão de plataforma, o SUV Renault Duster oferece. A principal diferença está no sistema de suspensão traseira, pois na Oroch ele é independente tipo McPherson com Multilink e barra estabilizadora, enquanto que no utilitário esportivo a suspensão traseira é do tipo eixo rígido.

Mas logo ao entrar na Renault Oroch, o motorista não irá perceber esta diferença, pois, por dentro a picape tem um visual agradável. As cores e tons escolhidas combinam com a proposta do carro. O volante multifuncional e o multimídia são fáceis de entender e utilizar. O mesmo acontece ao posicionar, banco e espelhos, ou seja, não há dificuldades. Já o painel de instrumentos é diferente ao do utilizado no Duster, ele é semelhante ao do Renault Captur, e com boa visualização.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Renault Oroch 2023. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem

Depois de ligar a picape, colocar a alavanca do câmbio CVT XTRONIC na posição D e acelerar, o motorista irá perceber que ela sai da posição estacionária lentamente. O que é natural, pois, apesar do visual esportivo, não podemos esquecer que se trata de um veículo utilitário.

Durante o uso o motorista percebe que ela desenvolve velocidade naturalmente. Acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos, a velocidade final é de 189 km/h, mas vala lembrar que a velocidade máxima nas rodovias brasileiras é de 120 km/h.  

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 movimento na terra

Renault Oroch 2023. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem

O sistema de suspensão da Oroch Outsider 2023 está bem ajustado, pois, quando encontra os obstáculos comuns em uma cidade, como os buracos, as lombadas e valetas, pouco se sente dentro da cabine. Ao entrar em uma subida, caso não esteja embalada, o melhor desempenho é obtido ao desativar o modo ECO. Passada esta situação ele pode ser ativado, e assim cumprir sua função de auxiliar a consumir menos combustível.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 movimento

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

E na rodovia, a Renault Oroch Outsider 2023 desenvolve velocidade de maneira rápida, mesmo com o modo ECO acionado. Quando necessário diminuir a velocidade e acelerar em seguida, ou seja, uma retomada, ela responde de maneira positiva. O fato de ter suspensões independentes na dianteira e traseira, contribuem para a estabilidade da Oroch até nas curvas mais severas.

A picape Renault Oroch Outsider 2023 com motor 1.3L turbo flex TCe figura entre as mais baratas de sua categoria. Ela oferece conforto e bom desempenho.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 movimento

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Consumo de combustível Renault Oroch Outsider TCe 2023       

O consumo de combustível da picape Renault Oroch Outsider 2023 registrado no Inmetro ao abastecer com gasolina, na cidade é de 10,5 km/L e na estrada é de 11 km/L. Ao utilizar etanol, o álcool combustível, o consumo é de 7,4 km/L no ciclo urbano e 7,8 km/L no circuito rodoviário. No entanto, a Oroch Outsider 1.3L TCe 2023, emprestada pela Renault para esta Avaliação foi entregue abastecida com etanol. Ela foi utilizada tanto na cidade, como na estrada com o ar-condicionado ligado e o modo ECO ativado. Sendo assim, o consumo registrado no computador de bordo foi de 6,9 km/L na cidade e 8,9 km/L na estrada.   

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Preço e itens de série Renault Oroch Outsider TCe 2023

Por sua vez, o preço da Renault Oroch Outsider 2023 é R$ 145.7000. A cor Vermelho Vivo não tem custo adicional. Já a Branco Glacier custa R$ 800,00. E as cores Prata Étoile, Vermelho Fogo, a exclusiva para a versão Outsider, Cinza Lune e Preto Nacré tem o preço estipulado em R$ 2.000,00.

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023 câmera de ré

Câmera de ré é item de série na Renault Oroch Outsider TCe 2023

No entanto, além dos itens já mostrados, a picape Renault Oroch Outsider versão topa de linha, com motor 1.3L TCe e câmbio CVT XTRONIC, vem com o sensor crepuscular e de chuva, capota marítima, câmera de ré, grade do vidro traseiro. O sistema de direção tem assistência eletro-hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos e alarme. O airbag é duplo, freios ABS com BAS, Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS), Sistema Anti-capotamento (RMI) e Assistente de Partida em Rampas (HSA).

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Avaliação: Renault Oroch Outsider TCe 2023

Ficha técnica Renault Oroch Outsider 2023 1.3L TCe

Motor: 1.3 16V TCe

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Alimentação: Injeção direta de combustível

Cilindrada:1.332 cm³

Potência motor 1.3L TCe Flex: 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm

Torque motor 1.3L TCe Flex: 27,5 kgfm (E/G) entre1.600 rpm e 3.750 rpm

Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 8 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.

Traseira: Independente tipo McPherson com Multilink, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Pneus: 215/65 R16

Rodas: Liga leve 16”

Dimensões / Capacidades

Comprimento: 4.719 mm

Entre-eixos: 2.829 mm

Largura: 1.834 mm

Altura: 1.834 mm

Caçamba: 683 litros

Tanque de combustível: 45 litros

Ângulo de entrada : 27,5º                   

Ângulo de saída:   22,4º           

Altura do solo:      212 mm                

Colaborou: Renault Brasil

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *