Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023
Avaliação: Toyota Corolla Cross Hibrido Flex XRX 2023
06/09/2022
Avaliação: CAOA Chery Tiggo 8-Movimento
Avaliação: CAOA Chery Tiggo 8
05/10/2022
Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Impressões ao dirigir

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Motor 1.3 turbo Flex deu novo fôlego para o Renault Duster, ele está com melhor desempenho

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Por: Edison Ragassi

O novo Renault Duster foi lançado em março de 2020 já como modelo 2021. Apesar das modificações visuais e tecnológicas, na época do lançamento havia a expectativa de que a fabricante também incluiria o motor turbo, o que só veio a acontecer em março de 2022 quando chegou o Duster ano 2022 modelo 2023 com o  motor TCe 1.3 Flex só é oferecido na opção topo de linha, ou seja, a Iconic

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Renault Duster Iconic 2023 motor TCe, na grade detalhes cromados

O visual dianteiro do Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe traz o capô com os vincos acentuados. A grade traz frisos cromadas e o símbolo da Renault em forma de losango bem grande no centro.

Os faróis ostentam ao redor a assinatura em LED na forma de um “C”, uma característica da atual linha Renault. Foi adotada uma moldura frontal e o para-choque na parte superior tem a cor da carroceria, enquanto que na parte inferior a cor é preta. Há  também uma grade no centro e quatro luzes de neblina, sendo que duas estão na região da placa e outras duas nas extremidades inferiores.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Lateral

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo, versão 2023 com novas barras no teto e desenho das rodas

O Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo traz nas laterais a linha de cintura alta, em relação ao SUV comercializado até 2020, a área envidraçada diminuiu de tamanho, e as portas foram redesenhadas.  Nos para-lamas dianteiros e traseiros há ressaltos para passar a impressão de robustez. As caixas das rodas são com molduras, as quais se unem por um friso colocado na coluna inferior.

Ainda nos para-lamas uma moldura retangular acomoda a lâmpada sinalizadora. Os vincos estão abaixo das maçanetas, as quais são têm a cor da carroceria.  Já os retrovisores usam as capas na cor preta, a mesma das molduras dos vidros e apliques nas colunas das portas. As rodas são em liga leve 17 polegadas com pneus 215/60 R17. Ainda na linha 2023 o Renault Duster Iconic recebeu novas barras no teto.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo-Traseira

Renault Duster Iconic 2023, tampa traseira redesenhada

Ainda comparado com o Duster vendido até 2020, a traseira recebeu uma nova tampa do porta-malas e novo para-choque. Porém, o que mais chamou a atenção foi que as lanternas receberam o formato quadrado, com uma cruz no centro e passaram a ser em LED.  No centro da tampa está estampado bem grande a palavra ‘DUSTER’ com a logomarca da Renault acima e nas pontas do para-choque estão os refletores e as luzes de ré.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Interior dianteiro Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Interior traseiro

Interior Renault Duster Iconic 2023 1.3 TCe

O Renault Duster Iconic 2023 1.3 TCe manteve no interior as características de um veículo versátil, porém, aprimoraram os materiais de acabamento. O volante é multifuncional revestido em couro.  O painel é amplo e no quadro de instrumentos as informações são mostradas de maneira analógica, no caso o velocímetro e o conta-giros, e digitais na tela colocada no centro.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Painel

Renault Duster Iconic 2023, volante em couro e nova central multimídia

A central multimídia é a Display Link de 8 polegadas. Oferece conectividade wireless, sem cabos, para o espelhamento de smarphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay. A tela de 8” é sensível ao toque. Nela são projetadas as imagens da câmera de ré com guias dinâmicas.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Câmera de ré imagem traseira Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Câmera 3D lado direito Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

O sistema de auxilio para estacionamento mostra imagens da traseira, lado direito, lado esquerdo e dianteira

Na versão Iconic, ou seja, a topo de linha, o sistema Multiview, o qual permite visualizar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road e também de estacionamento. A conexão USB está na parte inferior do painel. Ele possui ainda layout personalizável, conexão via Bluetooth e informações como temperatura externa e horário direto na tela. Para auxiliar o motorista na economia de combustível a central mantém o Eco Scoring e Eco Monitoring.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Porta-malas sem rebater Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Imagem do porta-malas rebatido 60/40 Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Porta-malas totalmente rebatido

Dimensões e capacidades Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

No que diz respeito as dimensões e capacidades, o Renault Duster Iconic 2023 1.3 TCe tem comprimento de 4,3 m. Sua distância entre-eixos é de 2,6 m. A largura é de 1,8 m, enquanto que, com as barras de teto chega a altura de 1,6 m. No porta-malas a capacidade sem rebater os bancos é de 475 litros e no tanque de combustível recebe até 50 litros.

Estas dimensões conferem ao Duster espaço interno privilegiado, uma qualidade exaltada pelos compradores, desde o lançamento. O ângulo de entrada do Renault Duster é de 30°, já o ângulo de saída é de 34,5° enquanto que o ângulo de transposição é de 13°.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Motor turbo TCe

Renault Duster Iconic 2023, motor 1.3 TCe turbo com injeção direta desenvolvido em parceria com a Daimler

Motor e câmbio Renault Duster Iconic 2023 1.3 TCe

E o que faltou no Duster 2021 foi incluído no Duster 2023. O motor turbo TCe 1.3 Flex. Importado da Espanha, foi desenvolvido em parceria com a Daimler, ele traz soluções desenvolvidas e testadas na F1, como por exemplo, a injeção de combustível direta central com 250 bar de pressão, o turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Câmbio CVT XTRONIC

Renault Duster Iconic 2023 e motor 1.3 turbo, com o câmbio CVT XTRONIC que simula 8 marchas

O motor 1.3 TCe trabalha acoplado ao novo câmbio automático CVT XTRONIC de 8 marchas. Este conjunto faz com que o Duster Iconic 2023 tenha potência de 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm e torque de 27,5 kgfm (E/G) disponíveis entre 1.600 rpm e 3.750 rpm. Na prática é mesmo powertrain utilizado no Renault Captur lançado em junho de 2021.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Impressões ao dirigir

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Impressões ao dirigir Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Como já comentado, o Renault Duster impressiona quem entra pela primeira no SUV, em um primeiro momento, por causa do espaço interno para todos os ocupantes. Também é fácil fazer os ajustes do volante, banco e espelhos na melhor posição para dirigir.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Volante

Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo, volante multifuncional e mostradores de velocidade e giro do motor analógicos

As informações do painel de instrumentos do Renault Duster Iconic 2023 são fáceis de visualizar, o mesmo ocorre com as mostradas na tela do multimídia o uso é intuitivo. Só é necessário prestar um pouco mais de atenção ao sintonizar e salvar as emissoras de rádio preferidas, aliás o sistema está atualizado para sintonizar as emissoras de FM que operam na faixa estendida que inclui frequências de 76,1 a 87,5 MHz.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- movimento

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Para acionar o motor, o Duster Iconic tem o botão de partida, o sensor é semelhante a um cartão, com ele dentro do carro é só pisar no pedal do freio e apertar este botão que o TCe entra em funcionamento. Depois disso, basta posicionar a alavanca do câmbio na posição ‘D’, soltar o freio de mão e pisar levemente no acelerador.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo, mais torque e potência oferece melhor desempenho

E aqui vale uma comparação, o motor TCe deixou o Duster muito mais esperto que a versão com o propulsor 1.6 SCe. Apesar da menor litragem (1.3L), o motor turbo entrega torque de 27,5 kgfm enquanto que o aspirado (1.6L) oferece 16,2 kgfm de torque. Esta diferença é sentida logo ao arrancar.

Depois disso, desenvolve velocidade de maneira constante e ao entrar em uma subida não perde o folego. No circuito urbano, graças a boa altura em relação ao solo, passa por valetas, lombadas e buracos com certo conforto e sem raspar o assoalho.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Movimento

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

A direção possui assistência elétrica com calibragem ideal tanto para as manobras de estacionamento, como também nas curvas mais severas.

Por falar em manobras de estacionamento, o sistema 3D de câmeras para auxilio de estacionamento do Duster Iconic 2023 é um ótimo auxiliar para entrar nas vagas apertadas das garagens dos prédios, por exemplo.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Movimento

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo, suspensões bem calibradas proporcionam estabilidade tanto na cidade como na rodovia

E ao entrar na estrada, ele tem um bom desempenho. Nos primeiros metros, quando é exigido um pouco mais do acelerador, há uma pequena diferença para ele reagir. Mas isso ocorre só até chegar na velocidade necessária, no caso 120 km/h. Depois disso ele estabiliza e com o motor cheio, o motorista não encontra dificuldades ao realizar uma ultrapassagem.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Duster em movimento

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Já as retomadas são um pouco mais lentas, porém, muito melhores que as obtidas com o Duster que utiliza o motor 1.6L aspirado. No geral, o Duster Iconic 2023 TCe 1.3 Flex, é um veículo projetado para atender as necessidades de uso urbano e rodoviário, com características esportivas e familiares.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo- Duster em movimento

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Consumo de combustível Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe

Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe faz 7,7 km/ litro na cidade e 8,4 km/L na estrada quando abastecido com Etanol. Ao utilizar gasolina o consumo é de 10,8 km/L no ciclo urbano e 11,5 km/l na rodovia.

Na Avaliação de AutoAgora.com.br, o Duster Iconic 2023 foi entregue abastecido com 100% de Etanol, o SUV foi utilizado em várias situações comuns ao usuário, como por exemplo em trajetos urbanos para ir ao supermercado, deslocamentos no trabalho, enfrentando trânsito congestionado, subidas, descidas, entre outros e na rodovia, sempre com o ar-condicionado ligado. O consumo de combustível mostrado no computador de bordo foi de 7,3 km/l na cidade e 8,1 km/L na estrada.  

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo, versão topo de linha é bem equipada

Preço e itens de série do Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe

O preço do Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe é R$ 141.290. Entre os itens de série ele vem equipado com airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro.

Os vidros são elétricos nas quatro portas​, vem de série com o  Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​. O banco do motorista tem a regulagem de altura manual​, ainda a luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo-Central multimídia com Eco Scoring e Eco Monitoring.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo, a central multimídia vem com Eco Scoring e Eco Monitoring.

Para a versão Iconic topo de linha do Duster o comprador conta ainda com os vidros elétricos defunção um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera, ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

Sistema Multiview é item de série no Renault Duster Iconic 2023

Além disso, vem com o sistema Multiview composto por quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17 polegadas diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento Premium e apoio de braço.

Cores disponíveis para o Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

No total são 7 opções de cores oferecidas pela Renault para o Duster Iconic 2023. A Vermelho Vivo não tem custo extra e a Branco Glacier custa R$ 700,00. Já ao custo de R$ 1.650,00 a Renault oferece as cores Prata Étoile, Bege Dune, Marrom Vison, , Cinza Cassiopé e Preto Nacré.

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo

Ficha técnica Renault Duster Iconic 2023 1.3 Flex TCe

Motor: 1.3 16V TCe

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Alimentação: Injeção direta de combustível

Cilindrada:1.332 cm³

Potência: 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm

Torque: 27,5 kgfm (E/G) entre1.600 rpm e 3.750 rpm

Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 8 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Pneus: 215/60 R17

Rodas: Liga leve 17”

Dimensões / Capacidades

Comprimento: 4.376 mm

Largura:1.832 mm

Altura: 1.693 mm

Entre-eixos: 2.673 mm

Porta-malas: 475 litros

Tanque de combustível: 50 litros

Colaborou: Renault Brasil

Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

4 Comments

  1. […] Leia também, Avaliação: Renault Duster Iconic 2023 motor 1.3 turbo […]

  2. […] Na picape Renault Oroch Outsider 2023 o motor é o turbo TCe 1.3 flex. Ele está acoplado ao câmbio automático CVT XTRONIC com 8 marchas simuladas. Este conjunto entrega 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm de potência, já o torque é de 27,5 kgfm (E) entre 1.600 e 3.750 rpm. Este motor foi desenvolvido em conjunto com a Daimler, ele estreou no Renault Captur 2022 e depois foi incluído também no Renault Duster 2023. […]

  3. Fábio Avila disse:

    Porque ninguém comenta a grande falha de projeto? Como fabricam um SUV sem a opção de desligar o controle de tração ?

    • A Renault, até por questões de segurança, optou por não colocar o botão para desabilitar o controle de tração. Porém na picape Oroch, com mesmo motor e câmbio há o botão para desabilitar o controle de tração. Ele fica desativado até a velocidade de 30 km/h e depois volta a habilitar. Obrigado por deixar sua opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *