Nesta avaliação da Ford Ranger Storm Diesel, vale lembrar que, apesar de ser fabricada na Argentina, ela foi desenvolvida para o mercado brasileiro. Diferente das outras versões, voltadas para o agro empresário e com vocação operária, a Ranger Storm está direcionada ao público que curte esportes radicais e aventura, portanto mais jovem.
Para deixar isso bem evidente, a Ford trabalhou forte o visual. Na frente aparece destacada na grade dianteira tipo colmeia, o nome Storm com o símbolo azul oval acima, além disso, o capô tem faixas personalizadas. Nas extremidades do para-choque estão as luzes de neblina.
A lateral utiliza apliques nas colunas das portas, para incrementar o visual, há os alargadores, as molduras nos para-lamas. Os estribos, as rodas de liga leve 17” e santantônio também são exclusivos, portanto, só estão nesta versão, na cor preta. Os pneus 265/65 R17 todo-terreno Scorpion AT Plus, foram desenvolvidos pela Pirelli especialmente para a versão Storm.
Já as linhas da traseira de uma picape não oferecem muitas opções, isso por mais criativo que seja o desenhista. Sendo assim, eles trabalharam nas lanternas. A Ranger Storm tem as lentes escurecidas copiadas da série especial global Wildtrak.
Com cabine dupla, a picape média utiliza os mesmos itens de série e acabamento da opção XLS 4×4. Sendo assim, os bancos são em tecido, o painel de instrumentos é digital, com várias informações do computador de bordo. Elas são acessadas pelos comandos do volante, que é multifuncional. O sistema multimídia é o SYNC com tela de 8 polegadas, oferece comandos de voz e conexão para Android Auto e Apple CarPlay.
A Ranger Storm tem o motor Duratorq 3.2L turbodiesel de 5 cilindros com 200 cv de potência e torque de 47,9 kgfm. A tração é 4×4, o comando é por seletor. O câmbio é automático de 6 marchas. Ainda vem com o diferencial traseiro blocante. A capacidade de tração é de até 5.950 kg, já a de imersão é de até 800 mm.
O consumo de combustível apurado pelo Inmetro no programa de etiquetagem veicular é de 8,4 km/L (cidade) e 9,4 km/L (estrada). Nesta avaliação da Ford Ranger Storm feita por AutoAgora.com.br, com o ar-condicionado ligado, conseguimos melhor eficiência, ou seja, 9,1 km/L na cidade e 12,1 km/L na estrada. Vale lembrar que o consumo de combustível sofre a influência de como o motorista dirige.
Na avaliação: Ford Ranger Storm Diesel, é bom recordar que, em julho do ano passado, quando apresentou a linha 2020 da Ranger, a principal modificação relatada pela Ford, foi a do sistema de suspensão, já que ele foi refeito. Se comparada a Ranger 2019, eles trocaram amortecedores, molas, barra estabilizadora dianteira e coxins. Este novo sistema está presente na opção Storm.
Entre os sistemas de auxilio ao motorista, a picape média aventureira traz o AdvanceTrac. Ele é composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle automático de descida. Ainda integra o sistema, o controle de oscilação de reboque, assistência de frenagem de emergência e luzes de emergência em frenagens bruscas, além de sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga.
Na avaliação da Ford Ranger Storm Diesel foi possível perceber que dirigir uma picape, principalmente em uma grande cidade sempre é diferente, pois ao entrar no veículo vem aquela sensação de iniciar uma aventura. Isso porque a picape é grande, não há como reclamar de espaço, tanto para os ocupantes dos bancos dianteiros, como dos traseiros.
Apesar de os comandos para ajustes dos bancos serem todos manuais, não há opção elétrica, o motorista não encontra dificuldades para encontrar a posição confortável e segura para dirigir. O ajuste do volante é só de altura. Muito simples para operar é o multimídia SYNC, aliás, algumas funções, como por exemplo, trocar a estação de rádio, pode ser feito por comando de voz.
Outra boa sensação ocorre ao girar a chave e acionar o motor. Isso porque o som característico do motor diesel invade a cabine. Não é exagerado, mas na medida para o motorista saber que se trata de um motor forte. Ao rodar pela cidade é preciso ter cuidado, por exemplo, manter distância do veículo que está na frente. O sistema de frenagem é muito bom, responde plenamente quando acionado, mas um veículo pesado precisa de mais espaço para parar.
Os ajustes feitos no sistema de suspensão deixaram a picape melhor para o uso urbano, que da geração anterior. Absorve bem as imperfeições do asfalto, o que se traduz em conforto para os ocupantes, principalmente os dos bancos traseiros. Outro fator que o motorista deve ficar atento ao trafegar na cidade é com o limite de velocidade. A Ranger Storm tem um arranque lento, mas desenvolve velocidade rapidamente. Caso o motorista não preste atenção, pode se complicar ao passar em um radar. Isso porque ao andar a 60 km/h a sensação é de estar a 40 km/h.
A questão de velocidade também serve para quando a Ranger Storm está na rodovia. Isso porque, a picape desenvolve velocidade rapidamente. O câmbio faz trocas suaves, sem trancos. Não há susto ao realizar ultrapassagens e tem excelentes retomadas.
O sistema de direção com assistência elétrica está bem calibrado, firme ao enfrentar uma curva e leve nas manobras de estacionamento. E na terra, nos terrenos acidentados, o 4×4 está preparado para qualquer tipo de obstáculo. Mas vale avisar, neste terreno é necessário, pois neste tipo de terreno, é necessário algum conhecimento e perícia. Ela tem os equipamentos, porém, o motorista precisa saber utilizá-los.
O preço da Ford Ranger Storm é de R$ 161.690. Entre os itens de série a Ranger Storm traz a direção com assistência elétrica, ar-condicionado automático e digital, o controle é individual tanto para o motorista como para o passageiro. No total são 7 airbags (dois frontais obrigatórios, os laterais, de cortina e de joelho para o motorista). Como acessórios está o snorkel que custa R$3.600,00 e a capota marítima que sai por R$5.660,00.
A caçamba tem a capacidade de 1.040 kg, ela vem com ganchos internos para carga, ainda a tampa tem chave e assistente de abertura e fechamento. Para finalizar, neste período de quarentena, a Ford implantou o sistema de vendas que permite ao interessado comprar qualquer modelo da marca on line, ou seja, sem sair de casa. E ainda tem financiamento com carência e parcelas pela metade.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: Ford 3.2 Duratorq TDCi
Posição: Dianteira, longitudinal
Combustível: Diesel
Número cilindros: 5 em linha
Número válvulas: 20
Cilindrada: 3.198 cm³
Taxa de compressão: 15,5:1
Alimentação: Bomba elétrica de alta pressão
Potência: 200 cv @ 3.000 rpm
Torque: 47,9 kgfm @ 1.750–2.500 rpm
Modelo: Ford 6R80
Tipo: Automática, com 6 marchas à frente e uma à ré
Tração: 4×4 com “Shift on the Fly” (4×2, 4×4 High e 4×4 Low) e diferencial traseiro blocante
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: tambores e sapatas
Direção: Eletricamente assistida (EPAS)
Dianteira: Independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas longitudinais
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: Especiais Pirelli Scorpion AT Plus 265/65 R17
Comprimento: 5.354 mm
Largura: 2.163 mm
Entre-eixos: 3.220 mm
Ângulo de entrada: 28º
Ângulo de saída: 27º
Caçamba
Comprimento: 1.549 mm
Largura: 1.560 mm
Largura entre caixas de rodas: 1.139 mm
Altura: 511 mm
Volume: 1.180 L
Capacidade de carga:1.040 kg
Tanque de combustível: 80 L
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