Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: SUV Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático
Avaliação: SUV Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático
26/10/2021
Avaliação: Fiat Cronos Precision 1.8 Automático 2021
Avaliação: Fiat Cronos Precision 1.8 Automático 2021
17/11/2021
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Honda segue a tradição japonesa de fabricar automóveis funcionais, confortáveis e robustos, mas com motor turbo

Por: Edison Ragassi

Lançado em 2015, o SUV Honda HR-V rapidamente caiu no gosto do público brasileiro e passou a dividir as atenções com o Jeep Renegade, sendo assim, em pouco tempo entrou na lista dos mais vendidos do segmento. A máxima do futebol diz que, em time que está ganhando não se mexe, mas melhora, a Honda Automóveis procurou melhorar o SUV e incluiu no mix de produtos da linha 2020 o HR-V Touring com motor 1.5 Turbo.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Honda HR-V Touring com faróis FULL LED e luzes de neblina em LED

O SUV Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT é fabricado no Brasil, no capô vincos nas extremidades e no centro. Na parte frontal, uma faixa cromada com o grande H, símbolo da marca, a qual liga o conjunto de faróis FULL LED que estão nas extremidades com assinatura em LED. Uma grade em formato de V está na parte inferior e o para-choque na cor da carroceria traz nas pontas as luzes de neblina retas em LED, porém, nas outras versões elas são arredondadas e alógenas e no centro inferior uma outra grade.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Honda HR-V Touring, as portas traseiras têm as falsas maçanetas

Nas laterais, o desenho é igual ao das versões sem motor turbo. Os faróis avançam para os para-lamas unindo-se aos vincos laterais. A área envidraçada das portas é grande, há apliques pretos nas colunas. As maçanetas das portas dianteiras são da cor da carroceria e as traseiras estão ao lado dos vidros, passa a impressão de ser um modelo duas portas.  O visual esportivo é reforçado pelas caixas de rodas com molduras. Igual ao HR-V EX, as rodas são de liga-leve 17 polegadas com pneus 215/55R17.

Honda HR-V Touring, traseira com vidro inclinado, as lanternas avançam para a tampa

Na traseira, um aerofólio sai do teto com a terceira luz de freio, o breaklight. As lanternas são bipartidas e invadem a tampa do porta-malas. Na parte central o símbolo da Honda e abaixo a moldura que acomoda a placa de identificação. No lado esquerdo o nome do modelo HR-V e na direita a inscrição turbo. O para-choque é na cor da carroceria com refletores nas extremidades.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

O comprimento do Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT é de 4,3 m e a distância entre-eixos de 2,6 m. Com largura de 1,7 m e altura de 1,6 m, o vão livre do solo é de 1.7 m. A capacidade do porta-malas do HR-V Touring é de 393 litros, ou seja, menor, que a do EX que tem 437 litros. Pode ser rebatido 60/40, porém, igual a outras versões, ela pode ser ampliada de várias maneiras, pois tem o sistema de rebatimento dos bancos chamado de Magic Seat, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície plana para acomodação de bagagens.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

A opção Tall é para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, pois ela eleva o assento dos bancos traseiros e a Long é indicada para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, já que rebate também o encosto do banco do passageiro dianteiro. E o tanque de combustível recebe até 51litros de gasolina.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021, painel com velocímetro e conta-giros analógicos

Interior Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT

 A Honda manteve um visual clássico na parte interior do SUV HR-V Touring. Por isso, o painel de instrumentos tem o conta-giros e velocímetro analógicos. No entanto, o marcador de combustível, odometro total e parcial, temperatura do motor e computador de bordo, são mostrados com grafia digital.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021, central multimídia com Android Auto e Apple Carplay

O volante multifuncional vem com o ajuste de altura e profundidade, ele é revestido em couro, assim como os bancos na cor clara. No centro do painel está a tela de 7 polegadas sensível ao toque do multimídia com Android Auto e Apple CarPlay. Por meio dela é possível a acessar mapas do app de navegação do Waze e Google Maps, além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming. O ar-condicionado é digital e o console separa o motorista do passageiro. Por ser elevado, a parte de baixo é utilizada para acomodar o celular, e ainda dispõe de entrada USB e tomada 12V.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021, motor turbo com 173 cv

Motor e câmbio do Honda HR-V Touring 2021 1.5 Turbo CVT

O SUV Honda HR-V Touring tem o motor 1.5L Turbo 16V DOHC Duplo VTC com injeção direta. É o mesmo do sedã Honda Civic Touring, mas, ele foi recalibrado. A potência do motor do Honda HR-V Touring, abastecido com gasolina, vale ressaltar que este propulsor não aceita 100% etanol, ele entrega 173 cv a 5500 rpm e torque de 22,4 kgfm  disponíveis entre1700 e 5500rpm. O motor turbo trabalha com o câmbio CVT que simula 7 marchas. No volante há Paddle Shifts, aletas para trocas de marchas manuais.  

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Consumo de combustível Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT  2021

O Honda HR-V Touring tem consumo de combustível validado pelo programa de etiquetagem veicular do Inmentro, com gasolina, o consumo do SUV da Honda na cidade é de 11,4 km/L na cidade e 12,6 km/L na estrada. O Honda HR-V Touring cedido pela Honda Automóveis foi avaliado tanto nos afazeres do dia a dia na cidade quanto na estrada com o ar-condicionado ligado, o consumo registrado no computador de bordo foi de 10,8 km/L cidade e 12 km/L estrada.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Impressões ao dirigir Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT

Um SUV confortável. Esta é a primeira sensação que o motorista percebe logo ao entrar no SUV Honda HR-V Touring. Encontrar a posição correta e confortável para dirigir é fácil. Não há dificuldades para. A visibilidade oferecida é boa, graças a área envidraçada grande. O arranque ele é forte, desenvolve velocidade de maneira constante e rápida.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021, bom acerto nas suspensões

Ao passar por lombadas, valetas, buracos, asfalto ondulado, ou seja, o piso ruim, as suspensões do Honda HR-V Touring, formada por um sistema independente tipo McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira, tem o desempenho satisfatório e absorvem bem estes impactos. Ao manobrar para estacionar, a direção com assistência elétrica progressiva tem a calibração acertada, o que proporciona conforto ao estacionar.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021, câmbio CVT com simulação de 7 marchas

No entanto, o câmbio CVT tem as reações lentas, como por exemplo, quando o carro não chega embalado em uma subida. Mesmo com o torque oferecido pelo motor turbo, é preciso pisar mais fundo no acelerador para embalar.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Na rodovia as reações são mais rápidas, quando é necessário frear e acelerar em seguida, responde prontamente e fica ainda melhor com a alavanca na posição S e fazer as trocas das marchas nos Paddle Shifts, as aletas, ao lado do volante. Com ótimo desempenho na estrada, o Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 desenvolve velocidade rapidamente, é estável nas curvas e a direção quando necessário é firme, sem sustos nas curvas.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Preço e itens de série do Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT

O Honda HR-V Touring  2021 é fabricado no Brasil e tem preço sugerido de R$ 167.100. Entre os itens de série ele traz: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), chave do tipo sensor de proximidade com controle de abertura/fechamento das portas e dos vidros elétricos. Os freios são a disco nas 4 rodas com ABS e EBD. O freio de estacionamento é eletrônico.

Assista no Canal AutoAgoracombr :

No Honda HR-V Touring 1.5 turbo 2021 há o sistema Brake Hold, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo período, como em um congestionamento, o freio de estacionamento é automaticamente ativado, mesmo que o condutor tire o pé do pedal, assim, o veículo permanece freado e, ao acelerar, ele é automaticamente liberado, serve também para auxilio de saída em rampa.

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021, assentos com várias opções de posicionamento

Para fixar a cadeira infantil tem o ISOFIX na base do assento traseiro nos dois lados. Ainda vem com o sistema de alerta de frenagem emergencial (ESS), assistente de partidas em aclives (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), entre outros.

As travas elétricas das portas têm o travamento automático acima de 15 km/h. Os vidros elétricos estão nas quatro portas, com sistema antiesmagamento. Além disso, o teto solar, câmera de ré, sensores de estacionamento, sensores crepuscular e de chuva, faróis de neblina em LED, piloto automático (cruise control) e freio de estacionamento eletrônico.

O Honda HR-V Touring tem disponível a cor Branco Tafetá sólida, sem custo adicional. Já as metálicas Prata Platinum, Cinza Barium, Azul Cósmico custam R$ 1.700,00. E a especial perolizada Branco Estelar sai por R$ 2.000,00

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Ficha técnica Honda HR-V Touring 1.5L Turbo

Motor

Modelo: 1.5L Turbo 16V DOHC Duplo VTC

Tipo: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Potência: 173 cv a 5500rpm

Torque: 22.4kgfm  entre 1700/ 5500rpm

Número de válvulas: 16 comando variável

Câmbio

Tipo: CVT com simulação de 7 marchas

Direção

Tipo: Assistência elétrica progressiva (MA-EPS)

Suspensão

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Barra de torção

Freios

Dianteiro: Discos ventilados

Traseiro: Discos sólidos

Dimensões

Comprimento: 4.329 mm

Distância entre eixos: 2.610 mm

Largura: 1.772 mm

Capacidades

Porta-malas: 393 litros

Tanque de combustível: 50 litros

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021 Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5 Turbo CVT 2021

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *