Sem dúvida nenhuma, a marca Jeep está na memória dos brasileiros como símbolo de veículos robustos para o fora de estrada. Depois de retornar a fabricação de veículos Jeep no Brasil em 2015, e alcançar sucesso com o SUV compacto Jeep Renegade, a então FCA Chrysler Automóveis lançou em outubro de 2016 o SUV médio Jeep Compass, o qual também passou a ser objeto de desejo dos amantes de utilitários esportivos. Rapidamente, ao somar as vendas de ambos, a Jeep assumiu a liderança do segmento no mercado nacional. O SUV médio Jeep Compass também é fabricado na unidade produtiva da hoje Stellantis, empresa que surgiu após a fusão dos grupos FCA e PSA.
O Jeep Compass Sport é a versão de entrada do modelo. A frente tem nas extremidades do capô um vinco que forma um ‘U’, e no centro outro vinco em forma de ‘V’. Os faróis com lâmpadas alógenas têm assinatura em LED na base. Na grade há 7 molduras cromadas e ao fundo a grade na cor preta. A parte superior do para-choque é na cor da carroceria e no centro dele uma pequena grade afilada também preta. Nas extremidades do para-choque as luzes de neblina, abaixo uma moldura preta e no meio uma grade trapezoidal.
No teto as barras reforçam o visual esportivo, na lateral um vinco na região das maçanetas eoutro aprofundado cuja a base se une ao ressalto da caixa de roda traseira. As caixas de rodas utilizam molduras na cor preta. Um friso largo une as duas caixas. E as rodas são de liga-leve 17 polegadas, calçadas com pneus 225/60R17.
Na traseira sai do teto um aerofólio com o break-light, a terceira luz de freio. O vidro é inclinado, com uma moldura cromada e o limpador. A logomarca Jeep está no centro da tampa. As lanternas são bipartidas e avançam das laterais para a tampa, uma moldura aprofundada acomoda a placa de identificação. O para-choque traseiro é preto com refletores nas extremidades.
O SUV mede 4,4m de comprimento, com uma distância entre-eixos de 2,6m. A largura é de 1,8m e a altura de 1,6m. Sem rebater os bancos traseiros, a capacidade volumétrica do porta-malas do Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021 é de 410 litros. Os encostos traseiros rebatem 60/40.
No interior o volante é multifuncional revestido em couro. A tela do painel de instrumentos de TFT 3,5 polegadas com informações analógicas e digitais. Sendo assim, o velocímetro e o conta-giros são analógicos, porém, no centro há um display digital onde o motorista visualiza velocidade, consumo, calibragem dos pneus, horas de uso do motor, entre outras.
No centro do painel a tela do multimídia sensível ao toque de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay. O sistema de áudio tem rádio AM e FM, vem com 6 alto-falantes, entrada USB e Bluetooth.
Na tela do multimídia o motorista configura, por exemplo, o acionamento automático do freio de estacionamento. Isso ocorre quando a alavanca do câmbio é colocada na posição P, aciona imediatamente o sistema de freio de estacionamento eletrônico, além disso, o toque da buzina ao fechar o carro com o sensor de proximidade, entre ouras funções.
Serve também para acionar o sistema de climatização, ajustar temperatura, ventilação. As emissoras de rádio, tanto AM como FM também são programadas no multimídia. O motorista ainda pode mudar a temperatura do ar-condicionado e trocar a sintonia do rádio por comando de voz. Os bancos com ajustes manuais são em tecido e as costuras na cor branca e laranja.
Embaixo do capô o Jeep Compass Sport tem o motor 2.0 16V Flex Tigershark. Ele desenvolve potência de 159 cv abastecido com gasolina e 166 cv ao usar etanol. Esta potência está disponível a 6.200 rpm. O torque é de 19,9 kgfm (G)/ 20,5 kgfm (E) disponíveis a partir de 4.000 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas e a tração 4×2. Nas versões com motor Flex não há opção de tração 4×4.
Por se tratar de um SUV médio, uma das qualidades do Jeep Compass Sport 2.0 Flex é percebida pelo motorista logo ao entrar, ou seja, o espaço interno. Além disso, é muito fácil para ajustar o banco, espelhos retrovisores e volante. Aqui vale uma dica. Sempre que avaliamos um modelo da Jeep ou Fiat, avisamos: “Verifique o velocímetro digital, pois ao acionar a tecla ‘OK’, ele muda para milhas por hora e vice versa”.
O painel de instrumentos é de fácil visualização, os comandos no volante multifuncional são intuitivos, ou seja, ao navegar nos menus o motorista descobre facilmente as funcionalidades. Mas, no primeiro contato é recomendado ler o manual e utilizar as funções com o Jeep Compass Sport parado, fica ainda mais fácil entender.
Ao sair da condição estacionária, o arranque é forte, apesar do tamanho, o Copass Sport é muito esperto. Ao rodar na cidade, o melhor é não abusar da aceleração, deixe ele desenvolver velocidade progressivamente, o que auxilia a economizar combustível. Só, ao enfrentar uma subida, dependendo de quão íngreme ela é, exige maior pressão no acelerador.
Outro equipamento presente no SUV médio Jeep Compass Sport 2.0 Flex para economizar combustível é o Start/ Stop, o qual desliga o motor quando para em um semáforo, ou no anda e para do trânsito. O equipamento funciona com precisão, sem falhas ou interferência na condução. As suspensões são bem calibradas, na dianteira e traseira é independente McPherson, com multibraço na traseira.
Este sistema, somado as rodas de liga-leve 17 polegadas e os pneus 225/60R17 oferecem um rodar macio, mesmo em condições de asfalto ruim. A direção está bem ajustada, fácil de realizar as manobras ao estacionar e a câmera de ré oferece boa visão.
Ao rodar na rodovia, também tem bom desempenho, acelera rápido quando necessário, estabiliza a velocidade sem ter que forçar a aceleração, e passa por curvas sem assustar o condutor.
O consumo de combustível do Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021é de 6,1 km/L na cidade e 7,5 km/L na estrada, isso ao utilizar etanol. Enquanto que, ao abastecer com gasolina o consumo é de 8,8 km/L na cidade e 10,8 km/L na rodovia. Este consumo está registrado no Conpet, o programa de eficiência energética do Inmetro.
Para esta Avaliação, solicitamos o SUV Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021abastecido com gasolina. Ao rodar na cidade, com o ar-condicionado ligado, o consumo de gasolina foi de 7,3 km/L e na estrada, também com ar ligado, média de velocidade de 120 km/h, o consumo do Jeep Compass Sport 2.0 Flex foi de 12,5 km/L.
Esta diferença em relação ao que é divulgado ocorre porque o consumo de combustível sofre influência pela maneira que o motorista dirige, das condições de ruas e rodovias e também climáticas.
O preço do Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021é R$ 138.320. Além dos itens de série já mostrados na descrição do modelo, ele tem para segurança e auxilio ao motorista: air bags dianteiros, controle de estabilidade para trailer (com engate Mopar), controle eletrônico anti-capotamento, controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (Hill Start Assist), sensores de chuva, estacionamento traseiro e crepuscular (acendimento automático dos faróis) e controlador de velocidade (piloto automático). O ar-condicionado é digital Dual Zone, vem ainda com alarme, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores com ajuste elétrico. O acesso e acionamento do motor e por sensor de presença.
As cores disponíveis para o Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021são: Verde Recon (sem custo), Branco Ambiente (R$ 814,00), Prata Billet, Cinza Antique e Preto Carbon (R$ 1.831,00) e a Perolizada Branco Polar (R$ 2.339,00).
A Jeep oferece pacotes de opcionais para o Compass Sport 2.0 Flex. O Pack Safety custa R$ 3.865,00, ele é composto por air bag de joelho para o motorista, air bags laterais e air bags de cortina. O Pack Exclusive com bancos em couro e roda em liga leve 18 polegadas custa R$ 2.594,00. E o Pack Protection com o protetor de cárter, protetor para barro dianteiro e traseiro e badge exclusivo sai por R$ 966,00.
Com opções de motor flex e diesel, o Jeep Compass é sucesso em vendas desde o lançamento. Confira também nossa Avaliação do Jeep Compass Trailhawk 2.0 Turbo Diesel 2020.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: Tigershark
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.955 cm³
Torque: 20,5 kgfm (E)/ 19,9 kgfm (G) a 4.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto
Tração: 4×2
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Pneus: 225/60 R17
Rodas: Liga leve 17”
Comprimento: 4.416 mm
Largura: 1.819 mm
Entre-eixos: 2.636 mm
Altura: 1.635 mm
Porta-malas: 410 litros
Tanque de combustível: 60 litros