Sem dúvida nenhuma o Jeep Renegade é um dos automóveis de maior sucesso do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) no Brasil. Em 2019, encerrou o período como o SUV compacto mais emplacado do mercado nacional. Este ano (2020), até novembro, alcançou a vice-liderança do segmento, a diferença foi de pouco mais de 3.800 unidades para o primeiro colocado, o VW T-Cross.
O Jeep Renegade traz um visual moderno, porém, manteve as linhas originais do veículo desenvolvido para uso militar em 1940. O capô é ressaltado no centro, os faróis redondos full LED têm assinatura em LED ao redor. A grade é formada por 7 retângulos. Abaixo, o para-choque é preto. Na parte central a placa de identificação. As luzes de neblina estão nas extremidades. O centro do para-choque na versão Trailhawk traz os ganchos na cor laranja para reboque.
Ao observar as laterais, nota-se que o rack no teto. Os para-lamas são ressaltados com molduras nas caixas de rodas que se unem aos para-choques. Os vincos laterais estão na região das maçanetas. As rodas são em liga leve 17 polegadas com pneus 215/60R17 de uso misto.
Na traseira um o aerofólio prolonga o teto, nele está a terceira luz de freio, o breaklight. O vidro é em formato de ‘U’. A tampa do porta-malas tem uma moldura no centro onde é colocada a placa de identificação, que neste caso ainda não é a modelo de placa Mercosul. As lanternas em LED são no formato quadrado. Aqui vale uma curiosidade. O desenho é uma herança aplicada inclusive no Jeep Wrangler. O “X” estilizado remete aos traços dos galões de combustível dos antigos Jeep Willys militares, chamados de “jerry can”.
Em dimensões, o SUV compacto Jeep Renagade tem o comprimento de 4,2 m. A distância entre-eixos é de 2,5 m, sua largura é de 1,8 m e a altura é de 1,7 m.
A capacidade do porta-malas do Jeep Renegade, independente da versão é de 273 litros, a qual pode ser ampliada ao rebater os bancos. Há também um porta-objetos no banco do passageiro. E o tanque recebe até 60 litros de diesel, o que proporciona autonomia média de 600 km.
O Jeep Renegade Trailhawk utiliza o motor turbo diesel Multijet II. Com 4 cilindros em linha, sua cilindrada é de 1.956 cm³. Ele entrega potência de 170 cv a 3.750 rpm e o torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio automático é o ZF948TE de 9 marchas. Com tração 4×4, o modelo é preparado para todo terreno.
No console está o seletor para mudar a tração. No modo Auto, ele lê as condições do piso e distribui a força necessária para cada roda. Há também os modos Snow (neve, terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra). O sistema Hill Descent Control, acionado por botão, é um controle de descida. O motorista não precisa acelerar ou frear, o sistema se encarrega de fazer a descida de maneira segura em velocidade baixa.
O consumo de combustível do Jeep Renegade Trailhawk Diesel divulgado pela FCA é de 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Nesta Avaliação do Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, o consumo de combustível com o ar-condionado ligado foi de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Esta diferença se deve as condições de uso, pois o consumo sofre influencia de uma série de fatores externos.
Ao entrar no Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, chama a atenção do motorista os detalhes na cor vermelha, característicos da versão. Eles estão nas molduras dos alto-falantes, molduras das saídas de ar laterais, console e costuras dos bancos.
O motorista não tem dificuldades para ajustar banco, espelhos e assim encontrar a melhor posição para dirigir. Apesar de ser a versão topo de linha, os comandos de ajustes do banco são manuais.
A visualização do painel de instrumentos é fácil, porém, para o motorista obter o melhor das informações disponíveis no computador de bordo, vale explorar, navegar pelos vários menus, primeiro com o carro parado. Também é necessário ter atenção com o velocímetro digital. Isso porque, ao acionar a tecla OK, ele passa para milhas por hora. Deve-se ter o mesmo cuidado com a central multimídia. Nela é possível ajustar vários sistemas do veículo.
Acionar o motor diesel é sem igual, pois, ao toque do botão, ele utiliza sensor de proximidades e não chave, o ruído típico invade a cabine. Depois disso, outra surpresa, diferente de outros modelos com este tipo de motor, ele arranca forte e desenvolve velocidade rapidamente.
Muito boa a relação das marchas, as trocas ocorrem de maneira suave, sem trancos. Mesmo quando há necessidade de exigir mais aceleração, para uma ultrapassagem, por exemplo.
Como o torque é elevado, o Jeep Renegade Diesel não sofre nas subidas, nem provoca sustos nas manobras de ultrapassagens. A direção com assistência elétrica é firme nas curvas e macia nas manobras de estacionamento. Como o Jeep é preparado para todo o terreno, valetas, lombadas e os buracos do asfalto não são obstáculos.
Por falar em conforto para os ocupantes, no que diz respeito a calibragem, os engenheiros da FCA conseguiram um bom acerto.
O Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 traz de série entre os itens de segurança os obrigatórios air bags dianteiros. Além deles, figuram os air bags de cortina, joelho para o motorista e laterais. Os cintos de segurança são de três pontos e os dianteiros têm ajuste de altura.
Para oferecer mais segurança na condução do veículo e auxiliar o motorista tem o controle de estabilidade para trailer (quando o engate é Mopar), controle eletrônico anti capotamento, controle de tração e estabilidade, auxilio em rampa e claro, os freios com ABS obrigatórios. A direção é eletro assistida progressiva, e vem ainda com os sensores de chuva, crepuscular e estacionamento.
Integra ainda o pacote, a câmera de ré, sensores de proximidade, alarme, ajuste do volante em altura e profundidade, apoia braço central com porta-objetos e freio de estacionamento, o popular freio de mão, elétrico.
O rádio com RDS e porta USB é integrado. A tela sensível ao toque é de 8.4 polegadas, aceita Android Auto e Apple Carplay. Vem ainda com 6 alto-falantes, comando de voz, USB e Bluetooth.
O preço sugerido do Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 é de R$ 163.990. O teto solar elétrico panorâmico Command View é opcional, ele custa R$ 8.490, com ele o preço chega a R$ 172.480.
Entre as cores disponíveis, o Verde Recon não tem custo adicional. Já as metálicas são a Vermelho Tribal bicolor, Preto Carbon, Cinza Antique bicolor e Azul Jazz bicolor, elas custam R$ 1.700,00. E a perolizada Branco Polar bicolor sai por R$2.380.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: Multijet II 2.0L Turbo
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.956 cm³
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 a 1.750 rpm
Alimentação: Injeção direta
Câmbio: ZF 948TE Automático, 9 marchas
Tração: 4WD
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Independente McPherson multibraço
Tração: 4×4
Direção: Eletro assistida
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Pneus: 215/60 R17
Rodas: Liga leve 17”
Em ordem de marcha: 1.674 kg
Capacidade de carga: 400 kg
Comprimento: 4.232 mm
Largura: 1.805 mm
Altura: 1.714 mm
Entre-eixos: 2.570 mm
Altura livre do solo entre os eixos: 216 mm
Ângulo de ataque: 30°
Ângulo de saída: 33°
Ângulo de rampa: 22°
Porta-malas: 273 litros
Tanque de combustível: 60 litros