Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4

Lançamento: Nova Ram 1500 Rebel 2021
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11/12/2020
Avaliação: Honda HR-V EX 1.8 CVT/Impressões ao dirigir
Avaliação: Honda HR-V EX 1.8 CVT
24/12/2020
Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 /Foto: Saulo Mazzoni

Motor diesel forte e econômico. Sistema de tração 4×4 para vários tipos de uso e acabamento requintado são as qualidades do SUV compacto

Sem dúvida nenhuma o Jeep Renegade é um dos automóveis de maior sucesso do Grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) no Brasil. Em 2019, encerrou o período como o SUV compacto mais emplacado do mercado nacional. Este ano (2020), até novembro, alcançou a vice-liderança do segmento, a diferença foi de pouco mais de 3.800 unidades para o primeiro colocado, o VW T-Cross.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Faróis em Full LED e ganchos para reboque/ Foto: Saulo Mazzoni

O Jeep Renegade traz um visual moderno, porém, manteve as linhas originais do veículo desenvolvido para uso militar em 1940. O capô é ressaltado no centro, os faróis redondos full LED têm assinatura em LED ao redor. A grade é formada por 7 retângulos. Abaixo, o para-choque é preto. Na parte central a placa de identificação. As luzes de neblina estão nas extremidades. O centro do para-choque na versão Trailhawk traz os ganchos na cor laranja para reboque.

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Nas laterais molduras nas caixas de rodas reforçam o visual esportivo/ Foto: Saulo Mazzoni

Ao observar as laterais, nota-se que o rack no teto. Os para-lamas são ressaltados com molduras nas caixas de rodas que se unem aos para-choques. Os vincos laterais estão na região das maçanetas. As rodas são em liga leve 17 polegadas com pneus 215/60R17 de uso misto.

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O desenho das lanternas em LED foram inspirados nos galões utilizados no Jeep militar/ Foto: Saulo Mazzoni

Na traseira um o aerofólio prolonga o teto, nele está a terceira luz de freio, o breaklight. O vidro é em formato de ‘U’. A tampa do porta-malas tem uma moldura no centro onde é colocada a placa de identificação, que neste caso ainda não é a modelo de placa Mercosul. As lanternas em LED são no formato quadrado. Aqui vale uma curiosidade. O desenho é uma herança aplicada inclusive no Jeep Wrangler. O “X” estilizado remete aos traços dos galões de combustível dos antigos Jeep Willys militares, chamados de “jerry can”.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Em dimensões, o SUV compacto Jeep Renagade tem o comprimento de 4,2 m. A distância entre-eixos é de 2,5 m, sua largura é de 1,8 m e a altura é de 1,7 m.

A capacidade do porta-malas do Jeep Renegade, independente da versão é de 273 litros, a qual pode ser ampliada ao rebater os bancos. Há também um porta-objetos no banco do passageiro. E o tanque recebe até 60 litros de diesel, o que proporciona autonomia média de 600 km.

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Motor turbo diesel com 170 cv de potência/ Foto: Saulo Mazzoni

Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, motor, câmbio e consumo de combustível

O Jeep Renegade Trailhawk utiliza o motor turbo diesel Multijet II. Com 4 cilindros em linha, sua cilindrada é de 1.956 cm³. Ele entrega potência de 170 cv a 3.750 rpm e o torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm. O câmbio automático é o ZF948TE de 9 marchas. Com tração 4×4, o modelo é preparado para todo terreno.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, no console o seletor para acionar a tração/ Foto: Saulo Mazzoni

No console está o seletor para mudar a tração. No modo Auto, ele lê as condições do piso e distribui a força necessária para cada roda. Há também os modos Snow (neve, terrenos escorregadios), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra). O sistema Hill Descent Control, acionado por botão, é um controle de descida. O motorista não precisa acelerar ou frear, o sistema se encarrega de fazer a descida de maneira segura em velocidade baixa.

O consumo de combustível do Jeep Renegade Trailhawk Diesel divulgado pela FCA é de 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. Nesta Avaliação do Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, o consumo de combustível com o ar-condionado ligado foi de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Esta diferença se deve as condições de uso, pois o consumo sofre influencia de uma série de fatores externos.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Foto: Saulo Mazzoni

Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, impressões ao dirigir

Ao entrar no Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, chama a atenção do motorista os detalhes na cor vermelha, característicos da versão. Eles estão nas molduras dos alto-falantes, molduras das saídas de ar laterais, console e costuras dos bancos.

O motorista não tem dificuldades para ajustar banco, espelhos e assim encontrar a melhor posição para dirigir. Apesar de ser a versão topo de linha, os comandos de ajustes do banco são manuais.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

A visualização do painel de instrumentos é fácil, porém, para o motorista obter o melhor das informações disponíveis no computador de bordo, vale explorar, navegar pelos vários menus, primeiro com o carro parado. Também é necessário ter atenção com o velocímetro digital. Isso porque, ao acionar a tecla OK, ele passa para milhas por hora. Deve-se ter o mesmo cuidado com a central multimídia. Nela é possível ajustar vários sistemas do veículo.

Acionar o motor diesel é sem igual, pois, ao toque do botão, ele utiliza sensor de proximidades e não chave, o ruído típico invade a cabine. Depois disso, outra surpresa, diferente de outros modelos com este tipo de motor, ele arranca forte e desenvolve velocidade rapidamente.

 

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Painel de instrumentos digital e multimídia com Android Auto e Apple Carplay

Muito boa a relação das marchas, as trocas ocorrem de maneira suave, sem trancos. Mesmo quando há necessidade de exigir mais aceleração, para uma ultrapassagem, por exemplo.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, suspensões bem calibradas/ Foto: Saulo Mazzoni

Como o torque é elevado, o Jeep Renegade Diesel não sofre nas subidas, nem provoca sustos nas manobras de ultrapassagens. A direção com assistência elétrica é firme nas curvas e macia nas manobras de estacionamento. Como o Jeep é preparado para todo o terreno, valetas, lombadas e os buracos do asfalto não são obstáculos.

Por falar em conforto para os ocupantes, no que diz respeito a calibragem, os engenheiros da FCA conseguiram um bom acerto.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4, suspensões bem calibradas

Foto: Saulo Mazzoni

Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 2020, preço, itens de série e opcionais

O Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4  traz de série entre os itens de segurança os obrigatórios air bags dianteiros. Além deles, figuram os air bags de cortina, joelho para o motorista e laterais. Os cintos de segurança são de três pontos e os dianteiros têm ajuste de altura.

Para oferecer mais segurança na condução do veículo e auxiliar o motorista tem o controle de estabilidade para trailer (quando o engate é Mopar), controle eletrônico anti capotamento, controle de tração e estabilidade, auxilio em rampa e claro, os freios com ABS obrigatórios. A direção é eletro assistida progressiva, e vem ainda com os sensores de chuva, crepuscular e estacionamento.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Foto: Saulo Mazzoni

Integra ainda o pacote, a câmera de ré, sensores de proximidade, alarme, ajuste do volante em altura e profundidade, apoia braço central com porta-objetos e freio de estacionamento, o popular freio de mão, elétrico.

O rádio com RDS e porta USB é integrado. A tela sensível ao toque é de 8.4 polegadas, aceita Android Auto e Apple Carplay. Vem ainda com 6 alto-falantes, comando de voz, USB e Bluetooth.

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4, o teto solar é opcional/ Foto: Saulo Mazzoni

O preço sugerido do Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 é de R$ 163.990. O teto solar elétrico panorâmico Command View é opcional, ele custa R$ 8.490, com ele o preço chega a R$ 172.480.

Entre as cores disponíveis, o Verde Recon não tem custo adicional. Já as metálicas são a Vermelho Tribal bicolor, Preto Carbon, Cinza Antique bicolor e Azul Jazz bicolor, elas custam R$ 1.700,00.  E a perolizada  Branco Polar bicolor sai por  R$2.380.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4

Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4

Motor: Multijet II 2.0L Turbo

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.956 cm³

Taxa de compressão: 16,5:1

Potência: 170 cv a 3.750 rpm

Torque: 35,7 a 1.750 rpm

Alimentação: Injeção direta

Câmbio: ZF 948TE Automático, 9 marchas

Tração: 4WD

Direção: Eletro assistida

Suspensão

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente McPherson multibraço

Tração: 4×4

Direção: Eletro assistida

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Disco sólido

Pneus: 215/60 R17

Rodas: Liga leve 17”

Peso do veículo

Em ordem de marcha: 1.674 kg

Capacidade de carga: 400 kg

Dimensões / Capacidades:

Comprimento: 4.232 mm

Largura: 1.805 mm

Altura: 1.714 mm

Entre-eixos: 2.570 mm

Altura livre do solo entre os eixos: 216 mm

Ângulo de ataque: 30°

Ângulo de saída: 33°

Ângulo de rampa: 22°

Porta-malas: 273 litros

Tanque de combustível: 60 litros

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