Em setembro de 2022, a fabricante de origem francesa lançou o novo Citroën C3 que é fabricado em Porto Real (RJ). Historicamente o modelo é um hatch, porém, nesta geração, a fabricante desprendeu-se dos veículos anteriores. Passou a montá-lo em uma nova plataforma denominada CMP, sendo assim, o novo C3 recebeu visual de um SUV compacto.
Segundo a Citroën, o novo C3 foi “pensado para o consumidor brasileiro e sul-americano”. Ao observar a dianteira, o visual remete ao irmão maior o C4 Cactus. As linhas dianteiras são arredondadas e capô com vincos acentuados nas extremidades. Há luzes afiladas em LED que se unem aos frisos cromados, eles estão na parte superior das extremidades e avançam para o centro onde se unem para formar os dois Chevrons, tradicional símbolo da Citroën (Deux Chevrons). Já o grande para-choque tem duas cores, a da carroceria na parte superior e na inferior a cor preta. Os faróis estão nas extremidades em área esculpida para acomodá-los. A grade central é dividida por uma barra larga, logo abaixo está a placa de identificação tipo Mercosul. Uma grade menor está na parte inferior do para-choque e nas extremidades molduras que acomodam as luzes de neblina arredondadas.
Na lateral, o novo C3 2023 FEEL PACK 1.6 automático, traz barras longitudinais no teto. Segundo a Citroën elas foram desenvolvidas exclusivamente para o modelo. O teto é preto, essa pintura, integra o pacote de opcionais, mesma cor das moldaras dos vidros e capas dos retrovisores com lâmpadas de direção. Os vincos acentuados estão na parte superior dos para-lamas dianteiros e traseiros e na parte inferior das portas. As maçanetas são na mesma cor da carroceria e as caixas das rodas são com molduras em formato de arcos. Completa o desenho lateral, as rodas de liga leve 15 polegadas diamantadas com pneus 195/60 R15.
O visual traseiro se descola do C4 Cactus, pois o desenho é diferente. As lanternas em LED foram desenhadas especificamente para o novo C3. Elas avançam para a tampa, porém, não são bipartidas. O logotipo da Citroën está no centro da tampa. Por sua vez, o para-choque tem a parte inferior na cor preta, uma área esculpida para a placa de identificação e os refletores estão nas extremidades.
Os designers da marca francesa se empenharam para desenvolver um veículo chamativo, não só por fora, mas também por dentro. O novo Citroën C3 2023 FEEL PACK 1.6 automático tem o painel diferente do utilizado em outros modelos da linha até então. A começar pela cor, no caso azul matálico. Nas extremidades, as saídas de ar são retangulares. O quadro de instrumentos é totalmente digital com a central multimídia Citroën Connect Touchscreen tela de10 polegadas no centro. Ela traz os sistemas Android Auto e Apple Carplay para espelhar e parear o smartphone. O sistema de áudio vem com dois alto falantes dianteiros e dois traseiros, tem ainda dois tweeters dianteiros.
Entre as facilidades para auxiliar o motorista e passageiros ele traz três conectores USB de recarga rápida, sendo que dois estão voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V. O volante é multifuncional com a base reta, também lembra o que é utilizado no Citroën C4 Cactus e permite ajuste de altura. As saídas da ventilação central são arredondadas, logo abaixo estão os comandos mecânicos do ar-condicionado. No Citroën C3 2023 FEEL PACK 1.6 automático os revestimentos dos bancos em tecido são em dois tons de cinza claro e escuro.
Para um veículo compacto, as dimensões do novo Citroën C3 2023 FEEL PACK 1.6 automático são interessantes, pois ele tem 3,9 metros de comprimento e 2,5 metros na distância entre-eixos. Sua a altura é 1,6 metro e 1,7 metro de largura, o que faz ele lembrar um SUV compacto. Já no porta-malas a capacidade é de 315 litros, a qual pode ser ampliada ao rebater o encosto traseiro, mas isso só é permitido completamente, ele não tem o sistema 60/40.
O novo Citroën C3 2023 FEEL PACK automático tem o já conhecido motor1.6 16V. Ele é da família EC5, sua potência é de 113 cv (gasolina)/ 120 cv (etanol) a 6.000 rpm. O torque é de 15,4 kgfm a 4.250 rpm (G)/ 15,7 kgfm a 4.500 rpm (E). Ele trabalha com o câmbio automático de 6 marchas, o qual oferece opção de trocas manuais na alavanca e ainda o modo ECO para a condução econômica.
O lançamento do novo Citroën C3 foi cercado de muita expectativa, pois era sabido que se trataria de um novo automóvel. Sendo assim, o interessado em adquirir o modelo, ao entrar na concessionária perceberá que ele é o que mais chama a atenção no showroom.
É comum observar primeiramente as linhas externas do carro, e depois disso entrar. E aí o percebe-se que por fora ele parece menor do que por dentro. O espaço para o motorista e passageiro dianteiro é bom, já para os ocupantes do banco traseiro o incomodo fica por conta da altura do túnel central, para quem senta no meio.
O painel digital do Citroën C3 2023 FEEL PACK 1.6 automático é de fácil visualização e acesso as informações disponibilizadas pelo computador de bordo. O sistema multimidia com tela sensível ao toque também é simples para entender e parear o celular, em poucos minutos é feito o processo. Ao ligar o motor 1.6L o motorista percebe que o isolamento acústico é bom, pois pouco do ruído entra na cabine. Depois de colocar a alavanca do câmbio automático posição ‘D’, tirar o pé do freio e pressionar o acelerador, na configuração ECO, o motorista nota que o novo C3 2023 tem um arranque lento.
O mesmo ocorre quando o novo C3 precisa passar por uma subida, as reações são comedidas, apesar de ter embaixo do capô um motor 1.6L. O modo ECO é mais indicado para ser utilizado no anda e para do trânsito, em baixa velocidade na linha reta, ou depois de estabilizar com a velocidade alta na rodovia.
As suspensões, dianteira independente McPherson e traseira com eixo de torção, do novo Citroën C3 estão bem acertadas, vale lembrar que é um veículo mais alto, tem altura mínima do solo de 180 mm, e mesmo assim é estável nas curvas, até as mais severas. A altura do C3 em relação ao solo também faz com que ele passe por valetas e lombadas confortavelmente, sem aquelas raspadas no assoalho. E na estrada, tem bom desempenho, ao chegar na velocidade de 120 km/h, estabiliza, mantém a média sem ter que recorrer ao acelerador constantemente. Se for necessária uma retomada, o melhor é desativar o modo ECO que ela acontece de maneira mais fácil. O importante é conhecer os recursos que o carro oferece e utilizá-los, de acordo com a necessidade.
O consumo do Citroën C3 2023 FEEL PACK 1.6 automático ao estar abastecido com Etanol na cidade é de 7,2 km/L e 8,5 km/L na estrada. Quando o motorista troca o combustível e passa a rodar com gasolina, o novo C3 consome 10,3 km/L no ciclo urbano e 12,4 km/L no ciclo rodoviário. Durante a nossa Avaliação, o novo Citroën C3 2023 FEEL PACK 1.6 automático, foi utilizado em várias situações comuns encontradas no dia a dia de uma grande cidade, como por exemplo o trânsito carregado, passou por subidas, descidas e também na estrada. Ele foi entregue pela Citroën abastecido com gasolina e a média obtida foi de 9,9 km/L na cidade e 11,3 km/L na estrada. A diferença do índice divulgado para o alcançado, ocorre por causa das condições que o veículo foi utilizado.
O preço do novo Citroën C3 FEEL PACK 1.6 automático 2023 é R$ 97.790. O carro vem com um bom pacote de equipamentos, pois, além dos já mostrados ele traz os obrigatórios airbags duplos e freios ABS. Ainda para auxilio do motorista e segurança dos ocupantes o novo Citroën C3 tem os controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa (Hill Holder), sinalização de paradas de emergência (ESS- Emergency Stop Signal), direção com assistência elétrica, indicador de trocas de marcha, monitoramento de pressão dos pneus, alarme, trio elétrico e câmera de ré. A cor metálica Preto Perla Nera, não tem custo, enquanto que a mesma cor, porém sólida com o teto Branco custa R$ 1.300,00. Já a sólida Branco Banquise custa R$ 900,00 e com teto preto vai a R$ 2.200,00. As metálicas Cinza Grafitto, Cinza Artanse e Azul Spring custam R$ 1.500,00. Ao adicionar o teto branco ou preto, o custo cobrado será de R$ 2.800,00. Desde o lançamento, o novo Citroën C3 chegou em março de 2023 com a marca de 15 mil unidades vendidas.
Motor
Tipo: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada: 1.587 cm³
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial
Potência: 113 cv (G)/120 cv (E) a 6.000 rpm
Torque: 15,4 kgfm a 4.250 rpm (G)/15,7 kgfm a 4.500 rpm (E)
Tração: Dianteira
Caixa de transmissão: Automática Sequencial de 6 marchas
Direção: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas: Liga leve 15”
Pneus: 195/60 R15
Comprimento: 3.981 mm
Distância entre-eixos: 2.540 mm
Largura: 2.012 mm (c/espelhos)
Altura: 1.586 mm / 1.604 mm (com barra no teto)
Altura mínima do solo: 180 mm
Ângulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 39º
Capacidade porta-malas: 367 litros
Capacidade do tanque: 47 litros
Colaborou:
Leia também, Avaliação: SUV Citroën C4 Cactus Shine 1.6 THP Automático
Acesse o Canal AutoAgoracombr no YouTube e confira os vídeos das nossas Avaliações