A marca japonesa Honda Automóveis é conhecida por oferecer veículos econômicos, robustos e eficientes. Porém, no que diz respeito ao design eles costumam manter um estilo conservador. No caso do novo Honda HR-V 2023, eles deixaram de lado o conservadorismo e utilizaram linhas mais modernas e futuristas no seu utilitário esportivo.
A frente do New HR-V EXL SENSING 2023 tem vincos acentuados nas extremidades do capô. Os faróis full LED, com assinatura LED na parte superior são de série em todas as versões, com moldura preta nesta versão. Eles são ligados por um pequeno friso cromado. Uma grande grade frontal grande ostenta o ‘H’ cromado, logomarca da Honda ao centro. O para-choque é na mesma cor da carroceria, ele traz as luzes de neblina em LED nas pontas. No meio do para-choque há uma grade menor estilo colmeia.
O desenho da lateral do novo Honda HR-V, mostra uma área envidraçada grande, com molduras e apliques na coluna das portas na cor preta, o que reforça o visual esportivo. As capas dos retrovisores com lâmpadas de direção em LED são na cor da carroceria, assim como as maçanetas das portas dianteiras. As maçanetas traseiras na cor preta estão na parte final das molduras dos vidros. É como uma marca registrada do SUV. Um vinco inicia no para-lama dianteiro e segue até a traseira. Outro vinco mais acentuado está logo abaixo das maçanetas, o que confere ao SUV da Honda uma linha de cintura alta. As caixas das rodas não possuem molduras e as rodas 17 polegadas de liga leve escurecidas de 6 raios são calçadas com pneus 215/60R17.
Quando visto na traseira, fica evidente no New HR-V 2023 o visual semelhante ao utilizado nos carros dos filmes de ficção cientifica, ou nos jogos de vídeo games. A antena é estilo barbatana de tubarão e do teto sai um aerofólio. O vidro traseiro é inclinado, com o limpador na parte inferior. As lanternas traseiras bipartidas do novo Honda HR-V EXL SENSING 2023 são fumês com LED nas luzes de posição e freio. Para unir os dois lados há uma barra horizontal de LED, a qual também cumpre a função de luz de posição. Esta barra é dividida pelo ‘H’ da Honda que está posicionado no centro da tampa. Uma área esculpida acomoda a placa de identificação, na parte superior estão as luzes em LED de iluminação da placa, a câmera de ré e o comando para a abertura do porta-malas.
Ao entrar no novo Honda HR-V EXL SENSING 2023, o interessado percebe que o SUV é um veículo confortável e espaçoso. Os materiais de acabamento são sensíveis ao toque e o desenho do painel também é novo. O quadro de instrumentos mistura as informações analógicas do velocímetro e conta giros, com as digitais que aparecem na tela TFT no centro do quadro.
Acesse o Canal AutoAgoracombr
O volante do New HR-V 2023 é multifuncional de três raios, revestido em couro com ajuste de altura e profundidade. A tela da central multimídia sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas está no centro do painel e aceita o Android Auto e Apple Car Play, conectados sem a necessidade do cabo de dados.
Uma mudança radical foi feita no sistema de ventilação para o ar-condicionado digital. Ela traz um novo tipo de difusores, os quais permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso (foto esquerda), o comando desse sistema está nas saídas de ar laterais. Também foram colocadas saídas de ar para os ocupantes do banco traseiro (foto direita).
A alavanca do câmbio é elevada, e no console há o carregador por indução para smartphones, teclas para acionar o freio de estacionamento eletrônico, o modo ECON para a economia de combustível e Auto Hold. Os bancos revestidos em couro receberam uma tecnologia chamada pela Honda de Sistema de Estabilização Corporal, a qual proporciona maior conforto aos ocupantes.
E como diz o ditado, ‘em time que está ganhando não se mexe, mas melhora’, a Honda manteve nos assentos traseiros do New HR-V 2023 o sistema Magic Seat, exclusivo da marca, o qual permite modularidade dos bancos, com três modos de utilização (Utility, Long e Tall), assim permite a acomodação de objetos de amplas dimensões e volumes.
O comprimento do HR-V HR-V EXL SENSING 2023 é de 4,3 m. Sua distância entre-eixos é de 2,6 m, para uma largura de 1,7 m e altura de 1,5 m. A capacidade do porta-malas do Honda HR-V 2023 é de 354 litros, porém, vale ressaltar que o sistema Magic Seat permite várias configurações, as quais ampliam esta capacidade. E no tanque de combustível recebe até 50 litros.
O motor do New Honda HR-V EXL SENSING 2023 foi lançado no New City. Ele é 1.5 litro, quatro-cilindros em linha aspirado, com bloco e cabeçote de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC (Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control) Este sistema varia a amplitude e duração da abertura das válvulas de admissão. O mesmo eixo comando de válvulas de admissão tem o VTC (Variable Timing Control), que controla a sincronização, assim pode variar (avançando ou retardando) a fase do comando de admissão. A injeção de combustível é direta, assim a potência o motor 1.5 DI i-VTEC Flex do HR-V 2023 é de 126 cv a 6.200 rpm, abastecido tanto com etanol como com gasolina. Já o torque é de 15,8 kgfm (E) e 15,5 kgfm (G), ambos obtidos a 4.600 rpm. Este motor trabalha com um câmbio CVT o qual simula 7 marchas, com paddle shifts no volante para trocas manuais.
Na descrição feita sobre os detalhes do desenho da carroceria do novo Honda HR-V 2023, ficou evidente que o SUV mudou radicalmente. Sendo assim, ao visualizar o modelo, quem ainda não sabe sobre a mudança, vai pensar que se trata de um carro que ainda não estava no mercado.
Honda HR-V EXL SENSING 2023, bom espaço para os ocupantes
Depois disso, o caminho natural é entrar no New HR-V, e perceber que o interior é espaçoso e confortável. Vale verificar também a parte traseira e confirmar a boa disposição para os ocupantes do banco traseiro. Por sua vez, podemos dizer que o quadro de instrumentos do novo HR-V 2023 tem estilo conservador. O velocímetro e odômetro utilizam a grafia dos modelos analógicos, a diferença fica por conta da tela TFT, a qual mostra as informações do computador de bordo colocada no centro.
A geração anterior do HR-V tem a tela da multimidia embutida, nesta geração ela continua embutida, porém, fica acima. No visual a anterior é mais agradável, porém, a funcionalidade continua a mesma. Para utilizá-la é simples, os comandos são intuitivos.
Após observar estes itens, ao acionar o motor no botão de partida (Start/stop Engine), o New HR-V 2023 tem sensor de proximidade e não a chave canivete, percebe-se que pouco do ruído do motor invade a cabine. Ao movimentar a alavanca do câmbio CVT para a posição ‘D’ e acelerar, o novo HR-V EXL SENSING 2023 arranca de maneira moderada e desenvolve velocidade progressivamente.
O motorista do New HR-V SENSING 2023 não precisa abusar na pressão do acelerador, isso mesmo com o modo ECON ligado. No entanto, ao mudar para o modo Normal, a diferença no desempenho e reações é quase que imperceptível.
É importante destacar o bom trabalho de calibração das suspensões, pois, na cidade, o motorista sente segurança ao fazer curvas, e conforto nos obstáculos como valetas e lombadas, isso sem raspar o assoalho.
Os recursos eletrônicos como os sensores e câmeras, já que o HR-V EXL tem a câmera de ré e outra no retrovisor, auxiliam para fazer as manobras de estacionamento e as conversões com segurança.
O novo HR-V EXL SENSING 2023 também tem bom desempenho na estrada. Desenvolve velocidade de maneira rápida, estabiliza facilmente. Quando é necessário reduzir e retomar a velocidade, faz isso prontamente. Por se tratar de um veículo familiar, a performance é boa, agrada quem necessita de um veículo espaçoso e funcional. Já para quem quer um modelo que tenha todas essas qualidades com desempenho de esportivo, o indicado é escolher o HR-V 2023 Touring com o motor 1.5L turbo. Mas isso é tema para outra postagem. Aguarde!
A Honda divulga que, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), o New HR-V 2023 com o motor 1.5L aspirado, quando abastecido com etanol na cidade faz 8,8 km/L e na estrada 9,8 km/L. Ao utilizar gasolina o consumo na cidade é de 12,7 km/L e na rodovia de 13,9 km/L. O SUV emprestado para esta Avaliação foi entregue abastecido com gasolina e utilizado em condições normais, ou seja, trânsito parado, vários trechos com subida, passando por valetas, lombadas, entre outras situações e também na rodovia com velocidade média de 120 km/h, ar-condicionado ligado e modo ECON acionado. A média de consumo mostrada no computador de bordo foi de 11 km/L na cidade e 12,8 km/L na estrada.
O preço do New HR-V EXL Honda SENSING é R$ 159.600, divulgado no site da Honda Automóveis na data de fechamento desta postagem. Além dos itens já mostrados ele traz, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold, alerta de pressão dos pneus (TPMS).
Para completar, o novo HR-V SENSING 2023 vem ainda com o Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, apoio de braço central no banco traseiro, quatro alto-falantes, dois tweeters dianteiros, sensores de estacionamento traseiros e quatro portas USB, sendo duas na dianteira e duas para os passageiros do banco traseiro.
Por sua vez, o sistema SENSING é composto por uma série de tecnologias de auxilio ao motorista que são:
ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente.
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.
LKAS – Sistema de permanência de faixa – Sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.
AHB – Ajuste automático de farol – Sistema de assistência automática de farol alto, que se ajusta de acordo com a situação.
Comparado ao Honda HR-V da geração anterior, o New HR-V 2023 evoluiu. Além de receber um visual moderno, ele ganhou tecnologia, um motor e câmbio mais eficientes, ou seja, foi um salto de qualidade.
Motor New Honda HR-V EXL SENSING 2023
Denominação: Honda 1.5 DI i-VTEC Flex
Posição: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16 i-VTEC
Taxa de compressão: 11,5:1
Alimentação: Injeção direta de combustível
Cilindrada: 1.497 cm³
Potência:126 cv a 6200 rpm (G/E)
Torque: 15,8 kgfm (E)/ 15,5 kgfm (G) a 4600 rpm
Câmbio tipo CVT simula 7 marchas com Paddle Shifts
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva EPS
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Barra de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 215/60R17
Comprimento: 4.330 mm
Distância entre-eixos: 2.610 mm
Largura: 1.790 mm
Altura:1.590 mm
Volume: 354 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Ângulos de entrada:17,8°
Ângulo de saída: 22,0°
Altura livre do solo: 185 mm
Peso em ordem de marcha: 1.309 kg
Fotos: AutoAgora.combr – Imagens