Por: Edison Ragassi
O hatch compacto Hyundai HB20 foi lançado em 2012 e desde essa época figura entre os modelos mais vendidos do país. Ele passou por uma atualização visual, ou seja, um facelift em 2015, o qual deixou o modelo com visual mais moderno. Porém, em 2019 as mudanças visuais feitas na frente e traseira do HB20 foram radicais, as quais deixaram os clientes divididos, parte deles adoraram enquanto que outra parte não gostou. Em julho de 2022, a fabricante coreana de automóveis resolveu isso ao lançar o novo HB20 2023.
Fabricado em Piracicaba (SP), a frente do novo Hyundai HB20 2023 Platinum Plus foi redesenhada por completo. Melhoraram a aerodinâmica ao colocar no capô vincos centrais. Os faróis também são novos com assinatura DRL, a ligação entre eles é feita por uma pequena grade preta com o ‘H’, símbolo da marca, no centro. Ainda na frente do novo HB20 2023 uma nova grade maior com elementos paramétricos. Para completar as mudanças frontais, o para-choque ficou mais volumoso, e recebeu as luzes de seta.
Nas laterais, o novo Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 tem as molduras pretas na área dos vidros, apliques nas colunas das portas e as capas dos retrovisores, os quais têm as luzes de direção, na mesma cor da carroceria e a base é preta. Já o farol invade o para-lama, onde ele termina começa um vinco que segue por cima das maçanetas cromadas ele encerra na metade da porta traseira descendo. Outro vinco mais acentuado está na parte inferior das portas. Ainda, o hatch compacto Premium da Hyundai HB20 teve as rodas de liga leve 16 polegadas redesenhadas, elas são calçadas com pneus 195/55R16.
Mas, no que diz respeito as mudanças no desenho externo, o que está mais evidente no Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 é o desenho da traseira, pois o do modelo anterior foi muito contestado. Vale começar a observar a partir do teto, onde está um aerofólio com o break light no centro. O vidro traseiro tem as extremidades arredondadas. As novas lanternas em LED têm o formato de L. Para ligar uma na outra há uma barra refletiva. O símbolo da fabricante, o grande ‘H’ está no centro da tampa. Na parte inferior do lado esquerdo está a inscrição HB20 e do lado direito as letras TGDI, elas indicam que o motor é o turbo com injeção direta de combustível. No entanto, o para-choque traseiro do novo Hyundai HB20 2023 traz nas pontas as lâmpadas de seta e luz de ré e no meio uma a área esculpida que acomoda a placa de identificação tipo Mercosul.
Por dentro, o novo Hyundai HB20 2023, na versão Platinum Plus, recebeu o painel de instrumentos digital colorido denominado Supervision Cluster. A tela é em TFT LCD de 4.2 polegadas. Tanto a velocidade como o rpm são mostrados de maneira digital e no meio estão as informações do computador de bordo.
No entanto, ao centro do painel está a Central multimídia blueMedia. Ele tem uma tela touchscreen de 8 polegadas. Os sistemas do smartphone Android Auto do Google e Apple CarPlay são conectados sem a necessidade de utilizar cabo. Vem ainda com a conexão Bluetooth para streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, há os comandos de voz e comandos de áudio no volante multifuncional. A imagem da câmera de ré é projetada na tela do multimídia.
O HB20 Hatch Platinum Plus tem o ar-condicionado digital automático e o estofamento dos bancos contam com uma mistura de couro e tecido pretos com outros elementos revestidos em couro, ou seja, o volante, manopla, apoio de braço no console central e acabamento das portas.
Além das mudanças visuais, o Hyundai HB20 2023 cresceu, já que teve o comprimento ampliado em 75 milímetros, sendo assim, o comprimento agora é 4 m, enquanto que a distância entre-eixos é de 2,5 m. Já a largura do HB20 2023 é 1,7 m e a altura 1,4 m. No porta-malas a capacidade para carga é de 300 litros, mas pode aumentar para 930 litros, pois oferece opção de rebater totalmente os bancos, e no tanque pode receber até 50 litros.
O Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 não recebeu modificações no motor e câmbio. Ele tem embaixo do capô o Kappa 1.0L Turbo GDI 12VDOHC D-CVVT Flex. A injeção de combustível é direta na câmara de combustão. Sua potência é de 120 cv disponíveis a 6000 rpm ao utilizar etanol ou gasolina no tanque. O torque é de 17,5 kgfm a1.500 rpm, também com qualquer combustível. O câmbio é automático de 6 marchas, com opção de trocas manuais.
Como se trata de um carro consagrado que mudou o visual, é natural que o interessado em comprar o novo Hyundai HB20 Platinum Plus 2023, ao entrar em uma concessionária da marca, a primeira atitude será de observar o desenho externo da carroceria e analisar os mínimos detalhes. E o mais provável é que, ao contrário do que ocorreu com o modelo anterior, o qual dividia opiniões entre gosto ou não gosto, este tem um visual que agrada a maioria.
Depois disso a sequência natural é entrar, acionar o painel, tocar no volante, observar os matérias de acabamento e o painel digital. Bem este causa controvérsia, pois os mais puristas entendem que o conta giros deveria ser com um ponteiro e não totalmente digital.
Acesse o Canal AutoAgoracombr
Nos dias de hoje também é importante saber a maneira correta de parear o celular e utilizar as funções e aplicativos. Pois bem, este procedimento também é feito de maneira intuitiva, sem dificuldades no Hyundai HB20 Platinum Plus. Só é necessário prestar atenção ao utilizar o carregador sem fio. O celular é colocado em um espaço abaixo dos comandos do ar-condicionado digital. Quando acionado uma luz azul mostra que ele está carregando.
Após observar todos esses detalhes, afivelar o cinto, ajustar banco, volante e espelhos, é só pisar no freio e apertar o botão para acionar o motor. Sim o HB20 Platinum Plus 2023 utiliza sensor de proximidade sem a tradicional chave. No que diz respeito a dinâmica, quem procura um hatch com bom desempenho, com certeza ficará satisfeito. O HB20 2023 com motor turbo arranca rápido, aumenta a velocidade rapidamente, tem bom sincronismo do câmbio, já que o motorista nem percebe que elas estão sendo trocadas.
As suspensões foram recalibradas, por isso ele está mais firme, assim ele ganhou mais estabilidade nas curvas, porém, o motorista sente algum desconforto quando passa por asfalto ondulado ou esburacado.
Ao entrar na rodovia, desenvolve velocidade de maneira rápida e constante. O motor é elástico ao desacelerar e acelerar, e caso o motorista prefira dirigir de maneira mais esportiva, pode utilizar as borboletas no volante para as trocas de marchas manuais. O sistema é preciso e atende prontamente o comando. Para completar, os sistemas de auxilio, como aviso de saída de faixa, trafego cruzado, aviso de colisão, também estão bem calibrados. A Hyundai não mudou só o visual do HB20, ela também evoluiu o hatch.
O consumo do novo Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 registrado e divulgado é de 9 km/L na cidade e 10,3 km/L estrada ao ser abastecido com etanol. Depois de trocar o combustível, ou seja, abastecer com gasolina o ele faz 12,7 km/L na cidade e14 km/L na rodovia. Para esta Avaliação, o HB20 foi entregue abastecido com álcool e utilizado com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, ao rodar nas ruas da cidade ele utilizou um litro de combustível para rodar 8 km. Ao entrar na estrada, a média alcançada e mostrada no computador de bordo foi de 9,5 km/L.
O preço do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 é R$ 119.890 na cor Branco Atlas. O Preto Onix custa R$ 119.390, enquanto que nas cores metálicas Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, custa R$ 120.890. Esta é a opção topo de linha. Ele traz de série 6 airbags, os freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC). Os cintos de segurança são de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ISOFIX, limpador e desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h, trava de segurança para crianças nas portas traseiras e destravamento automático das portas, em caso de acidente.
O Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 tem sensor de proximidade para abrir o carro e partida remota acionada por um botão no sensor. O volante tem as borboletas para a troca das marchas no volante e o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente em situações de parada, isso para reduzir o consumo de combustível. O controlador de velocidade, ou controle de cruzeiro e limitador de velocidade também são de série, assim como a câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, e também a função de acendimento automático dos faróis.
Para completar as atualizações, a Hyundai incorporou no novo HB20 2023 Platinum Plus, topo de linha, mais funções nos sistemas de auxilio, entre elas, o Assistente de Centralização em Faixa (LFA), Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA), Assistente de Ponto Cego (BCA), Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), Alerta de Presença nos Bancos Traseiros (ROA), Detector de Fadiga (DAW), Farol Alto Adaptativo (HBA) e o Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS).
Motor: Kappa 1.0L Turbo GDI
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Taxa de compressão: 10:5
Cilindrada: 998 cm³
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Comprimento: 4.015 mm
Entre-eixos: 2.530 mm
Largura: 1.720mm
Altura: 1.470mm
Porta-malas: 300 litros/930 litros bancos rebatidos
Tanque de combustível: 50 litros
Colaborou: Hyundai Motor Brasil
Leia também: Diferença entre alinhamento e balanceamento das rodas
1 Comment
[…] Leia também, Avaliação: Novo Hyundai HB20 2023 Platinum Plus […]