Apesar de utilizar a plataforma MQB, a mesma do VW Polo, a Volkswagen quando lançou o três volumes, optou por utilizar outro nome e não simplesmente ‘Polo Sedã’, como fez anteriormente com as outras gerações do modelo. Assim em janeiro de 2018 chegou ao mercado brasileiro o sedã VW Virtus. Ele é maior que o VW Voyage, porém, menor que o VW Jetta. Assim podemos colocar o VW Virtus na categoria dos sedãs compactos Premium. Atualmente a VW comercializa três opções do sedã no Brasil. O Virtus GTS esportivo com motor 1.4 Turbo e o Virtus Highline e Comfortline com motor 1.0 Turbo, as quais avaliamos nesta postagem.
Virtus Highline com assinatura em LED no para-choque, item opcional no Comfortline
No visual dianteiro o VW Virtus traz o capô com vincos acentuados nas extremidades. O desenho dos faróis é igual nas duas versões, porém, o Highline tem por dentro na base um friso fino o qual termina serve como ligação ao pequeno friso cromado externo que está na grade. Ele segue até o símbolo VW colocado no meio da grade, enquanto que no farol do Virtus Comfortline não há este friso. O para-choque tem área esculpida nas pontas onde estão os faróis de neblina. Ambas as versões têm a luz de conversão estática denominada “Cornering light”. O Highline traz assinatura em LED nesta região, já o Comfortiline não tem este recurso. E no centro está a grade preta com a placa de identificação.
Versão Highline com rodas 17″ e na Comfortline as rodas são aro 15 polegadas
No entanto, o desenho da lateral do sedã VW Virtus é igual na versão Highline e Comfortline. Um vinco sai da parte superior do para-lama dianteiro e segue até a base das janelas das portas. Por falar nos vidros laterais, eles têm molduras pretas e apliques nas colunas das portas na mesma cor. O espelho retrovisor com lâmpada de direção tem a capa na cor da carroceria e a base preta. Ainda no para-lama dianteiro está a plaqueta identificativa da versão. Deste local sai um outro vinco que segue por toda a carroceria, passando pela área das maçanetas e termina nas lanternas traseiras. A diferença observada na lateral é que o Virtus Highline topo de linha tem as rodas de liga leve 17 polegadas calçadas com pneus 205/50 R17, enquanto que, no Comfortline as rodas são de 15 polegadas com pneus 195/65 R15.
Para completar a descrição visual da carroceria, a traseira do Virtus Highline e Comfortline é idêntica nas duas versões. A antena está no teto, o vidro é inclinado. Na tampa do porta-malas há um ressalto. As lanternas avançam para a tampa, pois são bipartidas. As pontas juntam-se a um ressalto da área esculpida para acomodar a placa tipo Mercosul. Na parte superior ao centro está o símbolo VW e na inferior do lado direito a inscrição 200 TSI, referente ao motor, e no esquerdo o nome do carro Virtus. Em ambos o para-choque é na cor da carroceria, mas na versão Highline há um friso cromado, o qual não foi colocado na Comfortline.
Por dentro o VW Virtus Highline e Comfortline tem o volante multifuncional, com ajuste de altura e profundidade, mas no topo de linha ela é revestido em couro com o shift paddles, as borboletas para troca das marchas. Porém, o painel de instrumentos totalmente digital e a central multimidia VW Play com tela de 10,1 polegadas e seis alto-falantes é item de série no Highline e Comfortline. Ela é compatível com Android Auto e Apple Carplay. Além disso, traz o app de música Spotify, o Get In, para reservas em restaurantes, estacionamento, seguro, pedágio, áudio livros, MobiMax, para assistir TV digital, isso com o veículo parado, entre outros.
O Virtus Highline tem os bancos revestidos em couro, enquanto que o Virtus Comfortline tem revestimento em tecido nos assentos dianteiros e traseiros. Já o ar-condicionado do sedã Highline topo de linha é do tipo digital Climatronic e no Comfortline o ar-condicionado é convencional.
Em ambas as versões há o descanso de braço dianteiro com porta-objetos, saídas de ar traseiras e portas USB para carga e ISOFIX para a fixação da cadeirinha de criança. Os espelhos retrovisores externos são com ajustes elétricos e função tilt down no lado direito (ao colocar o câmbio na marcha ré ele se move para baixo no lado direito).
Tanto o VW Virtus Highline como o Virtus Comfortline tem o motor 200 TSI. Ele é fabricado no Brasil, na unidade produtiva de motores em São Carlos (SP). É um motor três cilindros flexfuel, com turbo, injeção direta de combustível e aceita etanol, gasolina ou mistura dos dois em qualquer proporção. Montado com cabeçote e bloco de alumínio, entrega potência de 128 cv (E)/ 116 cv (G) e 20,4 kgfm de torque.
O motor 200 TSI está acoplado ao câmbio automático de 6 marchas a qual é fornecido pela fabricante japonesa especializada em transmissões automáticas Aisin. Este trem de força é utilizado também nos SUVs VW Nivus, VW Taos e VW Polo até a linha 2022. O Novo Polo 2023 lançado em setembro, passa a contar com o motor 170 TSI, o qual entrega 109 (G)/116 cv (E), o torque é de 16,8 kgfm, ou seja, uma variação menos potente do consagrado 3 cilindros turbo.
Para quem busca um carro com bom espaço para os ocupantes e execelente compartimento de carga, o VW Virtus Highline e Comfortiline irá atender essas necessidades. Ele tem comprimento de 4.4 m, para uma distância entre-eixos de 2,6 m. Sua largura é de 1,7 m e a altura de 1,4 m. E o porta-malas com 521 litros, isso sem rebater os bancos, aliás podem ser rebatidos 60/40, é bem generoso. O tanque de combustível recebe até 52 litros.
Existe uma impressão de que os sedãs são modelos de veículos recatados, familiares, desempenho conservador. Esqueça isso ao entrar em VW Virtus. A primeira sensação é a de estar em um veículo espaçoso, fácil para fazer os ajustes de banco, volante, espelhos e confortável para quatro ocupantes. Isso porque há o ressalto elevado no assoalho traseiro, o que indica que o espaço central deve ser utilizado por uma pessoa com estatura baixa.
O painel digital e a central multimídia são fáceis de entender e utilizar, no entanto, vale navegar pelos comandos do volante multifuncional e sistema de tela tátil com o carro parado no primeiro contato e aprender, assim fica mais fácil de utilizar todos os recursos oferecidos.
Depois de ligar o Virtus, mover a alavanca para a posição D, liberar o freio de estacionamento e acelerar, o motorista irá se surpreender, pois esquece que está dentro de um sedã. Ele arranca forte, mesmo com pouca pressão no pedal do acelerador, para chegar a 100 km/h, partido do zero, gasta 9,9s. O câmbio AQ 250 está bem acertado, por isso, não dá trancos nas mudanças de marchas, mesmo que o acelerador seja pressionado com mais força.
As suspensões estão com a calibração correta para oferecer conforto e estabilidade até nas curvas mais severas. E o sistema de direção assistida eletricamente é progressivo, ou seja, leve em uma manobra de estacionamento e firme ao ser exigido nas curvas de uma rodovia, por exemplo.
Na estrada desenvolve velocidade rapidamente, o motor é elástico para acelerações e retomadas, e para quem precisa de muito espaço para acomodar bagagens, não irá reclamar do porta-malas de 521 litros. O VW Virtus Highline e o Comfortline é um sedã, mas com a pegada de esportividade. A principal diferença entre as versões está na quantidade e tipo de equipamentos, no que diz respeito a consumo e performance eles são semelhantes.
O consumo de combustível do VW Virtus Highline e Comfortline guando abastecido com etanol na cidade é de 8,3 km/L e 10,5 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina no tanque, o VW Virtus roda na cidade 12 km/L e 14,9 km/L na rodovia. Tanto o Highline como o Comfortline entregues para esta Avaliação pela Volkswagen foram abastecidos com gasolina. Durante o período de testes as duas versões foram utilizadas com o ar-condicionado ligado e a média obtida foi de 10,5 km/L no ciclo urbano e 13,9 km/L na cidade.
O preço do VW Virtus Higline 2022 é R$ 130.030 é a versão completa, topo de linha do sedã. E o preço do VW Virtus Comfortline é R$ 113.880. Além dos itens já mostrados, ambas as versões trazem de série a direção com assistência elétrica (Easy drive), sistema de alarme com comando remoto, espelho retrovisor interno eletrocrômico, assistente para partida em subidas (HHC-Hill Hold Control), controle automático de velocidade (piloto automático), quatro airbags, sendo dois dianteiros e dois laterais, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e sistema Start/Stop, o qual desliga o motor ao parar em um semáforo e volta a liga-lo assim que o motorista tirar o pé do freio.
O VW Virtus Highline traz bancos revestidos em couro e no Comfortline o revestimento é de tecido
Já o Virtus Higline 2022 tem a mais o acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (Park Pilot), câmera de ré, detector de fadiga, sensores de chuva e crepuscular, controle automático de velocidade (piloto automático). Porém, o Virtus Comfortiline, pode se transformar no Virtus Hifghline. Claro que essa transformação tem preço, mas para isso basta adquirir o pacote Comfort Tech que custa R$ 8.330 e irá elevar o preço final do Virtus Comfortline a R$ 123.795. Este pacote inclui todos os itens encontrados no Highline, com exceção das rodas liga leve 17 polegadas e os pneus 205/50 R17.
As cores disponíveis para as duas versões do VW Virtus são: Preto Ninja (sem custo), Branco Cristal (R$ 495,00), Cinza Platinum (R$ 1.585,00) e Prata Tungstênio (R$ 115.465). Informações de bastidores do mercado projetam para 2023 um novo sedã Virtus, o qual seguirá o padrão adotado no Novo Polo, ou seja, terá motor menos potente, os freios a disco nas rodas traseiras serão trocados por tambores, no lugar dos discos, entre outras. Por isso se você ainda é fã dos sedans e gostou do atual Virtus é melhor correr para uma concessionária Volkswagen e comprar o seu.
Motor: 1.0L TSI
Tipo: 3 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 999 cm³
Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) – 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm (E/G) – 2.000/3.500 rpm
Tração: Dianteira
Câmbio: Automático, 6 marchas com conversor de torque
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo interdependente
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 205/50 R17
Rodas: Liga leve 15”
Pneus: 195/65 R15
Comprimento: 4.482 mm
Distância entre-eixos: 2.651 mm
Largura: 1.751 mm
Altura: 1.472 mm
Porta-malas: 521 litros/ sem rebater os bancos
Tanque de combustível: 52 litros
Assista no Canal AutoAgoracombr :
Como dirigir um carro com câmbio automático