Difícil entender os consumidores que deixam de comprar os sedãs. Isso porque geralmente são veículos espaçosos com porta-malas generoso, motores potentes e econômicos. Por sua vez, nos últimos tempos, os designers têm caprichado no desenho das carrocerias dos três volumes para reverter aquele estigma de que o sedã é carro voltado ao público mais experiente, ou no popular, ‘carro de velho’. No entanto, algumas fabricantes ainda mantêm em linha os sedãs para atender os clientes que gostam desse tipo de automóvel e não se rendem aos SUVs. É o caso da Nissan com o Novo Sentra de 8ª geração, lançado em março de 2023 e já vendido como modelo 2024.
O sedã grande novo Nissan Sentra recebeu visual moderno e esportivo. O capô tem vincos acentuados nas extremidades. O visual frontal tem a grade dianteira denominada V-Motion, a qual foi redesenhada e ostenta a logomarca da Nissan bem ao centro. Assim, os frisos cromados ficaram mais largos e os faróis são com lâmpadas LED. Já o para-choque é na cor da carroceria, as extremidades são esculpidas e acomodam as luzes de neblina.
Por sua vez, o desenho das laterais do novo Novo Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT 2024 tem os frisos e molduras da área envidraçada na cor preta para combinar com o teto. Os retrovisores com lâmpadas repetidoras também utilizam capa e base preta. As maçanetas são na cor da carroceria, abaixo delas passa um vinco. Na parte inferior das portas um friso branco serve como proteção. As caixas das rodas são ressaltadas e as rodas são de liga leve 17 polegadas calçadas com os pneus 215/50 R17.
Já na traseira do novo Nissan Sentra Exclusive, o vidro é inclinado, a tampa do porta-malas traz um pequeno ressalto. No lado esquerdo está o nome do sedã, SENTRA em letras maiúsculas e no meio a logomarca da fabricante. Logo abaixo há uma área esculpida que acomoda a placa Mercosul. As lanternas com lâmpadas LED saem das laterais e avançam para a tampa, elas são bipartidas, quando acesas o visual é de um bumerangue. O para-choque é na mesma cor da carroceria com refletores nas extremidades.
No interior a Nissan imprimiu um visual requintado no novo Sentra. O painel traz material sensível ao toque, no modelo avaliado mostrado nas fotos é em dois tons, preto e Sand, disponível só na versão Exclusive. O painel de instrumentos tem o velocímetro e conta-giros analógicos e uma tela TFT 7 polegadas no centro, a qual mostra as informações do computador de bordo e também velocidade digital.
O volante multifuncional de três raios com padle shifts tem a base reta. Enquanto que a tela da central multimídia sensível ao toque, é de 8 polegadas. Ela é compatível com Android Auto e Apple Carplay e o ar-condicionado é de duas zonas, com as saídas redondas. Os bancos são com a tecnologia Zero Gravity, a qual foi desenvolvida em parceria com a NASA, em todos os assentos.
O Novo Nissan Sentra tem 4.646 mm de comprimento, o entre-eixos é de 2.707 mm, enquanto que a largura é de 1.816 mm. E a altura é de 1.456 mm. Estas dimensões proporcionam que a capacidade do porta-malas do Sentra seja de 466 litros e a capacidade do tanque de combustível é de 47 litros.
O Nissan Sentra Exclusive tem a nova geração do motor MR20DD. Ele é movido a gasolina e entrega 151 cavalos de potência a 6.000 rpm e 20 kgfm de torque a 4.000 rpm. Ele conta com injeção direta de combustível, acabamento interno espelhado, o qual ajuda a reduzir o atrito dos cilindros e a melhorar o resfriamento. Utiliza o Ciclo de Atkinson, o qual permite que os tempos de admissão, compressão, expansão, e exaustão dos motores de quatro tempos ocorram em uma única volta do virabrequim. Isso prioriza a eficiência térmica e o menor consumo de combustível.
A válvula de controle de fluxo de ar no motor do novo Nissan Sentra 2024 tem múltiplas seções (Tumble Control Valve – TCV) para obter um fluxo de ar ideal na admissão, ainda pode abrir em vários ângulos nesse coletor. O câmbio é o CVT XTRONIC de 8ª geração, que simula oito marchas. Inclui conversor de torque com resposta mais rápida e a função D-Step, que maximiza o torque sem sacrificar o controle e o conforto nas partidas e ultrapassagens. São quatro modos de direção, Normal, Sport, Manual e ECO.
Uma das principais qualidades do Nissan Sentra Exclusive é percebida logo quando o motorista entrar, o sedã grande é espaçoso e confortável, até para quem senta no banco de trás. Feitos os devidos ajustes nos bancos, volantes e espelhos, o carro não tem a chave convencional, é só apertar o botão e acionar o motor. O sedã tem bom isolamento acústico, pois pouco se ouve do ruído dos ruídos externo dentro da cabine.
Depois disso é só posicionar a alavanca do câmbio em ‘D’, e soltar com o pé o freio de estacionamento, pois ele não tem uma alavanca, ou o sistema eletrônico, porém no Novo Sentra o freio de estacionamento é no pedal, colocado no lado esquerdo abaixo do painel. A partir daí, um leve toque no acelerador é necessário para tirar o carro da posição estacionária.
No trânsito, nas ruas com asfalto ruim, valetas e lombadas, o sistema de suspensão independente na dianteira e traseira, mostra que está bem ajustado, já que estes sistemas passaram por ajustes para atender as condições de rodagem das vias brasileiras e atende as necessidades, pois pouco das vibrações incomodam dentro do habitáculo.
Ao entrar na rodovia, o novo Sentra tem excelente performance. O sistema de direção elétrica está bem ajustado, firme nas curvas, até as mais severas e macia ao realizar as manobras de estacionamento.
O consumo de gasolina do novo Nissan Sentra Exclusive, isso mesmo, vale reforçar que o motor é movido a gasolina, não é Flex é de 11 km/L na cidade e 13,9 km/L na estrada. Nesta Avaliação, o novo sedã Sentra foi utilizado em várias situações do dia a dia, com trânsito carregado, passando por asfalto ruim, e também na estrada, sempre com o ar-condicionado ligado e no econômico de condução. Nestas condições a média obtida foi de 10 km/L no ciclo urbano e 12,5 km/L na rodovia.
O preço do Novo Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT 2024 é R$176.690. São várias as tecnologias de auxílio ao motorista incorporadas na 8ª geração do Nissan Sentra, como o alerta Avançado de Colisão Frontal (I-FCW); Visão 360º Inteligente com Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD).
Ainda do Novo Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT 2024 há o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (IDA); Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW); Monitoramento de Ponto Cego (BSI); Piloto Automático Inteligente (ICC); Faróis Automáticos Inteligentes (HBA) e Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS); Assistente Inteligente de Frenagem (FEB); Assistente Inteligente de Prevenção de Mudança de Faixa (I-LI); Controle Dinâmico de Chassi Integrado, que utiliza recursos do controle de tração, de distribuição automática de frenagem; e Assistente de frenagem para manter o carro na trajetória correta.
Para proteção dos ocupantes, o sedã Sentra conta com 6 airbags (frontais, cabeça e laterais) e uma estrutura reforçada de carroceria para melhor resistência aos choques. O sistema Isofix de fixação de cadeiras infantis, cintos de três pontos e todos os assentos com apoios de cabeça complementam a segurança dos passageiros.
Motor Novo Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT 2024
Código do motor: MR20DD
Tipo: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha
Número de válvulas: 16 CVVTCS
Cilindrada: 1.997 cm³
Combustível: Gasolina
Sistema de injeção: Injeção direta de combustível
Potência: 151 cv a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Transmissão Novo Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT 2024
Câmbio tipo: XTRONIC CVT
Direção
Tipo: Assistência elétrica
Dianteira: Independente, McPherson
Traseira: Independente Multi -Link
Freios Novo Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT 2024
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos ventilados
Rodas/ Pneus Novo Nissan Sentra 2.0 Exclusive CVT 2024
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 215/50 R17
Comprimento: 4.646 mm
Distância entre-eixos: 2.707 mm
Largura: 1.816 mm
Altura: 1.456 mm
Porta-malas: 466 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Leia também: Novos prazos para regularizar exame toxicológico
Acesse o Canal AutoAgoracombr no YouTube
Colaborou: Nissan do Brasil