Nos últimos dois anos o mercado nacional de automóveis assistiu a uma invasão de picapes ou caminhonetes. As vendas destes veículos utilitários cresceram ao ponto de uma picape compacta, no caso a Fiat Strada, encerrar o ano como o automóvel mais vendido do Brasil. A Ford, que tem tradição mundial neste segmento, não perdeu tempo e apesar de não fabricar mais veículos em terras nacionais, ampliou sua gama de produtos, até então limitada a média Ranger e a intermediária Maverick, e passou a importar a picape grande Ford F-150.
A carroceria da F-150 é feita em liga de alumínio leve e ultrarresistente. Ela tem visual chamativo, a frente retangular traz o capô com vincos acentuados, luzes em LED no formato de ‘L deitado’ entorno dos faróis também de LED com a conversão dinâmica em curvas. A grande grade frontal tem detalhes e moldura cromada. Bem ao centro, o símbolo oval azul da Ford e frisos cromados. O para-choque na cor da carroceria traz nas extremidades as luzes de neblina, com LEDs nas molduras e uma pequena grade na parte inferir onde está a placa de identificação.
Nas laterais a Ford F150 tem área envidraçada grande, apliques pretos nas colunas das portas, maçanetas cromadas. Os vincos superiores iniciam na divisa do para-lama e estendem-se até o final da carroceria, passando por cima das maçanetas. Já os inferiores estão evidentes na parte debaixo das portas. As rodas são de liga leve 20 polegadas e os pneus 275/65 R20. Os estribos laterais têm acionamento elétrico, ao abrir a porta eles avançam e ao fechar eles recolhem.
A traseira da F-150 é retangular, como a de todas as outras picapes, porém, os designers buscaram soluções para que ela seja identificada como a da picape grande Ford. O break light está colocado no teto, as lanternas retangulares colocadas nas colunas laterais. No centro da tampa uma faixa cromada com a inscrição Platinum para identificar a versão. A inscrição F-150 está do lado esquerdo e o símbolo da Ford no lado direito inferior. O para-choque tem suporte para auxiliar a subir na caçamba e a tampa da vem com abertura elétrica e uma escada de acesso embutida. Na caçamba há tomada de 110 V, iluminação em LED e revestimento protetor do tipo “spray-in”.
A picape grande da Ford F-150 traz no interior um painel digital de 12 polegadas e o volante de três raios multifuncional revestido em couro. Bem ao centro a tela multimidia sensível ao toque também de 12 polegadas, com SYNC 4 que permite espelhar smartphones via Android Auto e Apple CarPlay sem cabo.
O revestimento dos bancos é em couro e ambos têm ajustes elétricos com memória. Por ser um veículo voltado também ao trabalho, traz soluções com a alavanca do câmbio automático escamoteável. Assim, uma parte do console pode ser ajustada para virar uma pequena mesa.
Neste local, pode ser acomodado um laptop, ou um caderno, bloco para anotações, por exemplo. Ainda traz o carregador do celular por indução, o ar-condicionado é digital de duas zonas e o todos os comandos para acionar os sistemas 4×4 para off road estão bem a mão.
Capacidade da caçamba da F-150 Platinum de 1.370 e escada para auxiliar a subir
A Ford F-150 Platinum é uma picape grande e seu comprimento é 5,88 m. A distância entre-eixos é de 3,69 m, enquanto que a largura é de 2,16 m e a altura, até a base da antena1,96 m. A capacidade da caçamba da F-150 Platinum é de1.370 litros, por sua vez a capacidade de carga é de 681kg, já a capacidade de reboque é de 3.515 kg, com controle de freio e de oscilação e um assistente com câmera que facilita as manobras. E o tanque recebe até 136 litros de gasolina. O peso em ordem de marcha é de 2.517 kg.
A Ford utiliza na picape grande F-150 o motor Coyote V8 5.0L de 405 cv e 56,6 kgfm de torque. O combustível é injetado por dois sistemas, ou seja, injeção direta e indireta e o câmbio é automático com 10 marchas. É o mesmo trem de força do pony car Ford Mustang Mach 1, porém, a calibração é específica para a caminhonete, pois afinal, além de entregar performance, precisa transportar carga e reboca.
Ela acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Preparada para todo o terreno tem a tração 4×4, com opções High, Low ou sob demanda, bloqueio eletrônico do diferencial e pacote FX4, além de 8 modos de condução: Normal, Eco, Escorregadio, Esportivo, Lama/Terra, Areia, Rock Crawl e Rebocar/Transportar. A suspensão dianteira é independente, braços sobrepostos e a traseira com eixo rígido. Os freios são a discos ventilados, tanto na dianteira como na traseira e a direção é de assistência elétrica.
Apesar do tamanho, a picape grande Ford F-150 Platinum pode ser dirigida por motorista que tem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B. Porém, quem ainda não guiou um veículo deste porte, vale antes rodar poucos quilômetros em lugares de pouco trânsito, isso, porque é necessário de habituar com as dimensões do veículo.
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Mas, os menos experientes, podem confiar nos sistemas de auxilio da F-150 Platinum, composto por sensores e câmeras espalhados na área externa, os quais ajudam mesmo ao passar por ruas estreitas e nas manobras de estacionamento. Todos os sistemas estão visíveis no cluster de instrumentos totalmente digital. Mas o que empolga mesmo são as reações rápidas que uma picape deste tamanho proporciona.
Acelera e desenvolve velocidade rapidamente, sem o condutor sentir as trocas das marchas, inclusive, vale uma dica. Ao rodar na cidade, fique atento aos radares, pois na velocidade média de 50 km/h a sensação é de que ela está parada. Ao passar em valetas e lombadas os ocupantes quase não sentem, mas com a caçamba vazia, as ondulações incomodam um pouco, o que é normal, pois não podemos esquecer que se trata de um veículo preparado para o transportar carga. A direção com assistência elétrica é bem acertada, o motorista esquece que está dirigindo um veículo grande ao realizar as manobras.
E na estrada, o maior cuidado realmente é com a velocidade, pois chega aos 120 km/h fácil e a sensação é de estar a 60 km/h. Nas curvas mais severas, mesmo com a caçamba vazia, ela é estável, graças aos sistemas de controle de estabilidade. E no que diz respeito a conforto, nenhum ocupante pode reclamar, até aquele que senta no meio do banco de trás viaja confortavelmente.
A caminhonete Ford F-150 Platinum com motor a gasolina faz por litro 6,3 km/L na cidade e 8,6 km/L na estrada. Nesta Avaliação, utilizamos a picape grande da Ford em várias situações do dia a dia, como por exemplo, trafegar em locais com o trânsito engarrafado, baixa velocidade em ruas estreitas e também na estrada. Nestas condições, o consumo registrado pelo computador de bordo ao rodar no circuito urbano foi de 5,9 km/L e no rodoviário ele fez 8,9 km/L, sempre com o ar-condicionado ligado e no modo de condução Eco.
O preço da Ford F-150 Platinum é R$ 519.990. Além dos itens já mostrados na descrição da caminhonete ela traz 8 airbags, teto solar panorâmico, piloto automático adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres, câmera traseira com detecção de objetos e assistência em descidas, manobras evasivas e cruzamentos, sistemas de iluminação e câmeras externas 360º.
Na Ford F-150 Platinum a abertura das portas pode ser feita por código sem chave (Keypad), sensor de chuva e sistema de áudio Premium Sound System by Bang & Olufsen com 8 ou 18 alto-falantes.
A picape Ford F-150 foi lançada em 1.975 e permanece como o principal modelo da Série F, ou seja, a linha de picapes mais vendida dos Estados Unidos há 46 anos. Este modelo da Ford F-150 Platinum avaliado representa a 14ª geração é também o veículo líder de vendas do mercado norte americano há 41 anos consecutivos e agora disponível para os consumidores brasileiros.
Motor: Motor Coyote 5.0L V8
Disposição: Longitudinal
Combustível: Gasolina
Número cilindros: 8 em V
Número válvulas: 32
Cilindrada: 5.037 cm³
Taxa de compressão: 12:1
Alimentação: Injeção direta e indireta
Tração: Integral de duas velocidades AWD com travamento mecânico 4WD
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos ventilados
Direção: Eletricamente assistida (EPAS)
Dianteira: Independente, braços sobrepostos
Traseira: Eixo rígido
Rodas: Liga leve 20”
Pneus: 275/60 R20 All Terrain
Comprimento: 5.884 mm
Largura: 2.430 mm
Entre-eixos: 3.694 mm
Altura: 1.962 mm
Ângulo de entrada: 24,3º
Ângulo central: 20º
Capacidade da caçamba Ford F-150 Platinum: 1370 litros
Tanque de combustível: 136 litros
Colaborou: Ford Motor Company
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