Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Fiat Toro Freedom Flex 2021 câmbio automático
Avaliação: Fiat Toro Freedom Flex 2021 câmbio automático
30/04/2021
Avaliação: Fiat Argo Drive 1.0 S-Design 2021
Avaliação: Fiat Argo Drive 1.0 S-Design 2021
31/05/2021
Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Sedã compacto Premium é fabricado em nova plataforma, recebeu itens tecnológicos e manteve a principal qualidade o espaço interno

Diferente da geração anterior que era produzido no Brasil, o Novo Nissan Versa é importado do México. Mas não foi só a nacionalidade que mudou, ele passou a ser montado na plataforma do SUV Kicks, com os ajustes e calibrações especificas para um automóvel três volumes.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Nissan Versa com a grade V-motion/ Foto: Saulo Mazzoni

O Novo Nissan Versa não é um veículo que foi reestilizado e isso está evidente no desenho da carroceria. O capô possui vincos nas laterais e no centro bem ressaltados no formato de V. Eles descem até juntarem-se com a grade V-motion cromada nas extremidades e base. Uma moldura preta também em V completa o conjunto. Os faróis com máscara negra utilizam luzes e assinatura de LED. O para-choque na cor da carroceria também forma um V na parte central e outra grade menor preta está na parte inferior. E nas extremidades as luzes de neblina em formato retangular.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Versa tem os espelhos retrovisores com lâmpadas repetidoras, rodas 17 polegadas/ Foto: Saulo Mazzoni

 Nas laterais, o teto é arredondado, com uma caída maior na traseira. Chama atenção a antena do tipo barbatana de tubarão. A moldura da área envidraçada é na cor preta, inclusive nas colunas das portas. Nos retrovisores com lâmpadas de seta, as capas são na cor da carroceria. Há vincos que iniciam nos faróis, passam acima das maçanetas e avançam por toda a carroceria e terminam nas lanternas traseiras. Outro vinco inicia no final do para-lama e segue até as maçanetas. As caixas de rodas são ressaltadas, as rodas são de liga leve 17 polegadas e os pneus 205/50 R17.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Nissan Versa, lanternas em formato boomerang/ Foto: Saulo Mazzoni

A traseira tem o vidro retangular com o break light na parte inferior. A tampa do porta-malas é esculpida, o que forma um pequeno aerofólio. As lanternas traseiras de LED são em formato de bumerangue e invadem a tampa. Do lado esquerdo a inscrição ‘Versa’ e no centro o logotipo da Nissan. Abaixo uma moldura para acomodar a placa de identificação. O para-choque também é na cor da carroceria, com um friso preto na parte inferior e refletores nas pontas. Um protetor na mesma cor do veículo avança para a parte debaixo do Nissan Versa.  

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021 Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021, dimensões e capacidades

A nova plataforma fez o sedã crescer em relação ao modelo da geração anterior, que agora é vendido com o nome de Nissan V-Drive. O comprimento do Novo Nissan Versa é de 4,4 m. A largura é de 1,7 m. A altura na versão topo de linha Exclusive é de 1,47 m. Sua distância entre-eixos é de 2,6 m. Com estas dimensões sedã Novo Versa entrega no porta-malas a capacidade de 482 litros (Exclusive). Os bancos podem ser rebatidos 60/40.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Nissan Versa com painel digital e nova central multimídia/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021, interior sofisticado e tecnológico

Ainda em relação ao Versa anterior, que era fabricado no Brasil, o interior foi todo modificado. Recebeu um painel de instrumentos em TFT (Thin Film Transitor), semelhante ao utilizado no Nissan Kicks. Ele está nas versões Advance e Exclusive. No lado direito está o velocímetro analógico e no esquerdo o mostrador digital. Este mostrador é configurável, no total são 12 funcionalidades, entre elas velocidade digital, informações de consumo, ajustes dos sistemas de auxilio ao motorista, todas visíveis em um display colorido. As telas também mostram informações sobre o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), tacômetro, temperatura externa, GPS, áudio e telefone que estiver conectado. O volante revestido em couro é do tipo multifuncional, com a base reta e regulagem de altura e profundidade.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Nissan Versa com central multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay/Foto: Saulo Mazzoni

Ele recebeu o novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de 7 polegadas, inclui os Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

Este novo sistema multimídia, do Novo Nissan Versa ganhou a navegação porta-a-porta. Antes de se dirigir aonde o veículo está estacionado, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custo na Play Store e na iTunes e deve estar instalado no smartphone do motorista. Ele ajuda na localização do sedã em um estacionamento grande, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia ao se ligar o rádio. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Nissan Versa, sistema de auxilio com câmera 3D/ Foto: Saulo Mazzoni

O sistema de auxilio para manobras de estacionamento tem as câmeras que mostram imagens 3D. Na tela do multimídia o motorista visualiza, além da imagem da câmera de ré, mas também a frente e as laterais do sedã.

Foram incluídos sensores para mostrar informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento, Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos de segurança traseiros e configurações gerais do veículo.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021, motor, câmbio e suspensões

O Novo Nissan Versa Exclusive 2021 tem o motor 1.6 16V que entrega 114 cavalos de potência e torque de 15,5 kgfm, abastecido com etanol ou gasolina. O câmbio é o Xtronic CVT, com o modo Sport. Nesta condição, o câmbio eleva as rotações e o motorista tem as respostas mais rápidas. Além disso, conta também com a função D-Step, que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação.

Para melhor dirigibilidade, a suspensão traseira, que utiliza eixo de torção e molas helicoidais, teve a estrutura reforçada. Além disso, os batentes de borracha foram trocados por poliuretano. Esta mudança de material foi feita para melhorar a resistência às cargas maiores no assento traseiro e porta-malas. A Nissan divulga que, com as modificações, o ângulo de rolagem da carroceria do Novo Nissan Versa foi reduzido em 15%, isso reflete em mais estabilidade. E na dianteira o sistema é independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021, impressões ao dirigir

Para quem conhece a geração anterior do sedã compacto, logo ao visualizar o modelo irá perceber que a modificação foi completa. O novo desenho da carroceria lembra o utilizado no sedã médio Nissan Sentra, o qual, aliás, não é mais fabricado e inclusive não está mais disponível no site da Nissan. Ao entrar dentro da cabine, nota-se que o interior é bem acabado e confortável. No caso da versão topo de linha, o acabamento é Premium soft touch nos bancos, em duas cores, sendo o painel e detalhes dos bancos em cinza com o restante em preto ou totalmente preto no painel e detalhes dos bancos com cinza no restante. Por falar em bancos, tanto no do motorista como no do passageiro, os ajustes são manuais.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Nissan Versa Exclusive com sensor de proximidade/ Foto: Saulo Mazzoni

Sem a tradicional chave para acionar o motor, o sedã utiliza sensor de proximidade e botão Start/ Stop é muito fácil ligar o carro. Depois disso, para sair da posição estacionária, basta colocar a alavanca do câmbio na posição D, baixar a alavanca do freio de estacionamento e pressionar levemente o pedal do acelerador. Se preferir arranque mais forte, pise mais fundo, ele responde prontamente, mas não é a maneira ideal de utilizá-lo. O melhor é acelerar levemente e deixar a velocidade fluir.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

O Novo Nissan Versa recebeu melhorias na suspensão traseira/ Foto: Saulo Mazzoni

Os ajustes feitos na suspensão contribuíram para oferecer mais conforto aos ocupantes do sedã, principalmente aos ocupantes do banco traseiro quando ele passa por lombadas, buracos e valetas. No uso diário, ao estacionar nas vagas de um prédio ou shopping, as quais geralmente são apertadas, a direção com assistência elétrica que recebeu nova calibração, cumpre bem seu papel. As quatro câmeras de Visão 360° localizadas na frente, traseira e laterais, junto com os sensores, permitem que a manobra seja segura e fácil.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Novo Nissan Versa, no mostrador digital informações de consumo e alerta de distância/ Foto: Saulo Mazzoni

O alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB), o detector de objetos em movimento, monitoramento de ponto cego (BSW), também funcionam com precisão, assim como, alerta de objetos no banco traseiro (Rear Door Alert). Ele é acionado quando o motorista abre e, na sequência, fecha uma das portas traseiras ou porta-malas antes de sair com o veículo. Ao chegar ao destino, caso ele não se lembre de abrir a porta traseira, o carro emite três toques curtos da buzina e uma mensagem no painel para avisar ao motorista que algo ficou esquecido.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Na rodovia o Novo Nissan Versa também têm bom desempenho. Aceleração constante, boas retomadas, estável nas curvas. Por trata-se de um motor que pode ser abastecido com etanol ou gasolina, a capacidade do tanque de 41 litros oferece pouca autonomia, principalmente com etanol.

O consumo do Novo Nissan Versa na cidade é de 8,0 km/l ao usar etanol e 11,7 km/l quando está abastecido com gasolina. E na estrada 10,0 km/l (E) 13,9 km/l (G), isso registrado no programa do Inmetro.

Para esta Avaliação, o sedã foi entregue abastecido com etanol e com o ar-condicionado ligado, na cidade a média foi de 7,5 km/l. Já na rodovia o consumo foi de 10,9 km/l.

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021, preço, itens de série e cores disponíveis

O Novo Nissan Versa Exclusive 2021 custa R$103.490. Além dos itens já mostrados nesta reportagem ele tem air bags duplos frontais, laterais e de cortina. Controle de tração e estabilidade (VDC), fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix). Os freios com assistência ABS, controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), auxilio de partida em rampa (HSA), ar-condicionado digital. Sensores de chuva e luminosidade, vidros elétricos nas quatro portas, espelhos retrovisores elétricos com aquecimento, 2 tweeters e GPS integrado.

As cores disponíveis para o Novo Nissan Versa Exclusive 2021 são: Prata Classic, Cinza Grafite, Vermelho Malbec, Vermelho Scarlet, Branco Diamond e Azul Cobalto, nestas opções o custo é de R$ 1.450,00. Já as cores Branco Aspen e Preto Premium não tem custo.

Por: Edison Ragassi/Fotos: Saulo Mazzoni

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Avaliação: Novo Nissan Versa Exclusive 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Novo Nissan Versa Exclusive 2021

Motor

Tipo: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha

Número de válvulas: 16 CVVTCS

Cilindrada: 1.598 cm³

Potência: 114 cv a 5.600 rpm (E /G) 

Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (E / G)

Câmbio

Tipo: XTRONIC CVT com função Sport/ D-Step

Direção

Tipo: Assistência elétrica

Suspensão

Dianteira: Independente, McPherson e barra estabilizadora

Traseira: Eixo de torção

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Tambores

Rodas: Liga leve 17”

Pneus: 205/60 R16

Dimensões/Capacidades

Comprimento: 4,295 mm

Largura: 1,760 mm

Altura: 1,590 mm

Distância entre-eixos: 2,610 mm

Porta-malas: 432 litros

Tanque de combustível: 41 litros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *