Em 2023 a Volkswagen fez uma reestilização no sedã compacto VW Virtus, o qual foi lançado em 2018. Além de atualizar o visual do modelo, a fabricante de origem alemã, também promoveu mudanças na motorização. O motor 1.6 16v foi substituído pelo TSI 170 e manteve o TSI 200 para a versão intermediária Comfortline e topo linha Highline. Apesar da preferência da maioria dos consumidores pelo câmbio automático, a empresa ainda oferece o três volumes com opção de câmbio manual, mas só com o motor TSI 170.
Na dianteira, o novo VW Virtus Highline 2024 recebeu um capô com perfil mais alto e vincos acentuados nas extremidades. O conjunto de faróis e iluminação de neblina todo em LED também é novo, aliás esse equipamento está em todas as versões. A assinatura em LED superior é ligada ao friso cromado e passa a impressão de estar todo aceso. A grade é escura com o logo VW grande no centro. Outra grade menor está colocada na parte inferior do para-choque com friso cromado no entorno. E as luzes de neblina estão nas pontas inferiores da peça.
Visto na lateral a partir do teto, nota-se a curva na parte traseira do VW Virtus Highline 2024. Os vidros são com moldura preta e há apliques nas colunas das portas. As capas dos retrovisores são na cor da carroceria com a base preta. Um vinco inicia no para-lama dianteiro e segue por toda a extensão da carroceria, outro vinco abaixo passa pelas maçanetas e termina na ponta da lanterna traseira a qual avança para o para-lama. E ainda outro vinco acentuado figura na parte debaixo das quatro portas. As rodas são de liga leve 17 polegadas e os pneus 205/50 R17.
Por sua vez, o visual da traseira traz uma elevação na parte superior da tampa do porta-malas. A logomarca VW está bem ao centro. A partir da linha 2024 as lanternas traseiras em LED do VW Virtus receberam uma nova assinatura. Elas avançam para a tampa do porta-malas, pois são bipartidas. O nome Virtus cromado está abaixo da placa de identificação. E a versão Highline, traz com exclusividade o friso cromado e refletores na parte inferior do para-choque. A parte superior é na cor da carroceria.
Por dentro também há novidades na linha 2024 do VW Nivus. O painel do Novo Virtus recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são novos, revestidos em couro, com detalhes na cor Marrom Mocca na opção topo de linha Highline, igual a avaliada.
O volante é multifuncional e tem acabamento em couro na cor preta e a manopla de câmbio vem com detalhe iluminado. O painel de instrumentos é todo digital, não há ponteiros, as informações são mostradas em uma tela de 10,25 polegadas. Enquanto que, a central multimídia VW Play é de 10,1 polegadas, o motorista pode parear o celular com Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade do cabo. O ar-condicionado é digital Climatronic Touch. No console há o carregador de celular por indução e duas entradas USB-C. No banco traseiro há saída de ar e duas entradas USB-C.
Para a linha 2023, a Volkswagen reposicionou o sedã compacto, por isso, modificou as opções de motorização e câmbio, ou seja, o trem de força. Ela deixou de usar o motor 1.6 16v MSI, ele foi substituído pelo TSI 170, oferecido na versão de entrada, com o câmbio manual ou automático. Já o Virtus Highline 2024 tem o 200 TSI, o qual entrega 128 cv (E)/ 116 cv (G) de potência e 20,4 kgfm de torque (200 Nm). O câmbio é automático de 6 marchas com opção de trocas manuais.
Uma das qualidades do VW Virtus Highline 2024 é a de oferecer dimensões generosas para um sedã compacto. Ele tem comprimento de 4,56 m, para uma distância entre-eixos de 2,65 m. A largura do VW Virtus é 1,96 m e a altura de 1,47 m. Mas para quem precisa de porta-malas grande, vai ser muito bem atendido, pois a capacidade volumétrica do compartimento de bagagens traseiro é de 521 litros, isso sem rebater os bancos.
Mas o motorista do VW Virtus ainda tem a opção de rebater totalmente, ou 60/40 e também 40/60, ou seja, é bem generoso. No entanto, o tanque de combustível diminuiu, pois o Virtus anterior recebia até 52 litros, já no atual a capacidade é de 49 litros.
Quem conheceu o VW Virtus anterior, ou seja, o fabricado até 2022, observa que as mudanças deixaram o sedã compacto da Volkswagen com visual mais esportivo. Ao entrar no carro, percebe que ele continua espaçoso e a combinação de cores utilizadas nos painéis e bancos deixaram o sedã mais refinado. Não há dificuldades para ajustar o banco, volante e espelhos. Já o túnel central é alto, assim, para sentar no meio do banco traseiro, dependendo da estatura, o ocupante ficará desconfortável.
Por sua vez, o painel digital, a central multimídia e os comandos do volante multifuncional são intuitivos, o usuário não tem dificuldades para entender e utilizar as funções oferecidas. Mas, vale a dica, navegue antes com o carro parado na tela sensível ao toque da multimidia, com o carro parado e aprenda sobre as funções, aliás, inclusive o manual do Virtus está disponível entre os vários aplicativos.
E no que diz respeito a desempenho, o motorista não sente que está em um sedã quando dirigi. O Virtus Highline tem arranque forte, para atingir 100 km/h, gasta 9,9s. O câmbio automático do VW Virtus é denominado AQ 250, não dá trancos ao trocar as marchas. Ele é confortável ao passar por valetas e lombadas, o que confirma a boa calibração das suspensões, inclusive nas curvas mais severas com a velocidade alta ele é estável. E o sistema de direção assistida eletricamente é leve nas manobras de estacionamento e firme nas curvas.
Quando está na estrada, na rodovia, atinge a velocidade máxima sem esforço, o motor é elástico para acelerações e retomadas, e para quem precisa de espaço no porta-malas, encontra no VW Virtus a capacidade de 521 litros. Será que atende suas necessidades? Deixe seu comentário.
O VW Virtus Highline 2024 com motor 1.0l TSI 200 faz por litro abastecido com etanol na cidade é de 8,3 km/l e 10,2 km/l na estrada. Ao trocar o combustível e passar para a gasolina, o VW Virtus faz na cidade 12,1 km/l e 14,4 km/l na rodovia. Nesta Avaliação, o sedã compacto foi entregue abastecido com Etanol. Ele foi utilizado com o ar-condicionado ligado e a média obtida foi de 7,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.
Sendo assim, por se tratar de uma versão completa, o preço do VW Virtus Highline 2024 é R$ 139.990. Além dos equipamentos já mostrados, ele vem ainda com o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) e a Função Frenagem de Manobra. São 6 airbags, há ainda o Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, XDS+, o sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, já que controla a entrega de potência, e o BSW.
Por sua vez o BSW da VW é uma função que atua para reduzir automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva. Isso permiti melhor desempenho de frenagem em piso molhado. As cores disponíveis são: Azul Biscay / Cinza Platinum/ Prata Sirius (R$ 1.650,00)/ Branco Cristal (R$ 900,00)/ Preto Ninja (sem custos adicionais). A qualidade do VW Virtus foi confirmada pelos jornalista Automotivos integrantes da ABIAUTO- Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, pois ele foi escolhido como o melhor na categoria Automóvel Nacional acima de 16 kgfm de torque.
Motor: 1.0L TSI
Tipo: 3 cilindros em linha, transversal
Cilindrada: 999 cm³
Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão
Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm
Torque: 20,4 kgfm (E/G) a 2.000/3.500 rpm
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo interdependente
Dianteiros: Disco ventilado
Traseiros: Disco sólido
Rodas e pneus VW Virtus Highline
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 205/50 R17
Comprimento: 4.482 mm
Distância entre-eixos: 2.651 mm
Largura: 1.751 mm
Altura: 1.472 mm
Porta-malas: 521 litros/ sem rebater os bancos
Tanque de combustível: 49 litros
Colaborou: VW Brasil
Acesse nosso Canal AutoAgoracombr e confira os vídeos de Avaliação
Leia também: Saiba frear na chuva