Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Avaliação: Jeep Compass série S 4XE PHEV Híbrido
Avaliação: Jeep Compass série S 4XE PHEV Híbrido
08/03/2024
Avaliação: Honda Civic Híbrido eHEV 2024 Impressões ao dirigir
Avaliação: Honda Civic Híbrido eHEV 2024
03/04/2024
Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- Movimento

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

O VW Virtus Highline 2024 tem visual e dirigibilidade de esportivo, mas mantém a classe de um sedã

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Por: Edison Ragassi

Em 2023 a Volkswagen fez uma reestilização no sedã compacto VW Virtus, o qual foi lançado em 2018. Além de atualizar o visual do modelo, a fabricante de origem alemã, também promoveu mudanças na motorização. O motor 1.6 16v foi substituído pelo TSI 170 e manteve o TSI 200 para a versão intermediária Comfortline e topo linha Highline. Apesar da preferência da maioria dos consumidores pelo câmbio automático, a empresa ainda oferece o três volumes com opção de câmbio manual, mas só com o motor TSI 170. 

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Frente

Linha 2024 do VW Virtus recebeu alterações visuais

Na dianteira, o novo VW Virtus Highline 2024 recebeu um capô com perfil mais alto e vincos acentuados nas extremidades. O conjunto de faróis e iluminação de neblina todo em LED também é novo, aliás esse equipamento está em todas as versões. A assinatura em LED superior é ligada ao friso cromado e passa a impressão de estar todo aceso. A grade é escura com o logo VW grande no centro. Outra grade menor está colocada na parte inferior do para-choque com friso cromado no entorno. E as luzes de neblina estão nas pontas inferiores da peça.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- Lateral

O desenho lateral da carroceria do VW Virtus 2024 não sofreu alterações, já as rodas são novas

Visto na lateral a partir do teto, nota-se a curva na parte traseira do VW Virtus Highline 2024. Os vidros são com moldura preta e há apliques nas colunas das portas. As capas dos retrovisores são na cor da carroceria com a base preta. Um vinco inicia no para-lama dianteiro e segue por toda a extensão da carroceria, outro vinco abaixo passa pelas maçanetas e termina na ponta da lanterna traseira a qual avança para o para-lama. E ainda outro vinco acentuado figura na parte debaixo das quatro portas. As rodas são de liga leve 17 polegadas e os pneus 205/50 R17.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Traseira

Na traseira, o VW Virtus 2024 recebeu novas lanternas em LED

Por sua vez, o visual da traseira traz uma elevação na parte superior da tampa do porta-malas. A logomarca VW está bem ao centro. A partir da linha 2024 as lanternas traseiras em LED do VW Virtus receberam uma nova assinatura. Elas avançam para a tampa do porta-malas, pois são bipartidas. O nome Virtus cromado está abaixo da placa de identificação. E a versão Highline, traz com exclusividade o friso cromado e refletores na parte inferior do para-choque. A parte superior é na cor da carroceria.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Painel

O painel do VW Virtus Highline é 100% digital e ainda recebeu novas cores nos detalhes de acabamento/ Foto: Divulgação VW

Por dentro também há novidades na linha 2024 do VW Nivus. O painel do Novo Virtus recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são novos, revestidos em couro, com detalhes na cor Marrom Mocca na opção topo de linha Highline, igual a avaliada.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- Multimídia

Multimidia VW Play no Novo VW Virtus Highline 2024/ Foto: Divulgação VW

O volante é multifuncional e tem acabamento em couro na cor preta e a manopla de câmbio vem com detalhe iluminado. O painel de instrumentos é todo digital, não há ponteiros, as informações são mostradas em uma tela de 10,25 polegadas. Enquanto que, a central multimídia VW Play é de 10,1 polegadas, o motorista pode parear o celular com Android Auto e Apple Carplay sem a necessidade do cabo. O ar-condicionado é digital Climatronic Touch. No console há o carregador de celular por indução e duas entradas USB-C. No banco traseiro há saída de ar e duas entradas USB-C.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Motor

Motor 1.0l 3 cilindros turbo com injeção direta no VW Virtus Highline 2024

Motor e câmbio VW Virtus Highline 2024 

Para a linha 2023, a Volkswagen reposicionou o sedã compacto, por isso, modificou as opções de motorização e câmbio, ou seja, o trem de força. Ela deixou de usar o motor 1.6 16v MSI, ele foi substituído pelo TSI 170, oferecido na versão de entrada, com o câmbio manual ou automático. Já o Virtus Highline 2024 tem o 200 TSI, o qual entrega 128 cv (E)/ 116 cv (G) de potência e 20,4 kgfm de torque (200 Nm). O câmbio é automático de 6 marchas com opção de trocas manuais.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Espaço dianteiro Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 espaço traseiro

Dimensões e capacidades VW Virtus Highline 2024 

Uma das qualidades do VW Virtus Highline 2024 é a de oferecer dimensões generosas para um sedã compacto. Ele tem comprimento de 4,56 m, para uma distância entre-eixos de 2,65 m. A largura do VW Virtus é 1,96 m e a altura de 1,47 m. Mas para quem precisa de porta-malas grande, vai ser muito bem atendido, pois a capacidade volumétrica do compartimento de bagagens traseiro é de 521 litros, isso sem rebater os bancos.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Porta-malas Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Porta-malas rebatido 40/60 Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- Porta-malas totalmente rebatido

Mas o motorista do VW Virtus ainda tem a opção de rebater totalmente, ou 60/40 e também 40/60, ou seja, é bem generoso. No entanto, o tanque de combustível diminuiu, pois o Virtus anterior recebia até 52 litros, já no atual a capacidade é de 49 litros.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- Movimento

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Impressões ao dirigir VW Virtus Highline 2024

Quem conheceu o VW Virtus anterior, ou seja, o fabricado até 2022, observa que as mudanças deixaram o sedã compacto da Volkswagen com visual mais esportivo. Ao entrar no carro, percebe que ele continua espaçoso e a combinação de cores utilizadas nos painéis e bancos deixaram o sedã mais refinado. Não há dificuldades para ajustar o banco, volante e espelhos. Já o túnel central é alto, assim, para sentar no meio do banco traseiro, dependendo da estatura, o ocupante ficará desconfortável.  

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- Volante e multmídia

Volante multifuncional com ajuste e altura e profundidade no VW Virtis Highline 2024/ Foto: Divulgação VW

Por sua vez, o painel digital, a central multimídia e os comandos do volante multifuncional são intuitivos, o usuário não tem dificuldades para entender e utilizar as funções oferecidas. Mas, vale a dica, navegue antes com o carro parado na tela sensível ao toque da multimidia, com o carro parado e aprenda sobre as funções, aliás, inclusive o manual do Virtus está disponível entre os vários aplicativos.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- movimento lateral

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

E no que diz respeito a desempenho, o motorista não sente que está em um sedã quando dirigi. O Virtus Highline tem arranque forte, para atingir 100 km/h, gasta 9,9s. O câmbio automático do VW Virtus é denominado AQ 250, não dá trancos ao trocar as marchas. Ele é confortável ao passar por valetas e lombadas, o que confirma a boa calibração das suspensões, inclusive nas curvas mais severas com a velocidade alta ele é estável. E o sistema de direção assistida eletricamente é leve nas manobras de estacionamento e firme nas curvas.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024- Movimento lombada

Suspensões bem calibradas e boa altura em relação ao solo no VW Virtus Highline 2024

Quando está na estrada, na rodovia, atinge a velocidade máxima sem esforço, o motor é elástico para acelerações e retomadas, e para quem precisa de espaço no porta-malas, encontra no VW Virtus a capacidade de 521 litros. Será que atende suas necessidades? Deixe seu comentário.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Consumo

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Consumo, quanto faz com um litro o VW Virtus Highline 2024

O VW Virtus Highline 2024 com motor 1.0l TSI 200 faz por litro abastecido com etanol na cidade é de 8,3 km/l e 10,2 km/l na estrada. Ao trocar o combustível e passar para a gasolina, o VW Virtus faz na cidade 12,1 km/l e 14,4 km/l na rodovia. Nesta Avaliação, o sedã compacto foi entregue abastecido com Etanol. Ele foi utilizado com o ar-condicionado ligado e a média obtida foi de 7,9 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Novo VW Virtus Highline 2024, essa versão tem como item de série sistema de condução semiautônoma

Preço e itens de série VW Virtus Highline 2024 

Sendo assim, por se tratar de uma versão completa, o preço do VW Virtus Highline 2024 é R$ 139.990. Além dos equipamentos já mostrados, ele vem ainda com o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) e a Função Frenagem de Manobra. São 6 airbags, há ainda o Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, XDS+, o sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, já que controla a entrega de potência, e o BSW.

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Por sua vez o BSW da VW é uma função que atua para reduzir automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva. Isso permiti melhor desempenho de frenagem em piso molhado. As cores disponíveis são: Azul Biscay / Cinza Platinum/ Prata Sirius (R$ 1.650,00)/ Branco Cristal (R$ 900,00)/ Preto Ninja (sem custos adicionais). A qualidade do VW Virtus foi confirmada pelos jornalista Automotivos integrantes da ABIAUTO- Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, pois ele foi escolhido como o melhor na categoria Automóvel Nacional acima de 16 kgfm de torque

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024

Ficha técnica VW Virtus Highline 2024 

Motor: 1.0L TSI

Tipo: 3 cilindros em linha, transversal

Cilindrada: 999 cm³

Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão

Potência: 128 cv (E) / 116 cv (G) a 5.500 rpm

Torque: 20,4 kgfm (E/G) a 2.000/3.500 rpm

Tração: Dianteira

Avaliação: Novo VW Virtus Highline 2024 Câmbio

Câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas manuais no VW Virtus Highline 2024

Câmbio: Automático, 6 marchas com conversor de torque

Direção: Assistência elétrica progressiva

Suspensões Novo VW Virtus Highline 2024

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Eixo interdependente

Freios Novo VW Virtus Highline 2024

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Disco sólido

Rodas e pneus VW Virtus Highline

Rodas: Liga leve 17”

Pneus: 205/50 R17

Dimensões/Capacidades VW Virtus Highline 2024 

Comprimento: 4.482 mm

Distância entre-eixos: 2.651 mm

Largura: 1.751 mm

Altura: 1.472 mm

Porta-malas: 521 litros/ sem rebater os bancos

Tanque de combustível: 49 litros

Colaborou: VW Brasil

Acesse nosso Canal AutoAgoracombr e confira os vídeos de Avaliação

Leia também: Saiba frear na chuva

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *