Depois de 24 anos, em 2021, a Honda Automóveis deixou de fabricar no Brasil o seu modelo mais conhecido e vendido no mundo, o sedã médio Honda Civic. A decisão foi tomada por causa da preferência do consumidor nos modelos SUVs, o que derrubou a comercialização dos três volumes em geral. Mas o icônico carro da marca japonesa não deixou o mercado, pois, a Honda passou a oferecer o Civic de 11ª Geração importado da Tailandia e com motorização hibrida, ou seja, com motor a combustão movido a gasolina e dois motores elétricos, ou seja, é o Honda Civic Híbrido eHEV.
Na frente o Honda Civic Híbrido eHEV traz um capô com vincos laterais. Assinatura em LED na parte superior dos faróis em Full LED e máscara negra. O ‘H’, logotipo da Honda está ao centro, a grade frontal é pequena na cor preta. O para-choque tem a mesma cor da carroceria, com molduras nas extremidades para acomodar os faróis de neblina. No centro do para-choque há outra grade preta, ela é maior que a central.
Ao observar as laterais do Honda Civic Híbrido eHEV, a partir do teto, ele traz uma curva acentuada no teto na parte traseira. A área envidraçada lateral é grande, com frisos superiores cromados. As colunas das portas têm apliques pretos, o retrovisor com lâmpadas de direção em LED tem a capa na cor da carroceria e a base preta. Os vincos laterais iniciam nos para-lamas dianteiros e seguem acima nas maçanetas, as quais são na cor da carroceria, até junta-se com a lanterna traseira. As rodas de liga leve 17 polegadas são na cor grafite e os pneus 215/50R17.
O desenho da traseira do Honda Civic Híbrido eHEV tem o vidro bem inclinado. Na tampa do porta-malas um pequeno ressalto para reforçar o visual esportivo. Do lado esquerdo da tampa a inscrição Civic, no centro está o ‘H’ símbolo da Honda cromado com o fundo preto. As lanternas em LED são bipartidas, elas saem da lateral e avançam para a tampa. Bem ao centro uma área emoldurada para acomodar a placa Mercosul. Logo abaixo da placa no lado direito está a inscrição do modelo do sedã eHEV. O para-choque traseiro do Civic Hybrid é na cor da carroceria com refletores nas extremidades.
Por dentro, o Honda Civic Híbrido eHEV tem ambiente agradável, o qual mistura, luxo, praticidade e modernidade. O painel é horizontal em material emborrachado sensível ao toque. As saídas de ar tem os difusores ocultos, o que passa a impressão de grandeza. Por sua vez, o quadro de instrumentos tem uma tela TFT colorida de 10,2 polegadas.
No centro está a tela sensível ao toque do multimídia de 9 polegadas, a qual mostra várias informações do computador de bordo e também como opera o sistema de propulsão, ou seja, quando ele trafega no módulo elétrico, a combustão interna, a bateria é carregada entre outras. É possível espelhar o celular com Android Auto e Apple Carplay.
O sistema de ar-condicionado automático do Civic Híbrido é de duas zonas o sistema de som é premium da marca Boose. No console central há porta-copos, área para acomodar smartphones e carregamento por indução, sem a necessidade de conectar cabo. Os bancos são revestidos em couro, sendo que os dianteiros contam com sistema de estabilização corporal e os ajustes são elétricos para motorista e passageiro.
No Honda Civic Híbrido eHEV o sistema de propulsão é composto por um motor a combustão interna, ou motor térmico, 2.0l aspirado de ciclo Atkinson com injeção direta de gasolina. Ele oferece potência 143 cv a 6.000 rpm e torque 19,1 kgfm a 4.500 rpm. Um motor elétrico gera potência de184 cv e torque 32,1 kgfm. Por sua vez, o segundo motor elétrico cumpre função de gerador de energia para a IPU – Intelligent Power Unit, segundo a Honda, se trata de um compacto conjunto de baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro de 1,05 kWh. O sistema Honda e:HEV do Civic 11ª Geração tem três modos de condução: EV Drive, 100% elétrico, Hybrid Drive, elétrico e combustão e Engine Drive, somente combustão. Esses modos de condução se alternam automaticamente de acordo com a topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias. O câmbio é o E-CVT, ele ainda oferece a tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, nela é possível a seleção Normal, Sport, Eco e Individual.
O Honda Civic Híbrido eHEV tem 4,67 m de comprimento, ou seja, 42 mm a mais que o Civic G10. A distância entre-eixos é de 2,73 m, cresceu 35 mm, a largura é de 1,80 m, e a altura 1,43 m. No entanto, comparado ao sedã Civic Geração 10, o atual cresceu no comprimento e entre-eixos, a capacidade do porta-malas que é de 495 litros, diminuiu, pois, o anterior tem a capacidade de 519 litros. O encosto traseiro pode ser rebatido 60/40, também 40/60 ou totalmente rebatido para ampliar o espaço de carga.
Para iniciar, quem já entrou ou é proprietário de um Civic G9 ou G10, logo ao entrar no Honda Civic Híbrido eHEV vai perceber que a diferença entre eles é grande, pois a primeira impressão é de entrar em um carro muito mais espaçoso. E ao acionar o motor, o fato de ter a propulsão elétrica fica evidente, pois o que entra em funcionamento é o motor elétrico, por isso, não há ruído. Vale comentar que o quadro de instrumentos é totalmente digital, porém, a grafia é de instrumentos analógicos, o que imprime um visual clássico ao moderno sedã com propulsão hibrida.
Já para rodar na cidade, o Civic Hibrido é um veículo muito confortável, tanto para o motorista como passageiros. Deve-se ter cuidado ao passar por lombadas e valetas, já que a distância mínima do solo é de 154 mm. No circuito urbano, a maior parte dos trajetos são feitos com o motor elétrico em funcionamento. As manobras de estacionamento são feitas com muita praticidade e conforto, pois os sistemas de auxilio são eficientes.
Depois disso, ao entrar na rodovia o sistema híbrido mantém o Civic eHEV na velocidade de 100 km/h no modo elétrico. Ele entrega acelerações e retomadas rápidas e consistentes. É estável nas curvas, até nas mais severas, pois a direção elétrica e as suspensões estão bem ajustadas. Os sistemas de auxilio como alerta de saída de faixa e ponto cego dos retrovisores são precisos e ainda por causa da propulsão elétrica, o sedã é extremamente econômico.
O Honda Civic Híbrido eHEV com motor movido a gasolina e dois motores elétricos faz na cidade 18,3 km/litro e 15,9 km/litro na estrada. O consumo maior na rodovia ocorre porque neste tipo de trajeto o motor a combustão interna é acionado por períodos mais longos.
Sendo assim, nesta Avaliação, o carro foi utilizado rodando em locais de trânsito congestionado, passou por vários tipos de piso e também rodou em longos trechos de estrada, saindo de São Paulo em direção a duas regiões diferentes do interior do Estado, sempre com o ar-condicionado ligado, modo Eco acionado e respeitando a velocidade da via. Nestas condições, a média alcançada na cidade foi de 24 km/litro e na rodovia chegou a 21 km/litro.
O preço do Honda Civic Híbrido eHEV é R$ 265.900. Todos os itens mostrados durante a descrição são de série, ele traz ainda o Honda Sensing, que é um pacote de segurança ativo da marca que utiliza imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade com as funções: ACC (Controle de cruzeiro adaptativo), CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão), LKAS (Sistema de assistência de permanência em faixa), RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) e AHB (Ajuste automático de farol).
Painel digital, ar-condicionado duas zonas e saída de ar para o banco traseiro, itens de série no Honda Civic eHEV
Tem ainda uma câmera no retrovisor direito, ela é acionada ao ligar a seta ou por botão, airbags frontais, laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, lembrete de objetos no banco traseiro e monitor de atenção do motorista, sensor de pressão dos pneus, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Motor combustão interna: 2.0l DOHC 16V e:HEV
Tipo: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.992 cm³
Número de válvulas: 16
Taxa de compressão: 13,9:1
Combustível: Gasolina
Sistema de injeção: Injeção direta de combustível
Motor elétrico E-CVT
Tipo da Baterias: Baterias de Íons de Lítio (1,05kWh)
Tração dianteira
Direção: Assistência elétrica progressiva (EPS)
Dianteira: Independente McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Independente Multi-link com barra estabilizadora
Freios Honda Civic Híbrido eHEV 2024
Dianteiro: Discos ventilados
Traseiro: Discos sólidos
Rodas: Liga leve 17″
Pneus: 215/50R17 91V
Comprimento: 4.679 mm
Entre-eixos: 2.735 mm
Largura: 1.802 mm
Altura: 1.432 mm
Porta-malas: 495 litros
Tanque de combustível: 40 litros
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