Em janeiro de 2021 foi criado o Grupo Stellantis, ele nasceu após a junção dos grupos FCA Fiat Chrysler Automóveis e PSA Peugeot Citroën. Assim as marcas integrantes da Stellantis passaram a compartilhar experiências, plataformas, estratégias comerciais e também motores! Aqui no Brasil, por exemplo, o hatch Peugeot 208 ganhou uma versão que utiliza o motor Fiat Firefly 1.0L três cilindros, até então utilizado em modelos como Argo e Cronos.
O Peugeot 208 Style 1.0 Firefly tem na dianteira o capô com vincos bem acentuados. Uma grande grade frontal com detalhes cromados e o Leão, símbolo da marca, cromado se destacando no centro. Os faróis Full LED trazem três faixas em LED. No grande para-choque foram colocados LEDS nas extremidades, para simular os dentes de sabre de um felino. Enquanto que os faróis são em full LED. E na parte de baixo do para-choque uma outra grade menor para reforçar o visual esportivo.
As laterais do compacto 208 Firefly, têm a parte superior dos faróis avançando até os para-lamas. Já nas caixas das rodas não há molduras, porém, os vincos são acentuados tanto na dianteira como na traseira. Por falar em vincos, eles aparecem desde os para-lamas e passam acima das maçanetas e também abaixo das maçanetas, quase que formando um ‘U’. As molduras dos vidros e apliques nas colunas são na cor preta fosco, enquanto que os retrovisores com lâmpadas indicadoras de direção, têm as capas na cor preta brilhante. A inscrição Style, identificando a versão está na coluna traseiro, logo ao lado do vidro. As rodas de liga leve Dark Style Kanobi 16 polegadas com pneus 195/55 R16, reforçam o visual esportivo.
Na parte traseira, o Peugeot 208 Style 1.0 Firefly traz um aerofólio que sai do teto. No entanto, as lanternas utilizam três faixas para simbolizar as garras do Leão, símbolo da marca. Elas são unidas por uma faixa em black piano, na tampa do porta-malas com a inscrição PEUGEOT no centro e 208 identificando o carro, no lado esquerdo inferior da tampa. O para-choque traseiro é na cor da carroceria, com uma área esculpida preta, a qual acomoda a placa de identificação tipo Mercosul.
Por dentro do Peugeot 208 Style 1.0 Firefly, o que primeiro chama a atenção é o painel de instrumentos elevado, porém, diferente das opções topo de linha, as quais tem os mostradores digitais, no 208 Firefly o velocímetro e conta giros é analógico, os ponteiros são vermelhos, com uma tela TFT no centro, a qual mostra as informações digitais. O volante multifuncional é o Sport Drive de base achatada revestido em couro.
Bem ao centro está a central multimídia touchscreen, ou seja, tela sensível ao toque, com tela de 10”, a qual aceita o Android Auto e Apple CarPlay. Nela, além de utilizar os aplicativos do celular que são espelhados, há também o rádio AM e FM, inclusive é possível sintonizar as emissoras da banda estendida de FM, utilizar o ar-condicionado digital, aquecendo ou esfriando a temperatura, assim como a velocidade da ventilação. Nela o motorista ainda visualiza as imagens câmera de ré e do Visiopark 180º.
Há o carregador de celular por indução, duas entradas USB (para carregamento) no console central. Integra ainda o sistema de som os 4 alto falantes e 2 tweeters. Os bancos são revestidos em tecido do tipo ‘Exclusivo Style’, ou seja, desenho único para esta versão, o qual não é utilizado em outras opções. E o teto é panorâmico.
O Peugeot 208 lançado em 2021 recebeu uma nova plataforma da marca francesa, isso fez a carroceria ficar mais longa, mais larga e mais baixa, sendo assim, ele cresceu ao ser comparado com o modelo da geração anterior, o que proporciona mais espaço interno, inclusive para os ocupantes do banco traseiro.
Sendo assim, o Peugeot 208 Style 1.0 Firefly agora tem 4 m de comprimento, 1,7 m de largura, e altura de 1,4 m, já a distância entre-eixos é de 2,5 m. Por se tratar de um compacto, o porta-malas tem capacidade 265 litros a qual pode ser ampliada para 311 litros.
Desde quando iniciou as atividades no Brasil, no início da década de 1990, a Peugeot não utilizou um motor próprio 1.0 litro. O motor 1.0L utilizado no Peugeot 206 a partir de 2000 era fornecido pela Renault. E a tradição continua, isso porque o Peugeot 208 Style tem embaixo do capô o motor 1.0 Firefly produzido pela Fiat, na unidade industrial de Betim (MG). Mas diferente do ocorrido com a Renault, quando a Peugeot comprava os motores 1.0L, agora ela compra da Fiat, porém, ambas as marcas pertencem ao Grupo Stellantis e compartilham, entre outras coisas, tecnologias.
Este motor Firefly foi desenvolvido para ter durabilidade de 240.000 km. Quando abastecido com etanol a potência é de 75 cv e ao usar gasolina, a potência é de 71 cv, ambas a 6.000 rpm. O torque com etanol é de 10,4 kgfm 9.9 kgfm ao utilizar gasolina, obtidos a 3.250 rpm. Essa versão só é oferecida com o câmbio manual de 5 marchas, também fornecido pela Fiat.
A linha Peugeot 208 tem como seu primeiro destaque o visual. O design adotado pela marca francesa transmite modernidade. Depois de observar o exterior chamativo, quem ainda não teve oportunidade de entrar em um Peugeot, também vai se surpreender.
É o tipo do carro que ‘te veste’, sim como se você vestisse uma roupa sob medida. É fácil de ajustar o volante, bancos e os espelhos. O volante, por exemplo, pode ser colocado na altura máxima, que mesmo assim não atrapalha a visualização do painel. Apesar ter incorporar vários acessórios, os quais geralmente estão presentes em modelos Premium, o Peugeot 208 Style 1.0 Firefly mantém a tradicional chave de partida estilo canivete.
Para ligar o motor, é necessário manter a embreagem acionada. Depois disso, ao engatar a primeira marcha, o motorista percebe que o engate é macio. Ao iniciar processo de rodagem, onde o carro ganha velocidade naturalmente, e consequentemente exige as trocas, o condutor executa as mudanças de marchas sem dificuldades. A relação é curta, semelhante as relações de trocas utilizadas em modelos esportivos.
Na cidade, ao rodar com o 208 Style Firefly, alguns cuidados são necessários, como por exemplo, transpor valetas e lombadas. Se o procedimento não for realizado calmamente, prestando atenção, fatalmente o motorista a irá escutar o som desagradável de raspar o assoalho. Quando se trata de motor 1.0L aspirado, o usuário sente algum receio ao enfrentar uma rua íngreme, a famosa subida.
Com o carro vazio, só o motorista e ar-condicionado ligado, ele saiu-se bem, venceu o obstáculo na terceira marcha, sem necessidade de trocas. No entanto, dependendo do terreno, peso que o carro carrega, pode ser um pouco desconfortável enfrentar um terreno mais íngreme. Fica a dica, chegue na subida embalado. E as manobras de estacionamento são facilitadas por causa dos sensores e auxilio da câmera 180º.
Quando entra na estrada, o Peugeot 208 Style 1.0 Firefly, também agrada. Não podemos esquecer que a velocidade máxima nas rodovias brasileiras não é maior que120 km/h. E nestas condições, rodando com o asfalto bom, linha reta o 208 Style 1.0 Firefly é muito esperto. A velocidade aumenta rapidamente, ele tem desenvoltura de motor com cilindragem maior. Os ajustes e calibragem das suspensões condizem também para este tipo de uso.
O consumo de combustível do Peugeot 208 Style 1.0 Firefly
Quando abastecido com etanol é de 9,6 km/L na cidade e 11,1 km/L na estrada, porém, ao abastecer com gasolina, não há muita diferença, isso porque ele faz por litro 13, 6 km/L na cidade e 15,5 km/L na rodovia. AutoAgora.com.br utilizou o 208 Style na cidade e rodovia abastecido com gasolina e o ar-condicionado ligado, por isso o resultado obtido foi de 11,1 km/L cidade e 14,3 km/L rodovia.
O preço do Peugeot 208 Style 1.0 Firefly é R$ 84.990. Além dos equipamentos mostrados, ele traz como itens de série para a segurança dos ocupantes, 6 air bags (2 dianteiros/ 2 laterais/ 2 de cortina), cintos de segurança de três pontos, encostos de cabeça, travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade a partir de 10 km/h e Isofix para a fixação de cadeiras infantis.
Já entre as tecnologias para auxilio ao motorista e segurança dos passageiros, figuram a direção com a assistência elétrica progressiva, os freios com o obrigatório sistema ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem), programa eletrônico de estabilidade (ESP), sistema de auxílio de partida em rampas (Hill Assist), limpador e desembaçador do para-brisas traseiro, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista e alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento. A Peugeot oferece o 208 Style 1.0 Firefly nas cores Cinza Artense, Preto Perla Nera, Branco Nacré e Azul Quasar.
Motor
Nome: Firefly
Tipo: Dianteiro, transversal
Número de válvulas: 6
Cilindrada: 1.0 L
Alimentação: Injeção eletrônica multiponto sequencial
Torque: 10,4 kgfm (E) /9.9 kgfm (G) a 3.250 rpm
Tração: Dianteira
Caixa de transmissão: Manual 5 marchas
Direção: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo independente, pseudo McPherson
Traseira: Travessa deformável,
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 195/55 R16
Comprimento: 4.055 mm
Distância entre-eixos: 2.538 mm
Largura: 1.960 mm
Altura: 1.453 mm
Capacidade porta-malas: 265 litros / 311 litros
Capacidade do tanque: 47 litros
Leia também: