Desde de quando as marcas Peugeot e Citroën passaram a integrar o Grupo Stellantis, elas receberam profundas reformulações no que diz respeito a posicionamento de mercado, estratégias de vendas e principalmente na parte mecânica de seus modelos. Para a marca Peugeot, a primeira iniciativa foi oferecer o 208 com o motor Fiat Firefly 1.0L três cilindros, até então utilizado em modelos como Argo e Cronos. Depois disso, eles passaram a vender o hatch Peugeot 208 2024 também com a opção de motor 1.0 Turbo da Fiat, o T200, o qual está em modelos como o Pulse e o Fastback. São 3 versões do 208 turbinadas, Allure turbo CVT, Griffe Turbo CVT e 208 Style Turbo CVT, igual a avaliada nesta postagem.
No que diz respeito ao visual externo, o Peugeot 208 Style turbo 2024 tem na dianteira o capô com vincos acentuados, grade frontal preta com detalhes cromados e símbolo da marca, o Leão, cromado em destaque no centro. Três faixas em LED estão nos faróis, sendo que a última tem um efeito que a liga a outra faixa maior que está no para-choque. Este efeito passa o visual dos dentes de sabre de um felino. Por sua vez, os faróis são em full LED. E na parte de baixo do para-choque uma outra grade menor para reforçar o visual esportivo.
Na lateral Peugeot 208 Style Turbo 2024 tem a parte superior dos faróis que avança até o para-lama. As caixas das rodas dianteiras e traseiras são vincadas. Na parte superior da porta dianteira, um vinco inicia no para-lamas e passa acima das maçanetas. Por sua vez, um outro passa abaixo das maçanetas, quase que formando um ‘U’.
Leia também: Paixão por automóveis
Há apliques na cor preta fosco nas colunas das portas do 208 Style Turbo , enquanto que os retrovisores com lâmpadas indicadoras de direção, têm as capas na cor preto brilhante. A identificação da versão Style na cor azul aparece na coluna traseira, ao lado do vidro. As rodas liga leve são diamantadas de 17 polegadas com pneus 205/45 R17.
Por sua vez, o desenho da traseira do Peugeot 208 Style Turbo 2024 também chama a atenção. Iniciando no teto, sai um aerofólio. Logo abaixo, mas dentro do carro está um break light que aparece na parte superior do vidro. As lanternas, igual aos faróis dianteiros, têm três faixas, as quais também simbolizam as garras do leão. Na tampa do porta-malas há uma faixa em black piano, com a inscrição PEUGEOT no centro para ligar uma lanterna na outra. A inscrição 208 que identifica o nome do carro, está no lado esquerdo inferior da tampa e identificação do motor ‘Turbo 200’, na parte inferior direita da tampa. O para-choque traseiro é na cor da carroceria, com uma área esculpida preta, para acomodar a placa de identificação tipo Mercosul.
Mas não é só o visual externo da carroceria que chama a atenção. Por dentro, ou seja, no interior, o Peugeot 208 Style Turbo 2024, tem o painel de instrumentos elevado. Os mostradores são digitais, pois ele é equipado com i-Cockpit 3D. Tem ainda o volante multifuncional Sport Drive de base achatada revestido em couro, com ajuste de altura e profundidade.
A central multimídia touchscreen, tela sensível ao toque de 10”, está no centro. Ela aceita o Android Auto e Apple CarPlay. Além de utilizar os aplicativos do smartphone espelhados, ela traz rádio AM e FM, já atualizada para sintonizar banda estendida de FM. Também é possível controlar o ar-condicionado digital, aumentando ou baixando a temperatura e a velocidade da ventilação. Ainda na tela de 10” o motorista visualiza as imagens da câmera de ré e do Visiopark 180º.
O carregador de celular por indução tem uma tampa protetora, são duas entradas USB (para carregamento) no console central. Integra ainda o sistema de som os 4 alto falantes e 2 tweeters. Os bancos tem o desenho especifico da versão Style revestidos em tecido do tipo ‘Exclusivo Style’. E o teto é panorâmico.
O Peugeot 208 Style Turbo 2024 tem 4 m de comprimento, 1,7 m de largura, e altura de 1,4 m, já a distância entre-eixos é de 2,5 m. Por se tratar de um compacto, o porta-malas tem capacidade 265 litros a qual pode ser ampliada para 311 litros ao rebater o encosto traseiro, o rebatimento é único, pois o encosto não é dividido.
Como já citamos no início desta postagem, a marca Peugeot integra o Grupo Stellantis, por isso, passou a utilizar motor da Fiat. Sendo assim, o 208 Style tem embaixo do capô o motor Turbo 200 Flex com injeção direta de combustível, o qual oferece 130 cv de potência ao utilizar etanol e 125 cv abastecido com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm, com etanol ou gasolina.
O turbo do motor T200 tem válvula wastegate eletrônica, sistema MultiAir III, para controlar as válvulas de admissão. O câmbio é CVT, ou transmissão continuamente variável, com simulação de 7 marchas e 3 modos para ser utilizado o Automático, Manual e Sport. Além disso, a opção de motor turbo no 208, colocou o modelo francês em igualdade para disputar mercado com dois campeões em vendas o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.
As qualidades de conforto, praticidade e segurança são encontradas em todas as versões da linha 208, independente da motorização. No primeiro contato chama a atenção a posição de dirigir, com o volante abaixo do quadro de instrumentos. Duas diferenças entre o Style Turbo e Style 1.0 aspirado Firefly, deixaram o modelo com motor turbinado mais tecnológico e funcional, ou seja, o painel 100% digital e o sistema de partida, sem chave, é necessário apenas estar com o sensor próximo ao carro para abrir as portas e acionar o motor.
Por falar em acionar o motor, o ruido dele que entra na cabine é dócil. Não incomoda, mesmo quando é pressionado o acelerador. O câmbio CVT do Peugeot 208 Turbo é bem acertado, não compromete quando o motorista está em baixas velocidades, assim como, ao rodar na estrada. Estabiliza facilmente na velocidade de 120 km/h e proporciona ultrapassagens seguras.
Para quem gosta de um modelo compacto, visual chamativo, esperto nas acelerações e retomadas, tenho certeza que vai aprovar o Peugeot 208 Turbo Style. Até parece que o motor Turbo 200 da italiana Fiat foi feito artesanalmente para o francês Peugeot 208.
O consumo de combustível do Peugeot 208 Style Turbo 2024 ao ser abastecido com etanol é de 8,3 km/L na cidade e 9,8 km/L na estrada. Quando abastecido com gasolina, o Peugeot 208 Style Turbo 2024 faz por litro 12 km/L na cidade e 13,6 km/L na rodovia.
Acesse o Canal AutoAgoracombr
Para esta Avaliação o carro foi entregue abastecido com gasolina. Nestas condições o 208 Style Turbo 2024 com o ar-condicionado ligado, fez na cidade 10,1 km/L na cidade e 12,8 km/L na estrada.
O preço do Peugeot 208 Style Turbo 2024 é R$ 109.990. Já mostramos vários itens que são de série no hatch com motor turbo. No entanto, ele traz ainda para a segurança dos ocupantes, 6 air bags (2 dianteiros/ 2 laterais/ 2 de cortina), cintos de segurança de três pontos, encostos de cabeça, travamento automático das portas e do porta-malas em velocidade a partir de 10 km/h e Isofix para a fixação de cadeiras infantis.
Para o auxílio ao motorista e segurança dos passageiros, estão a direção com a assistência elétrica progressiva, os freios com o obrigatório sistema ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem), programa eletrônico de estabilidade (ESP), sistema de auxílio de partida em rampas (Hill Assist), limpador e desembaçador do para-brisas traseiro, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança do motorista e alerta sonoro de portas abertas com o carro em movimento. As cores disponíveis para o Peugeot 208 Style Turbo 2024 são: Preto Perla Nera (sem custo), Cinza Artense, Azul Quasar e a perolizada Branco Nacré (todas R$ 1.950,00).
Nome: Turbo 200
Tipo: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12
Cilindrada: 1.0 L
Alimentação: Injeção direta
Tração: Dianteira
Caixa de transmissão: CVT, 7 marchas simuladas
Direção: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo independente, pseudo McPherson
Traseira: Travessa deformável,
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Rodas: Liga leve 17”
Pneus: 205/45 R17
Comprimento: 4.055 mm
Distância entre-eixos: 2.538 mm
Largura: 1.960 mm
Altura: 1.453 mm
Capacidade do tanque: 47 litros
Colaborou: Peugeot Brasil