O segundo modelo da Peugeot 100% elétrico comercializado no Brasil é o SUV compacto e-2008 GT. Diferente do 2008 com motor a combustão interna que é fabricado no Brasil, ele já tem o visual atualizado, é igual ao modelo comercializado na Europa.
O e-2008 GT tem visual chamativo, os detalhes ficam evidentes com a assinatura da Marca do leão. Traz na frente os faróis em Full LED e os já tradicionais dentes de sabre, além da grade com detalhes na cor da carroceria;
Na lateral do e-2008 GT, os vincos estão ressaltados, o teto, assim como as molduras da área envidraçada, apliques nas colunas das portas, capa dos retrovisores e molduras das caixas de rodas são na cor preta para reforçar a esportividade.
Já a traseira do SUV compacto elétrico e-2008 GT, visto a partir do teto, traz um aerofólio com break light embutido. As lanternas são em LED, elas remetem às garras do leão. Para liga-las uma faixa horizontal. O monograma com a letra “e” destacada em azul acompanha a nomenclatura 2008 indicando que se trata de um veículo movido a eletricidade, ou seja, o e-2008 GT.
O motor elétrico do Peugeot e-2008 entrega potência de100 kW, o equivalente a 136 cv e torque de 26,5 kgfm. São três diferentes modos de condução:
SPORT (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo)
NORMAL (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia)
ECO (foco na otimização da autonomia).
A escolha do modo de condução é feita a partir do simples toque no botão. e-Toggle e a função “B Mode”, também conhecida como one pedal, auxilia a regenerar a bateria.
A bateria é Íon-Lítio 50 kWh, a autonomia do Peugeot e-2008 GT é de 345 km e tempo de recarga varia de acordo com o carregador utilizado, conforme mostrado abaixo.
0 a 80%
100 kW (estação recarga): 30 minutos
50 kW (estação recarga): 53 minutos
7,4 kW e 22 kW (estação recarga): 06h02
1,8 kW (tomada tradicional / doméstica): 24h56
Leia também: Carregador rápido para carro elétrico Shell
O SUV Peugeot e-2008 GT é espaçoso e confortável, o comprimento é de 4,3 m e a distância entre-eixos de 2,6 m. Sua largura, com espelhos é de 1,9 m e a altura de 1,5 m. A altura em relação ao solo é de 174 mm e no porta-malas a capacidade é de 434 litros.
O interior do Peugeot e-2008 GT também chama a atenção, pois ele traz o i-Cockpit 3D. Ele é composto pelo volante multifuncional esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D. Traz a navegação GPS 3D nativa e uma série de botões de controle denominada de toggles switches. Os bancos são em couro com formato esportivo e o teto solar panorâmico também é de série. O motorista também pode optar por uma das 8 opções de cores de iluminação da cabine.
A primeira impressão ao entrar e observar o cockpit é de estar em veículo espacial. Depois, disso, ao ligar e acelerar, o arranque é forte, ou seja, uma característica comum nos carros elétricos em geral. Ao rodar no circuito urbano, o Peugeot e-2008 GT passa bem por valetas e lombadas. As suspensões são bem acertadas, oferecem conforto ao passar por obstáculos comuns como os buracos e ondulações no asfalto.
As manobras de estacionamento são feitas com facilidade, pois os itens de auxilio como sensores, e câmera 180º são eficazes. E a direção com assistência elétrica faz com que a manobra ocorra sem esforço.
E na estrada, o Peugeot e-2008 GT anda muito rápido. A velocidade é constate, e as retomadas precisas, sem a necessidade de acionar o modo Sport. Muito estável nas curvas e os equipamentos do sistema ADAS funcionam de acordo com o que é indicado. O inconveniente de utilizar um carro elétrico nas rodovias, independente da marca e modelo é o fato de ter poucos pontos de recarga, mas no que diz respeito a performance ele é muito eficiente.
O preço do Peugeot e-2008 GT R$ 259.990. Ele traz os 6 airbags, Sistema ADAS, alerta de colisão X, frenagem de emergência automática, assistência de farol alto, reconhecimento de placas de velocidade, alerta de atenção e fadiga ao motorista, alerta e correção de permanência em faixa, piloto automático inteligente (ACC) e sistema ativo de ponto cego. A Peugeot, entrou no mercado brasileiro com o hatch compacto premium e-208 GT e agora quer mais uma fatia do mercado no segmento de SUV’s com o e-2008 GT.
Tipo: Motor elétrico único
Transmissão Peugeot e-208 GT
Tração: Dianteira
Caixa de transmissão: Redutor de uma relação fixa
Modos de condução: Normal, Eco e Sport
Direção Peugeot e-2008 GT: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Tipo independente, Pseudo McPherson
Traseira: Travessa deformável
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Rodas Peugeot e-2008 GT: Liga leve 18”
Pneus: 215/55 R18
Comprimento: 4.300 mm
Distância entre-eixos: 2.605 mm
Largura: 1.987 mm
Altura: 1.550 mm
Bateria: 50 kW autonomia 345 km
Colaborou: Peugeot do Brasil
Acesse o Canal AutoAgoracombr