Em setembro de 2021 a Peugeot, também conhecida como a ‘Marca do Leão’, integrante do Grupo Stellantis, começou a chamada ‘ofensiva elétrica’, ao iniciar as vendas do hatch compacto Peugeot e-208 GT, o 208 elétrico. O hatch compacto com motor elétrico, estreou na Europa em 2019 e recebeu, poucas modificações, as quais mostraremos abaixo, para ser vendido ao consumidor brasileiro.
O visual dianteiro do e-208 GT segue as linhas utilizadas no 208 GRIFFE com motor a combustão, ou térmico. Ele traz linhas arrojadas. Os vincos do capô são acentuados. Traz uma grande grade frontal, com pingos na cor amarela. Bem ao centro está o leão estilizado, símbolo da marca, na cor verde azulado, para identificar que se trata de veículo elétrico. Os faróis full-LED têm na composição três faixas em LED. E no para-choque foram colocados LEDS nas pontas, os quais remetem aos dentes de sabre de um felino. Já na parte de baixo do para-choque está uma outra grade menor na cor preta.
A lateral do elétrico Peugeot e-208 GT tem o farol que avança no para-lama. Diferente do modelo com motor a combustão interna, as caixas das rodas vêm com molduras pretas. O vinco aparece acima das maçanetas. Para reforçar o visual esportivo, as colunas das portas, assim como, as capas dos retrovisores são na cor preta brilhante. Os retrovisores têm as lâmpadas de direção. Já as rodas 17 polegadas têm desenho exclusivo, ou seja, diferente do modelo europeu. Elas são calçadas com pneus 205/45 R17, e o teto é na cor preta, pois se trata do teto panorâmico.
Para quem observa as linhas do Peugeot e-208 GT e até mesmo, o do modelo com o motor térmico, é difícil escolher o que mais chama a atenção, a frente ou a traseira. Isso porque a traseira do hatch elétrico também têm as lanternas estilizadas, elas são na forma de três faixas, as quais simulam o desenho de garras.
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As lanternas traseiras do Peugeot e-208 GT são unidas por uma faixa na cor black piano, a qual se estende na tampa do porta-malas com a inscrição PEUGEOT ao centro. No lado esquerdo inferior está o nome do carro ‘e 208’ e no lado direito a versão ‘GT’. O para-choque traseiro passa a impressão de ser uma única peça. Ele traz uma moldura preta no centro, ela acomoda também a placa de identificação, abaixo dela a luz de neblina e nas pontas refletores.
Por dentro, o Peugeot e-208 GT elétrico tem o i-Cockpit 3D. Como não poderia deixar de ser, o quadro de instrumentos utiliza os mostradores totalmente digitais em três dimensões. O volante multifuncional tipo Sport Drive com a base achatada, ajuste de altura e profundidade, está colocado abaixo do painel de instrumentos, pois ele é elevado. A central multimídia touchscreen (tela sensível ao toque), de 10 polegadas HD. Permite conexão com Google Android Auto e Apple CarPlay, ainda vem com o sistema GPS nativo.
Logo abaixo da tela do multimídia do Peugeot e-208 GT há teclas para acesso direto às principais funções do veículo. São quatro auto falantes e dois tweeters. Permite conexão Bluetooth para celular e de streaming para áudio e ainda quatro entradas USB (central multimídia, dados e carregamento e console central para carregamento e bancos traseiros). Os bancos esportivos com regulagem manual são em couro e Alcântara e as maçanetas internas com acabamento cromado e o teto é panorâmico.
No quesito dimensões e capacidades, apesar de ter motor elétrico, o e-208 GT mantém as medidas do irmão com motor térmico. Seu comprimento é de 4 m, para uma distância entre-eixos de 2,5 m e largura de 1,7 m e a altura é de 1,4 m. No porta-malas a capacidade 265 litros, a qual pode ser ampliada para 311 litros ao rebater totalmente os bancos e ainda oferece a versatilidade de rebater 60/40. E no porta-malas está o kit para reparo dos pneus, já que eles são do tipo run flat, ou seja, não há roda sobressalente, e o carregador domiciliar que pode ser utilizado em tomadas 110V e 220V.
Comparado ao Peugeot e-208 GT vendido na Europa, o modelo comercializado para os brasileiros recebeu chapas metálicas na bateria, no lugar de plásticas, em toda a região do assoalho e também na área abaixo do cofre do motor. As bandejas de suspensão ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas são do tipo run flat. O sistema de fixação da bateria de 12 volts recebeu adaptação, assim como o sistema de climatização, o ar-condicionado, pois o Brasil é um país tropical com temperaturas mais altas que as encontradas nos países europeus.
O motor elétrico do Peugeot e-208 GT tem potência de 136 cavalos, ou 100 kW e 26,5 kgfm, o equivalente a 260 Nm de torque. São três modos de condução: Eco, o qual privilegia a otimização da autonomia. O Drive é indicado para garantir o conforto nos deslocamentos do dia a dia, enquanto que o Sport prioriza o desempenho, com a potência e torque máximos.
A alavanca do ‘câmbio’ é do tipo joystick, e aqui vale uma explicação. Diferente do carro com motor a combustão, os elétricos não tem o câmbio tradicional para as mudanças de marchas, primeira, segunda e assim por diante. A alavanca simplesmente libera a movimentação do motor para fazer as rodas se movimentarem.
O Peugeot e-208 GT dispõe de 5 modos de seleção: P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e neste caso o motor gira ao contrário, e B Mode. Este último atua de modo a garantir regeneração da bateria. O motorista escolhe entre moderado, para sensações semelhantes às de um veículo a combustão, e aumentado, para uma desaceleração controlada pelo pedal do acelerador. Em termos de performance o Peugeot e-208 GT é muito rápido, pois acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
Por se tratar de um veículo elétrico, com linhas futuristas não é exagero pensar que a primeira impressão ao entrar no Peugeot do e-208 GT é a de estar no cockpit de uma nave espacial. Essa sensação seria ainda maior se no lugar do volante estivesse um joystick.
Passado esse primeiro contato, é fácil encontrar a posição mais confortável para dirigir, já que por causa do i-Cockpit 3D, com o volante abaixo do painel de instrumentos é fácil de visualizar. Lógico que existe uma ansiedade natural de ligar e sair dirigindo rapidamente, porém, vale conter a ansiedade e navegar nas funções encontradas na multimidia, pois entre elas está a visualização de como o carro gasta e regenera a bateria.
Depois disso, basta pisar no pedal do freio, apertar o botão para ligar o motor, o motorista não ouve ruído, colocar a alavanca estilo joystick na posição ‘D’ e, cuidado, não afunde o pé no acelerador, pois ele arranca forte. Aliás, essa é uma característica dos carros elétricos, arranque bem forte.
GPS nativo com mapa projetado no painel, pelo multimídia o motorista acompanha a regeneração da bateria
Ao trafegar na cidade com o elétrico Peugeot e-208 GT é preciso cuidado quando o motorista encontra as valetas e lombadas, muito comum no circuito urbano. O Peugeot e-208 GT, para o melhor aproveitamento aerodinâmico, é baixo, assim, muito cuidado para não raspar o assoalho, principalmente nas lombadas que não são as que estão fora das especificações recomendadas pelo Código de Transito Brasileiro.
No circuito urbano o elétrico Peugeot é ágil, rápido e confortável. Quando o trânsito está na condição de anda e para, o motorista não ouve ruídos e pouco do barulho externo entra na cabine, graças ao bom isolamento acústico. E aqui cabe mais um alerta. Cuidado com os pedestres, principalmente aqueles que usam fones de ouvido e andam distraídos. Deixando de lado o fato de ser um carro baixo, as suspensões estão bem calibradas, oferecem conforto ao passar por obstáculos comuns como os buracos e ondulações no asfalto. É muito fácil para realizar as manobras de estacionamento. Os itens de auxilio como sensores, e câmera 180º são eficazes e a direção com assistência elétrica faz com que a manobra ocorra sem esforço.
E na rodovia, na estrada, o Peugeot e-208GT é o que se pode chamar de ‘foguetinho’. Desenvolve velocidade rapidamente, desacelerações e retomadas precisas, isso sem utilizar o modo Sport. É um carro estável até nas curvas mais severas e os equipamentos do sistema ADAS funcionam de acordo com o que é indicado. O ADAS é composto por alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência, o farol alto automático, reconhecimento de placas de velocidade. Tem o alerta de fadiga, alerta e corretor de saída de faixa, sensores de ponto cego e o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, conhecido pela sigla ACC.
O que deve se ficar atento é ao consumo de bateria. Nessa Avaliação, carregamos o Peugeot e-208 GT no carregador rápido disponível na Stuttgart Service | Body & Paint Nações Unidas, e saímos de São Paulo, desde o bairro Interlagos, via Marginal Pinheiros, até a Rodovia dos Bandeirantes, sentido interior de São Paulo. O objetivo foi avaliar a autonomia do Peugeot e-208 GT. Sendo assim, constatamos que o consumo, com o ar-condicionado ligado e velocidade média de 120 km/h, é muito maior do que quando ele é utilizado na cidade.
A Peugeot divulga que a autonomia do e-208 GT é de 340 km. O consumo médio de bateria é de 17,6 kWh para 100 km, ou de 5,6 km rodado por kWh. Ao circular na cidade, velocidade média de 60 km/h, com o ar-condicionado ligado, a média de consumo de bateria do Peugeot e-208 GT foi de 6,1km/ kWh, isso com o modo Eco acionado. Sendo assim, obtivemos uma média melhor que a divulgada pela fabricante.
Depois disso, ao entrar na Rodovia dos Bandeirantes, o odômetro foi zerado e seguimos em direção a Campinas. No trajeto de ida não há carregadores disponíveis na Rodovia, sendo assim, chegamos até a entrada da cidade, onde o computador de bordo mostrava 112 km rodados e autonomia de 138 km. E na rodovia, rodando a 120 km/h com o ar-condicionado ligado, a média obtida foi de 5,2 km/ kWh.
Por medida de segurança, foi feito o retorno para São Paulo, pois sabíamos que havia carregadores no Posto Graal 56, mas caso não estivessem funcionado, ainda teria bateria suficiente para o retorno. No local há três carregadores, enquanto aguardávamos o carregamento e fazia gravação de vídeo, um outro modelo elétrico, o Nissan Leaf, chegou para carregar.
Ao ser conectado no outro carregador, o sistema de carga foi desligado. Segundo o motorista do Leaf, habituado a utilizar o serviço, isso ocorre constantemente, quando há mais de um para carregar.
O carro elétrico é muito bom no que diz respeito a performance, conforto, preservação do meio ambiente e até no custo de abastecimento, ou melhor, carregamento, porém, o Brasil precisa implantar uma politica para receber esses modelos e investir em infraestrutura de carregamento.
A tarifa de energia elétrica varia de acordo com a época do ano e as bandeiras tarifárias utilizadas, no caso foi utilizado o preço médio de R$ 1,10 o kWh. Nestas condições, o Peugeot e-208 GT, o qual tem uma bateria de 50 kWh, o custo total para carregar a bateria é de R$ 55,36, como sua autonomia é de 340 km, o custo por km rodado é de R$ 0,16.
A Peugeot divulga que até 80% da bateria do Peugeot e-208 GT pode ter carregada em menos de 30 minutos, isso caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW. Já se a carga for feita em uma tomada doméstica de 11º V, o tempo previsto para carregar 80% da bateria será de 24h56 minutos. No carregador de11 kW / 22 kW, a carga de 80% da bateria levará 04h03 e no de 7,4 kW 06h02 e no carregador 50 kW o tempo é de 53 minutos. O sistema de carregamento do Peugeot e-208 GT é composto por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e plug CCS-2, para corrente continua (DC).
O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento e fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do veículo. Ele tem no porta-malas o kit para recarga domiciliar, o qual pode ser conectado em uma tomada 110V ou 220V. A tomada precisa ter o fio de aterramento, caso contrário, por questões de segurança, o carregador não será acionado.
Com esses equipamentos e acessórios mostrados, ele é um carro completo, quando foi lançado em setembro de 2021, o preço do Peugeot e-208 GT era R$ 265.990 e no caso, pela cor Amaro Faro, igual ao avaliado era cobrado R$ 2.835,00. Por se tratar de um modelo importado, as variações das moedas internacionais como dólar e euro fizeram com o preço chegasse a 276.990. Porém, em novembro de 2022, a Peugeot reduziu o preço do e-208 GT para R$ 219.990. Até a publicação desta postagem, no site da Peugeot o e-208 GT era oferecido por R$ 221.990. E caso quem comprou o e-208 GT na época do lançamento, mas pretende vende-lo agora, o preço especificado na Tabela Fipe Elétricos é de R$ 217.454. A garantia para o veículo é de 3 anos e para a bateria de 8 anos ou 160.000 km.
Tipo: Motor elétrico único
Transmissão Peugeot e-208 GT
Tração: Dianteira
Caixa de transmissão: Redutor de uma relação fixa
Modos de condução: Normal, Eco e Sport
Suspensões Peugeot e-208 GT
Dianteira: Tipo independente, pseudo McPherson
Traseira: Travessa deformável
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Liga leve 17”
Pneus: 205/45 R17
Comprimento: 4.055 mm
Distância entre-eixos: 2.540 mm
Largura: 1.960 mm
Altura: 1.430 mm
Capacidade porta-malas: 265 litros / 311 litros
Bateria: 50 kW (autonomia 340 km)
Colaborou: Peugeot Automóveis Brasil
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Lançamento: Renault Zoe E-Tech
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